Ferramentas para iniciar no Hobby de Marcenaria

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
JoaoPauloBer
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Paulo
Data de Nascimento: 29 Jun 1981
Hobby: Marcenaria, Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de Informática
Localidade: Ribeirão Preto
Estado: SP
País: BR

Ferramentas para iniciar no Hobby de Marcenaria

Mensagem por JoaoPauloBer »

Boa tarde colegas! Estou iniciando no hobby e já comprei algumas ferramentas manuais. Falta comprar algumas outras ferramentas manuais e algumas elétricas. O meu objetivo é fazer meus próprios móveis de casa, principalmente um móvel para aquário que é meu hobby atual. Das ferramentas elétricas que possuo já são uma Tupia 3710 220V da Makita (não tinha 110V disponível) e uma furadeira Bosch antiga modelo Hobby de 400W herdada do meu tio. Já está na minha lista de compras a serra circular 5007N da Makita e já tinha me decidido adquirir ela. Depois vi a Makita 5007MG e a Bosch GSK67. As da Makita acompanham uma serra de 24 dentes e a da Bosch uma serra com 40 dentes. As da Makita série N ou MG são superiores a da Bosch GSK67? Também está na minha lista uma lixadeira, vi uma Roto Orbital com excelente preço que é a Bosch Excêntrica GEX125 de 250W e vi também a lixadeira Orbital da Makita BO5031 de 300W. Qual delas vocês me sugerem? Também já está em minha lista a serra de bancada, já vi em lojas de minha cidade Dewalt DWE7470, Bosch GTS 10J, Skill, Vonder e Stanley. Li muito bem da Dewalt DW745, porém só vejo ela na voltagem 220V e aqui em minha cidade é tudo 110V, com exceção do chuveiro, portão eletrônico e forno que são 220V em casa. Também está na minha lista uma furadeira de bancada e aqui estou em dúvida nos modelos. Vi as seguintes furadeiras de bancada: 1) Furadeira de Bancada de 5/8Pol. 550W 3/4HP FORTGPRO-FG010; 2) Furadeira de Bancada 16 mm 500W GAMMA-G2321 3) Furadeira de Bancada 1/2 Pol. 1/3CV SCHULZ-FSB13P 4) Furadeira de Bancada 1/3Hp MOTOMIL-FBH130I Abraços.

Redelease https://www.redelease.com.br/
PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Re: Ferramentas para iniciar no Hobby de Marcenaria

Mensagem por PC64 »

Caro colega João Paulo, Em primeiro lugar eu sugiro você puxar um 220V para a sua oficina, de preferência direto do relógio com um quadro próprio. Isso evita que o disjuntor fique caindo quando você liga a serra e tem alguém tomando banho. Máquinas maiores trabalham bem melhor em 220 do que em 110V, razão pela qual há máquinas que não são encontradas em 110 V. Então vá de DeWalt 745, a melhor maquina nesse segmento. Quanto à serra circular manual e a furadeira de bancada, pouco posso comentar. Apenas compraria uma furadeira de 5/8" (16mm) e COM CREMALHEIRA. Elas possuem motor mais forte (1/2CV contra 1/3CV das de 1/2"). A cremalheira é essencial para regulagem da altura da mesa. Além do mais, as furadeiras de 5/8 são maiores e possuem uma mesa móvel capaz de comportar uma morsa coordenada. Já com relação à lixadeira Roto-orbital eu tenho a Bosch. Não posso falar muito dela porque usei muito pouco. Só utilizo a roto-orbital quando ele é realmente necessário. Caso contrário utilizo a orbital porque as lixas são bem mais baratas.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

JoaoPauloBer
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Paulo
Data de Nascimento: 29 Jun 1981
Hobby: Marcenaria, Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de Informática
Localidade: Ribeirão Preto

Mensagem por JoaoPauloBer »

PC64, Vou aguardar uma promoção na Dewalt DW745 para aquisição. Sobre a lixadeira eu usei uma do meu irmão que ele me emprestou para teste, uma orbital da Dewalt, gostei dela. A facilidade é aquilo que você comentou, usar lixas mais baratas nela. Acho que vou de lixadeira orbital mesmo. Sobre a furadeira de bancada, essa cremalheira seria tipo uns dentes na coluna da furadeira, responsável pela descida e subida da mesa? A furadeira pode ser 110V ou precisa ser 220V? Abraços.

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

João Paulo, Compre a orbital que você gostou e mais tarde você compra a roto-orbital caso ache necessário. A diferença entre elas se faz notar mais quando você trabalha com madeira natural e acabamentos mais finos. Para compensados e MDF a diferença não é tão grande. Com relação à furadeira de bancada, a cremalheira é aquele trilo dentado que há na coluna. Em conjunto com a manivela ela ajuda a subir e descer a mesa com maior precisão. Nas máquinas sem cremalheira você solta um parafuso e tem que movimentar a mesa para cima ou para baixo com as mãos. Isso nem sempre é fácil devido ao peso da mesa. Quanto à voltagem, essas máquinas normalmente são bi-volt (basta mudar a ligação dos terminais do motor). Elas funcionam bem em 110V, pois o motor delas é fraco (1/2 CV). A mesa nha eu liguei em 220, mas poderia ter ligado em 110V.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”