Ví alguns vídeos onde o pessoal lá fora, usaram 2 rolos, um grosso gramatura 40 ou 80 e outro gramatura 150 ou 220, um faz o serviço pesado e o outro faz um pré acabamento.
Achei a ideia muito interessante, como preciso de uma e material tenho tudo aqui, resolvi por mãos a obra.
O projeto esta embrionário, então quero o palpite e ideias dos amigos.
Estive vendo algumas das ideias postadas aqui no fórum e tirei de cada algumas soluções.

Os roletes terão 73mm de diâmetro, é o tamanho da serra copo que tenho aqui, a distancia entre eles será de 150mm.
O conjunto será acionado por um motor de 1cv de 1750 RPM, onde aciona e um dos roletes e com polias idêntica aciona o 2º rolete.
Terá 2 ajustes um de entrada e outro de saída, assim pode-se ajustar qual dos roletes pode exercer maior ou igual atuação sobre a peça.
A mesa terá 450mm de largura, por 900mm de extensão e poderei processar madeira com até 100mm de espessura x 450mm de largura, ela já tem uma fórmica bem resistente colada (ela era daquela esteira que garimpei).
Estou em duvida quanto a velocidade de giro dos roletes, para madeira mole o giro poderia ser mais alto, mas para madeira dura, um giro alto poderia escurece-la

A esteira tem um controle de velocidade mecânico, onde eu poderia tentar adapta-la no lixadeira.
A esteira tem os roletes rolamentados de 50mm, será que ficaria muito fino para usa na lixadeira

A estrutura vai ser de ferro, ""velho" pra ser mais exato", para diminuir um pouco o tamanho da Estrovenga, deixarei com 50cm x 50cm, com exceção no lado onde ficará as correias, onde terá uma carenagem de madeira para segurança do usuário.
Segue um desenho meio tosco da minha ideia, aguardo os palpites certeiros dos amigos