Recebi a máquina na sexta-feira (comprei na Loja do Mecânico). Veio rápido e com frete grátis!
No sábado a estreei e aí vão minhas impressões. Ela veio numa daquelas maletas da Makita, que é boa para proteger o equipamento mas é meio desajeitada (grande demais, poderia ser menor).
Gostei muito do jeitão geral da máquina. Ela é menor e mais pesada do que eu imaginava. Tem troca de lâmina sem necessidade de ferramenta (é só girar o "bocal" da serra), possui iluminação e soprador na área de corte, controle eletrônico de velocidade, três níveis de ação pendular e mais o corte normal e regulagem de ângulo da sapata (necessita chave).
Além da maleta, ela veio acompanhada de seis lâminas, uma chave allen para a sapata e uma "galocha" de plástico para colocar na sapata para o corte de peças delicadas que não podem arranhar.
Os pontos positivos:
1) A máquina é muito bem balanceada e a operação bastante suave. Ela vibra, claro, e nem poderia ser diferente, mas não chega a causar desconforto.
2) Corta que é uma beleza. Usando a ação pendular, cortei um pedaço de Muiracatiara com 4cm de espessura com uma facilidade e suavidade espantosa.
3) A iluminação da área de corte (led branco) ajuda bastante.
4) A máquina é relativamente silenciosa.
5) Motor possante para uma tico-tico: 720W.
6) Vem com acessórios, coisa que a maioria das outras na categoria dela não vem.
7) Dá para atravessar a madeira para começar um corte no meio sem ter que furar antes. Não sei se outras máquinas conseguem fazer isso mas nessa dá. Eu não testei, mas no manual ensina como fazer isso.
Os pontos negativos:
1) O soprador não é grande coisa. Ajuda (pouco) mas poderia ter mais "fôlego".
2) Tem uma pecinha de acrílico transparente na direção da serra que foi a primeira coisa a pular longe quando liguei a máquina. Troço mal projetado. Guardei numa caixinha e deixei a máquina sem isso.
3) Preço. É uma máquina cara, se considerar que custou mais do que a minha serra de bancada.
No fim do dia, tem muito mais pontos favoráveis e considerei a compra excelente e satisfatória. Minha pontuação final para a máquina até agora seria um 9 "com louvor". Quanto à durabilidade não posso dizer nada, só o tempo revelará se irão aparecer folgas no mecanismo com o uso e se o motor aguentará por anos. Prefiro acreditar que sim.