Uso o MSN diariamente para me comunicar com meus colegas de equipe na empresa americana em que trabalho. Nunca deixei de usar o programa que acho muito prático e funcional. E conheço várias pessoas em diversos países que usam.
OK, o FaceBook pode ser muito bom para adolescentes e aposentados. Sei de pessoas que não fazem outra coisa a não ser ficando postando naquela porcaria o dia todo. O mesmo vale para o Twitter, que considero a maior inutilidade de todos os tempos.
O que eu não entendo é o que uma coisa tem a ver com outra. Dizer que o MSN vai ser descontinuado por causa do uso desenfreado do FaceBook é a mesma coisa que a VW anunciar que vai parar de fabricar o Gol porque as pessoas estão comendo muita aveia. Enfim, um é rede social e outro é programa de chat e um não substitui o outro.
Aliás, insinuar que o chat se tornou algo obsoleto é um absurdo ululante. Esse meio de comunicação ainda tem uma presença brutal e marcante na troca de mensagens no mundo profissional, especialmente entre colaboradores de idioma nativo diferente, afinal nem todo mundo tem fluência para conversação oral como na escrita. Eu, inclusive, me encaixo nesse perfil.
Quanto ao Skype, pelo que eu me lembre, apesar dele originalmente ser um programa de VoiIP, também funciona como chat. No final das contas, o que a MS vai fazer mesmo é descontinuar um produto e migrar para outro que faz a mesma coisa, ou seja, vai apenas encher o saco de milhões de pessoas. E o que é pior: conhecendo a MS como eu conheço, tenho certeza absoluta que não vão se preparar a contento para a migração, e o aumento repentino de tráfego na rede do Skype vai sobrecarregar os servidores, derrubar o sistema e atrapalhar a vida de muita gente.
Quero crer que a besteira que eles estão fazendo pare por aí e que não esteja passando pelas suas cabeças diminutas querer dar a supremacia ao VoIP e matar o chat à força, pois, no meu entender, isso seria inclusive politicamente incorreto já que tal movimento claramente exclui os milhares de pessoas com necessidades especiais.
A MS mais uma vez dando um tiro no próprio pé. Se pode atrapalhar, vai ajudar pra quê?