Ajuda para compra de pistola de pintura
- robertoguz
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Roberto
- Data de Nascimento: 06 Mar 1953
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Médico
- Localidade: Marilia
- Estado: SP
- País: BR
Ajuda para compra de pistola de pintura
Olá Pessoal. Tenho feito as pinturas em algumas restaurações de moveis que faço para a minha mulher, utilizando rolinho de espuma e pinceis. O resultado é até que razoável, mas gostaria de tentar pintar com pistola.
Tenho um compressor Schultz que até veio com uma pistola(daquelas que tem reservatório em cima), mas não consegui bons resultados.
Tenho visto pistolas elétricas de todo o tipo, alta pressão, baixa pressão, etc.
Solicito ajuda dos amigos que tem experiência com esta ferramenta para me orientar na compra e utilização.
Tenho um compressor Schultz que até veio com uma pistola(daquelas que tem reservatório em cima), mas não consegui bons resultados.
Tenho visto pistolas elétricas de todo o tipo, alta pressão, baixa pressão, etc.
Solicito ajuda dos amigos que tem experiência com esta ferramenta para me orientar na compra e utilização.
Abraços
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
Redelease https://www.redelease.com.br/
- robertoguz
- Ativo
Re: Ajuda para compra de pistola de pintura
Desculpem a insistência em manter ativo o tópico, mas realmente preciso de ajuda para escolha da pistola de pintura e ouvir a experiência dos amigos.
Abraços
Roberto
Roberto
- chatara
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
- Data de Nascimento: 26 Abr 1948
- Profissão ou ocupação: comerciante
- Localidade: São Paulo-Capital
Robertão, é muito complicado comentar sobre pistolas e compressores.
para uma boa pistola é preciso um bom compressor,ponto!!!
o compressor deve produzir (PCM) no minimo o que a pistola consome.
uma boa pistola do tipo de pintura automotiva custa cara, no mercado tem inúmeras ofertas de pistolas ,com preços atraentes, ditas proficionais , já quebrei a cara algumas vezes,
essas pistolas elétricas,são boas para trabalhos mais simples, como látex, aplicar fundo,etc
vamos esperar algum comentário dos colegas
abss
para uma boa pistola é preciso um bom compressor,ponto!!!
o compressor deve produzir (PCM) no minimo o que a pistola consome.
uma boa pistola do tipo de pintura automotiva custa cara, no mercado tem inúmeras ofertas de pistolas ,com preços atraentes, ditas proficionais , já quebrei a cara algumas vezes,
essas pistolas elétricas,são boas para trabalhos mais simples, como látex, aplicar fundo,etc
vamos esperar algum comentário dos colegas
abss
Chatara
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
- RMilani
- In Memoriam
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Renato da Silva Mila
- Data de Nascimento: 29 Jun 1960
- Profissão ou ocupação: Eletrônico
- Localidade: Mogi das Cruzes
Bom, Roberto, eu tava quietinho e não ia dar pitaco, mas já que o Chatara colocou algumas verdades sobre pistolas de pintura, vamos lá. Tive uma elétrica, da Bosch (PP-140)
que não valia nada, não compro outra dessas a não ser que não tenha mais onde gastar dinheiro em vão (perdi a chance de torrar dólares na mega da virada, não ganhei...
). Depois, comprei um compressor da Makita que veio com uma pistola. Duas apertadas no gatilho e lá se ia o fôlego.... Ou o compressor é asmático
, ou....
Dessas SUPER PAINT ZOOM MIRACULOSA COM TURBINA DE AERONAVE
, vi uma trabalhando e olha, conselho: fica longe, não vale a energia que consome... Talves como aguador de plantinha... E vaso pequeno!!!!
Tenho uma pistola chininha de copinho em cima que até está compatível com o meu compressor (55L/min), mas não dá para grandes áreas (por causa do compressor que é asmático
). Se o serviço não for grande, acho que te serviria. Se interessar, posto uma foto da garbosa e indico por MP onde comprei (é um colega).... Mas de antemão, saiba que o rendimento da pistola tem tudo a ver com a capacidade do compresor, como bem lembrou o Chatara.

Dessas SUPER PAINT ZOOM MIRACULOSA COM TURBINA DE AERONAVE

Tenho uma pistola chininha de copinho em cima que até está compatível com o meu compressor (55L/min), mas não dá para grandes áreas (por causa do compressor que é asmático

Considerando sua intenção, se veio para somar, é bom, se não, é bom sumir!!
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
- Data de Nascimento: 27 Nov 1957
- Hobby: tornearia
- Profissão ou ocupação: Técnico mecânico
- Localidade: São Paulo
Amigo Roberto
Pintura no compressor não é tão simples, para se ter boa qualidade, tem que saber a diluição correta da tinta, o solvente certo , ( eu acreditava que thinner servia para tudo) não ter umidade no compressor e uma pistola de boa qualidade, essas que possuem o reservatório em cima, são as por gravidade, de um modo geral são melhores que as convencionais, além de consumir menos tinta. Eu recomendo as da , no teu caso eu diria que as de 40 lbs, são as mais indicadas, apesar de o reservatório de tinta ser pequeno
Pedro
Pintura no compressor não é tão simples, para se ter boa qualidade, tem que saber a diluição correta da tinta, o solvente certo , ( eu acreditava que thinner servia para tudo) não ter umidade no compressor e uma pistola de boa qualidade, essas que possuem o reservatório em cima, são as por gravidade, de um modo geral são melhores que as convencionais, além de consumir menos tinta. Eu recomendo as da , no teu caso eu diria que as de 40 lbs, são as mais indicadas, apesar de o reservatório de tinta ser pequeno
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
- robertoguz
- Ativo
Chatara, Renato e Pedro.
Eu já imaginava o tamanho do pepino, não pretendo usar de maneira extensiva e nem em grandes áreas é mais mesmo para algumas restaurações de móveis.
A medida que eu lia a escrita de vocês, ia gostando cada vez mais da ideia de continuar com meu rolinho de espuma.
a ver!
Agradeço muito a preocupação em ajudar.
Eu já imaginava o tamanho do pepino, não pretendo usar de maneira extensiva e nem em grandes áreas é mais mesmo para algumas restaurações de móveis.
A medida que eu lia a escrita de vocês, ia gostando cada vez mais da ideia de continuar com meu rolinho de espuma.
a ver!
Agradeço muito a preocupação em ajudar.
Abraços
Roberto
Roberto
- microscheme
- In Memoriam
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
- Data de Nascimento: 01 Jan 1963
- Hobby: Marcenaria e Tornearia
- Profissão ou ocupação: aeroportuario
- Localidade: Guarulhos
. . .
Roberto
de compressores de alta pressão não sei absolutamente nada
mas, em relação aos de ar direto, que trabalham na área de 40/50 lbs, tem as pistolas
da
Apenas diria que minha recomendação são as modelo 5 ou modelo 14 (toda de alumínio)
Eu tenho uma modelo 14 e não me arrependi de comprar, e ainda por cima, são baratas
Pelo preço essas pistolas surpreendem
As de nylon, sei lá se é nylon, tô fora, principalmente se utilizar thinner; acabam com a rosca da tampa
rapidinho
Roberto
de compressores de alta pressão não sei absolutamente nada
mas, em relação aos de ar direto, que trabalham na área de 40/50 lbs, tem as pistolas
da
Apenas diria que minha recomendação são as modelo 5 ou modelo 14 (toda de alumínio)
Eu tenho uma modelo 14 e não me arrependi de comprar, e ainda por cima, são baratas
Pelo preço essas pistolas surpreendem
As de nylon, sei lá se é nylon, tô fora, principalmente se utilizar thinner; acabam com a rosca da tampa
rapidinho
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow
- Marcos
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
- Data de Nascimento: 15 Nov 1949
- Profissão ou ocupação: Nenhuma
- Localidade: Brasilia
- Estado: DF
- País: Br
Bom, vamos ver se consigo acrescentar mais algum detalhe.
A escolha da pistola está diretamente ligada ao tipo de material ( tinta e etc ) que será utilizado. Por exemplo: Se for aplicar esmalte sintético - geralmente em ferro - escolha uma pistola de 1.8 - largura do bico. E por aí vai. Então se você aplica material bem viscoso e outros bem diluídos, vai precisar de mais de uma pistola. Existem bicos que podem ser usados na mesma pistola mas não recomendo. Algumas trocas e lá sei vai alguma peça e é pura dos de cabeça.
O material da ARPREX - muito bem lembrado pelo amigo Pedro - é de qualidade mediana, mas suficiente para a grande maioria dos trabalhos tanto hobby quanto profissionais.
O compressor, não tem jeito. Comprou um miudinho? Mais dia menos dia vai trocar por um maior ou ficar restrito aos limites do dito cujo.
Muito bem falado pelo Chatara o assunto material e diluir. Tem mais segredos do que pode parecer quando você quer uma aparência "profissional" da aplicação/pintura. De fato, pintura é um processo que é muito mais que jogar tinta. Começa na preparação adequada da superfície, lixa/lixa/lixa e geralmente aplica-se algum "fundo" e lixa/lixa/lixa e vai longe esta história.
Sem querer desmerecer a capacidade técnica e de aprendizagem de ninguém eu diria que "Aprender a pintar é assunto para mais de ano". É mais ou menos como soldar. Bolo de solda qualquer um faz. Solda bem feita ... aí o assunto é mais extenso.
A escolha da pistola está diretamente ligada ao tipo de material ( tinta e etc ) que será utilizado. Por exemplo: Se for aplicar esmalte sintético - geralmente em ferro - escolha uma pistola de 1.8 - largura do bico. E por aí vai. Então se você aplica material bem viscoso e outros bem diluídos, vai precisar de mais de uma pistola. Existem bicos que podem ser usados na mesma pistola mas não recomendo. Algumas trocas e lá sei vai alguma peça e é pura dos de cabeça.
O material da ARPREX - muito bem lembrado pelo amigo Pedro - é de qualidade mediana, mas suficiente para a grande maioria dos trabalhos tanto hobby quanto profissionais.
O compressor, não tem jeito. Comprou um miudinho? Mais dia menos dia vai trocar por um maior ou ficar restrito aos limites do dito cujo.
Muito bem falado pelo Chatara o assunto material e diluir. Tem mais segredos do que pode parecer quando você quer uma aparência "profissional" da aplicação/pintura. De fato, pintura é um processo que é muito mais que jogar tinta. Começa na preparação adequada da superfície, lixa/lixa/lixa e geralmente aplica-se algum "fundo" e lixa/lixa/lixa e vai longe esta história.
Sem querer desmerecer a capacidade técnica e de aprendizagem de ninguém eu diria que "Aprender a pintar é assunto para mais de ano". É mais ou menos como soldar. Bolo de solda qualquer um faz. Solda bem feita ... aí o assunto é mais extenso.
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
- Data de Nascimento: 27 Nov 1957
- Hobby: tornearia
- Profissão ou ocupação: Técnico mecânico
- Localidade: São Paulo
Roberto
Muitas vezes complicamos o que é simples, com as pisolas de baixa pressão (as tipo aerógrafo), conseguimos bons resultados em pequenas areas, mas as vezes o rolinho é mais prático, mas tem o lado que tudo vale a pena aprender.
Pedro
Muitas vezes complicamos o que é simples, com as pisolas de baixa pressão (as tipo aerógrafo), conseguimos bons resultados em pequenas areas, mas as vezes o rolinho é mais prático, mas tem o lado que tudo vale a pena aprender.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
- robertoguz
- Ativo
Valeu Micro e Marcos. Entendo que é complexo mesmo e o investimento pode não dar em nada. Iria utilizar com esmalte sintético base água e tenho preparado o fundo com bastante cuidado usando tinta látex para tal.
E lixa, lixa,lixa.
Com isto o acabamento usando rolinho de espuma fica até bom, mas há lugares pouco acessíveis que a pistola iria ajudar muito.
Pedro, enquanto vou refletindo com calma sobre o assunto, vou continuando com o rolinho.
A propósito Marcos, comprei um inversor de solda há quase um mês e só tirei da caixa para uma espiadela. Vou ter que aprender o básico com alguém que saiba(até já tenho o cara que se propõe.)
Grato pelas contribuições
E lixa, lixa,lixa.
Com isto o acabamento usando rolinho de espuma fica até bom, mas há lugares pouco acessíveis que a pistola iria ajudar muito.
Pedro, enquanto vou refletindo com calma sobre o assunto, vou continuando com o rolinho.
A propósito Marcos, comprei um inversor de solda há quase um mês e só tirei da caixa para uma espiadela. Vou ter que aprender o básico com alguém que saiba(até já tenho o cara que se propõe.)
Grato pelas contribuições
Abraços
Roberto
Roberto
- Adenilson
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
- Data de Nascimento: 25 Mai 1968
- Profissão ou ocupação: Vendas
- Localidade: Tanabi
- País: Br
inha pouca experiencia...
1. nunca consegui usar de forma nem razoável o de ar direto.
2. uso compressor de 30o litros, motocompressor e como hobby avançado me atende no gargalho.
3. pistola uso uma arpex numero 5 eu acho.. de baixa vazao e baixo rendimento.
4. tenho descoberto que a aplicação adequada de fundo é mais que essencial para um resultado razoável
5. diluição é uma arte, e só com o tempo que achamos o ponto certo. pois depende inclusive do tipo de diluente, Tinner, aguaras ou agua...
6. tmepo entre as demaos e a granatura ideal da lixa tambem influencia...
faz 3 anos que estou tentando aprender e somente agora estou começando a achar aceitavel os resultados do trabalho.
espero ter ajudado.
1. nunca consegui usar de forma nem razoável o de ar direto.
2. uso compressor de 30o litros, motocompressor e como hobby avançado me atende no gargalho.
3. pistola uso uma arpex numero 5 eu acho.. de baixa vazao e baixo rendimento.
4. tenho descoberto que a aplicação adequada de fundo é mais que essencial para um resultado razoável
5. diluição é uma arte, e só com o tempo que achamos o ponto certo. pois depende inclusive do tipo de diluente, Tinner, aguaras ou agua...
6. tmepo entre as demaos e a granatura ideal da lixa tambem influencia...
faz 3 anos que estou tentando aprender e somente agora estou começando a achar aceitavel os resultados do trabalho.
espero ter ajudado.
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------
Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho
------------------------------------------------------------
Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho
- alexand
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): reginaldo
- Data de Nascimento: 08 Dez 1978
- Hobby: miniaturas
- Profissão ou ocupação: op.maquinas
- Localidade: santa adelia
- Estado: sp
- País: br
Olá Roberto eu tenho 3 pistolas arprex uma com bico com vazão de 0,8 m.m outra com bico de 1m.m e uma com 1,4 m.m pra cada tipo de serviço que vou fazer escolho a pistola k se adapta mais ,as mais fina pra pinturas mais fina ,o problema é que tem k coar a tinta ,eu trabalho no compressor de 50 litro toca bem ,VC só precisa deluir na dosagem correta ,mas com o tempo VC pega o jeito ,cada caso é um caso
reginaldo a carrero
abç.
abç.
- robertoguz
- Ativo
Adenilson e Alexandre, Obrigado pelas contribuições. Vejo cada vez mais claro que a coisa é complicada mesmo. Teria que fazer investimentos na pistola e num compressor maior. Pelo volume de trabalho que faço, certamente não compensa.
Adenilson, vc falou uma coisa muito importante, que já enxerguei. Um fundo bem aplicado e lixado é 70% do resultado.
Adenilson, vc falou uma coisa muito importante, que já enxerguei. Um fundo bem aplicado e lixado é 70% do resultado.
Abraços
Roberto
Roberto
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Roberto,
Pelo depoimento dos colegas e pela minha experiência pessoal eu já vi que pintar é uma arte, e como toda arte depende muito mais da capacidade do artista do que dos seus instrumentos. Eu já vi grafiteiro pintando porta de garagem com um compressorzinho Schulz de ar direto e o serviço estava ficando muito bom...
Pelo depoimento dos colegas e pela minha experiência pessoal eu já vi que pintar é uma arte, e como toda arte depende muito mais da capacidade do artista do que dos seus instrumentos. Eu já vi grafiteiro pintando porta de garagem com um compressorzinho Schulz de ar direto e o serviço estava ficando muito bom...
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso