Hoje eu estava construindo uma miter box e comecei a me irritar porque a minha Skil 3610 não estava cortando em perfeitos 90 graus (inclinação da serra). Percebi que mesmo empurrando a serra até o fim, ela ainda ficava com uma ligeira inclinação para a esquerda formando algo como 89 ou 89.5 graus. Decidi então parar o que estava fazendo, virei a máquina de cabeça para baixo e comecei a olhar. Mexe daqui e dali, de repente, quando eu mexi o motor com a mão de um lado para o outro escutei um som que era nitidamente a carcaça do motor se chocando com um batente. Fiz o movimento mais algumas vezes até que localizei o tal batente: um parafuso bem debaixo da mesa, aliás, debaixo não... um parafuso ATRAVESSANDO a mesa!
Bem, vamos direto ao assunto que é o que interessa: estando de pé na posição de trabalho diante de sua Skil 3610, à sua esquerda próximo ao trilho esquerdo, você verá dois parafusos allen na mesa da máquina. O parafuso mais à esquerda é o batente que define os 90 graus da serra. Para regulá-lo você tem que afrouxar a contra-porca que fica debaixo da mesa. Eu percebi que tentar fazer essa regulagem usando o esquadro entre a mesa e a serra não dá muito certo. O melhor é usar um pedaço de madeira de teste e fazer a medição do esquadro na madeira cortada.
Eu fiz a regulagem da minha máquina assim:
1) Afrouxar a contra-porca do batente.
2) Afrouxar BASTANTE o parafuso allen.
3) Afrouxar o manípulo que prende a serra na inclinação desejada.
4) Colocar a serra no máximo de 90 graus possível. Como você afrouxou o parafuso allen, ela irá ALÉM dos 90 graus, algo como uns 91 ou 92 graus.
5) Girar o parafuso allen no sentido do aperto até sentir que ele encostou no motor (ele vai ficar duro).
6) Apertar o parafuso allen devagar (ele começará a empurrar a serra) e ir olhando o ângulo da mesma até onde "parecer" que ela está em 90 graus.
7) Apertar o manípulo que prende a serra na inclinação desejada.
8) Fazer um corte na madeira de teste.
9) Verificar o corte na madeira com um esquadro de confiança ou transferidor.
- Se ainda estiver marcando MAIS de 90 graus, afrouxar o manípulo que prende a serra na inclinação, apertar um pouquinho o parafuso allen e voltar ao passo 7.
- Se tiver ultrapassado e estiver marcando MENOS de 90 graus, voltar ao passo 2.
- Se estiver cravado em 90 graus, apertar a contra-porca (você vai ter que segurar o parafuso com a chave allen senão ele gira junto).
Após apertar a contra-porca faça novo corte e verifique com o esquadro novamente.
Boar sorte!
