Ainda no sentido de trazer alguns trabalhos do antigo M&B, trago este que teve bastante comentários, os quais agradeço aos amigos que postaram no tópico anterior.
***************************************************************************************************
Hoje vou colocar um passo a passo de um prato segmentado muito simples de se fazer, pode ser feito com qualquer sobra de madeiras.
Eu escolhi três pedaços que aparentemente não iriam servir, mais com um pouco de boa vontade pode virar uma peça bem útil e bonita.
As madeiras separadas foram um sarrafo de Cabriúva de 6cmx2cmx1,20 um toquinho de pequi 2x3x30 cm e um pedaço de cedrinho de 30x35x2cm. Ai estão as madeiras brutas.

Marquei e inclinei a 12° na serra BT.

No jig de corte dos segmentos foi marcado 15° de inclinação e 6cm para o tamanho dos segmentos.

Cortei 12 tiras de pequi com 3mm de espessura e 6x3cm de comprimento e largura

Cortei no jig de corte 12 segmentos no angulo dito acima com 6cm de largura ou seja a largura do sarrafo. Veja as peças cortadas.

Com auxilio de uma fita crepe une-se dois blocos de 6 peças cada viradas com as facetas juntas conforme foto abaixo.

Depois de unidas, vira-se o conjunto e nas junções de uma peça e outra eu coloco uma tirinha de pequi como separador ver a foto.

Após colocar o separador de pequi passo cola entre as madeiras.

Passei um reforço com uma fita mais forte no verso da peça

Nesta parte e com muito cuidado é feito um arco com duas meia luas conforme a foto abaixo, observando que a curvatura tem que ser feito com bastante cuidado para não romper o processo de colagem devido a pressão.

Feito isto é hora de juntar os dois semi-círculos, e ai eu usei este outro tipo de fita adesiva (plástica), tomando o cuidado para fazer os acertos devidos para que o conjunto fique bem uniforme e bem apertado.

Coloquei umas tiras de borracha (câmara de ar) envolta da peça, para poder apertar bastante.

Cortei na Serrabik uma base com 20cm de diâmetro.

Para colar a base na peça, é necessário fazer o acerto do fundo, e para isto eu colei o anel (com cola quente) em uma base de compensado, isto para balancear o fundo da peça que irá receber a base colada de cedrinho.
Depois de acertado o fundo eu colei a base de cedrinho e coloquei na prensa com cola para secar por 12 horas.

Depois de seca, tirei as fitas adesivas e ficou assim como na foto abaixo.

Agora é só tornear lixar e dar acabamentos, e ai não tem muitas diferença dos outros trabalhos, por mim apresentados. Veja as fotos

Estes outros dois pratinhos também são feitos com o mesmo sistema.

As madeiras utilizadas nestes dois modelos foi, Roxinho, Mescla e Tabaco
E é isso ai meus amigos, um pratinho que dá pra fazer rapidinho é muito simples e basta ter o cuidado de colar bem as peças.
Espero que os amigos gostem e tentem fazer que é muito fácil.
Um grande abraço
Silvio