Como o importante é a relação entre entrada de ar, altura do cone, diâmetro, etc, etc achei um cara que postou um Excel que ajudou a definir as medidas, maioria já deve conhecer.
Comecei pensando ao contrário, como ocupar pouco espaço na hora de guardar, fui no básico, uma caixa dentro da outra. Não queria algo grande, então comprei um cone de 50 com de altura, gosto muito de usar o sketchup, não é difícil usar e com o tempo fui aprendendo, recomendo muito, assim consigo fazer varias versões antes de definir um projeto final, evito desperdício de material e como fiquei amigo da madeireira aqui perto, já pego algumas madeiras cortadas.

Então, desmontado e fechado ele fica com 35x22x22 (altura, largura, profundidade)

Fiz o quadrado do depósito maior que o apoio do cone e o fundo do apoio serve como tampa, colei um EVA pra vedar quando montado.
Esqueci de tirar mais fotos, mas posso mandar prints do projeto ou o arquivo em scketchup.
Usei cano 40mm pra ficar compatível com o aspirador e pra montar usei dois flexíveis de 70cm, aqueles usados em pias, baratos e já vem com os encaixes que eu precisava.
Montado ele fica assim, ainda quero pintar pra ficar apresentavel.

E o melhor é que funciona, meu medo era fazer tudo isso e não servir pra nada, o reservatório eh pequeno para uma marcenaria, mas pro meu uso está ótimo.
Nos testes que eu fiz o ciclone ta segurando mais de 90% do serragem, 100% no teste com misto de arroz, feijão e alpiste, hehehe.