Amigos
Quem acompanhou a contrução do meu Girador (que aliás, falando sério, girou muito, muito pouco mesmo, pela
falta de material de qualidade na região onde moro) deve ter visto uma peça que fiz com uma ponta de eixo
de um corsinha, pra poder girar vasos, etc . . . conforme as fotos abaixo:
Ocorre que estou com alguns planos pra tico tico de bancada, onde precisarei de lixadas rápidas na maioria
das peças e me ocorreu de utilizar essa peça pra montar uma lixadeira de disco pra utilizar no torno
Tenho disponível de espaço entre o centro da placa e o barramento do torno cerca de 210 mm o que daria
pra utilizar um disco de 400 mm tranquilamente
Pela dificuldade de encontrar material de qualidade, estava pensando em montar esse disco com forros de
ipê (duas camadas cruzadas, coladas ou parafusadas), mas como penso em colar a lixa, toda vez que precisar
trocar a lixa utilizaria thinner pra descolar a lixa velha pra então colar a nova, de forma que essas
camadas de forro de ipê coladas não daria certo na hora de colocar uma nova lixa pois essas camadas se
desmanchariam com o thinner
Parafusadas vai ficar no mínimo esquisito então . . .
Se alguém conhecer algum material que poderia ter o diâmetro aproximado, uma espessura boa pra ter
resistência pra montar este disco eu agradeço toda indicação pra poder montar projeto
abraços a todos
. . .