Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Olà, amigos del foro
Esta pequena peça foi feita em pinho e cedro, usando la tècnica de segmentado aberto.
10 x 12 cm (aprox). Acabamento con laca en aerosol.
Tornear peças com buraco deve ser difícil. Se bobear...
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Obrigado, Paulo y Marcos.
Es torneado como qualquer outra peça, mas tenha cuidado com os enganchos da ferramenta, pois a peça é destruída imediatamente.
Bela peça amigo Claudio, é realmente muito complicado trabalhar segmentados abertos.
Achei bastante interessante o gabarito (peça raiada) usado para montar a peça. O amigo poderia descrever como foi feito, e qual a finalidade?
Um grande abraço
Silvio
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino
Olà, Silvio
O objectivo é mantener o mesmo espaçamento entre segmentos. É un disco de mdf de 30 cm de diâmetro, con 12 tiras eqüidistantes de 8 milímetros de largura (separadores). Os círculos concêntricos são para verificar o alinhamento dos segmentos, e são trazados con compàs.
Claudio
Parabéns, belissima peça, muito bem escolhida pois é simples de se fazer, um excelente visual e uma peça que provavelmente todos querem ter. Eu já há algum tempo queria fazer esse gabarito, inclusive vi um que era feito em teflon, pois é um material que a cola não adere, mas ficou na lista do vou fazer rss.
O meu grande medo nessas peças são dois na hora de tornear e principalmente no acabamento, pois já tive problemas com a colagem que se desprendeu no polimento.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
Pedro,
não é necessário el teflòn, porque a cola não deve ser muy abundante (ao contrário de outros trabalhos), e uma vez pressionado devem ser imediatamente limpiado com pano ligeiramente úmido para remover qualquer excesso entre segmentos.
A madeira deve ser absolutamente seco, ea prensagem de não menos de 18 horas.
Se alguém quiser fazer esta peça com o gabarito descrito, recomiendo que seja pelo menos 12 cm de diâmetro, de modo que os segmentos ter uma maior área de contato e uma maior segurança.
Olá Claudio,
Belíssimo trabalho, o separador em MDF ficou show, deve ser preciso muita habilidade para tornear em aberto e não deixar a goiva arrancar pedaços de madeira. Gostei muito do trabalho e do produto, que deve ficar muito bonito quando a vela está acesa.
Parabéns
Abraços
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
Fabioreis, quando eu me interessei por torneamento de madeira, foi justamente quando eu vi uma foto de um bule segmentado vazado, mas ate hoje nao fiz nada de torneados.
Quando eu voltar de viagem vou achar essa foto e posto aqui.
Um abraço!! Júlio Descobri com o passar dos anos que o tempo é um forte veneno para o corpo,
mas um poderoso fortificante para o espírito...
Quanto mais o homem for homem, mais Deus será Deus!!
Claudio
Obrigado pelas dicas, vou ver se este ano consiga fazer, eu vou ver se encontro os gabaritos que lhe falei, pois eles tinham um método de montagem interessante, mas o principio é o mesmo. Por enquanto estou tentando modificar a minha lixadeira de rolo, mas pelo que estou percebendo vou ter bastante trabalho até ficar da forma que quero.
Um grande abraço
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
Parabéns Mestre Claudio... lindíssima peça, acredito ser bem difícil sua confecção... acabamento impecável, combinação perfeita de madeiras....Sem defeitos. Qualquer dia chego lá.
Grande abraço
Ferrão
Quanto mais giro......mais brilho...
email - ferazoli@terra.com.br
face: Antonio Carlos Ferrazoli