Gostaria de uma opinião

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Lamego
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Henrique
Data de Nascimento: 21 Set 1962
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Corretor de Imoveis
Localidade: Vitoria da Conquista
Estado: BA
País: BR

Gostaria de uma opinião

Mensagem por Lamego »

Já algum tempo venho trabalhando um pouco mais com madeira, e gostei muito. Preciso de algumas maquinas como, desempenadeira
desengrosso e serra fita, mais as que gostaríamos de ter a carteira não aguenta, então pesquisando cheguei a estas três maquinas.
Gostaria de opinião dos colegas.
3.jpg
razi.jpg
thumb vima.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Lamego

O proposito da nossa existência é o crescimento espiritual.

Redelease https://www.redelease.com.br/
Mila
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG

Re: Gostaria de uma opinião

Mensagem por Mila »

Lamego.
Afinal de contas, com o que você trabalha realmente?
Vi uns trabalhos seu de paletes, móveis e que ficaram bons.
Mas minha pergunta é se você trabalha comercialmente.
Por que se sim, esta ferramentas que você apresentou são fracas.
A plaina, dependo do que você faz, não terá tanta utilidade, assim.
Muitas pessoas falam que preferem uma plaina primeiro e um desengrosso depois.
Sou do que vai contra este pensamento. O desengrosso é muito mais importante que a plaina. Ele também plaina muito bem. É só saber usá-lo.
Porém, dependendo do que faz, pode ser o contrário também: a plaina poderá ter mais utilidade.
A serra mais versátil da marcenaria é esta de fita. Para o meu caso, seria a primeira ferramenta que eu compraria, se fosse começar do zero.
Por isso que você mesmo deverá pensar primeiro não em ter todas, mas sim, uma aos poucos e de marca melhor.
Destas ferramentas eu não teria coragem de gastar dinheiro com nenhuma.
O desengrosso é makita na cabeça. Toda vez que tem um teste de comparação entre desengrossos de diversas marcas nestas revistas famosas americanas o da Makita sempre ganha.
Da serra de fita tem que ser Makita também ou da Starret.
Das plainas, junte um pouco mais de dinheiro e compre uma da Razi, só que daquelas mais pesadas. Não esta de brinquedo.
Por isto que te perguntei antes: você tira dinheiro do que faz? É a nível comercial?
Se a resposta é sim, então fuja destas três ferramentas que postou aqui.
Não adianta comprar três coisas fracas. Demore, mas compre uma coisa boa de cada vez.
Outros aqui ainda te daráo uma luz também.
Abraços.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

danilofreitas
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Danilo Reis freitas
Data de Nascimento: 07 Jun 1977
Profissão ou ocupação: Motoboy
Localidade: Frutal/MG

Mensagem por danilofreitas »

Concordo com o companheiro Mila, de uns tempos pra cá passei a não confiar muito em marcas novas, desconhecidas ou de segunda linha, as marcas líder tem uma coisa em comum, assistência em todo Brasil e fácil achar peças de reposição, já vi relatos de pessoas que ficam com máquinas paradas por falta de acessórios, o que dificilmente acontece com Makita, DeWalt, Bosch, Skil, entre outras marcas que são de boa procedência.
Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional.

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
Contato:

Mensagem por PC64 »

Carlos,

Também estou com o Mila e o Danilo !

Compre aos poucos coisas de qualidade. Uma boa ferramenta custa um pouco mais caro, mas se paga ao longo dos anos... Hoje em dia a gente tem que tomar um certo cuidado com essas marcas novas que estão chegando e verificar se elas existem lá fora, e como são vistas pelo pessoal que as usa.

Eu me lembro bem da primeira lavadora de pressão que comprei. Ao invés de comprar uma WAP (na época só existia ela) eu adquiri uma Hidrobox que estava em oferta da DeMeo. A DeMeo importava essas máquinas da Itália, com preço competitivo. A máquina até que era boa. Durou muitos anos, mas na primeira vez que apresentou problema de desgaste na bomba não houve quem desse jeito, pois a DeMeo já não importava mais e as peças de outras marcas não serviam.

Cheguei a levá-la num japonês em Pinheiros que fez de tudo para achar reparos para ela e não conseguiu. A essa altura eu já havia desistido de consertá-la e já havia comprado uma da Karcher, mas queria tentar consertar a antiga para não ter que jogá-la fora. O fim dela foi o lixo!!!

Então minha dica é:
- Compre apenas coisas de qualidade (máquinas e ferramentas), mesmo que seja aos poucos. Você não se arrependerá!
- Cuidado com marcas não consolidadas no mercado. Quem garante por quanto tempo elas continuarão existindo? Tem muita empresa "etiquetadora", que compra qualquer coisa Xing-Ling, coloca uma marca e vende.
- Dê preferência para equipamentos com representantes no Brasil; a assistência técnica é mais fácil.

Por fim lembre-se:
YOU GET WHAT YOU PAY FOR !!!
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Lamego
Ativo

Mensagem por Lamego »

Não sou profissional, mas pego algumas encomendas. Sou corretor de Imóveis na realidade.
Gosto tanto de trabalhar com madeira, MDF, MDP, Palet, que acabei me envolvendo com a marcenaria, e hoje faço de tudo um pouco.
Quanto as maquinas e ferramentas, estas são verdadeiro vicio, mas vou ouvir quem tem mais noção e juntar um pouco de grana para
comprar o que realmente presta.
Obrigado pela atenção.
Lamego

Lamego
Ativo

Mensagem por Lamego »

Já que estamos falando de maquinas, eu estou pensando em trocar a BT pela Macrotop 2200. O que vocês acham?
Lamego

alexand
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): reginaldo
Data de Nascimento: 08 Dez 1978
Hobby: miniaturas
Profissão ou ocupação: op.maquinas
Localidade: santa adelia
Estado: sp
País: br

Mensagem por alexand »

Ė verdade eu também prefiro pagar mais por mais qualidades e ferramentas que se conhece ,afinal eu já sofri muito com assistência e peças de marcas desconhecida ,não Caio mais nessa.
reginaldo a carrero

abç.

Mila
Ativo

Mensagem por Mila »

Lamego.
Esta serra Macrotop SCM-2200 é considerada uma contractor saw.
É uma senhora de uma máquina.
Abaixo da Harvey, acredito que ela seria a ideal.
Seu tampo é todo de ferro. O motor destas contractor saw em geral são do lado de fora da máquina. e elas são de correia.
Se você adquirir uma vai estar mais satisfeito que uma Makita 27404, que é a que o pessoal mais gosta.
Um amigo aqui da minha cidade comprou uma por indicação minha e está totalmente satisfeito
Abraços
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Lamego
Ativo

Mensagem por Lamego »

Mila, apesar de nunca ter visto uma de perto, e nem funcionando (quem tem uma podia postar um vídeo) o visual da macrotop-2200 anima muito, e como venho fazendo alguns trabalhos que a BT não esta me satisfazendo acredito que vou arriscar.
Lamego

Mila
Ativo

Mensagem por Mila »

lamego.
Pode comprar esta serra Macrotop de olhos fechados.
Ela é muito mais superior do que a melhor serra da Makita ou Dewalt.
É como te disse: abaixo da serra Harvey está é a que tem de melhor, se comparadas com estas comerciais que vemos nos sites.
Usei esta serra apenas uma vez rapidinho, pois ela é de sociedade de uma amigo meu e um outro conhecido meu. Só que ela estava na casa deste conhecido. Aí fiquei sem graça e fui lá apenas para conhecê-la rapidinho. É máquina para muitos anos de felicidade.
Vídeo mesmo vai ser difícil você conseguir porque quase ninguém te esta máquina.
Tenho fotos mais detalhadas dela.
Repare na última foto que o motor dela fica do lado de fora e que ela é de correia.
Veja abaixo:
Abraços.
Macrotop 3.jpg
Macrotop 2.jpg
Macrotop 4.jpg
Macrotop 5.jpg
Macrotop 1.jpg
Macrotop 6.jpg

Lamego
Ativo

Mensagem por Lamego »

Mila escreveu:lamego.
Pode comprar esta serra Macrotop de olhos fechados.
Ela é muito mais superior do que a melhor serra da Makita ou Dewalt.
É como te disse: abaixo da serra Harvey está é a que tem de melhor, se comparadas com estas comerciais que vemos nos sites.
Usei esta serra apenas uma vez rapidinho, pois ela é de sociedade de uma amigo meu e um outro conhecido meu. Só que ela estava na casa deste conhecido. Aí fiquei sem graça e fui lá apenas para conhecê-la rapidinho. É máquina para muitos anos de felicidade.
Vídeo mesmo vai ser difícil você conseguir porque quase ninguém te esta máquina.
Tenho fotos mais detalhadas dela.
Repare na última foto que o motor dela fica do lado de fora e que ela é de correia.
Veja abaixo:
Abraços.
Macrotop 3.jpg
Macrotop 2.jpg
Macrotop 4.jpg
Macrotop 5.jpg
Macrotop 1.jpg
Macrotop 6.jpg

Mila eu já estava convencido de que compraria, o empurrão que faltava chegou, vou compra-la. Já imagino esta maquina com o jig que eu uso, vai ficar demais.
Obrigado pela opinião.
Lamego

alexand
Ativo

Mensagem por alexand »

Vixi Mila pela foto já da pra perceber mesmo que uma maquina e tanto ,de pra fica atiçado !
reginaldo a carrero

abç.

Marcos
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br

Mensagem por Marcos »

PC64 escreveu:
Mila escreveu:Abaixo da Harvey, acredito que ela seria a ideal.
As máquinas Harvey estão fora de produção e agora são "produzidas" com a marca Razi. Só uma informação.

No popular, a citação do PC tem muito a ver com o que venho afirmando faz tempo: "Comprou baratinho? Comprou porcaria."

A melhor das opções é quase sempre a mais cara e mais complicada de conseguir, mas uma vez comprada, não tem arrependimento. É solução para muito tempo.

Tudo que comprei "baratinho" foi um tiro no pé e infelizmente tive que aprender pelo caminho mais dolorido. Comprei e descobrir um tempo depois que adquiri uma porcaria.

Por exemplo: Tupia
Comprei uma laminadora e outra de mergulho. Total: R$ 200,00..... melhor tivesse tomado de SKOL
A laminadora foi 80 e a de mergulho 120. Comprei um conjunto de fresas... Amarelas R$ 45,00 e outro Vermelho 40.
Precisava de uns Grampos 35 até 50 cm. Comprei de dois modelos/fabricantes. Média de preço R$ 8,00 reais cada o mais em conta e R$ 25,00 os mais caros.

Resumindo: Os Grampos não tenho mais nenhum porque todos se quebraram e dos 20 adquiridos o saldo é Zero, depois de menos de um ano da compra.

As fresas ainda existem e estão guardadas no portão de saída da oficina. Uma delas se partiu e por pouco não causou um estrago sem precedentes... Em breve vou colocar o vídeo no Youtube

As tupias ainda estão funcionando como novas, mas algumas coisas são complicadas... As duas tem uma folga no eixo que é impossível fazer um acabamento de qualidade. Tudo fica com alguma diferença de profundidade. Em algum ponto da peça você tem uma parte mais alta ou mais baixa que o restante.
Outra coisa que é muito chato é o ruído produzido. Alto demais e agudo, sendo impossível trabalhar - mesmo com proteção auricular - por mais de uma hora sem ter dor de cabeça ou algum tipo de estres. Concluindo: Porque será que uma Tupia de qualidade custa aproximadamente R$ 1.200,00 reais e uma xing ling apenas 10% deste preço?

Já viram o preço de uma Fresa boa? Começa em R$ 30,00 e vai embora. A média é R$ 80,00 CADA uma

Bom, por que estou fazendo este relato tão comprido? É que gostaria que as outras pessoas não fizessem a mesma besteira que eu, ao comprar ferramentas baratinhas. Meu dinheiro foi para o ralo e tive que comprar outra ferramenta de qualidade. Então, não jogue seu dinheiro fora. Se não tem grana, espere com calma. Junte os courinhos de rato e quando der, compre uma de primeira linha.

Alguém falou em outro post aqui, não lembro onde, que a ferramenta não faz o Marceneiro. Eu concordo. Não adianta nada colocar uma Formula 1 na minha mão que não saberia nem ligar.

Mas acompanhe meu modo de pensar... de onde sairáo melhor resultado: De um Marceneiro aprendiz com uma ferramenta porcaria ou DO MESMO indivíduo com uma ferramenta boa?

Se você compra uma ferramenta boa e depois desiste do hobby, certamente poderá vender suas ferramentas com bom preço - pouco prejuízo. Se comprar baratinhas.... vai jogar na lixeira

Então: Pagou baratinho? Comprou porcaria!

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Marcos,

Estou com você :up:
Abs,
Paulo Celso

alexand
Ativo

Mensagem por alexand »

Vcs estão certinhos é verdade
reginaldo a carrero

abç.

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

Quando comecei na marcenaria fui comprando minhas fresas separadas da Makita e da Bosch, tenho todas até hoje, só perdi uma, quando precisei fazer uns rasgos em uma peça de Ipê, a fresa fez o rasgo, mas ao termino do serviço ela perdeu a tempera, coisa de iniciante :doh:

Minha 1ª Tupia foi Makita e tenho ela até hoje, naquela época, minha internet era discada não frequentava fóruns :doh: )

Tenho uma caixa de fresas Ching-ling, mas nuca usei elas, comprei pelo preço R$ PB (Porcaria Barata) :harg: :harg:

Precisei comprar uma fresa T, comprei da Vonder no Gasômetro, paguei R$ 28,00, tinha uma importada a R$ 130,00, AMANA TOOL AGE™ marca muito famosa, mas arrisquei nesta da Vonder, vamos ver se ela aguenta o tranco /think

As vezes temos de fazer escolhas /think se for usar muito e constantemente invista no melhor, mas se for um trabalho esporádico ou único, então pode arriscar no PB :oba:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Edu escreveu:....
As vezes temos de fazer escolhas /think se for usar muito e constantemente invista no melhor, mas se for um trabalho esporádico ou único, então pode arriscar no PB :oba:
Desde que a PB não voe na sua cara....
Abs,
Paulo Celso

Lamego
Ativo

Mensagem por Lamego »

Marcos escreveu:
PC64 escreveu:
Mila escreveu:Abaixo da Harvey, acredito que ela seria a ideal.
As máquinas Harvey estão fora de produção e agora são "produzidas" com a marca Razi. Só uma informação.

No popular, a citação do PC tem muito a ver com o que venho afirmando faz tempo: "Comprou baratinho? Comprou porcaria."

A melhor das opções é quase sempre a mais cara e mais complicada de conseguir, mas uma vez comprada, não tem arrependimento. É solução para muito tempo.

Tudo que comprei "baratinho" foi um tiro no pé e infelizmente tive que aprender pelo caminho mais dolorido. Comprei e descobrir um tempo depois que adquiri uma porcaria.

Por exemplo: Tupia
Comprei uma laminadora e outra de mergulho. Total: R$ 200,00..... melhor tivesse tomado de SKOL
A laminadora foi 80 e a de mergulho 120. Comprei um conjunto de fresas... Amarelas R$ 45,00 e outro Vermelho 40.
Precisava de uns Grampos 35 até 50 cm. Comprei de dois modelos/fabricantes. Média de preço R$ 8,00 reais cada o mais em conta e R$ 25,00 os mais caros.

Resumindo: Os Grampos não tenho mais nenhum porque todos se quebraram e dos 20 adquiridos o saldo é Zero, depois de menos de um ano da compra.

As fresas ainda existem e estão guardadas no portão de saída da oficina. Uma delas se partiu e por pouco não causou um estrago sem precedentes... Em breve vou colocar o vídeo no Youtube

As tupias ainda estão funcionando como novas, mas algumas coisas são complicadas... As duas tem uma folga no eixo que é impossível fazer um acabamento de qualidade. Tudo fica com alguma diferença de profundidade. Em algum ponto da peça você tem uma parte mais alta ou mais baixa que o restante.
Outra coisa que é muito chato é o ruído produzido. Alto demais e agudo, sendo impossível trabalhar - mesmo com proteção auricular - por mais de uma hora sem ter dor de cabeça ou algum tipo de estres. Concluindo: Porque será que uma Tupia de qualidade custa aproximadamente R$ 1.200,00 reais e uma xing ling apenas 10% deste preço?

Já viram o preço de uma Fresa boa? Começa em R$ 30,00 e vai embora. A média é R$ 80,00 CADA uma

Bom, por que estou fazendo este relato tão comprido? É que gostaria que as outras pessoas não fizessem a mesma besteira que eu, ao comprar ferramentas baratinhas. Meu dinheiro foi para o ralo e tive que comprar outra ferramenta de qualidade. Então, não jogue seu dinheiro fora. Se não tem grana, espere com calma. Junte os courinhos de rato e quando der, compre uma de primeira linha.

Alguém falou em outro post aqui, não lembro onde, que a ferramenta não faz o Marceneiro. Eu concordo. Não adianta nada colocar uma Formula 1 na minha mão que não saberia nem ligar.

Mas acompanhe meu modo de pensar... de onde sairáo melhor resultado: De um Marceneiro aprendiz com uma ferramenta porcaria ou DO MESMO indivíduo com uma ferramenta boa?

Se você compra uma ferramenta boa e depois desiste do hobby, certamente poderá vender suas ferramentas com bom preço - pouco prejuízo. Se comprar baratinhas.... vai jogar na lixeira

Então: Pagou baratinho? Comprou porcaria!
Realmente Marcos, depois que eu li a sua mensagem, comecei a me lembrar o quanto eu quebrei a cabeça e bolso comprando
ferramentas baratas logo no inicio. As vezes precisamos ser lembrados das bobagens que fizemos no inicio, para não fazer
de novo.
Lamego

danilofreitas
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Danilo Reis freitas
Data de Nascimento: 07 Jun 1977
Profissão ou ocupação: Motoboy
Localidade: Frutal/MG

Mensagem por danilofreitas »

Eu também tenho uma lista imensa de ferramentas que comprei barato e não compensou(o barato saiu caro), e quero dizer que na minha opinião a marca Macrotop também se encaixa nesse quesito, essa serra que citaram(SCM-2200) eu particularmente não conheço, mas o maior prejuízo que tomei na oficina até hoje foi por causa de uma serra de fita Macrotop, e não foi falta de sorte, a máquina era ruim mesmo, não tinha como ser melhor se fosse trocada, então vendi baratinho, pode ser o caso de que esta SCM-2200 seja menos ruim, mas na minha região não existe assitência nem de um parafuso que sirva nela então eu não arriscaria, volto a dizer, só compro ferramentas que eu tenha certeza de encontrar peças e acessórios quando for preciso.
Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional.

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Gostaria de lembrar mais uma coisa: há entre os vendedores de ferramentas o conceito de "ferramenta hobby", no qual, segundo eles, são ferramentas de uma linha inferior que não se presta ao uso profissional, mas que dão conta para quem usa para hobby!

Eu, particularmente, não concordo com esse conceito. Já comentei aqui, e vou falar novamente, que esse conceito é equivocado. A diferença entre um hobista e um profissional não é a severidade do uso, nem a qualidade do trabalho realizado (as vezes o trabalho do hobista é melhor que o do profissional). A diferença está no ciclo mensal de trabalho, uma vez que o profissional a usa todos os dias e o hobista somente nos finais de semana, mas no dia que o hobista está usando a ferramenta, ele exige dela tanto quanto um profissional. A máquina tem que aguentar...

Não adianta comprar ferramenta muito ruim porque elas não darão conta no dia que você for usar. Uma ferramenta tem que ter um mínimo de qualidade.

Não conheço a SCM-2200 para poder falar. Qualquer coisa que eu diga seria "achologia" e isso não cabe em um fórum técnico. Não posso dizer que porque ela é feita na China ela não presta: os melhores televisores, tablets e smartphones são feitos na China! A Harvey, sonho de consumo de todos nós, também é feita lá!

No seu caso valeria a pena ver a máquina de perto e verificar se ela não tem folgas no eixo, no goniômetro, na guia paralela... Verifique também se a guia corre bem, se é firme e se ela se mantém paralela durante o deslocamento. É bastante comum em guias grandes ela dar uma "entortadinha" ao ser movimentada. Confira o paralelismo entre o disco e a guia, e entre o disco e os trilhos por onde corre o goniômetro e demais jigs que você virá utilizar.

Uma serra desse porte deve ser pesada o suficiente para não sair andando pela oficina.

Pense bem: ela custa cerca de 4 vezes o valor de uma BT-1800 ou Skil 3610 e metade do preço de uma Harvey. Se ela não for muito melhor que uma BT turbinada (várias pessoa fizeram isso aqui no fórum) é melhor você aguardar mais um pouco e comprar uma Harvey.
Abs,
Paulo Celso

Lauro
Membro Mebista
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo

Mensagem por Lauro »

PC, só o fato do motor ser de indução alocado fora da máquina, a transmissão ser por correia e a guia ser estilo biesemeyer já colocam essa máquina num patamar bem superior. Eu nunca trabalhei com essa máquina, mas já vi ao vivo na Dutra várias vezes e é meu sonho de consumo. Abraços!
Lauro.

Lamego
Ativo

Mensagem por Lamego »

Gente, eu gostei da confusão que aconteceu aqui, além de ajudar a resolver duvidas, aprende-se muito, a turma aqui é fera mesmo.
O fórum é bom mesmo, já acompanho a algum tempo, mais infelizmente só estou participando a poucos dias, quanto tempo eu perdi.
Parabéns a todos vocês.
Lamego

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Lauro escreveu:PC, só o fato do motor ser de indução alocado fora da máquina, a transmissão ser por correia e a guia ser estilo biesemeyer já colocam essa máquina num patamar bem superior. Eu nunca trabalhei com essa máquina, mas já vi ao vivo na Dutra várias vezes e é meu sonho de consumo. Abraços!
Lauro,

Eu sei que uma serra com motor de indução é melhor. Na realidade a BT e similares não passam de uma serra manual invertida com uma base grande (já disse isso aqui no fórum).

O que eu questiono é gastar uma grana correspondente a 4 vezes o valor de uma BT (sem considerar o fato de que já se tem uma) para ficar com uma máquina que ainda não uma máquina top.

Vou contar minha experiência com um compressor. Eu adquiri um Makita MAC5200. É uma máquina de R$ 1.350, a mais cara na sua categoria. Custa cerca de duas vezes um bom compressor com características semelhantes. Apresenta alguns diferenciais, como carrinho, motor de 3 HP, 2 saídas com engate rápido, caixa para acessórios etc. Minha opção por ele se deu porque eu não queria chegar com algo muito grande como um compressor com reservatório de 100 litros. Outro ponto forte é a portabilidade: com o carrinho eu poderia levá-lo ao quintal.

Entretanto após a compra percebi que não valeu o investimento. Ele é barulhento demais (como todos os motocompressores, pois possuem motor de alta rotação) e embora tenha a melhor vazão de ar entre os concorrentes (pois possui motor de 3 HP) ela ainda é insuficiente para o acionamento da maioria das ferramentas pneumáticas.

Minha opção pela compra desse modelo foi, em parte, para não colocar um compressor muito grande na oficina. Grande erro! Se eu tivesse investido mais uns R$ 500 teria comprado um compressor com reservatório de 100 litros e vazão de 10 pcm (o meu dá apenas 6 pcm@90psi). Esse compressor seria menos barulhento e seria instalado fora da oficina, num abrigo que eu faria para ele.

Eu gastaria um pouco mais, perderia a mobilidade e teria que fazer uma instalação de ar comprimido na oficina. Por outro lado teria pontos de ar comprimido distribuídos pela oficina, evitando mangueiras pelo chão (ainda vou fazer isso), e menos barulho dentro da oficina (como ela é fechada, quando estou trabalhando com o compressor tenho que usar protetor auricular, tamanho é o barulho que ele faz dentro da garagem). Esse compressor seria suficiente para eu usar a maioria das ferramentas pneumáticas que eu gostaria....

Um dia eu ainda vou acabar comprando um maior. Então... dinheiro, muito dinheiro, posto fora....

É quanto a isso que eu gostaria de alertar. Uma vez que já se tem uma BT, será que vale a pena gastar R$ 2.600 numa máquina e descobrir que ela não é uma Harvey???
Abs,
Paulo Celso

Mila
Ativo

Mensagem por Mila »

Paulo.
Uma Razi de 2Hp custa quase o dobro desta Macrotop.
Já a Razi é inferior a Harvey de 3HP. Tanto na força quanto na estrutura da mesa e outras coisa.
Pois bem, esta Macrotop não está perdendo muito para a Razi não.
Agora a Razi custa o dobro desta Macrotop.
claro, se puder comprar uma Razi ou melhior ainda uma Harvey seria o ideal.
Na Macrotop a mesa dela é de ferro igual a Razi. Na corrediça do metal do goniômetro dela tem aquelas duas barrinhas de espaço para controlar a folga nos trilhos da mesa.
Peso ela tem quase igual ao da Razi. Motor de correia. Sistema do protetor da lâmina é bom.
Quanto a assistência técnica não vejo muito problema com esta máquina porque ela é muito mais robusta e superior do que qualquer Makita ou Dewalt da linha profissional comercial, pois esta Macrotop é considerada Semi-industrial chegando muito próximo de uma industrial.
Referente a assistência técnica tem o problema que tanto faz Makita, Dewalt e Macrotop ou seja uma Xing-ling também, porque numa cidade pequena não tem assistência técnica e quando tem não presta.
O pessoal está acompanhando minha luta para consertar minha tico tico de bancada da Makita. De que adianta citar nome de Makita que tem assitência técnica se no meu caso na minha cidade de quase 60 mil habitantes não tem. Cai no mesmo buraco de falar que Macrotop não tem muita assistência técnica em todo Brasil.
Abraços.
Estou editando porque me esqueci de uma vantagem desta Macrotop também: percebam que o incerto dela é igual ao da Razi que é igual ao da Harvey também. Um excelente inserto. Somente a guia paralela que ficou ainda a desejar. Mas acaba sendo melhor que ao da BT.

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

Mila escreveu:. . .Quanto a assistência técnica não vejo muito problema com esta máquina porque ela é muito mais robusta e superior do que qualquer Makita ou Dewalt da linha profissional comercial, pois esta Macrotop é considerada Semi-industrial chegando muito próximo de uma industrial. . .

. . .
De que adianta citar nome de Makita que tem assitência técnica se no meu caso na minha cidade de quase 60 mil habitantes não tem. Cai no mesmo buraco de falar que Macrotop não tem muita assistência técnica em todo Brasil.
. . .
Tô acompanhando o tópico, queria reforçar que o Artur disse:

Se a peça que você precisa é muito barata (abaixo de R$50,00) os caras põem tanto empecilho, dizem que demora, que a fabrica não manda, ou que eles precisam esperar uma demanda para fazer o pedido, ai você desanima e sai do estabelecimento com cara de criança que ficou sem o pirulito :Brv:

Aqui em São José do Rio Preto, tem 2 assistências Makita, mas as vezes que precisei, desanimei. . . quem me socorreu foi a Asmaquinas de campinas, onde o PAC que saiu mais caro que a peça, a peça custou R$ 12,00 e o PAC +/- R$ 16,00.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

Lamego
Ativo

Mensagem por Lamego »

Também tive problema com BT, caso não notaram nas fotos que postei estou sem a proteção da serra, a minha quebrou a um ano, procurei a assistência técnica e nunca conseguiram a peça, desisti.
Lamego

alflopesrj
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Antonio
Data de Nascimento: 17 Jun 1977
Profissão ou ocupação: Téc. Eletronica
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Mensagem por alflopesrj »

Então por favor deem sua opinião: A marca Razi é boa ou não?? Da para arriscar a compra ou não??

Abraço,
Antonio
Antonio Luiz

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.
Chico Xavier.

Mila
Ativo

Mensagem por Mila »

Com todo meu devido respeito a Loja Ferramix, pois eu sou cliente desta loja e dou meu testemunho dela ser uma Loja maravilhosa.
Apesar desta Loja vender esta plaina da Razi, a questão aqui em voga não é a avaliação da loja, mas sim uma suposta avaliação destes produtos Razi.
Esta plaina consta no vídeo do youtube, sendo este vídeo mais parecendo um filme do Mazzaropi ou do Charles Chaplin do que um vídeo elucidativo quanto ao seu funcionamento. É um vídeo ridículo que nem ao menos tiveram a coragem de mostrar o funcionamento real e a cores em diversas madeiras. É portanto uma piada. Existe um outro vídeo melhorzinho da mesma plaina, embora de outra marca. Mas trata-se da mesma plaina. Apenas com o timbre de outra marca.
Pelo visto, opinião minha, jamais teria coragem de comprar algo tão fraco assim.
Seguem os dois vídeos.
Abraços.

Mila
Ativo

Mensagem por Mila »

Esqueci de escrever:
Esta plaina ao invés de se chamar Razi, bem que poderia se chamar Mazarazi em homenagem ao vídeo. É realmente uma plaina bem caipira, em vista das outras mais robustas da própria Razi ou da Harvey.
A diferença de preço entre esta primeira da Razi e esta mais robusta abaixo é de 1.690 reais. Mas a diferença de robusteza é enorme, no peso e na qualidade é enorme. Por isto que acho que não compensa esta primeira plaina. É esperar e juntar mais dinheiro e comprar algo que realmente vale a pena.
Vejam as mais robustas da Razi e da Harvey:
Plaina Razi.jpg
GRD_2346_Desempenadeira%20HW507_web.jpg

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”