Duvidas para estalação eletrica residencial...

Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas

Responder
Lukas
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lucas
Data de Nascimento: 27 Ago 1984
Hobby: cutelaria, marcenaria
Profissão ou ocupação: Balconista
Localidade: Londrina
Estado: PR
País: BR

Duvidas para estalação eletrica residencial...

Mensagem por Lukas »

Boa tarde amigos!

Bom pessoal, estou precisando da ajuda dos expert na parte eletrica residencial, com o novo padrão de energia com quadro de dijuntores...

Antigamente era facil fazer uma instalação em uma casa, era só puxar dois fios principais, e ir puxando onde era necessário, tomadas, interruptores etc...

Mas agora é preciso ter a caixa de dijuntores na casa...

Entendo razoavel sobre eleticidade, como por exemplo qual fio usar, qual fio deixar no interruptor, coisas simples...

Minha duvida é o seguinte, em uma casa siples com apenas 5 comodos, qtos dijuntores devo colocar em uma caixa? E como dividir esses dijuntores? Ou seja, devo usar um para todas as tomadas, outro para o chuveiro e outro para as lampadas? Ou devo dividi-lo por comodo da casa?
Onde se utiliza uma rede de 110V, usa-se dijuntor de apenas um polo, interrompendo apenas o fio positivo?
E as emendas na casa, tem algum tipo de conector, ou ainda se utiliza aquele esquema de descascar o fio e enrolar por umas 5 voltas bem firme?

O fio terra, pode ser ligado o mesmo no chuveiro, junto ao microndas e geladeira e outros aparelhos que solicitam esse tipo de isolação?

Se alguem tiver algum link que me ajude, ficarei grato!

Sei que isso deve ser feito por um profissional credenciado... Mas, as vezes nós mesmo fazendo fica melhor que outros... E as ferramentas necessarias eu tenho, como por exemplo multimetro, aperimetro etc..

Valeu pessoal!

Abrçs!

Redelease https://www.redelease.com.br/
YanKleber
||||||||||||||||
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP

Re: Duvidas para estalação eletrica residencial...

Mensagem por YanKleber »

Lukas,

Eu mesmo estou fazendo a instalação aqui de casa, e apesar de não ser muito grande, eu optei por colocar bastante tomadas. Por esse motivo eu dividi as tomadas por circuito, pois eu coloquei entre 10-15 por cômodo. Então, eu tenho um circuito de tomadas separado para cada cômodo indo até a caixa de disjuntores, e um disjuntor para cada circuito. No seu caso, você pode colocar um disjuntor só para todas as tomadas sim, EXCETO:

- chuveiro
- microondas
- máquina de lavar

No caso dos elementos acima, cada qual deve ter seu circuito independente (o fio indo desde a caixa de disjuntores até a tomada deles), e um disjuntor específico para cada um.

Também coloque um disjuntor para as lâmpadas.

Nas instalações 110V (na verdade 127V), sim, você usa disjuntor monopolar e interrompe apenas a fase. Se o seu chuveiro for 220V, aí deve usar um disjuntor bipolar ou dois monopolares unidos mecanicamente. Cada polo do disjuntor bipolar interromperá uma das fases.

Eu emendei todos os fios enrolando e apertando bem e depois isolando com fita. Tem gente que gosta de soldar, mas eu não tive saco de fazer isso.

O fio terra obrigatoriamente deve ser unificado, ou seja, todos os terras ligados a um único fio que vai para a barra de aterramento. Aqui em casa, até o momento não tenho aterramento em lugar nenhum e nunca tive problemas com isso. Aliás, em NENHUMA as casas e apartamentos que morei até hoje tinha aterramento. Acho que as pessoas fazem muito alarde em torno disso, e realmente o único inconveniente real do não-aterramento é o risco de choque por carga residual, muito comum de acontecer quando você toca algum equipamento de alto consumo (computador, geladeira, máquina de lavar, etc) descalço e toma aquele choquinho chato.

Mas não dá para matar. Só para você ter uma idéia de que não é mesmo perigoso, vou contar uma estória. Eu morava num apartamento em Niterói, e um dia fui tomar banho. Entrei debaixo do chuveiro e abri a torneira. Tomei meu banho e na hora que fui fechar e toquei a torneira tomei um choque desagradável. Achei estranho mas não dei muita importância. No outro dia aconteceu a mesma coisa, aí já fiquei bolado. Peguei o multímetro, e medi a diferença de potencial encostando uma ponta na torneira e outra na janela de alumínio e deu uns 90V. Desliguei todos os disjuntores e a coisa continuava lá. Fui descobrir que era o vizinho do lado que estava com o banheiro em obra, e o #*@$&@#*$& do pedreiro deixou um fio desencapado encostando na massa, que, como estava úmida, eletrificava o meu lado.

Seja como for, o aterramento sempre é bom, e podendo fazer mal não será. Eu pretendo colocar aqui e até já passei a fiação do terra em tudo (menos nos circuitos de iluminação), e em em um segundo momento mais para a frente colocarei uma barra de aterramento extra e ligarei os fios. Por enquanto vai ficar sem. Quer dizer, sem não, porque tem a barra no padrão.

Meus 2%.

:up:
Pata de elefante nele!!!

SergioN
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sergio Nakasone
Data de Nascimento: 27 Jan 1965
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Servidor Publico
Localidade: Mogi das Cruzes

Mensagem por SergioN »

Lukas,

Uma coisa importante é ter o circuito dos chuveiros totalmente independentes. Também acho conveniente separar cada conjunto de disjuntores por cômodo, por iluminação e por tomadas. Assim, quando for realizar uma manutenção, não será necessário deixar a casa toda sem energia como acontecia antigamente. Outra coisa que considero muito importante é utilizar o dispositivo DR que é uma proteção que corta a alimentação no caso de alguém levar um choque.

Abraços

Vespasiano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 13 Ago 1963
Profissão ou ocupação: Telecomunicações
Localidade: Agora em Peruíbe

Mensagem por Vespasiano »

YanKleber escreveu: pois eu coloquei entre 10-15 por cômodo.
:shock:

Caro Lukas, agora é sério, aqui em casa as redes são divididas por cômodos, quartos, sala, cozinha e banheiros, além das tomadas específicas como disse o Yan, e caso tenha ar condicionado, disjuntores individuais para cada um (em geral são 220V).
A emenda dos fios também pode ser feita por conectores específicos, um deles é um parafuso e porca sextavado, existem diversos tamanhos e são baratinhos, juntam-se os fios passando por dentro do parafuso que tem um rasgo no meio, e aperta a porca, isolando posteriomente. O aterramento também é simples, basta utilizar aqueles varões de cobre fincados no meio do quintal, interligado em um fio, formando assim a rede de aterramento.

0,5%, será?

Abraço,
Vespa

Lukas
Ativo

Mensagem por Lukas »

Amigo Yan, em breve vou precisar muito da sua ajuda, pode ser???

Bem lembrado amigo Sergio, nao me esquecerei do dispositivo DR...

Amigo Vespa, conheço esses conectores, mas não sabia que usava-se dentro da casa, vou pesquisar melhor sobre o assunto...

Vcs estão me ajudando muito, muito obrigado!
Vou continuar estudando um pouco, aprender um pouco mais sobre a norma ABNT...

Abraços

Vespasiano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 13 Ago 1963
Profissão ou ocupação: Telecomunicações
Localidade: Agora em Peruíbe

Mensagem por Vespasiano »

Lukas escreveu:Amigo Vespa, conheço esses conectores, mas não sabia que usava-se dentro da casa
Lukas, só um detalhe, evite emendas com conectores dentro dos conduites. Você também pode soldar como disse o Yan.

Abraço,
Vespa

oficinatrilha
iniciado
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Gilcemar
Data de Nascimento: 25 Set 1955
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Eletricista
Localidade: Santo Andre

Mensagem por oficinatrilha »

Amigo , o que posso fazer é passar umas poucas recomendações a respeito dos erros mais comuns (sem querer ofender ).
A) Não misture fio neutro com fio terra ( a origem é a mesma ,mas, as funções são diferentes ).
B) O disjuntor deve proteger a fiação, (verifique na tabela de cabos a capacidade de corrente ( amperes) do fio mais fino que que estiver sendo usado no circuito ,o disjuntor não deve ficar acima da capacidade deste fio).
C) Não coloque disjuntor no Neutro nem no Terra. (faça boas conecções )
D) Procure usar as cores padrão da ABNT (azul para neutro e verde ou verde/amarelo para aterramento ) .Evitará problemas futuros .

YanKleber
||||||||||||||||
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo

Mensagem por YanKleber »

Lukas, estamos aí para ajudar se precisar!!!

:up:
Pata de elefante nele!!!

Brazjuca
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Braz de Souza Junior
Data de Nascimento: 03 Out 1969
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: portuario
Localidade: Guarapari ES
Estado: ES
Contato:

Mensagem por Brazjuca »

Amigo, este site tem umas boas dicas e só baixar.

Da para esclarecer varias duvidas,
Mais amigo se você estiver em duvida mesmo com o conselho do amigos aqui, não exite em chamar um bom Professional, pois muitas vezes a economia não vale a pena. :[-X:
Imagem
BRAZJUCA
http://brazutilidades.blogspot.com/
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. (Fernando Pessoa)

Lukas
Ativo

Mensagem por Lukas »

Mto obrigado pelas dicas pessoal, pretendo fazer essa instalacao janeiro do ano que vem, mas ja estou estudando bastante sobre o assunto, logo colocarei o desenho do projeto para ver o que os amigos acham,,, qualquer dica, por mais conhecida que seja sempre eh bem vinda...
Abcs

Responder

Voltar para “Eletrônica, Eletricidade, Áudio, Vídeo, Fotografia, Informática, CNC, e Assuntos Relacionados..”