alflopesrj escreveu:Isso so acontece se voce estiver fechando no interruptor a fase com o neutro. Fora isso nao teria como dar errado.
Voce vai chegar com o neutro em um lado da tomada, a fase vai entrar no interruptor em um dos bornes e vai sair pelo outro borne do interruptor e entrar no lado da tomada que esta sobrando.
Não tem como dar errado.
Acredite ou não, Antonio, era justamente o que o "anto" aqui estava fazendo!
Confesso que, de pronto, não entendi sua orientação (em eletricidade/eletrônica preciso ainda aprender MUITO pra ser "burrão") mas depois que vi o esquema feito pelo PC 64 (cara, sem palavras pra agradecer teu trabalho

) percebi que o erro era justamente estar ligando TUDO (incluindo, claro, o interruptor) meio que "em paralelo" - tipos o fase passando em linha reta pelos 3 e o neutro também.
Grande Paulo Celso, "brigadão" MESMO (matou a pau a "charada") e, sem saber, ainda me deu uma idéia pra "sofisticar" ainda mais "o troço" - já que nas duas vezes a que me referi as tomadas vinham antes do interruptor. Agora vejo que posso colocar tanto antes (caso da luminaria da bancada que hoje ligo colocando um "plug macho" com os fios dela nas tomadas que já funcinavam) como depois (tipo pra "ativar" as tomadas onde estariam ligados a tupia e o aspirador, por exemplo).
Pode deixar que vou ler com o máximo de atenção o post que vc "linkou" antes de fazer essa "gambi" de "ativar tomadas", ok?
Meus mais sinceros agradecimentos a TODOS que me responderam.
Espero um dia poder, tambêm, ajudar alguém como vocês tem me ajudado.
B

R

I

G

AD

U

uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.