FerScheffer escreveu:Redbaron escreveu:Edú
Parabéns pela compra, é uma excelente máquina, claro respeitando os limites da máquina, foi a primeira máquina que adquiri, mas como usava para tudo tive alguns problemas em relação as fitas, eu hoje aconselho a comprar na casa das serras, outro problema que encontrei é que todos diziam que serra era igual a corda de violão......, mentira, a serra tem que estar somente esticada, mas que tenha condição de patinar em caso de travamento. Tem um jig, bastante simples de fazer e é excelente para cortar círculos nela. Só tome cuidado com madeiras resinosas, isso empasta a serra e detona ela e a borracha dos volantes
Pedro
Salve Pedro,
Tenho uma serra Ferrari SF-8 e também estou tendo problemas com as serras que duram pouco, arrebentando logo. As serras que você manda fazer são Starret (ou similar)? Elas são mais encorpadas, será que elas não forçam o motor?
Valeu
Fernando
São vários fatores que determinam a vida útil da serra, primeiro que aprendi é a qualidade da solda, segundo a serra tem que estar esticada, mas não como muitos falam a ponto de emitir som, ela deve ter uma certa folga, pois num caso de esforço ela deve patinar nos volantes, terceiro, quando esticamos muito a serra isso tende a estragar as borrachas dos volantes e até empenar a máquina, que passa a não fazer cortes retos, muito esforço tende a aquecer a fita e diminuir a vida útil, nós em madeira são os maiores vilões, eles provocam trincas nos dentes.
Quanto as serras da Starret, elas servem muito bem, só tem que se respeitar os limites da largura da máquina e o número de dentes, serras com 3 a 4 dentes por polegada aumentam muito o esforço da máquina. Eu recomendo a casa das serras, pela qualidade da solda e das serras que eles empregam, pois eu gastei muito com serras compradas em outros fornecedores, inclusive da própria Skill, que parece que vende uma serra diferente da que acompanha a máquina. Mas essas máquinas são para serviços leves e se deve usar respeitando o corte da serra, se forçar, a quebra é certa.
Roberto
Parece ser uma máquina bem parruda. Espero que ela renda bons trabalhos para vc postar aqui.
E a iluminação é ajustável. A iluminação da Makita é uma porcaria, é mais decorativo(tipo luzes de natal) do que útil.
Nesse ponto também é mais decorativa que útil, não sei se as novas corrigiram é um led de baixa potência que não ajuda muito
Pedro