Malho interessante!!!

Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
Responder
XISLAIR
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
Data de Nascimento: 24 Jul 1978
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Brasília
Estado: DF
País: BR
Contato:

Malho interessante!!!

Mensagem por XISLAIR »

Amigos, este malho do primeiro vídeo me chamou a atenção por ser preenchido com o que creio ser "areia" não entendi direito a finalidade da areia, seria para amortecer durante as batidas ou seria apenas para acrescentar mais peso? /think No segundo vídeo é acrescentado "esferas" /think não entendi a finalidade? /think

PS: Está tudo explicado em inglês, mas... meu "tradutor pensante" me deixou mais perdido que cupim em metalurgia!!! :Brv:

Abraços,
Xislair!!!

"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca \_/ )

Brasília - Distrito Federal

Redelease https://www.redelease.com.br/
alemaocande
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Regis
Data de Nascimento: 20 Dez 1980
Profissão ou ocupação: Correios
Localidade: Candelaria
Estado: RS
País: Br

Re: Malho interessante!!!

Mensagem por alemaocande »

pelo que entendi..... e deduzo eu.... isto serve só para dar mais peso ao malho, fortificando a "batida"

té+

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP
Estado: SP

Mensagem por Fabioreis »

Xislair,

No primeiro vídeo o Steve Ramsey utilizou areia, cuja finalidade é aumentar o peso do malho. Mas note que ele não gostou do resultado e comenta que no malho anterior ele utilizou chumbada (chumbo de pesca) e que o resultado foi melhor.

No segundo vídeo o Brian Grella utiliza munição de espingarda de pressão.

Se você resolver fazer o malho e quiser colocar o peso extra, vá de chumbada que é beeem mais barata do que esse munição importada.

No meu caso eu não coloquei chumbada. Preferi utilizar uma madeira bem densa (Garapeira) e gostei do resultado.
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

paulosena
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Senna
Data de Nascimento: 15 Mar 1914
Hobby: Pescaria
Profissão ou ocupação: Pescador
Localidade: medford
Estado: MA
País: US

Mensagem por paulosena »

eu tenho malho desse estilo industrializado , e o q percebo é q com material dentro alem da firmeza na batida (entendo q esta nao é a finalidade principal) ele da duas batidas evitando a batida seca e a volta da madeira , esse tipo de malho é mais usado pra bater em encaixes de madeira tipo box joint ou dove tail e nesses casos qnd bate com um mallet comum as madeiras prensam mas podem voltar um pouco e com esse tipo de mallet qnd vc bate ele da a primeira pancada e logo em seguida o material interno da uma segunda batida evitando q a madeira volte um pouco, ps: eu acho esse cara do video muito porcao e muitas vezes sem noçao do q esta fazendo , no video onde ele poe areia ele enche ate a tampa e ele nunca poderia encher mais q a metade , ele tem q funcionar como uma especie de chocalho
Se quiser ir rápido vá sozinho mas se quiser ir longe va acompanhado

JOFA65
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Joao Almeida
Data de Nascimento: 10 Jun 1974
Hobby: Mecanica
Profissão ou ocupação: Mecanico
Localidade: CURITIBA
Estado: PR

Mensagem por JOFA65 »

O que me impressiona sempre vendo estes videos destes americanos são as ferramentas! é muito barato la, o cara tem uma oficina desta em casa, as vezes é so pra hobby!

Xislair valeu pelos videos, este é uma coisa que quero ainda fazer um, estes são simples pra construir.

abraços
João do Caminhão
--------------------------------------------------------------------
"Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez"
Chico Xavier

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
Contato:

Mensagem por PC64 »

JOFA65 escreveu:O que me impressiona sempre vendo estes videos destes americanos são as ferramentas! é muito barato la, o cara tem uma oficina desta em casa, as vezes é so pra hobby!
Concordo com você. A oficina desses caras é um sonho!

Infelizmente por aqui nāo temos acesso a essas ferramentas. As vezes nāo é nem uma questāo de preço. Essas coisas simplesmente nāo existem por aqui. Alguém já viu um t-track pra vender? E um featherboard ou um blast gate?

Eu já procurei t-track em catálogos de tudo quanto é empresa. Eles tem perfil de tudo quanto é jeito, menos t-track. Tentei mandar fresar um mas o preço do serviço ficava mais caro que eu comprar na Rockler e pagar frete+imposto.

O motivo pelo qual essas coisas nāo exitem por aqui é que o brasileiro nāo é adepto à bricolagem e ao DIY. Por aqui a māo-de-obra ainda é barata e certos trabalhos sāo mal vistos pelas pessoas. Se você for pego pintando a grade da sua casa as pessoas olham com assombro. A falta de um mercado consumidor cativo, aliada a "profissionais" de péssima qualidade e impostos absurdos (ferramenta é bem de produçāo, nāo de consumo) faz com que ninguém se interesse em trazer essas coisas para cá.

Isso está mudando, mas muito devagar.

Bem, deixando as ferramentas de lado e voltando ao malho, gostei dos vídeos. Mastram uma maneira simples de se fazer uma ferramenta básica que nāo pode faltar nas nossas oficinas. E nada como o malho feito por nós mesmos...
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

XISLAIR
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
Data de Nascimento: 24 Jul 1978
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Brasília
Estado: DF
Contato:

Mensagem por XISLAIR »

Fabioreis escreveu:Xislair,
No primeiro vídeo o Steve Ramsey utilizou areia, cuja finalidade é aumentar o peso do malho. Mas note que ele não gostou do resultado e comenta que no malho anterior ele utilizou chumbada (chumbo de pesca) e que o resultado foi melhor.
No segundo vídeo o Brian Grella utiliza munição de espingarda de pressão.
Se você resolver fazer o malho e quiser colocar o peso extra, vá de chumbada que é beeem mais barata do que esse munição importada.
No meu caso eu não coloquei chumbada. Preferi utilizar uma madeira bem densa (Garapeira) e gostei do resultado.
Fabio, obrigado pelo esclarecimento de minhas duvidas, se funciona a contento, só fazendo um para ver a diferença entre um maciço e um com preenchimento!!! Tb iria usar chumbada, com certeza fica bem mais barato!!
paulosena escreveu: ... (entendo q esta nao é a finalidade principal) ele da duas batidas evitando a batida seca e a volta da madeira , esse tipo de malho é mais usado pra bater em encaixes de madeira tipo box joint ou dove tail e nesses casos qnd bate com um mallet comum as madeiras prensam mas podem voltar um pouco e com esse tipo de mallet qnd vc bate ele da a primeira pancada e logo em seguida o material interno da uma segunda batida evitando q a madeira volte um pouco...
Paulo, isso torna as coisas um pouco mais interessante, com certeza vale a pena fazer um desses para constatar isso na pratica, é um malho fácil de fazer, e será uma bela peça no quadro de ferramentas!!! Em principio imaginei logo em fazer de madeira maciça, mas com esses esclarecimentos acho que vale a pena fazer dois um maciço e um com preenchimento!!!

Abraços,
Xislair!!!

"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca \_/ )

Brasília - Distrito Federal

paulosena
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Senna
Data de Nascimento: 15 Mar 1914
Hobby: Pescaria
Profissão ou ocupação: Pescador
Localidade: medford
Estado: MA
País: US

Mensagem por paulosena »

Mas nao. Encha muito pra nao sacrificar o resultado
Se quiser ir rápido vá sozinho mas se quiser ir longe va acompanhado

marcosleitao
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
Contato:

Mensagem por marcosleitao »

Este tipo de maço preenchido, é para evitar o retorno na batida. Tenho um da Vonder, de plástico emborrachado.

Só que na prática... não faz diferença nenhuma...
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Responder

Voltar para “Máquinas e Ferramentas Homemade”