Hoje fui buscar um presente que ganhei: as ferramentas foram do pai de um amigo meu que era marceneiro. O problema é que as ferramentas estavam guardadas em duas caixas de madeira há mais de 10 anos e havia muita coisa enferrujada. Eram 3 caixas, mas uma delas se perdeu no tempo... Durante uma reforma na casa os pedreiros levaram muita coisa.

Terei muito trabalho para deixá-las em condições de uso, mas acho que valera a pena. Aí vão as fotos:
1 - Formões: são 25 peças. Tem formão de todos os tamanhos. Alguns necessitam de um trato, outros precisam ser encabados, mas de um modo geral eles estão em bom estado de conservação.
2 - Furadeiras: são duas furadeiras, 2 arcos de pua e diversas puas. Uma furadeira e um arco de pua estão bons. A outra furadeira está regular, mas o outro arco de pua está totalmente enferrujado. Há puas em bom estado e outras totalmente enferrujadas.
3 - Instrumentos de Medida e Marcação: são graminhos, esquadro, sutas, paquímetro, metro e um fio prumo. Tudo bem conservado, a menos de uma suta.
4 - Martelos: 4 martelos e 1 malho. Tudo em ótimo estado.
5 - Morsa de Meia Esquadria: Toda feita de madeira, datada de dez/1951
6 - Plainas: diversas plainas e raspadeiras. Algumas estão em perfeito estado; outras estão quebradas e tem muita coisa enferrujada.
7 - Serrotes: são diversos serrotes de vários tipos e tamanhos. De um modo geral estão bons
8 - Tupia: tupia laminadora Makita 3700, faltado os acessórios, mas funcionando
9 - Jig de fazer Cavilhas: em perfeito estado de conservação. Só dar uma limpadinha.
10 - Suta: nunca havia visto uma suta tão estilosa quanto essa....
11 - Metro:... nem um metro como esse
12 - Desconhecida: não sei o nome, como usa e para que serve essas 2 peças
Além dessas que eu tirei foto havia nas caixas:
- umas 25 peças entre limas e grosas
- diversas brocas de aço rápido e de concreto, a maioria enferrujada
- 4 grampos (1 pequeno, 2 médios e 1 daqueles de barra)
Vou dar um trato em tudo.
Qual a melhor forma de tirar a ferrugem das brocas e ferros das plainas?