Eixo retificado
- Marcos
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
- Data de Nascimento: 15 Nov 1949
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Nenhuma
- Localidade: Brasilia
- Estado: DF
- País: Br
Eixo retificado
Alo pessoal. Eu tenho uma ideia mas não sei "tecnicamente" a diferença entre um eixo retificado e um não retificado (???) não estou certo se o termo é este.
Motivo da pergunta: Preciso de um eixo para montar uma base de tupia de forma que deslize suavemente ao longo do eixo - lembra um CNC? Neste eixo vou usar rolamentos "lineares" para eixo de 20 mm, que também não sabia que existiam rolamentos que "andam" para os lados e não para frente e para traz.
Vou colocar tudo em um suporte sobre uma mesa na verdade, para fazer uns recortes. Então, gostaria de saber informações sobre os tais rolamentos montados em uma barra de aço como se encontra nas lojas e um eixo retificado, do mesmo aço.
Ao que parece, a retificação é consiste no processo de "aplainar" a superfície de forma que tenha a mesma medida em toda sua extensão. É isto ou tem mais coisa?
Se for isto, teria que comprar uma barra de aço com mais de 20 mm para obter uma barra retificada de 20 mm ???
Motivo da pergunta: Preciso de um eixo para montar uma base de tupia de forma que deslize suavemente ao longo do eixo - lembra um CNC? Neste eixo vou usar rolamentos "lineares" para eixo de 20 mm, que também não sabia que existiam rolamentos que "andam" para os lados e não para frente e para traz.
Vou colocar tudo em um suporte sobre uma mesa na verdade, para fazer uns recortes. Então, gostaria de saber informações sobre os tais rolamentos montados em uma barra de aço como se encontra nas lojas e um eixo retificado, do mesmo aço.
Ao que parece, a retificação é consiste no processo de "aplainar" a superfície de forma que tenha a mesma medida em toda sua extensão. É isto ou tem mais coisa?
Se for isto, teria que comprar uma barra de aço com mais de 20 mm para obter uma barra retificada de 20 mm ???
Redelease https://www.redelease.com.br/
- chatara
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
- Data de Nascimento: 26 Abr 1948
- Profissão ou ocupação: comerciante
- Localidade: São Paulo-Capital
- Estado: SP
- País: BR
Re: Eixo retificado
boas Marcos,o que vc quer chama se guia linear,como os das fotos;
na verdade a guia linear substitui as buchas deslizantes,elas tem o movimento de vai-vem e rotacional , vc encontra essas guias com certa facilidade,mas são bem caras, vc pode comprar os rolamentos e montar a barra, existem eixos trefilados ,que tem a superfície mais acertada que o vergalhão comum,
mas nunca como uma barra retificada. Você pode mandar retificar uma barra,o problema achar é achar quem faça,e o preço não vai ser nada agradável, talvez mais caro que uma guia linear pronta.
Outra coisa essas guias temem qualquer tipo de poeira
abss
na verdade a guia linear substitui as buchas deslizantes,elas tem o movimento de vai-vem e rotacional , vc encontra essas guias com certa facilidade,mas são bem caras, vc pode comprar os rolamentos e montar a barra, existem eixos trefilados ,que tem a superfície mais acertada que o vergalhão comum,
mas nunca como uma barra retificada. Você pode mandar retificar uma barra,o problema achar é achar quem faça,e o preço não vai ser nada agradável, talvez mais caro que uma guia linear pronta.
Outra coisa essas guias temem qualquer tipo de poeira
abss
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Chatara
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
- julioferr
- Colaborador
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Julionice
- Data de Nascimento: 03 Jul 1963
- Hobby: Artesanato
- Profissão ou ocupação: Artesão
- Localidade: Malacacheta
- Estado: MG
Marcos, retificado é a peça que perdeu sua medida original por desgaste, é feito enchimento da área desgastada e usinado de novo.
Se voce precisa de um eixo de 20mm, a maioria dos amortecedores tem o eixo com essa medida.
Tanto o do Gol, como dos microonibus e caminhões leves, mas cuidado que também tem amortecedor com eixo de 3/4.
Não sei se o comprimento do eixo será suficienete pra vc.
Você compra um amortecedor no ferro velho baratinho e tira o eixo.
Porque mandar fazer um eixo fica caro.
Se voce precisa de um eixo de 20mm, a maioria dos amortecedores tem o eixo com essa medida.
Tanto o do Gol, como dos microonibus e caminhões leves, mas cuidado que também tem amortecedor com eixo de 3/4.
Não sei se o comprimento do eixo será suficienete pra vc.
Você compra um amortecedor no ferro velho baratinho e tira o eixo.
Porque mandar fazer um eixo fica caro.
Um abraço!!
Júlio
Descobri com o passar dos anos que o tempo é um forte veneno para o corpo,
mas um poderoso fortificante para o espírito...
Quanto mais o homem for homem, mais Deus será Deus!!
juliobh42@gmail.com
Júlio
juliobh42@gmail.com
- microscheme
- In Memoriam
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
- Data de Nascimento: 01 Jan 1963
- Hobby: Marcenaria e Tornearia
- Profissão ou ocupação: aeroportuario
- Localidade: Guarulhos
. . .
Mano
Dependendo do comprimento do eixo, se for curto, voce pode utilizar
Eixo de amortecedor de veiculos
Eu por exemplo tenho dois de exatos 20 mm por 220 mm
Totalmente retificados e melhor ainda, com banho de cromo
Esses que tenho sao trazeiros de corsa
Blz . . .
. . .
Mano
Dependendo do comprimento do eixo, se for curto, voce pode utilizar
Eixo de amortecedor de veiculos
Eu por exemplo tenho dois de exatos 20 mm por 220 mm
Totalmente retificados e melhor ainda, com banho de cromo
Esses que tenho sao trazeiros de corsa
Blz . . .
. . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow
- Marcos
- Ativo
Chatara, Julio e J Batista, grato pelas respostas e aqui vão outras informações... O meu desejo é que o eixo tenha no mínimo 1 metro - 1.000 mm. Caso contrário a área de utilização fica mai restrita do que gostaria.
Peguei um qualquer do ML, como exemplo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... eixo20-_JM está 35 o metro. Se estes forem bons achei o preço muito bom. Os rolamentos, também um exemplo no ML http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... router-_JM
Daí, porque o peso da tupia é relevante, estou pensando em comprar 2 eixos na mesma medida e 4 rolamentos. Faço um Suporte Lateral de uns 15/20 cm de altura e fixo os dois eixos de modo que a "cerca" resultante tenha estrutura para não envergar com o peso. Estaria pronto o movimento lateral.
Para o movimento rotacional, 2 rolamentos - não lineares -acoplados do lado externo do Suporte Lateral deve ser suficientes. Ou não ?
Sugestões são muito bem vindas e já agradeço seu comentário
Peguei um qualquer do ML, como exemplo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... eixo20-_JM está 35 o metro. Se estes forem bons achei o preço muito bom. Os rolamentos, também um exemplo no ML http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... router-_JM
Daí, porque o peso da tupia é relevante, estou pensando em comprar 2 eixos na mesma medida e 4 rolamentos. Faço um Suporte Lateral de uns 15/20 cm de altura e fixo os dois eixos de modo que a "cerca" resultante tenha estrutura para não envergar com o peso. Estaria pronto o movimento lateral.
Para o movimento rotacional, 2 rolamentos - não lineares -acoplados do lado externo do Suporte Lateral deve ser suficientes. Ou não ?
Sugestões são muito bem vindas e já agradeço seu comentário
- sideni
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sideni
- Data de Nascimento: 27 Jun 1963
- Hobby: musica
- Profissão ou ocupação: entalhador/marceneiro
- Localidade: Vila rica
- Estado: MT
ta começando a engenherar trapizoncas né Marco !! isso é efeito do bicho carpinteiro !!não fica mais bom da cabeça de jeito maneira ...kkkkkk
vou ficar aqui so acompanhando pois sou leigo nesses assuntos ,
um grande abraço .
vou ficar aqui so acompanhando pois sou leigo nesses assuntos ,
um grande abraço .
Sideni Inocencio
....................................................................................
A MADEIRA BRUTA É COMO DIAMANTE , SO É BELA QUANDO LAPIDADA.
....................................................................................
A MADEIRA BRUTA É COMO DIAMANTE , SO É BELA QUANDO LAPIDADA.
- microscheme
- In Memoriam
. . .
Mano
Manda uma mp pro wadjo que talvez ele te consiga
Os conjuntos ja prontos
Comprar separados pode nao casar as medidas
. . .
Mano
Manda uma mp pro wadjo que talvez ele te consiga
Os conjuntos ja prontos
. . .
MicroScheme
- Marcos
- Ativo
J Batista e quem é Wadjo ? Com este nome não associo a ninguém... to mau de memória
Esclarece mais um tiquinho que isto muito me interessa.
- XISLAIR
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
- Data de Nascimento: 24 Jul 1978
- Profissão ou ocupação: Militar
- Localidade: Brasília
- Contato:
Marcos escreveu:J Batista e quem é Wadjo ? Com este nome não associo a ninguém... to mau de memória
Marcos, o Wadjo é o nosso amigo: Wanderson Wadjô, autor de um dos tópicos mais comentados do M&B, ele é o cara quando se fala em CNC, veja aqui o tópico dele: tenho certeza que ele pode te ajudar nessa questão

Abraços,
Xislair!!
"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca

Brasília - Distrito Federal
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
- Data de Nascimento: 27 Nov 1957
- Hobby: tornearia
- Profissão ou ocupação: Técnico mecânico
- Localidade: São Paulo
Marcos
Comprar eixo de um fornecedor e rolamento de outro voce precisa ter bastante certeza que as tolerancias sejam iguais, pois senão terá folga. Também já vendem o rolamento com o suporte Pillow block,o que evitaria voce ter que gastar com usinagem. Comprar um eixo pensando em retificar o mesmo não compensa, pois voce teria que usina-lo, temperar e depois retificar, ficaria muito mais caro que comprar um pronto.
Os eixos retificados podem ser somente de aço, aço temperado(mais resistentes) e aço cromo ou cromados (resitem mais e não enferrujam.
Existem também as guias lineares, mais caras, mas mais precisas.
Pedro
Comprar eixo de um fornecedor e rolamento de outro voce precisa ter bastante certeza que as tolerancias sejam iguais, pois senão terá folga. Também já vendem o rolamento com o suporte Pillow block,o que evitaria voce ter que gastar com usinagem. Comprar um eixo pensando em retificar o mesmo não compensa, pois voce teria que usina-lo, temperar e depois retificar, ficaria muito mais caro que comprar um pronto.
Os eixos retificados podem ser somente de aço, aço temperado(mais resistentes) e aço cromo ou cromados (resitem mais e não enferrujam.
Existem também as guias lineares, mais caras, mas mais precisas.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
- Marcos
- Ativo
Pedro, dei uma boa olhada nos links. Muito obrigado pela in formação.
JB, já estou em contato com o Wadjô e ele me passou alguns links também e agora tenho uma quantidade de informação bem maior.
Como nunca vi de perto o que estou tentando construir, vou ter que partir para a tentativa e erro. Por esta razão, vou arriscar comprar peças de fornecedores diferentes e torcer para que a diferença de bitola - se houver - seja bem pequena.
Não vou precisar da exatidão requerida em um CNC, imagino. O meu projeto é para um equipamento movimentado manualmente. A ideia é fazer recortes vazados semelhantes e não cópias exatas. Outra coisa seria a função copiador para reprodução de partes danificadas de móveis: detalhes entalhados, pés de mesas e cadeiras e por aí afora.
A parte principal. Será mais um brinquedão e não tem motivação comercial eminente. Por isto o investimento deve ser proporcional.
Já tenho onde comprar eixo retificado e rolamentos lineares ou os blocos com os rolamentos. Vou a SP na quarta-feira e na volta, retomo este projeto ou até mesmo compro por lá algumas partes.
Por enquanto, vou deixar aqui um dos vídeos que estão me inspirando. Não deve ter este nível de sofisticação mas será um modelo similar.
JB, já estou em contato com o Wadjô e ele me passou alguns links também e agora tenho uma quantidade de informação bem maior.
Como nunca vi de perto o que estou tentando construir, vou ter que partir para a tentativa e erro. Por esta razão, vou arriscar comprar peças de fornecedores diferentes e torcer para que a diferença de bitola - se houver - seja bem pequena.
Não vou precisar da exatidão requerida em um CNC, imagino. O meu projeto é para um equipamento movimentado manualmente. A ideia é fazer recortes vazados semelhantes e não cópias exatas. Outra coisa seria a função copiador para reprodução de partes danificadas de móveis: detalhes entalhados, pés de mesas e cadeiras e por aí afora.
A parte principal. Será mais um brinquedão e não tem motivação comercial eminente. Por isto o investimento deve ser proporcional.
Já tenho onde comprar eixo retificado e rolamentos lineares ou os blocos com os rolamentos. Vou a SP na quarta-feira e na volta, retomo este projeto ou até mesmo compro por lá algumas partes.
Por enquanto, vou deixar aqui um dos vídeos que estão me inspirando. Não deve ter este nível de sofisticação mas será um modelo similar.
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
- Data de Nascimento: 27 Nov 1957
- Hobby: tornearia
- Profissão ou ocupação: Técnico mecânico
- Localidade: São Paulo
Marcos
Realmente os fornecedores que passou no ml, são realmente baratos, só que hj eu não tenho acompanhado mais o guia CNC, pois a minha ficou encostada, o pessoal reclamava muito que as vezes vendiam rolamentos em polegada e barra em milimetros, o que dava problemas na montagem. Se eu soubesse que voce queria, eu tinha visto um pantógrafo pronto que foi vendido baratinho por um amigo, o problema era o espaço que ele ocupava por ser tridimensional. As vezes no Superbid aparecem também, como a procura diminuiu, geralmente eles saem baratos.
Um grande abraço
Pedro
Realmente os fornecedores que passou no ml, são realmente baratos, só que hj eu não tenho acompanhado mais o guia CNC, pois a minha ficou encostada, o pessoal reclamava muito que as vezes vendiam rolamentos em polegada e barra em milimetros, o que dava problemas na montagem. Se eu soubesse que voce queria, eu tinha visto um pantógrafo pronto que foi vendido baratinho por um amigo, o problema era o espaço que ele ocupava por ser tridimensional. As vezes no Superbid aparecem também, como a procura diminuiu, geralmente eles saem baratos.
Um grande abraço
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
- microscheme
- In Memoriam
Esta eh uma das razoes que reforcei que comprarmicroscheme escreveu:. . .
. . .
separado eh complicado, medidas em milimetros
e medidas em polegadas nunca casam
Certo
. . .
MicroScheme
- jlunge
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Júlio Lunge
- Data de Nascimento: 05 Fev 1981
- Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
- Localidade: Penha
- Estado: SC
- Contato:
Grande Marcos, só agora que vi esse tópico!
Achei o projeto bem interessante e vou ficar acompanhando pra ver ...
Sucesso.
Grande abraço.
Achei o projeto bem interessante e vou ficar acompanhando pra ver ...
Sucesso.
Grande abraço.
Júlio
"Se não der certo da primeira vez, chame de versão 1.0."
"Se não der certo da primeira vez, chame de versão 1.0."
- Marcos
- Ativo
Amigos. Tudo certo e grato pelos comentários. estou em SP,,, sem telefone, já que o S3 resolveu ficar com tela preta... então.... complicou
- julioferr
- Colaborador
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Julionice
- Data de Nascimento: 03 Jul 1963
- Hobby: Artesanato
- Profissão ou ocupação: Artesão
- Localidade: Malacacheta
- Estado: MG
Espero que você consiga montar sua máquina Marcão.
O cara do vídeo parece uma maria-fumaça.
Espero que você não fume.
O cara do vídeo parece uma maria-fumaça.
Espero que você não fume.
Um abraço!!
Júlio
juliobh42@gmail.com
Júlio
juliobh42@gmail.com
- Marcos
- Ativo
Fumaça só de churrasco Julio. Já fumei, mas larguei aos 30 anos. Acho que o pulmão está limpo, agora, 34 anos depois. Então, fumaça só da churrasqueira ou do copinho da Loira Suada, saindo do freezer. Estou fechando o Note e arrumando as malas para voltar ao DF. Tentei falar com o Silvio hoje e não consegui. Acho que está com algum compromisso importante porque o celular só dá CP.
O S3 parece que deu cupim e deu tela preta.... parece ruindows... então, me acesso aos dados móveis estão suspensos daqui a 2 dias, até Brasília.
Agora, só o TIM... pé de boi. Que é tipo "Pai de Santo irritado". Não liga e recebe só de vez em quando...
O S3 parece que deu cupim e deu tela preta.... parece ruindows... então, me acesso aos dados móveis estão suspensos daqui a 2 dias, até Brasília.
Agora, só o TIM... pé de boi. Que é tipo "Pai de Santo irritado". Não liga e recebe só de vez em quando...