Arnaldo,
Eu já tive um MLT100 e acabei vendendo (troquei por uma Colt). Eu comprei a MLT 100 porque na época ela era a melhor, pois os modelos concorrentes eram a Black & Decker BT 1800 e a Skil 3610. A Makita tinha a 2704, mas era MUITO cara. Para se ter uma ideia eu paguer R$ 1.200 na MLT100 enquanto a B&D e Skil custavam na faixa de R$ 800. A 2704 custava mais de R$ 2.000.
Realmente a MLT tem coisas boas, como a mesa grande (com extensões), mesa deslizante, partida suave, etc... mas
o que conta em uma serra é a precisão e nesse ponto a 745 é imbatível. Se você comprar a 745 vai tirar da caixa e usar. Se comprar uma MLT100 vai ter um grande trabalho e ela nunca chegará a uma 745.
Vamos analisar se vale a pena a MLT100.
Vantagens:
- Tem mesa deslizante, mas um croscut sled resolve o problema (usei pouco a minha);
- Tem mesa grande, mas não dispensa uma extensão adicional, principalmente na saída caso você vá serrar alguma chapa comprida (até as cabinet saw precisam - basta assistir qualquer vídeo no Youtube que você vai ver que todo mundo faz uma extensão de mesa na saída);
- Soft-start: não faz a menor diferença. Soft-star é bom em ferramentas manuais para não dar tranco. Em uma máquina estacionária isso não é problema.
- Ruído: não creio que seja mais silenciosa que as demais. Serras de bancada e com motor universal são mais barulhentas. Motores universais (com escova) são mais barulhentos que os motores de indução. Serras de bancada são mais barulhentas porque vibram mais (eu coloco uma moeda de pé na minha Colt, ligo e desligo e a moeda não cai - duvido que alguém faça isso em uma serra de bancada).
Desvantagens
- A máquina vem toda desregulada. Tem que desmontar e colocar calços para fazer um bom alinhamento, principalmente da mesa deslizante.
- O goniômetro tem folga (isso você pode ver na loja - experimenta dar uma balançada nele que você vai ver que o runner fica folgado no trilho). Eu acabei trocando o runner original por um de alumínio, mas aí ele não entrava na mesa deslizante. O t-track da mesa deslizante é um pouco mais estreito do que o da mesa da serra!
- A guia paralela é ruim. É curta e não prende na parte da frente devido à extensão da mesa.
Quanto à aspiração não posso dizer nada. Já vi gente reclamando, mas não sei como é o da MLT100 porque eu modifiquei o sistema e ficou ótimo.
Não sei qual o espaço que você tem, mas dá para fazer uma mesa e embutir a 745 nela. Fica ótimo. Os gringos fazem isso direto. Aliás, vejo muitos gringos usando a 745; nunca os vi usando a MLT100.
Hoje, entre a MLT100 e a 745 eu iria de
745!