Guardo meus formões pendurados numa base e fora de contato com qualquer coisa (exceto a própria base).
Tenho Esquadros Starret de metal (normal e combinado), raspilhas para madeira, e espátulas, guardadas dentro de uma gaveta de madeira.
Comprei a menos de 6 meses uma caixa de bits e brocas da Makita que é guardada dentro de sua maleta de plástico.
Mas tenho notado uma incrível capacidade de tudo isso enferrujar, sem qualquer contato com a água, apenas pela umidade do ar, que nem é tão grande aqui na região, pelo calor que faz (Cachoeiro-ES é comprável a Cuiabá-MT, filiais do Inferno).
Para proteger de uma lixada com lixa bem fina (nas ferramentas de lâmina), para tirar a ferrugem, e banhei com WD40.
Sempre tive minha caixa de ferramentas (que era guarda num cômodo até mais fechado (propenso então a ter umidade) e nunca havia notado tal situação.
Mas, pergunto: isso é normal? Ou estou nóia com esta situação. As ferramentas (na MHO) são de qualidade, não deveriam enferrujar assim. Fiquei
 com o esquadro combinado da Starret, que tava muito feio quando o ví ontem .
  com o esquadro combinado da Starret, que tava muito feio quando o ví ontem .Existe alguma forma de evitar isso?
Estou pensando em comprar aqueles sais (tipo os de frasco de comprimido de vitamina C) e colocar nas gavetas e maletas de ferramenta, para ver se retira a umidade.
Qual a atitude que vocês tomam para manutenção e conservação deste tipo de ferramenta?

.
 .