Duas tomadas junto com um interruptor

Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas

Responder
guardiano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Eduardo
Data de Nascimento: 25 Jan 1958
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Func.Publ.Est.
Localidade: Campinas
Estado: SP
País: BR

Duas tomadas junto com um interruptor

Mensagem por guardiano »

Já é a segunda vez que tento colocar no mesmo conjunto/espelho 2 tomadas e 1 interruptor e mesmo tentando isso SÓ em 110v, quando aciono o interruptor, o disjuntor desarma (ou como na vez anterior que fiz isso num comodo dos fundos - que não tem disjuntor - dá um "baita estrondo"). :harg:
Tem algum "macete especial" pra fazer isso ou é "impossível MESMO"? :cry:
Da primeira vez (quando deu o estrondo) eu tava tentando juntar umas tomadas que já "funcionavam normal" com um interruptor que comprei pra acender uma luminária acima da bancada. Coloquei os 3 no mesmo espelho/conjunto e as tomadas funcionaram legal mas o interruptor...
Agora queria usar um interruptor de luz como chave liga/desliga da tupia (pra inverter ela na mesa) mas antes dele eu queria por duas tomadas pra me livrar de uma extensão/T/gambiarra. Como antes as tomadas funcionaram certinho, mas quando aciono o interruptor, desarma o disjuntor no quadro.
Fosse no 220 até entenderia, mas em 110 não é uma fase e um neutro?
Porque não dá certo?????? :Brv:
"inexperienced enough to still have ten fingers".
Inexperiente o suficiente para ainda ter dez dedos.

Redelease https://www.redelease.com.br/
julioferr
Colaborador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Julionice
Data de Nascimento: 03 Jul 1963
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Artesão
Localidade: Malacacheta
Estado: MG

Re: Duas tomadas junto com um interruptor

Mensagem por julioferr »

Se vc colocasse fotos das ligações dos fio nas tomadas e no interruptor, a gente teria uma ideia do que vc ta fazendo,pois se ligar corretamente não dá esse curto circuito que ta dando.
O que pode acontecer é vc ligar duas máquinas de alto consumo e aquecer as tomadas até pegar fogo.
Um abraço!!
Júlio
Descobri com o passar dos anos que o tempo é um forte veneno para o corpo,
mas um poderoso fortificante para o espírito...

Quanto mais o homem for homem, mais Deus será Deus!!

juliobh42@gmail.com

alflopesrj
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Antonio
Data de Nascimento: 17 Jun 1977
Profissão ou ocupação: Téc. Eletronica
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Mensagem por alflopesrj »

guardiano escreveu:Já é a segunda vez que tento colocar no mesmo conjunto/espelho 2 tomadas e 1 interruptor e mesmo tentando isso SÓ em 110v, quando aciono o interruptor, o disjuntor desarma (ou como na vez anterior que fiz isso num comodo dos fundos - que não tem disjuntor - dá um "baita estrondo"). :harg:
Tem algum "macete especial" pra fazer isso ou é "impossível MESMO"? :cry:
Da primeira vez (quando deu o estrondo) eu tava tentando juntar umas tomadas que já "funcionavam normal" com um interruptor que comprei pra acender uma luminária acima da bancada. Coloquei os 3 no mesmo espelho/conjunto e as tomadas funcionaram legal mas o interruptor...
Agora queria usar um interruptor de luz como chave liga/desliga da tupia (pra inverter ela na mesa) mas antes dele eu queria por duas tomadas pra me livrar de uma extensão/T/gambiarra. Como antes as tomadas funcionaram certinho, mas quando aciono o interruptor, desarma o disjuntor no quadro.
Fosse no 220 até entenderia, mas em 110 não é uma fase e um neutro?
Porque não dá certo?????? :Brv:

Isso so acontece se voce estiver fechando no interruptor a fase com o neutro. Fora isso nao teria como dar errado.

Voce vai chegar com o neutro em um lado da tomada, a fase vai entrar no interruptor em um dos bornes e vai sair pelo outro borne do interruptor e entrar no lado da tomada que esta sobrando.
Não tem como dar errado.

Abraço,
Antonio
Antonio Luiz

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.
Chico Xavier.

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

Eduardo,

Pelo que entendi você quer colocar 2 tomadas comandadas por um interruptor, de forma que quando o interruptor for acionado as coisas ligadas nas tomadas são acionadas.

Não sei como você fez as ligações, mas certamente estava colocando a fiação em curto. Segue abaixo o esquema de como a ligação deve ser feita:
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... 9a2dec.jpg[/miniatura]

Cabem algumas observações:
- Tome cuidado com o que você vai ligar nas tomadas. Os interruptores são feitos para controlar lâmpadas.... O uso deles para ligar e desligar motores não é recomendado.
- Embora eu tenha indicado FASE e NEUTRO, não há necessidade de se obedecer essa ordem. É lógico que assim fica melhor, pois quando o interruptor está desligado não se toma choque na tomada.

Eu fiz um onde explico o uso de relés e contatores para controlar motores.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

guardiano
Ativo

Mensagem por guardiano »

alflopesrj escreveu:Isso so acontece se voce estiver fechando no interruptor a fase com o neutro. Fora isso nao teria como dar errado.

Voce vai chegar com o neutro em um lado da tomada, a fase vai entrar no interruptor em um dos bornes e vai sair pelo outro borne do interruptor e entrar no lado da tomada que esta sobrando.
Não tem como dar errado.
Acredite ou não, Antonio, era justamente o que o "anto" aqui estava fazendo! :harg: :doh:
Confesso que, de pronto, não entendi sua orientação (em eletricidade/eletrônica preciso ainda aprender MUITO pra ser "burrão") mas depois que vi o esquema feito pelo PC 64 (cara, sem palavras pra agradecer teu trabalho ^:)^ ) percebi que o erro era justamente estar ligando TUDO (incluindo, claro, o interruptor) meio que "em paralelo" - tipos o fase passando em linha reta pelos 3 e o neutro também. :loll:

Grande Paulo Celso, "brigadão" MESMO (matou a pau a "charada") e, sem saber, ainda me deu uma idéia pra "sofisticar" ainda mais "o troço" - já que nas duas vezes a que me referi as tomadas vinham antes do interruptor. Agora vejo que posso colocar tanto antes (caso da luminaria da bancada que hoje ligo colocando um "plug macho" com os fios dela nas tomadas que já funcinavam) como depois (tipo pra "ativar" as tomadas onde estariam ligados a tupia e o aspirador, por exemplo).
Pode deixar que vou ler com o máximo de atenção o post que vc "linkou" antes de fazer essa "gambi" de "ativar tomadas", ok?

Meus mais sinceros agradecimentos a TODOS que me responderam.
Espero um dia poder, tambêm, ajudar alguém como vocês tem me ajudado.
B :up: R :up: I :up: G :up: AD :up: U :up: uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.

julioferr
Colaborador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Julionice
Data de Nascimento: 03 Jul 1963
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Artesão
Localidade: Malacacheta
Estado: MG

Mensagem por julioferr »

Por isso pedi se possível colocar fotos das ligações, pois pra dar curto, só mesmo ligando errado.
Um abraço!!
Júlio
Descobri com o passar dos anos que o tempo é um forte veneno para o corpo,
mas um poderoso fortificante para o espírito...

Quanto mais o homem for homem, mais Deus será Deus!!

juliobh42@gmail.com

alflopesrj
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Antonio
Data de Nascimento: 17 Jun 1977
Profissão ou ocupação: Téc. Eletronica
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Mensagem por alflopesrj »

guardiano,

Eu peço desculpas por nao ter postado junto com a resposta um diagrama esquematico, mas é que eu trabalho embarcado e estava na vespera de embarcar qdo respondi a sua pergunta. Mas o importante é que o problema e a sua duvida estão sanados. :up: :up:

Abraço,
Antonio
Antonio Luiz

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.
Chico Xavier.

guardiano
Ativo

Mensagem por guardiano »

alflopesrj escreveu:guardiano,

Eu peço desculpas por nao ter postado junto com a resposta um diagrama esquematico, mas é que eu trabalho embarcado e estava na vespera de embarcar qdo respondi a sua pergunta.
Que isso Antonio, assim você até me deixa "sem jeito". :|
Se for ver eu é quem teria que ter colocado antes a foto da "cacona" que eu tava fazendo (como bem lembrou o Júlio) - e ainda bem que não fiz, porque "burrice ilustrada" fica pior ainda que "burrice descrita", né? :oops:

Minha observação foi mais pra demonstrar minha enorme ignorância nessa área que me impediu de entender "de cara" o que você "falou" :harg: (e JAMAIS querendo dizer que tua resposta podia ser melhor, ok?)

Mais uma vez, "brigadão" MESMO. :up:

Responder

Voltar para “Eletrônica, Eletricidade, Áudio, Vídeo, Fotografia, Informática, CNC, e Assuntos Relacionados..”