Serra de bancada para iniciante

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Lelo
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre
Data de Nascimento: 04 Fev 1961
Hobby: Eletrônica
Profissão ou ocupação: Eng.º
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR

Serra de bancada para iniciante

Mensagem por Lelo »

Bom dia à todos do fórum !!!
Como o título diz estou inclinado a adquirir uma Bt1800 depois de exaustivas pesquisas aqui e em outro locais. Ainda tenho uma pequena dúvida entre a einhell 1500 e a bt1800 mas não consegui ver pessoalmente a 1500.
O motivo deste tópico não é a escolha entre as duas.
Trabalho em outra área (elétrica e eletrônica) e duas vezes na vida utilizei serra circular. Uma com a manual e outra com um amigo que tinha uma marcenaria e cortei uma chapa na de bancada.
Esta é a minha grande experiência nesta área.
Bom, como ninguém nasce sabendo e este é o melhor local para tirar estas dúvidas necessito da paciência (em primeiro lugar pois boa vontade eu sei que não falta...) dos colegas e colaboradores do fórum para me esclarecer vários detalhes.
A vantagem é que aprendo rápido e tenho boa habilidade manual.

Lógico que eu sei que o graminho não é o marido da graminha mas nunca utilizei. Para traçar paralelas só o esquadro das antigas mesas de desenho quando desenhava com papel vegetal.
Gostaria que as respostas fossem em relação à BT 1800 já que esta é minha inclinação de compra.

Apesar de estar familiarizado com mecânica acho que vou ter alguma dificuldade na montagem da serra.
Olhei de perto sábado passado a bt1800 mas tive alguma dificuldade em analisar as partes e descobrir defeitos e problemas. Vi que a régua tinha uma pequena oscilação mas não sei se era da montagem na loja ou um problema do produto. E por aí vai...

Com relação à utilização depois de adquirir a serra pretendo, inicialmente, cortar mdfs. Nem sei qual serra utilizar para isso (sei que a serra que acompanha não deve servir para este fim).
Tomara que este tópico fique legal e sirva, futuramente, a outros iniciantes hobbistas como eu.
De antemão agradeço informações de todos!
Abraço
Gracias a la vida, que me ha dado tanto,
Me ha dado la risa y me ha dado el llanto,
Asi yo distingo dicha de quebranto,
Los dos materiales que forman mi canto
Y el canto de todos que es mi proprio canto.

Redelease https://www.redelease.com.br/
Marcos
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br

Re: Serra de bancada para iniciante

Mensagem por Marcos »

Lelo, não tenho esta serra. A minha é uma Dewalt, mas aqui no Fórum tem um monte de informação sobre a BT e um em especial me chamou a atenção foi
Sugiro que leia devagar e fique atento que no Fórum Antigo é onde teria a maior parte das informações. Leia que vai achar muito a informação e referência a outros Posts.

Yudi
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Romualdo
Data de Nascimento: 02 Dez 1965
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Farmacêutico
Localidade: Londrina
Estado: Pr

Mensagem por Yudi »

minha sugestão é para você começar utilizando uma serra circular manual com uma jig p/ cortar com mais precisão.

Lelo
Ativo

Mensagem por Lelo »

Marcos, obrigado pelas sugestões. O tópico reacendeu a dúvida sobre marca/modelo. Tentei várias vezes o fórum antigo mas as págs. não estavam abrindo. Mas me responda uma coisa: a folga na lâmina de serra que a Skil tem e a Bt1800 também tem existe na Dewalt ?
http://www.youtube.com/watch?v=6SaAP3GeVwc = Skil 3610.

Yudi obrigado pela sugestão mas não cogito comprar a manual que para mim não teria utilidade. Ou eu compro a de bancada ou esqueço a serra circular.

O que eu gostaria, neste momento, é conhecer os recursos básicos que vem com a máquina e indicações de problemas e/ou erros de projeto/qualidade em algum destes recursos que "deveriam" funcionar normalmente. Como qualquer máquina a faixa de preço limita a qualidade.

Outra dúvida: o que é e como finciona um mecanismo anti-coice? As 3 máquinas (1800, 1500, 3610) tem este mecanismo?

abçs

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Lelo escreveu: Mas me responda uma coisa: a folga na lâmina de serra que a Skil tem e a Bt1800 também tem existe na Dewalt ?
Lelo, não lembro com certeza,, mas acho que foi o Rocco que diz: Tudo serra de carpinteiro. Quer dizer, todas estas que vemos são para carpintaria e a precisão é apenas, relativa e umas tem mais outras menos, mas todo mundo é "folgado".
Então porque comprar uma mais cara ou mais barata, além da questão bolso do comprador? Escolhi a minha com base nos muitos comentários favoráveis pela Web o que me fez acreditar que seria a melhor delas. Além disto, pelo tamanho da máquina e da mesa, que é compatível com o que imaginei fosse cortar: peças pequenas de MDF. Hoje descobri que preciso fazer uma bancada para aumentar a mesa e ter uma segunda mesa para funcionar como apoio. :loll:
Lelo escreveu:Outra dúvida: o que é e como finciona um mecanismo anti-coice? As 3 máquinas (1800, 1500, 3610) tem este mecanismo?
Cara, vou te mostrar um vídeo. Você vai tirar suas conclusões

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

Lelo escreveu:Yudi obrigado pela sugestão mas não cogito comprar a manual que para mim não teria utilidade. Ou eu compro a de bancada ou esqueço a serra circular.
Lelo,

Aí é que você se engana. A serra manual complementa a de bancada. Do mesmo modo que é difícil você cortar uma peça muito pequena na serra manual, também é difícil cortar com precisão uma chapa inteira na serra de bancada. Para madeiras muito grande eu uso uma serra manual com uma guia. Há vários modelos. A minha é feita com um perfil de alumínio.

Eu não tenho a BT. A minha é uma Makita MLT 100.

Todas essas máquinas apresentam probleminhas que a gente vai contornando. A BT é uma excelente máquina. Muita gente aqui no fórum tem e já deu uma "turbinada" nela, tirando uma folguinha aqui, aumentando a mesa, colocando um aparador para a serragem....

Se quiser uma máquina boa mesmo vai ter que partir para uma Harvey, mas aí você vai gastar mais de R$ 5 mil. Se a grana não for problema, é uma excelente máquina. Quem tem pode dizer. É extremamente precisa. Na faixa de R$ 600 você não vai encontrar máquina muito melhor que ela. :up:

Você falou em disco para cortar MDF. Um bom disco para isso seria um Freud de 80 dentes, mas custa entre R$ 250 e R$ 300 (quase metade do preço da BT completa com disco).
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

PC64 escreveu:Você falou em disco para cortar MDF. Um bom disco para isso seria um Freud de 80 dentes, mas custa entre R$ 250 e R$ 300 (quase metade do preço da BT completa com disco).
Se for MDF revestido, sugiro o Freud de 96 dentes LU3A ou B. Depende também do tamanho do disco de sua serra

Yudi
Ativo

Mensagem por Yudi »

Lelo escreveu: Outra dúvida: o que é e como finciona um mecanismo anti-coice? As 3 máquinas (1800, 1500, 3610) tem este mecanismo?

abçs
tenho aqui umas fotos do sistema anti-coice da skil 3610 ,parece com um serrote e fica logo depois da lâmina e serve p/ evitar que a peça volte.
Imagem
Imagem

Lelo
Ativo

Mensagem por Lelo »

Valeu moçada pelas valiosas dicas!!

Marcos, aguardando o vídeo... Me responda uma coisa: Não sei qual modelo da Dewalt vc tem mas acredito que deva ser melhor e mais cara. O que te levou a adquirir uma máquina melhor para cortar "peças pequenas de mdf" ? Esses modelos/marcas que citei não dariam conta ? E uma serra de fita para pedaços pequenos não seria melhor ? Pergunto porque também tenho a intenção de cortar peças pequenas.

Pc64, quando disse que não haveria utilidade (tentei editar mas cheguei atrasado, de novo) é que não sou da área e não quero (a princípio) gastar com 2 serras circulares. Também gasto com equipamentos de elétrica e eletrônica e este ano adquiri uma dremel e uma furadeira vertical (com relação a um tópico feito aqui). A dona da pensão já me olha torto e ela nem sabe sobre este tópico senão vou ter que usar a serra para fazer um quartinho no fundo do quintal.
Tinha um amigo que falava que "instrumento musical não se vende, só se compra..." e além de concordar plenamente com ele acrescento que no caso de ferramentas a coisa é parecida. Só se vende para adquirir uma melhor... kkkkkkk
Voltando ao assunto, a meu ver, vc tem uma ótima máquina. Eu investiria, com certeza, em um bom produto, se trabalhasse na área.

Sobre o disco de 80 dentes ele corta bem qualquer espessura de mdf ?

Yudi, obrigado pelas fotos que foram bem didáticas. A bt1800 e a einhell também tem este sistema ? Já vi em alguns posts que vc tem uma 3610. Como ainda não comprei a minha me responda: se fosse comprar hoje sua serra compraria a 3610 ?

Tenho lido sobre a aspiração de pó nestes 3 modelos e "parece" que a skil tem um sistema melhor que a bt. Como isso funciona nestas máquinas ? Só um resuminho está beleza...

Fazendo uma pergunta meio idiota : sei o que é um graminho e tenho um goniômetro (para outras aplicações). Este que vem na Bt1800 é um graminho e goniômetro em uma só peça ?

Novamente grato à todos pela instimável ajuda...

abçs

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

Lelo escreveu:Pc64, quando disse que não haveria utilidade (tentei editar mas cheguei atrasado, de novo) é que não sou da área e não quero (a princípio) gastar com 2 serras circulares. Também gasto com equipamentos de elétrica e eletrônica e este ano adquiri uma dremel e uma furadeira vertical (com relação a um tópico feito aqui). A dona da pensão já me olha torto e ela nem sabe sobre este tópico senão vou ter que usar a serra para fazer um quartinho no fundo do quintal.
Tinha um amigo que falava que "instrumento musical não se vende, só se compra..." e além de concordar plenamente com ele acrescento que no caso de ferramentas a coisa é parecida. Só se vende para adquirir uma melhor... kkkkkkk
Voltando ao assunto, a meu ver, vc tem uma ótima máquina. Eu investiria, com certeza, em um bom produto, se trabalhasse na área.

Sobre o disco de 80 dentes ele corta bem qualquer espessura de mdf ?

Fazendo uma pergunta meio idiota : sei o que é um graminho e tenho um goniômetro (para outras aplicações). Este que vem na Bt1800 é um graminho e goniômetro em uma só peça ?
abçs
Lelo,

Concordo com você quanto a só se desfazer para trocar por uma melhor. E mesmo assim se a antiga não tiver mais nenhuma utilidade mesmo. Aqui no M&B somos todos apaixonados por ferramentas. Vai ser difícil alguém discordar disso.

Quanto ao graminho, você deve estar confundindo as coisas. Graminho é uma ferramenta para marcar linhas paralelas. Ele faz riscos paralelos à uma borda do objeto que se está trabalhando.

Goniômetro é um instrumento para medir ângulos (tipo um transferidor).

O que vem na BT e em demais máquinas é um goniômetro que permite você calibrar o batente com certa inclinação em relação ao disco para fazer cortes em ângulo.

Quanto ao disco de serra, o número de dentes está ligado ao acabamento que será dado à peça cortada e não à sua espessura. Com a BT você consegue cortar qualquer tipo de MDF, pois o mais grosso é de 30 a 35 mm. Como o disco da BT é de 10" (25 cm de diâmetro), sobra disco, independentemente da quantidade de dentes. :up:
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Lelo escreveu:... Marcos, aguardando o vídeo...
Puxa vida, esqueci a cereja do bolo...
Lelo escreveu: Me responda uma coisa: Não sei qual modelo da Dewalt vc tem mas acredito que deva ser melhor e mais cara. O que te levou a adquirir uma máquina melhor para cortar "peças pequenas de mdf" ?
A minha é DW745 veja um vídeo sobre ela

Lelo escolhi a máquina que me pareceu ser de melhor qualidade para o meu gosto. Mas isto eu já comentei lá em cima. Veja o segundo parágrafo do meu post. Qualquer serra circular deve cortar MDFão ou MDFinho.

Yudi
Ativo

Mensagem por Yudi »

Lelo escreveu:
Yudi, obrigado pelas fotos que foram bem didáticas. A bt1800 e a einhell também tem este sistema ? Já vi em alguns posts que vc tem uma 3610. Como ainda não comprei a minha me responda: se fosse comprar hoje sua serra compraria a 3610 ?

abçs
com certeza eu compraria a skil 3610, a Bt e a Skil tem um preço parecido, então é melhor ter uma com mesa maior, uma lâmina com mais dentes,suportes p/ régua, goniômetro, discos,empurrador e chaves nas laterais do gabinete, tem um interruptor lacrado e mais seguro.
http://marceneiros-e-bricoleiros.forums ... 41&start=0

Lelo
Ativo

Mensagem por Lelo »

Olá, desculpem o atraso mas fiquei fora uns dias. Obrigado a todos pelas respostas. Vou pesquisar mais um pouco e até analisar se uma serra de fita não realiza melhor cortes pequenos.
Um grande abç.

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”