Utilização de serra circular para cortar lenha

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
rcsdr
iniciado
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): roberto
Data de Nascimento: 13 Fev 1951
Hobby: jardinagem
Profissão ou ocupação: engenheiro
Localidade: Rio Claro
Estado: SP
País: BR

Utilização de serra circular para cortar lenha

Mensagem por rcsdr »

Adquiri uma serra circular de bancada SKILL 3610 e estou querendo usar para cortar lenha eventualmente ( tenho um forninho de barro). É possível isso? A lenha, madeira eucaliptocom casca, precisa ser cortada pela metada ( 0,80 m em 2 partes de aprox. 040m ) e diâmetro entre 5 a 8 cm.
OBS: Sou novato no manuseio desta serra. Nunca manusiei

SE for possível a utilização, qual melhor altura da serra? Devo voltar com a madeira assim que terminar o corte, ou seja antes de alcançar o centro da lâmina.Entendo também, que neste caso não usaria a guia de corte já que a ponta da lenha não está no esquadro.

Agradeço a atenção, e sugestões/críticas serão bem vindas

rcsdr

Redelease https://www.redelease.com.br/
paulosena
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Senna
Data de Nascimento: 15 Mar 1914
Hobby: Pescaria
Profissão ou ocupação: Pescador
Localidade: medford
Estado: MA
País: US

Re: Utilização de serra circular para cortar lenha

Mensagem por paulosena »

isso costuma dar muito coice , seria ideal fazer um sled pra dar mais segurança cross cut na circular sem sled é meio q suicida
Se quiser ir rápido vá sozinho mas se quiser ir longe va acompanhado

TOLEDO
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fernando José
Data de Nascimento: 28 Jun 1946
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Cir. Dentista
Localidade: Bauru,SP

Mensagem por TOLEDO »

Meu caro amigo Roberto,

Com o auxílio de um CROSS CUT SLAD , muitíssimo bem "grampeado" ou "sargenteado", e equipado com todos equipamentos de segurança indicados
para o procedimento eu até arriscaria.
Caso contrário, concordo plenamente com nosso amigo Paulo Sena. Muito perigoso !!!

Grande abraço
TOLEDO
Bauru,SP

"A solução,após encontrada, será óbvia!"

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

Roberto,

Larga de ser preguiçoso: lenha a gente racha no machado! :loll:

Concordo com o Paulo Sena e com o Toledo. Faça um pequeno sled para apoiar a madeira, evitando entortá-la durante o corte. Por ser irregular é difícil manter o alinhamento. O importante do alinhamento não é acabamento perfeito, mas não "morder" o disco, o que provoca coice, arremetendo a madeira na sua direção.

Com relação à guia lateral, você vai ter que tirá-la, pois está fazendo cross-cut. A ponta da madeira não vai apoiar em nada. Quanto à altura do disco, regule para que ele passe uns 2cm acima da madeira. Voce deve serrar segurando a madeira com as duas mãos APENAS POR UM LADO do disco. JAMAIS segure com uma mão de cada lado. Você corre o risco de "beliscar" o disco no final do corte e aí é coice na certa! :harg:

Assim que terminar o corte você não deve voltar a madeira. O correto é afastar as partes do disco e retirar da mesa. O mais seguro é desligar a serra após o corte e retirar a madeira da mesa com o disco parado (eu sei que com o tempo a gente adquire um excesso de confiança e acaba tirando a madeira com o motor ligado, mas é PERIGOSO, principalmente com peças pequenas que podem ser arremessadas).

O ideal seria usar uma serra , mas mesmo assim você teria que fazer um suporte para colocar a lenha na hora de serrar. :up:
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

carlosgurgel
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): carlos
Data de Nascimento: 20 Ago 1964
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: professor
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Mensagem por carlosgurgel »

KKKKKKKKKKKK não caia nessa........ lenha a gente racha no machado..... PC64

Eu lembrei de meu avô, lá em Uruguaiana-RS, quando eu tinha uns oito anos e que me chamava para rachar lenha, e ele SOZINHO, levantava um dormente de madeira de linha de trem e colocava no cavalete em X, serrava e depois rachava no machado. A minha ajuda era ficar olhando, depois ajudar a guardar e pensar se algum dia eu conseguiria fazer aquilo.......
Até hoje eu não consigo levantar um dormente sozinho.......

carlos gurgel

Vespasiano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 13 Ago 1963
Profissão ou ocupação: Telecomunicações
Localidade: Agora em Peruíbe

Mensagem por Vespasiano »

PC64 escreveu: lenha a gente racha no machado!
Juro que quando comecei a ler o tópico pensei a mesma coisa... :loll:

Mas é isso, as dicas dos amigos são muito válidas, o grande problema, como foi citado são os coices, e todo cuidado é pouco.
Acredito que essa serra que o PC indicou seja mais a ideal, pois você não terá que se preocupar com o diâmetro, limitado no caso da Skil.

Abraço,
Vespa

Fabiocuiab
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio
Data de Nascimento: 23 Jan 1976
Profissão ou ocupação: Empresario
Localidade: Cuiaba
Estado: MT

Mensagem por Fabiocuiab »

meu amigo Roberto, esse trabalho é perigoso, muito cuidado, meu tio um marcineiro com 30 anos de profissão se feriu seriamente cortando lenha pra uma padaria vizinha da mercenaria que ele tinha em SP.
portanto se vc conseguir outro meio de fazer isso faça.
abraço
Fábio

paulosena
Ativo

Mensagem por paulosena »

Como q faz pra mareicular na escolinha do professor PC 64 ? Show de bola a explicacao so discordo co a altura da lamina

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

paulosena escreveu:Como q faz pra mareicular na escolinha do professor PC 64 ? Show de bola a explicacao so discordo co a altura da lamina
Meu xará Paulo,

Eu sou só teoria... Você já demonstrou ser talentoso na prática! E nisso há um oceano de distância...

Qual seria a altura da lâmina? Você suspenderia todo o disco?
Abs,
Paulo Celso

Lauro
Membro Mebista
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo

Mensagem por Lauro »

Eu deixo a lâmina aproximadamente 2mm acima do topo da madeira, devido ao ângulo de ataque dos dentes. Isso facilita o trabalho da serra. Sinceramente, mesmo com sled, eu não usaria a serra de bancada para cortar madeiras redondas e irregulares. Mesmo prendendo, se o tronco for sinuoso, dificilmente você conseguira um bom contato da madeira à mesa que possibilite o corte sem riscos, já que só se deve fixar a madeira de um dos lados. Abraços!
Lauro.

paulosena
Ativo

Mensagem por paulosena »

PC xará . O unico oceano entre nós é o atlantico e nada mas q isso. Segundo meu conhecimento e pratica seu comentario foi todo na mosca. No caso do nosso amigo é rcs fica complicado estabelecer uma altura em razao dele usar madeiras desiguais. Porem eu penso q quanto mais a lamina se expor aumenta o risco de acidente e tambem o esfoço da maquina pois a lamina estaria trabalhando so na frente. Penso q a altura ideal seria expor somente a altura do dente ex: se o dente tem 6 mm deixe exposto apenas 3mm . Em caso de acidente a profundidade corte provavelmente nao seria mais q isso e o esforco da maquina pra cortar seria menor. Tendo q toda parte da lamina q estiver exposta apartir da superficie da maquina estaria trabalho constante diminuindo o atrido da serra contra a madeira

paulosena
Ativo

Mensagem por paulosena »

Outra coisa é o acabamenro do corte .se a madeira tem 25mm e esta 20mm acima da madeira certamente 3 dentes estaria acao constante por passe e se ela wxpor apenas metade do dente. Vc teria pelo menos 15 dentes em acao por passe te dando melhor acabamento no corte

microscheme
In Memoriam
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
Data de Nascimento: 01 Jan 1963
Hobby: Marcenaria e Tornearia
Profissão ou ocupação: aeroportuario
Localidade: Guarulhos

Mensagem por microscheme »

. . .

eu ja cortei lenha com serra manual

lembro que na época só tinha a makita de cortar piso e quando coloquei disco de serra nela, me borrei todo antes
mesmo de ligar a mardita

foi então que comprei a serra manual e foi tranquilo, pois a proteção recolhe no caso da serra sair da madeira;
cortei toda a lenha na maior tranquilidade, mas não recomendo

não estou indicando a operação de corte de lenha com serra manual, mesmo porque em questão de segurança,
cada um é cada um, e pra cortes de pequenas peças, tipo 40 cm, está fora de cogitação

. . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Lauro escreveu:Eu deixo a lâmina aproximadamente 2mm acima do topo da madeira, devido ao ângulo de ataque dos dentes. Isso facilita o trabalho da serra. Sinceramente, mesmo com sled, eu não usaria a serra de bancada para cortar madeiras redondas e irregulares. Mesmo prendendo, se o tronco for sinuoso, dificilmente você conseguira um bom contato da madeira à mesa que possibilite o corte sem riscos, já que só se deve fixar a madeira de um dos lados. Abraços!
Lauro,

Essa medida vale quando estamos falando de cortar madeira aparelhada. Em se tratando de tronco natural fica difícil conseguir essa precisão!
paulosena escreveu:.... No caso do nosso amigo é rcs fica complicado estabelecer uma altura em razao dele usar madeiras desiguais. Porem eu penso q quanto mais a lamina se expor aumenta o risco de acidente e tambem o esfoço da maquina pois a lamina estaria trabalhando so na frente. Penso q a altura ideal seria expor somente a altura do dente ex: se o dente tem 6 mm deixe exposto apenas 3mm. Em caso de acidente a profundidade corte provavelmente nao seria mais q isso e o esforco da maquina pra cortar seria menor. Tendo q toda parte da lamina q estiver exposta apartir da superficie da maquina estaria trabalho constante diminuindo o atrido da serra contra a madeira
Paulo Sena,
Eu sugeri 2 cm justamente por causa da dificuldade em se regular a máquina devido à irregularidade da madeira. Acho menos perigoso um pouquinho a mais de lâmina exposta do que faltar um pouquinho de lâmina para fazer o corte!
microscheme escreveu:. . .

eu ja cortei lenha com serra manual

lembro que na época só tinha a makita de cortar piso e quando coloquei disco de serra nela, me borrei todo antes mesmo de ligar a mardita

foi então que comprei a serra manual e foi tranquilo, pois a proteção recolhe no caso da serra sair da madeira;
cortei toda a lenha na maior tranquilidade, mas não recomendo

não estou indicando a operação de corte de lenha com serra manual, mesmo porque em questão de segurança,
cada um é cada um, e pra cortes de pequenas peças, tipo 40 cm, está fora de cogitação

. . .
Micro,

Embora eu também não recomende, não acho que seja tão perigoso assim... O problema de cortar lenha é que o tronco, por ser irregular, não fica "paradinho" durante o corte. No caso de serra manual é difícil conciliar uma posição em que ele fique estável e propicie um apoio adequado à mesa da serra! :up:
Serra-mármore (as populares Makitas), nem pensar. :[-X: Já ouvi estórias de pessoas que se feriram feio com um pulo que a máquina deu e o disco veio parar na perna do operador. Como ela não tem protetor de lâmina, já imaginou o tamanho do estrago.
Abs,
Paulo Celso

YanKleber
||||||||||||||||
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo

Mensagem por YanKleber »

Se você tem amor às partes do seu corpo e à sua vida, não fará isso!

:[-X:

Esse negócio de usar ferramenta imprópria acaba dando problema. Usando as ferramentas corretas já corremos riscos, que dirá inventando moda!!!

Convenhamos: serra circular de mesa (bem como serra circular de mão) são feitas para cortar TÁBUAS e madeiras beneficiadas e não lenha.

Só pra refrescar a memória: alguém aí se lembra dum cara uns meses atrás que cismou de cortar lenha com uma esmerilhadeira, e acabou com a máquina "enterrada" na barriga?

Pois é, o cara morreu uns dias depois...

:doh:
Pata de elefante nele!!!

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Concordo com o Yan. Como disse, nem com sled arriscaria.
PC64 escreveu:
Lauro escreveu:Eu deixo a lâmina aproximadamente 2mm acima do topo da madeira, devido ao ângulo de ataque dos dentes. Isso facilita o trabalho da serra. Sinceramente, mesmo com sled, eu não usaria a serra de bancada para cortar madeiras redondas e irregulares. Mesmo prendendo, se o tronco for sinuoso, dificilmente você conseguira um bom contato da madeira à mesa que possibilite o corte sem riscos, já que só se deve fixar a madeira de um dos lados. Abraços!
Lauro,

Essa medida vale quando estamos falando de cortar madeira aparelhada. Em se tratando de tronco natural fica difícil conseguir essa precisão!
PC, considerando que a parte que será cortada, ou seja, a que entrará em contato com a lâmina, deverá estar completamente em contato com a mesa, fica fácil encontra a medida desse local, usando um paquímetro ou compasso externo. Caso não seja possível manter nenhuma parte da madeira COMPLETAMENTE em contato com a mesa para passá-la na lâmina, o procedimento nem deverá ser iniciado. Abraços!
Lauro.

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

YanKleber escreveu:. . .
Esse negócio de usar ferramenta imprópria acaba dando problema. Usando as ferramentas corretas já corremos riscos, que dirá inventando moda!!!

Convenhamos: serra circular de mesa (bem como serra circular de mão) são feitas para cortar TÁBUAS e madeiras beneficiadas e não lenha.

Só pra refrescar a memória: alguém aí se lembra dum cara uns meses atrás que cismou de cortar lenha com uma esmerilhadeira, e acabou com a máquina "enterrada" na barriga?

Yan,

Você tem razão. Não é bom inventarmos moda, mas a gente acaba inventando... E aí cabe-nos analisar a segurança do que estamos querendo fazer. Para isso devemos conhecer bem nossas ferramentas e quais são as causas dos possíveis acidentes que poderão ocorrer.

No caso de se cortar lenha (dividir um tronco de uns 8 cm de diâmetro em duas partes) o maior perigo é o coice. Se a peça estiver bem segura de um lado do disco e correndo solta do outro lado a chance do coice ocorrer é bem pequena. Como a peça é pesada caso ocorra um coice a chance da madeira ser lançada em direção ao operador também é pequena, pois o mais provável é que o tronco não seja arremessado (me corrijam se eu estiver errado).

Então, se o trabalho for feito com cuidado, não é tão perigoso assim. É lógico que tem-se um risco de acidente, mas não é muito maior do que fazer outros trabalhos que também são perigosos.

Uma análise desse tipo me leva a JAMAIS usar uma esmerilhadeira para serrar madeira. Aliás, tenho medo até de serrar ferro com ela. Não há apoio. Eu precisaria de um suporte para ela (quem sabe eu ganho no sorteio desse mês). O risco de acidente é grande.

O acidente que você citou quase ocorreu com um serralheiro lá em casa. Só não foi fatal porque a máquina já havia sido desligada e o motor parou antes de provocar uma tragédia.

Qual foi o erro dele? Estava vestindo uma camiseta folgada e solta para fora da calça. Quando ele deitou a máquina no chão, ainda girando, o disco pegou na camisa e foi enrolando trazendo a máquina para junto do corpo. Como o disco já estava perdendo velocidade a camisa conseguiu pará-lo sem que ele se ferisse, mas foi um trabalho para desenroscar a máquina.

Eu lembro do acidente que você mencionou, mas não lembro dos detalhes que o levaram a acontecer.
Lauro escreveu:PC, considerando que a parte que será cortada, ou seja, a que entrará em contato com a lâmina, deverá estar completamente em contato com a mesa, fica fácil encontra a medida desse local, usando um paquímetro ou compasso externo. Caso não seja possível manter nenhuma parte da madeira COMPLETAMENTE em contato com a mesa para passá-la na lâmina, o procedimento nem deverá ser iniciado. Abraços!

Lauro,

Você já viu lenha? A madeira fica apoiada "mais ou menos". Se você for medir com um paquímetro, a distância será de "quilômetros"...

Não dá para imaginar alguém cortando lenha numa serra e calibrando a altura do disco com paquímetro. Aliás, eu comprei um. Quando tiver um tempinho eu posto.
Abs,
Paulo Celso

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

PC, deveria ter saído paquímetro "e" compasso externo e, como disse, se a parte que for entrar em contato com a lâmina não ficar COMPLETAMENTE em contato com a mesa, nem comece o procedimento. Abraços!

Imagem
Lauro.

paulosena
Ativo

Mensagem por paulosena »

Pc .qnd comeca as matriculas ?

Vespasiano
Ativo

Uma serra meia esquadria talvez fosse menos perigoso... /think
Mas pensando bem, fico com o machado! :mrgreen:

Abraço a todos,
Vespa

TOLEDO
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fernando José
Data de Nascimento: 28 Jun 1946
Profissão ou ocupação: Cir. Dentista
Localidade: Bauru,SP

Mensagem por TOLEDO »

YanKleber escreveu:Se você tem amor às partes do seu corpo e à sua vida, não fará isso!

:[-X:

Pois é.....

SÓ PARA LEMBRAR !!!
TOLEDO
Bauru,SP

"A solução,após encontrada, será óbvia!"

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

paulosena escreveu:Pc .qnd comeca as matriculas ?
Paulo,

Não tem segredo e você sabe disso. Estou com quase 50 anos e mexo com ferramentas desde pequeno (sempre como amador, nunca profissionalmente). Durante todo esse tempo a gente vai acumulando experiência e aprende a prever situações novas. É só se imaginar no novo cenário.

Como eu brinco com ferramentas desde pequeno meu pai sempre me ensinou a tomar cuidado. Por isso sou muito atento à segurança. O risco tem que ser controlado. Eu sempre uso EPI, não abuso das ferramentas, pois a gente vai tomando confiança demais e acaba por esquecer as regras de segurança. É aí que acontecem os acidentes, até mesmo com uma inocente chave de fenda!
Abs,
Paulo Celso

sideni
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sideni
Data de Nascimento: 27 Jun 1963
Hobby: musica
Profissão ou ocupação: entalhador/marceneiro
Localidade: Vila rica
Estado: MT

Mensagem por sideni »

tenho muitos anos mexendo com marcenaria e ainda não tive coragem de fazer este procedimento com madeiras em torinhas para lenha , usando estas maquinas , É MUITO PERIGOSO !!! CUIDADO COM ISSO PARCEIROS !!

abraços.
Sideni Inocencio
....................................................................................
A MADEIRA BRUTA É COMO DIAMANTE , SO É BELA QUANDO LAPIDADA.

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

rcsdr,

Você está começando pelo mais difícil, que é cortar uma peça roliça.

Como declarou que não tem experiência com a máquina, não arrisque. Você pode se machucar seriamente.

Procure alguém na sua cidade que tenha experiência no assunto e possa te ensinar a manusear a serra para cortar uma peça roliça. E desconfie se a pessoa que você encontrar disser que é fácil e seguro. Não é !
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Bem, eu já vi lenha, já vi madeira roliça, e continuo afirmando que não cortaria numa circular de mesa. Embora saiba que a atividade tem certo risco, pois manuseamos máquinas e ferramentas de corte, eu tenho um limite até onde acho que o risco vale à pena para exercitar meu hobby. Com certeza, fazer esse tipo de corte extrapola em muito meu limite. Mas as opiniões estão aí. Vai do colega que propôs a situação, e também dos demais, optarem por fazer ou não. Abraços!
Lauro.

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Roberto,

Acho que você deve ponderar a opinião dos colegas e tomar sua própria decisão.

Siga o conselho do Fabio Reis: como você é iniciante procure alguém experiente para lhe ensinar a trabalhar na máquina com segurança!

E lembre-se sempre:

A MAIORIA DOS ACIDENTES ACONTECE PORQUE ABUSAMOS DA AUTOCONFIANÇA E SUBESTIMAMOS OS PERIGOS ENVOLVIDOS! A SERRA CIRCULAR É UMA DAS MÁQUINAS MAIS PERIGOSAS QUE TEMOS EM NOSSAS OFICINAS!
Abs,
Paulo Celso

PauloRogerio
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Rogerio
Data de Nascimento: 10 Abr 1975
Hobby: Bricolagem
Profissão ou ocupação: Logistica
Localidade: Anapolis
Estado: GO

Mensagem por PauloRogerio »

Caro Roberto,

Boa Tarde!

Por experiencia própria e devido a uma inexperiencia, perdi metade do dedo indicador justamente fazendo o que está querendo. Resolvi cortar uns roliços de eucalipto tratado (60 a 80mm) na Skill 3610 e, num coice violento e rápido meu dedo esbarrou na serra... Resultado: perdi as 2 primeiras falanges.
Depois de recuperado, insisti na idéia de cortar os roliços para colocar no jardim de casa e, a melhor maneira que encontrei foi numa pequena motoserra a gasolina da Tekna. Para o meu uso, atendeu perfeitamente e com muito mais segurança do que a serra de bancada.
Segue link da Dutra Máquinas:

http://www.dutramaquinas.com.br/produto ... 1s-cs41s16

Abraços,

Paulo Rogério
Vamos produzir serragem!

Paulo Rogério
@arterecortemadeira
arterecortemadeira@gmail.com

rcsdr
iniciado
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): roberto
Data de Nascimento: 13 Fev 1951
Hobby: jardinagem
Profissão ou ocupação: engenheiro
Localidade: Rio Claro

Mensagem por rcsdr »

Fabiocuiab escreveu:meu amigo Roberto, esse trabalho é perigoso, muito cuidado, meu tio um marcineiro com 30 anos de profissão se feriu seriamente cortando lenha pra uma padaria vizinha da mercenaria que ele tinha em SP.
portanto se vc conseguir outro meio de fazer isso faça.
abraço
Fábio

OK..Li todas as suegstões...e concluí que o melhor é não arriscar..ainda mais que sou novato em marcenaria, apesar da idade...(62 anos)..Obrigado pelos conselhos de todos.

Vou arrumar outro meio.

Vespasiano
Ativo

Sábia decisão Roberto!!!
:clap1: :clap1: :clap1:
Como você mesmo disse que é novato em marcenaria e na lida com o equipamento, seguramente foi a melhor decisão.

Abraço,
Vespa

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

rcsdr,

Fico feliz que você tenha desistido de usar a serra de bancada para cortar lenha :clap1: !

Mas lembre-se de que você tem uma bela máquina para cortar peças planas !

Assista o canal do Dimas Goiano no YouTube (http://www.youtube.com/user/dimasgoiano/videos).

Ele constrói coisas muito legais com uma BT 1800, máquina similar a sua.

Inspire-se... e vamos fazer serragem !
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”