Eu uso esse sistema e me atende muito bem há anos.
Segue abaixo o link para o MESMO tutorial que usei para fazer a conversão do mesmo.
É muito fácil, barato e não leva nem meia hora. Não é preciso desmontar nada.

Braz, por favor NÃO faça isso... aerógrafo barato é sinônimo de frustração garantida. Outro detalhe, esse sistema não funciona com aerógrafos que trabalham com sucção, mas apenas com os que trabalham por gravidade. É fácil identificar um ou outro. Os que têm alimentação por sucção, o copo de tinta fica embaixo do corpo do aerógrafo. Já os por gravidade, o copo fica em cima:Brazjuca escreveu:rapais tenho um aqui de sobra vou procura um aerógrafo mais barato para fazer uns teste, valeu.
YanKleber escreveu:Braz, por favor NÃO faça isso... aerógrafo barato é sinônimo de frustração garantida. Outro detalhe, esse sistema não funciona com aerógrafos que trabalham com sucção, mas apenas com os que trabalham por gravidade. É fácil identificar um ou outro. Os que têm alimentação por sucção, o copo de tinta fica embaixo do corpo do aerógrafo. Já os por gravidade, o copo fica em cima:Brazjuca escreveu:rapais tenho um aqui de sobra vou procura um aerógrafo mais barato para fazer uns teste, valeu.
Aerografia é uma coisa meio complicada para quem nunca mexeu antes, pois tem muitos detalhes para dar errado, a começar pela diluição da tinta que é algo beeeeeeeeem chato. Não é toda tinta que se pode utilizar, cada qual tem seu diluente próprio e o ponto de diluição é crucial pois se você diluir demais não vai dar cobertura e vai escorrer. Se diluir de menos vai entupir o bico do aerógrafo e daí tem que desmontar tudo para limpar.
Até quem já tem experiência apanha um pouco, portanto usar um aerógrafo vagabundo maximiza os problemas exponencialmente.
Uma dica é colocar água pura no aerógrafo para testar se o mesmo está funcionando bem e fazendo o spray com qualidade, continuidade, etc. Eu costumo fazer isso mesmo com o meu que é de uma boa marca, especialmente quando fico algum tempo sem utilizá-lo para ter certeza de que não está entupido ou se nenhuma peça interna agarrou.
Esses xing-ling que têm no mercado são uma josta total e completa. Nem deveriam ser chamados de aerógrafos. Se você pretende mexer com aerografia, faça a coisa certa e compre um aerógrafo decente. Adquira um de marca confiável, de preferência com acionado de dupla-ação e alimentação por gravidade. Dos nacionais você pode comprar o Lince AL-3 ou o Gatti AG-3. Tive dois do primeiro e atualmente tenho o segundo. Dos importados eu indicaria os das marcas Tamiya ou Iwata. Um aerógrafo decente não vai custar menos do que R$ 150 se for usado, e na faixa de R$ 250 se for novo.
Mano to fazendo a reserva de Reais para me aventurar nesta areá.YanKleber escreveu:Braz, veja esses anúncios no ML:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ce-al3-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... i-thor-_JM
O primeiro é de um Lince AL-3 e o segundo de um Gatti Thor 3 (me parece ser bem parecido com o AG-3).
O Lince foi o primeiro aerógrafo que eu tive. Na verdade eu tive DOIS dele. Um eu comprei zero bala e outro eu comprei usado de um colega. A intenção quando eu adquiri o usado era que minha mulher se aventurasse na aerografia pois ela é artista plástica, mas como ela não demonstrou muito interesse na época eu acabei o vendendo e ficando só com o que eu já tinha.
Tempos depois, um outro colega ficou me buzinando tanto na cabeça que eu tinha que partir para um "aerógrafo melhor" (e na opinião dele o tal aerógrafo melhor seria um Gatti), que acabei vendendo o Lince e comprando o Gatti AG-3. Sinceridade? Não vi grande diferença, e se tivesse ficado com meu Lince estaria bem servido até hoje.
Sobre os modelos dos anúncio acima, a única vantagem que o Gatti tem sobre o Lince é que o copinho dele é destacável, permitindo que você use copos de tamanho diferentes e alterar a posição do copo dependendo da inclinação que você estiver usando o aerógrafo. Mas isso também tem uma desvantagem, pois como o copo é apenas encaixado no lugar, se você não apertar direito ele pode afrouxar e cair no meio do trabalho fazendo uma lambança danada. Além do mais você viu a diferença de preço?
Eu compraria o Lince AL-3 que é um modelo muito bom, tanto para iniciantes como para profissionais, é 100% nacional, tem peças de reposição à vontade, a construção é super-simples (fácil de desmontar, limpar e remontar) e custa barato.
Com amigos como vocês tudo fica mais fácil, pois não gastamos dinheiro atoa e aprendemos mais rápido.Marcos escreveu:Brazjuca, neste mundo aerografia também tenho alguma experiência e além de tudo que já foi muito bem explicado, chamo sua atenção para um nome: Paasche.
Esta é a marca que mais gosto e infelizmente, são caros pra kct... mas vale cada centavo. Dura anooooooos e anos. Para você ter uma idéia, na embalagem está escrito que a garantia é "por toda vida".
Depois de usar é imprescindível que o equipamento seja muito bem limpo e aí tem mais um ponto chato. Na maioria das vezes só colocar solvente e borrifar algumas vezes limpa, outras não e aí que mora a encrenca. A tinta residual gruda e você se lasca para limpar. Portanto, guardo os meus desmontados (retiro a agulha e o bico) dentro de um um vidro com solvente.
Bem, por enquanto é isto. Mais para frente novos bate papo serão necessários e acho que você vai ficar muito satisfeito com a brincadeira..
Att.,
Marcos Amaral
Marcos escreveu:Brazjuca, neste mundo aerografia também tenho alguma experiência e além de tudo que já foi muito bem explicado, chamo sua atenção para um nome: Paasche.
Esta é a marca que mais gosto e infelizmente, são caros pra kct... mas vale cada centavo. Dura anooooooos e anos. Para você ter uma idéia, na embalagem está escrito que a garantia é "por toda vida".
Depois de usar é imprescindível que o equipamento seja muito bem limpo e aí tem mais um ponto chato. Na maioria das vezes só colocar solvente e borrifar algumas vezes limpa, outras não e aí que mora a encrenca. A tinta residual gruda e você se lasca para limpar. Portanto, guardo os meus desmontados (retiro a agulha e o bico) dentro de um um vidro com solvente.
Bem, por enquanto é isto. Mais para frente novos bate papo serão necessários e acho que você vai ficar muito satisfeito com a brincadeira..
Att.,
Marcos Amaral
Andre, eu acredito que desde uns 5 anos para cá, o Iwata se tornou a marca da moda em termos de aerógrafo. Antigamente só se falava em Paasche e Badger. O Iwata entrou na briga.andreguerra escreveu:Os feras da aerografia dos eua que vc costuma ver nos seriados do Discovery, ele usam o IWATA.
Adenilson, realmente é uma faca de dois gumes e existe esse lado da moeda que você mostrou, mas... eu sempre gosto de pensar que quando eu entro em uma determinada atividade nova, eu estou muito mais propenso a gostar do que não gostar!Adenilson escreveu:a questão quase sempre é...
um iniciante com uma ferramenta ruim junta-se duas coisas a inexperiencia e a qualidade da ferramenta...
por outro lado, vale a pena investir uma grana nisso para "saber" se vai gostar???
é uma faca de dois gumes né...