Serra de fita Skil

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
epianca
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Eloir
Data de Nascimento: 14 Ago 1963
Hobby: Marcenaria/Musica
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Indaiatuba
Estado: SP
País: BR

Serra de fita Skil

Mensagem por epianca »

Boa noite Amigos,

preciso da ajuda de vocês:

Há uns 2 meses comprei uma serra de fita skil 3385, do walmart. Quando a recebi, a montei seguindo os passos do manual e também vendo alguns vídeos na internet (inclusive do Edu!). Quando a liguei, vibrava muito e, notei que o volante inferior estava desalinhado.
Então a levei na assistência ténica da Bosch em minha cidade e, eles me atenderarm muito bem (em garantia) trocando a peça e realinhado com o volante superior.
Como havia visto em outras discussões que a serra que vem com ela não é de boa qualidade, comprei um jogo de lâminas da própria Skil, com 3 peças 1/8, 1/4 e 3/8.
Bom, após voltar da assistência, fiz novamente a regulagem conforme o manual, tomando o cuidado de não tensionar muito a lâmina original. Fiz alguns testes e, para minha decepção não consegui fazer cortes retos, mesmo forçando a peça ao contrário. O corte sai muito para o lado esquerdo (olhando a ferramenta de frente). Testei também com o graminho dela e com a régua, mas o problema persistiu (a lâmina original da serra é de 1/4). Bom, então troquei a mesma pela de 1/4 do novo jogo que havia comprado. Fiz todas as regulagens, e o problema persistiu.
Achei que a largura da serra poderia estar interferindo. Então troquei pela de 3/8. e o problema continuou.

Olhando detalhadamente a ferramenta e as lâminas (decepcionado é claro), notei que os dentes da serra pareciam ter sido "amassados" pelos volantes, ou seja, empurrados para dentro quando olhados pela frente. Então me parece lógico que ela corte mais do lado direito, torcendo a lâmina para o lado contrário.
Mas eu havia tomado o cuidado para não tensionar muito as lâminas (eu acho) na instalação.
Eu pergunto: alguém já passou por isso com serra de fita? Será que essas lâminas são tão frágeis assim?
A mensagem ficou longa, mas espero ter descrito o bem o que está ocorrendo com a ferramenta.
Os comentários e/ou sugestões de vocês são bem vindos!!
Sou hobista, e minha intenção é cortar pequenas peças.

Boa noite e um abraço à todos!!!
Epianca.

TRABALHANDO POR PURO PRAZER!!

Redelease https://www.redelease.com.br/
Lauro
Membro Mebista
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo

Re: Serra de fita Skil

Mensagem por Lauro »

Epianca, eu tenho a pequena da Einhell e quando comprei aconteceu a mesma coisa. Comprei lâminas da Starret e nunca mais tive problemas. Agora comprei a grande da Einhell e amanhã vou buscar as lâminas da Starret. Na minha opinião, o problema é das lâminas e não da máquina. Essas lâminas são muito fraquinhas. Entre em contato com a que eles vendem as lâminas Starret e soldam na medida que você precisar. Acho que enviam pelo Correio. Boa sorte e abraços!
Lauro.

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

Eu comprei essas lâminas originais da Skill, mas não usei ainda, comprei também 3 lâminas na Casa das Serras, inclusive uma para alumínio, mas também não usei, a lâmina original esta funcionando até hoje sem quebrar, já cortei muita madeira de 50mm de espessura, e ela resistiu bravamente, o ajuste é muito preciso, a lâmina deve deslizar no centro do volante, justamente onde tem a borracha, se ela esta entortando os dentes é porque está muito tracionada e girando em cima da borda do volante.

A vibração é devido ao tensionamento da lâmina, podendo, como ví em alguns vídeos do YouTube dar estalos no volante inferior.

Percebi que as lâminas de serras da Starret são mais grossas, dispensado o ajuste fino.

Neste vídeo eu dou um Zum aos 0,05s do ajuste dos batentes, use um cartão de visitas bem fino.

Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

epianca
Ativo

Mensagem por epianca »

Lauro escreveu:Epianca, eu tenho a pequena da Einhell e quando comprei aconteceu a mesma coisa. Comprei lâminas da Starret e nunca mais tive problemas. Agora comprei a grande da Einhell e amanhã vou buscar as lâminas da Starret. Na minha opinião, o problema é das lâminas e não da máquina. Essas lâminas são muito fraquinhas. Entre em contato com a que eles vendem as lâminas Starret e soldam na medida que você precisar. Acho que enviam pelo Correio. Boa sorte e abraços!
Oi Lauro, muito obrigado pela dica. Acho que o problema são mesmo das lâminas.

Um abraço.
Epianca.

epianca
Ativo

Mensagem por epianca »

Edu escreveu:Eu comprei essas lâminas originais da Skill, mas não usei ainda, comprei também 3 lâminas na Casa das Serras, inclusive uma para alumínio, mas também não usei, a lâmina original esta funcionando até hoje sem quebrar, já cortei muita madeira de 50mm de espessura, e ela resistiu bravamente, o ajuste é muito preciso, a lâmina deve deslizar no centro do volante, justamente onde tem a borracha, se ela esta entortando os dentes é porque está muito tracionada e girando em cima da borda do volante.

A vibração é devido ao tensionamento da lâmina, podendo, como ví em alguns vídeos do YouTube dar estalos no volante inferior.

Percebi que as lâminas de serras da Starret são mais grossas, dispensado o ajuste fino.

Neste vídeo eu dou um Zum aos 0,05s do ajuste dos batentes, use um cartão de visitas bem fino.

Bom dia Edu,

pois é, mas eu regulei certinho a serra no centro do volante, tomando o cuidado para que ela não saísse fora. Também deixei a tensão dela não muito alta. Mas mesmo assim veio o problema.
Vou comprar uma lâmina mais grossa para ver.
Obrigado.

Um abraço.
Epianca.

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”