Recentemente vi um "aparato" para plainar com tupia, uma tábua ou viga (se não me engano).....
Bom, baseado naquele projeto (do Adilson Pinheiro), me ocorreu a ideia de fazer uso de uma plaina elétrica de mão para (pasmem), plainar madeiras. Dando melhor uso para a ferramenta, por que plaina é plaina e tupia é tupia....
Bom, baseado no que tenho, e isso inclui alguns materiais para confecção das corrediças, achei por bem criar uma ferramenta intercambiável, ou seja, apenas trocando o carro, poderemos ter uma furadeira, uma tupia, uma plaina e quem sabe até uma serra circular, na mesma estrutura.
Multifunção mesmo. Economizando espaço, $$ e sei lá mais o que.
Bom, vou por os TICO e TECO para trabalhar.....Tentando ser o mais econômico possível, como a ideia sugere.
Também vou tentar ser didático, ao postar as "fotos" do andamento, postando também arquivos PDF com as medidas que usei.
Tenho algumas guias que pretendo usar, rolamentos (de patins) para fazer a coisa mais "leve" e a "concepção" já criada. No andar da carruagem, vou passar para o papel (tinta virtual tá baratinha), pedir opiniões e tentar seguir até o fim.... Só tenho os finais de semana e por conta do calor na "oficina", de umas 6:30 até umas 11:00 e depois das 19:00, se não tiver vizinho em casa.....A pior coisa do mundo, é a **** (me censurei..hihihi), logo depois são os vizinhos.... Quem tem sabe!
Sintam-se à vontade para opinar a respeito e sugerir mais alguma aplicação. Eu tendo tempo, desenho num cad "Jurássico" que tenho aqui e disponibilizo os desenhos.
Ah, a propósito de desenhos jurássicos. Tô terminando de reproduzir minha CNC (é pequena 200X200X90mm) em CAD. Assim que finalizar, disponibilizo a parte mecânica, que pode ser feita em MDF se quiserem. E se precisarem da parte eletrônica, ajudo, dentro do que me for possível, inclusive com a configuração do software..... Desde que seja MACH3......E Windows XP.
Por agora é só!
Domingão....Dia de