Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Olá pessoal.
Depois de um tempo inativo no fórum e na oficina,resolvi fazer minha "disc sander" que já era desejo antigo. Fui ao Shopping FV e comprei um motor de 1/4 de HP, restos de MDf e de compensado e boa. Não há nada de diferente de tantas outras já postadas por aqui. talvez valha a pena ressaltar apenas 2 detalhes.
1. De tanto ver os amigos reclamarem que a troca da lixa é um processo trabalhoso, devido à aderência da cola de contato, fiz o seguinte: Primeiro colei no disco um adesivo de contato tipo contact e depois com cola de contato, colei a lixa.
2. Como optei por um disco de 30 cm de diâmetro, comprei lixa de raspar tacos com 32 cm de largura(vendidas por metro)e assim não ficaram emendas.
É isto.
algumas fotos então http://www.flickr.com/photos/97103351@N ... 807628176/
Abraços
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
robertoguz escreveu:De tanto ver os amigos reclamarem que a troca da lixa é um processo trabalhoso, devido à aderência da cola de contato, fiz o seguinte: Primeiro colei no disco um adesivo de contato tipo contact e depois com cola de contato, colei a lixa.
Parabéns pela execução Roberto!!
Então você cola o contact no disco e depois a lixa por cima certo? Com isso basta retirar o contact com a lixa gasta e colar outro com outra lixa, podendo assim ter alguns já previamente preparados.
Olá Vespa.
Obrigado pelo acesso.
Testei sim, ficou perfeito, não solta e nem descola as beiradas. me parece que quanto mais uso mais esquente e melhor adere. Ficou bem legal!
Abraços
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
Roberto
Acho que depois da invenção da roda, voce teve outra excelente idéia, ficamos pensando no velcro e esquecemos uma solução barata e simples, acho que vou fazer um teste e extender a tua idéia a outras coisas, como a lixadeira de rolo e outras.
Em tempo ficou muito boa a lixadeira, e elas funcionam muito bem, só tome cuidado ao lixar, pois um lado ela empurra a peça contra a mesa e no outro se bobear arremessa a peça longe e é uma ótima máquina de fazer pó.
Um grande abraço
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
Tentei fazer uma lixadeira dessas mas não fui feliz no projeto.
Comprei um motor de tanquinho no ML e acoplei o "prato" direto no eixo e ficou vibrando muito. A princípio achei que eu tinha furado fora de centro e colocado ele meio torto (até ocorreu isso também), mas o problema pior foi que eu percebi que a m*rda do eixo do motor já veio com um empeno, daí não tinha como resolver. Grrrr...
Estou deixando mais para a frente para criar coragem e comprar um eixo daqueles que se usa em serra de bancada com transmissão à correia (esqueci o nome da bagaça).
Amigos,
obrigado pelos comentários. Paguei no metro do contact com 45 de largura 3,20 reais e dá para 3 discos. Yan, tive que balancear o meu disco apesar de ser de MDF, como é revestido acredito que a resina fica mal distribuída e cause o desbalanço.
Ví um vídeo que o cara equilibra o disco na esfera de aço e fica dando socos na mesa para ver para que lado o disco pende.
Preferi fazer algo parecido com as rodas de automóveis. fixava uma porca com fita atrás do disco e rodava, mudando a porca para o local de menor vibração. Fazia uns furos a 180 graus da porca e repetia até acabar a vibração. mas se o problema é eixo torto, aí só trocando o dito mesmo.
Abraços
Roberto
Em tempo ficou muito boa a lixadeira, e elas funcionam muito bem, só tome cuidado ao lixar, pois um lado ela empurra a peça contra a mesa e no outro se bobear arremessa a peça longe e é uma ótima máquina de fazer pó.
Um grande abraço
Pedro
Olá Pedro,
Se vc reparar nas fotos, fiz setas no topo da caixa ao lado do disco, indicando o sentido de rotação, justamente para não levar porradas. trabalho sempre na metade direita do disco.
Abraços
Roberto
Amigo Roberto, esta ideia de contact foi genial, não me lembro de ter visto nada mais legal para resolver este problema, vou copiar!!
Obrigado pela dica, e sua lixadeira ficou 10 cara. Parabéns
Silvio
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino