duvidas Serra meia esquadria

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
pesoberba
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Gustavo Wagner Santo
Data de Nascimento: 10 Jan 1983
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Tecnico Eletronico
Localidade: Santa Luzia
Estado: MG
País: BR

duvidas Serra meia esquadria

Mensagem por pesoberba »

Pessoal, estou realizando pesquisas de serra de meia esquadria e fiquei com uma divida sobre as 2 enheill da linha vermelha. Se alguem ja tiver visto as duas juntas podeira tirar as duvidas?

dados técnicos

Motor de corrente alternada 127V ~ 60Hz
Potência 1500 Watt (S1)
Rotações em vazio 4800 min
Disco de serra: ø 250 x ø 30 x 3 mm
Número de dentes 48
Ângulo de rotação -52° / 0°/ +60°
Corte em meia-esquadria 0° a 45° para a esquerda
Largura de corte a 90° 430 x 75 mm
Largura de corte a 45° 300 x 75 mm
Largura de corte a 2 x 45°
(Corte duplo em meia esquadria) 300 x 40 mm

Potência nominal: 1.800W
Velocidade em vazio 2.500 min
Disco de serra: Ø250 mm x Ø30 mm x 2,2 mm
Número de dentes do disco de serra: 48
Giro da mesa: de -52° a +60°
Meia-esquadria: 0° a 45° (para a esquerda)
Largura do corte a90°:
Madeira: 305 mm x 75 mm
Metal: 105 mm x 75 mm
Largura do corte a45°:
Madeira: 210 mm x 75 mm
Metal: 70 mm x 75 mm
Largura do corte a2x 45°:
Madeira: 210 mm x 40 mm
Metal: 70 mm x 40 mm

bom apos identificar quais são as pessoas que quero tirar duvidas vamo seguindo com elas:

1- com relação as qualidade e rubustes das duas qual é mais "forte", "robusta"?
2- apesar de parecerem muito, pude ver nas informções do manual (são as mesmas que estão acima) que apesar de menor potencia a RT-SM 430 U tem um corte digamos mais largo, esta informação é verdadeveira ou é um erro do manual?
3- e a diferença de rpm entre uma e outra tb é muito grande, neste caso qual é a rpm normal para este tipo de maquina?
4-Agora a duvida que mais martelou minha cabeça e me fez fazer uma grande pesquisa que no final das contas so achei videos e o que vem no manual para comprovar, a RT XM 305 corta metal, e quando falo metal não é aluminio é um tal de steal, tirando brincadeira mas é a primeira vez que vejo um fabricande informar que a sua serra de meia esquadria pode cortar aço, para quem não acredita ou diconhese esta informação esta no ().

os videos são estes:
este mostra so no final e o loucutor fala novamente steal

este é bem curto mas mostra novamente.

gostaria de deixar claro que sei da possibilidade de corte de aço com serras, na empresa onde trabalho, corta-se tarugos com bitola de 120mm com serra, mas ate o presente momento não tinha visto serra de meia esquadrilha com "autorização" do fabricante para fazer. alguem ai sabe o preço dos discos multi uso para estas maquinas?

para finalizar
5- quais outras maquinas deste seguimento tem o mesmo custo beneficio? quais voce recomendão.

obrigado pessoal

Redelease https://www.redelease.com.br/
Lauro
Membro Mebista
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo
Estado: SP

Re: duvidas Serra meia esquadria

Mensagem por Lauro »

Rapaz, novidade para mim :shock: . Também vou aguardar as opiniões. Nunca tinha visto isso. Abraços!
Lauro.

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

Para mim também é novidade. Nunca havia visto. O único metal que eu já vi cortar é perfil de alumínio. Essa daí diz que corta também perfis ocos de metal. O engraçado é que o manual nāo faz mençāo ao tipo de disco que deve ser usado para cortar ferro. Diz apenas para utilizar "discos apropriados para a máquina" mas nāo diz quais sāo. Faz uma restriçāo a discos diamantados (nāo li o manual inteiro)!

Quanto à rotaçāo do motor creio que ela seja menor para possibilitar o corte de metais. Uma serra para madeira tem rotaçāo em torno de 5.000 rpm, tanto as de bancada quanto as manuais.

Vamos ver se alguém tem mais alguma informaçāo...
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

Como também não sabia disso (agora somos 4), estou supondo que trata-se de produto novo no mercado.

Analisando-se a partir das fotos dos links postados pelo Pesoberba, a máquina já vem com o disco apropriado para cortar plástico, madeira e tubos de metal ocos.

Acredito que esses discos já estejam disponíveis no mercado.... será que vou ter que dar um pulinho na Dutra ? :fio:
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

chatara
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
Data de Nascimento: 26 Abr 1948
Profissão ou ocupação: comerciante
Localidade: São Paulo-Capital

Mensagem por chatara »

somos 5, que maravilha,vou esperar o Fabio sapear na Dutra!!!

abss
Chatara

São paulo-Capital

o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.

paulosena
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Senna
Data de Nascimento: 15 Mar 1914
Hobby: Pescaria
Profissão ou ocupação: Pescador
Localidade: medford
Estado: MA
País: US

Mensagem por paulosena »

pra comeco de prosa eu nao acredito em nada que possua 1001 utilidades. todo produto que se diz fazer de tudo realmente o faz porem sem perfeicao em nenhuma ,da mesma forma sao os profissionais que acham que tem super poderes,
quanto a essa maquina ,ela e igualzinha a outras da mesma marca porem com algum reforco nas articulacoes pra risistir aos impactos e maior pressao em casos de metais.
quant as laminas ,ja existe no mercado exterior laminas pra corte em metais nao ferrosos e tambem ferrosos de no maximo 1/4 de espessura e estas laminas sao desenvolvidas pra metal e que tambem pode cortar outros materias porem com pessima qualidade no acabamento
Se quiser ir rápido vá sozinho mas se quiser ir longe va acompanhado

pesoberba
Ativo

Mensagem por pesoberba »

chatara escreveu:somos 5, que maravilha,vou esperar o Fabio sapear na Dutra!!!

abss
são 5 que descobriram esta curiosidade e comigo agora ja são 2 que vão esperar o Fabio voltar da dutra com as noticias.

obrigado Fabio.

pesoberba
Ativo

Mensagem por pesoberba »

paulosena escreveu:pra comeco de prosa eu nao acredito em nada que possua 1001 utilidades.
Concordo com voce plenamente Paulo Sena, mas pelo que sei e acredito não estar muito errado, des de que voce respeite a velocidade de rotação do disco (não ultrapassando a rpm pois o disto pode chegar ate a estourar), o disco adequaddo para o material e a maquina tenha torque para manter o disco rodando em contato com o mesmo, a maquina em si simplismente é transformar energia eletrica em trabalho, no caso rodar o disco, logico que temos aqui outras funções que são agregadas, como segurança e precisão. no caso desta, maquina o disco é especial e sendo assim ele tem uma "afiação", que se levarmos em consideração os materias com os quais ela vai trabalhar, é voltado para o aço que acredito ser o mais digamos "Duro" logo o disco tente a "puxar" a afiação par este lado.

ou seja esta maquina realmente não tem nada de especial a não ser o disco multifunção. Mas não podemos deixar de pensar que é uma mão na roda trabalhar com aço utilizando uma maquina com a precisão que uma sera de esquadrilha fornece, muito melhor que utilizar lixadeirinha e esquadro, ou ate mesmo serra policorte.

Fato este que me espantou ao olhar o manual da RT XM 305, justamente por esta função. e mais o fabricante deixar claro que ela pode sim fazer isto.

mas é igual ao que voce falou e concordo com voce, "se faz tudo, não faz nenhum muito bem", mas como neste caso pelo menos na minha opnião o diferencial é o disco e não a maquina sendo assim para ter proveito sem maiores problemas o correto é ter um disco para cada material. aluminio, madeira, mdf e agora aço.

uma coisa que achei, muito estranho mas depois de pensar cheguei na formulação da resposta é a respeito da rpm utilizada em diferentes situações para o corte do aço, por exemplo em uma lixadeira a rotação é quase 3x maior que a desta maquina, mas pensando e acredito ser devido ao fato do corte realizado com a lixadeira ser muito diferente, se é que podemos falar que esta cortando, pois na verdade ocorre uma abrasão do material, pois ele esta sendo na verdade lixado em uma superficie muito pequena então quanto mais alta a rotação melhor é o resultado, pois o material esquenta e facilita o trabalho, ja no caso do disco de serra o corte é realmente um corte, como na usinagem onde a cada passado dos dentes da serra solta um cavado de material ate que chegue ao final. e neste caso mais rotação não resolve o problema pois ai voce teria aquecimento o que pode acabar gerando necessidade de resfriamento ou pior na falta do resfriamento uma tempera do material.

bom acho quee estou certo nestes pensamentos, se não tiver, ja tem um monte de assunto par os amigos mais versados nestas ideias ajudarem com as duvidas, fiquem a vontade para corrigir. e vamos esperar O fabio ou alguem que consiga ver a maquina de perto ou os discos para aço.

obrigado a todos.

paulosena
Ativo

Mensagem por paulosena »

mais ou menos por ai , porem uma maquina pra madeira roda acima de 4500 rpm algumas chegando a 5800 , esta porem roda a pouco mais de 2000 entao mesmo usando um disco apropriado pra madeira o acabamento deixa a desejar pq mesmo q seja um disco com um zilhao de dentes seria menos passadas em cada ponto , imagine 80 dentes a 4500 giros e os mesmos 80 dentes a 2500

pesoberba
Ativo

Mensagem por pesoberba »

paulosena escreveu: esta porem roda a pouco mais de 2000
pois é paulo, esta tambem era uma das minhas duvidas com relação a esta maquina, achei muito lenta a rpm e realmente se for para privilegiar o corte do aço com baixa rotação sem refrigeração, com todaa certeza o corte de materiais que necessitam de rotação maior saira prejudicado, principalmente se levarmos em conta que não existe controle do avanço, ja que ele é manual. digo isto pois para melhorar o corte aqui na empresa alteramos a velocidade de avanço ou a rpm da maquina, pois por ser uma maquina de grande porte para corte de tarugos de aço, ela possui varios parametros para controle. Diferente do nosso caso que é olhometro e alavança de braço.

mas de qualquer forma vamos esperar pra ver se não existe um possivel erro nesta descrição da maquina.

aproveito para te perguntar , ai na terra do tio Sam tem alguma coisa parecido voce ja viu alguma serra de esquedria fazendo isto ou sabe de algum modelo que pode ilustrar estas duvidas?

pesoberba
Ativo

Mensagem por pesoberba »

mais informações sobre a maquina vindos direto do site da alemanhã, folder e realmente e rpm dela é de 2500.

segue o link

https://assets.einhell.com/im/imf/none/900_200891/

há para quem tiver interese no site tb tem as outras ferramentas e é possivel baixar a vista explodiada da mesma, uma coisinha que me deixou satisfeito é que a einhell brasil esta trasendo maquinas da linha proficional mesmo, estas qeu estamos discutindo são vendidas lá ainda.

pesoberba
Ativo

Mensagem por pesoberba »

pessoal mais informações:

este link é um informativo da bosch sobre discos para corte de metais:

http://www.brcbosch.com.br/noticias/20- ... etal-bosch

ja este é sobre um fabricante de discos tambem para corte de metais:

http://www.cavokserras.com/#!produtos/ceb2

é isto, agora é acharmos para ver o preço destas belezuras.

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Gustavo,

Sou obrigado a concordar com o Paulo Sena: ser faz tudo, não faz nada direito!

Para cortar metal e madeira ela deveria ter 2 velocidades, uma de 2.500 rpm para metais e outra de 5.000 para madeira. Continuo achando que tubos e perfis de ferro devem ser cortados com uma policorte ou com uma .

Acho que é a mesma questão de usar serra-mármore para cortar madeira... Tem disco para isso, mas não vai dar um acabamento perfeito....
Abs,
Paulo Celso

pesoberba
Ativo

Mensagem por pesoberba »

PC64 escreveu:Gustavo,

Sou obrigado a concordar com o Paulo Sena: ser faz tudo, não faz nada direito!
sim eu tb concordo com voces, mas que é uma achado e uma maravilha, voce ter um disco para corte de metal em uma serra de meia esquadria, ninguem pode negar. facilita muito o trabalho dos cortes em angulo. Pelo que li nos links acima postados, o corte multimaterias é simplismente uma propaganda, o fabricante informa sobre a possibilidade de corte de outros materias, mas deixa claro que este fato é somente por causa do tipo de afiação q proporciona isto, mas informa tb que pode diminuir o tempo de vida util.

como falei agora temos qeu ter um disco para madeira, outro para mdf, outro par aluminio, e agora outro para metal. com isto voce especializa o uso dos discos.

no link da bosch sobre os discos apra metal, informa que os discos são para qualquer maquina e equipamento, entao não é a maquina da einhell que faz magica e sim o disco. resta achar estes discos no mercado nacional e fazermos testes.

oobrigado

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Penso que a questão de ser uma máquina que corta ferro e madeira não pode trazer a conclusão de que não faz nenhum dos dois bem. Talvez o acabamento não seja perfeito como nas máquinas próprias, mas mesmo assim, sem ver ao vivo e trabalhando, não dá para afirmar isso. Acredito ser uma máquina boa para hobbistas com pouco espaço para ter as duas máquinas. Gostei da novidade. Abraços!
Lauro.

paulosena
Ativo

Mensagem por paulosena »

Lauro . Bem sabemos q existe uma infinidade de laminas com diferentes quantidades de dentes e com dentes com uma inclinacao especifica pra cada material . Cabemos tambem q pra conseguir qualidade em cortes em madeira precisamos inevitavelmente da combinacao velocidade e numeros de dentes e em alguns materiais como laminados alem da velocidade . Numero de dentes ainda é fundamental a inclinacao dos dentes portanto eu duvido q esta empresa tnha conseguido conciliar tudo isso .algumas maquinas se consegue conciluar mais de uma funcao .porem nao acredito nesse milagre em todas elas . Outto dia vi um carro de uma empresa aqui em bosto e no letreiro dizia q ele fazia . Pintura .carpintaria. lanternagem .pintura de autos .servico de advogacia . Tranporte de passageiros ao aeroporto dentre uma infinidade de outras coisas . Tirei foto e se eu encontra.la postarei aqui . Agora imagine a qualidade q deve ser o servico desse cara

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

:loll: :loll: Paulo, por favor, ache a foto. Essa eu gostaria de ver :Hk: :Hk: . Mas você está corretíssimo na sua afirmação. Lógico que a qualidade de corte depende de todos esses fatores, até da inclinação dos dentes, como vemos nos discos próprios para madeira e nos próprios para alumínio. Também duvido que tenham conseguido conciliar tudo em um único disco, ainda mais trabalhando em giro baixo. Mas aí depende muito do grau de qualidade que você quer. Como não sou profissional, não vendo meu trabalho para um cliente. Para o que faço, talvez essa máquina fosse mais que suficiente. Olhando pelo lado da mobilidade, se precisar levar para uma obra, ao invés de levar duas máquinas você levará apenas uma. Concordo que não terá a mesma qualidade, mas acho interessante essa versatilidade. Abraços!
Lauro.

paulosena
Ativo

Mensagem por paulosena »

lauro , achei a foto agora so falta aprender posta-la

paulosena
Ativo

Mensagem por paulosena »

alguem precisa do trabalho do basilio?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

O tal do Basilio é realmente um multi-tarefas !
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

pesoberba
Ativo

Mensagem por pesoberba »

paulosena escreveu:alguem precisa do trabalho do basilio?

seu madruga não morreu, trocou de nome e foi trabalhar nos "states", so trabalhar mesmo, pois fazendo este tanto de coisa nem sobra tempo pra ele.
kakakakakakakak

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Caramba! Vinte serviços diferentes :o :loll: . Mas imigração e advocacia no meio de tudo isso é demais :whack: . Não sei se :Hk: ou se :cry: . Muito boa. Abraços!
Lauro.

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Lauro escreveu:Caramba! Vinte serviços diferentes :o :loll: . Mas imigração e advocacia no meio de tudo isso é demais :whack: . Não sei se :Hk: ou se :cry: . Muito boa. Abraços!
Lauro,

Você nāo entendeu direito... Nāo leu nas entrelinhas...

O IMMIGRATION é aquele tipo de serviço que ajuda imigrantes a cruzarem a fronteira com o México...

O LEGAL SERVICES é uma ajuda, caso algo dê errado. :loll:
Abs,
Paulo Celso

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Acho que é por aí mesmo PC :loll: :loll: . Abraços!
Lauro.

chatara
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
Data de Nascimento: 26 Abr 1948
Profissão ou ocupação: comerciante
Localidade: São Paulo-Capital

Mensagem por chatara »

faltou baby sitter e hustler rsrsrs
Chatara

São paulo-Capital

o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”