Indicação de furadeira de bancada.
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Nilson
- Data de Nascimento: 14 Set 1974
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Industriário
- Localidade: São Mateus
- Estado: PR
- País: BR
Indicação de furadeira de bancada.
Pessoal
Gostaria de uma indicação de uma furadeira de bancada razoável (boa e barata).
Meu uso é esporádico mas estou cansado de tentar fazer furo perpendicular e ele ficar enviesado.
Também vi que existem suportes mas fiquei em dúvida do que seria melhor.
Obrigado a todos.
Nilson Hirt
Gostaria de uma indicação de uma furadeira de bancada razoável (boa e barata).
Meu uso é esporádico mas estou cansado de tentar fazer furo perpendicular e ele ficar enviesado.
Também vi que existem suportes mas fiquei em dúvida do que seria melhor.
Obrigado a todos.
Nilson Hirt
Redelease https://www.redelease.com.br/
- Fabioreis
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
- Data de Nascimento: 22 Jun 1966
- Profissão ou ocupação: Aposentado
- Localidade: Cotia, SP
- Estado: SP
Re: Indicação de furadeira de bancada.
Nilson,
Não saberia indicar uma furadeira de bancada, mas posso sugerir algo que você deve EVITAR: as máquinas que não tenham a cremalheira para regular a altura da mesa.
Ou seja, evite algo do tipo B&D BT1200 e prefira algo do tipo BT1300.
Eu tenho a BT1200 e me arrependi amargamente. Fiz a chamada economia porca
.
Ajustar a altura da mesa é uma tarefa extremamente frustrante.
Abraços,
Fábio Reis.
Não saberia indicar uma furadeira de bancada, mas posso sugerir algo que você deve EVITAR: as máquinas que não tenham a cremalheira para regular a altura da mesa.
Ou seja, evite algo do tipo B&D BT1200 e prefira algo do tipo BT1300.
Eu tenho a BT1200 e me arrependi amargamente. Fiz a chamada economia porca

Ajustar a altura da mesa é uma tarefa extremamente frustrante.
Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
- marcoaandrade
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marco Aurélio
- Data de Nascimento: 23 Jun 1964
- Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
- Profissão ou ocupação: Engenheiro de Produção
- Localidade: Santana de Parnaiba
Nilson
Veja no link:
Estas, no caso, são da Dutra Máquinas. Veja o que cada uma oferece, inclusive o tal mecanismo de cremalheira lembrado pelo amigo Fabio.
Tenho uma "genérica", sem o mecanismo e, particularmente ela funciona bem, portanto acho que vai da decisão de cada um (demora um pouco mais para posicionar a mesa). Se puder (e tiver $$$) pode optar por uma marca mais conhecida, de tradição. Tudo vai depender do uso que pretende fazer dela.
De uma sapeada no link e, caso tenha alguma ideia traga para que possamos avaliar juntos.
Abraços
Veja no link:
Estas, no caso, são da Dutra Máquinas. Veja o que cada uma oferece, inclusive o tal mecanismo de cremalheira lembrado pelo amigo Fabio.
Tenho uma "genérica", sem o mecanismo e, particularmente ela funciona bem, portanto acho que vai da decisão de cada um (demora um pouco mais para posicionar a mesa). Se puder (e tiver $$$) pode optar por uma marca mais conhecida, de tradição. Tudo vai depender do uso que pretende fazer dela.
De uma sapeada no link e, caso tenha alguma ideia traga para que possamos avaliar juntos.

Abraços
Marco
Mais vale uma tentativa fracassada do que o fracasso de não ter tentado...
- SergioN
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sergio Nakasone
- Data de Nascimento: 27 Jan 1965
- Profissão ou ocupação: Servidor Publico
- Localidade: Mogi das Cruzes
Olá Nilson,
Eu também tenho a BT1200. Por enquanto, não posso dizer que me arrependi. Justamente porque o uso é esporádico e o objetivo principal era conseguir fazer furos perpendiculares. Ou seja, para mim. a cremalheira não chegou a fazer falta mas, caso o uso do equipamento seja mais intenso, a cremalheira vai facilitar e economizar tempo. Como a marcenaria é um belo hobby que tenho, tempo não chega a ser um fator importante. Resumindo, analise o custo benefício e decida quanto quer investir.
Obs.: A BT1200 é uma das mais caras entre os modelos sem cremalheira. Me decidi por ela por ter assistência técnica próxima de minha residência (apesar de nunca ter precisado) e pelo atendimento do SAC quando quis esclarecer dúvidas sobre o equipamento. O atendente não pôde me esclarecer na hora e ficou de retornar a ligação. Pensei que, como estamos no Brasil, não haveria retorno. Mas surpreendemente, eles retornaram duas horas depois.
Abraços
Eu também tenho a BT1200. Por enquanto, não posso dizer que me arrependi. Justamente porque o uso é esporádico e o objetivo principal era conseguir fazer furos perpendiculares. Ou seja, para mim. a cremalheira não chegou a fazer falta mas, caso o uso do equipamento seja mais intenso, a cremalheira vai facilitar e economizar tempo. Como a marcenaria é um belo hobby que tenho, tempo não chega a ser um fator importante. Resumindo, analise o custo benefício e decida quanto quer investir.
Obs.: A BT1200 é uma das mais caras entre os modelos sem cremalheira. Me decidi por ela por ter assistência técnica próxima de minha residência (apesar de nunca ter precisado) e pelo atendimento do SAC quando quis esclarecer dúvidas sobre o equipamento. O atendente não pôde me esclarecer na hora e ficou de retornar a ligação. Pensei que, como estamos no Brasil, não haveria retorno. Mas surpreendemente, eles retornaram duas horas depois.
Abraços
- Adenilson
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
- Data de Nascimento: 25 Mai 1968
- Profissão ou ocupação: Vendas
- Localidade: Tanabi
- País: Br
Eu tenho um uso relativamente intenso da furadeira, e realmente a cremalheira é fundamental.
outra coisa que eu sugiro, se finanças não for fator determinante, é que compre uma de 5/8, cujo motor normalmente é de 1/2 hp.
fique de olho neste detalhe, pois tem muitos sites que colocam a imagem da 5/8 e o preço da de 1/2, acontece que normalmente as de 1/2 não tem a cremalheira, então se vc comprar pela foto pode chegar uma ferramenta diferente do que vc acha que esta comprando.
um exemplo disso é este anuncio do extra...
http://www.extra.com.br/Ferramentas/Fer ... nQodSSEAVA
neste anuncio tem esta foto:

está a foto da de 5/8 com motor de 1/2 cv mas o anuncio se refere a de 1/2 com motor de 1/3. A verdadeira imagem deste anuncio deveria ser esta....

observe que é sem a cremalheira.
ai o comprador que não tem noções ou observação mais acurada compra gato por lebre.
outra coisa que eu sugiro, se finanças não for fator determinante, é que compre uma de 5/8, cujo motor normalmente é de 1/2 hp.
fique de olho neste detalhe, pois tem muitos sites que colocam a imagem da 5/8 e o preço da de 1/2, acontece que normalmente as de 1/2 não tem a cremalheira, então se vc comprar pela foto pode chegar uma ferramenta diferente do que vc acha que esta comprando.
um exemplo disso é este anuncio do extra...
http://www.extra.com.br/Ferramentas/Fer ... nQodSSEAVA
neste anuncio tem esta foto:

está a foto da de 5/8 com motor de 1/2 cv mas o anuncio se refere a de 1/2 com motor de 1/3. A verdadeira imagem deste anuncio deveria ser esta....
observe que é sem a cremalheira.
ai o comprador que não tem noções ou observação mais acurada compra gato por lebre.
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------
Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho
- Adenilson
- Ativo
Eu uso muito a furadeira para fazer a parte fêmea dos encaixes de espiga, é uma mão na roda, acho mais rápido do que fazer com a tupia..
Adenilson Salmo da Silva
-
- ||||||||||||||||
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
- Data de Nascimento: 19 Abr 1966
- Hobby: Música
- Profissão ou ocupação: Informatica
- Localidade: Sao Paulo
Nilson, eu tenho uma Schulz FB13 vermelha e gosto muito dela. Assim como a do Marco, ela NÃO tem o tal mecanismo com cremalheira para ajuste da mesa mas isso não me incomoda em nada. Não acho que seja difícil ajustar a altura, é só pegar o jeito. Faço isso rapidamente.
Essa máquina custa na faixa de R$ 200,00 o que é mais do que justo para uso esporádico. Acho que não compensa botar muito dinheiro numa máquina que vai se usar de vez em quando.

Essa máquina custa na faixa de R$ 200,00 o que é mais do que justo para uso esporádico. Acho que não compensa botar muito dinheiro numa máquina que vai se usar de vez em quando.

Pata de elefante nele!!!
- DICAPEREIRA
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): ADILSON JOSE PEREIRA
- Data de Nascimento: 17 Jan 1962
- Hobby: MARCENARIA
- Profissão ou ocupação: TÉCNICO EM PROTESE DENTÁRIA
- Localidade: SÃO PAULO
Nilson!!!
eu tenho uma Ferrari FGC16, e digo que é muito boa e certamente vai atender a tudo aquilo que você precisaria, ela é um pouco mais cara do que essas de mandril de 1/2, pois ela é 5/8, mas, você pode optar, se for o caso em comprar até mesmo uma usadinha em bom estado, e te garanto que o custo beneficio é excelente, porém ela é bem maior do que essas destinadas a hobbistas..
Abraço amigo...
eu tenho uma Ferrari FGC16, e digo que é muito boa e certamente vai atender a tudo aquilo que você precisaria, ela é um pouco mais cara do que essas de mandril de 1/2, pois ela é 5/8, mas, você pode optar, se for o caso em comprar até mesmo uma usadinha em bom estado, e te garanto que o custo beneficio é excelente, porém ela é bem maior do que essas destinadas a hobbistas..
Abraço amigo...
"" Pior que uma ditadura corrompida é uma pseudo democracia vendida.""
" O homem revela seu preço de acordo com o poder que tem nas mãos "
" O homem revela seu preço de acordo com o poder que tem nas mãos "
- Lauro
- Membro Mebista
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
- Data de Nascimento: 08 Fev 1970
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: cartorário
- Localidade: São Paulo
Hirt, eu tenho uma Schulz Pratika FSB13 azul. Não tem a cremalheira, o que também acho que faz falta, mas o ajuste manual, depois que você pega o jeito, fica fácil. Se tiver que ficar alternando a altura da mesa o tempo todo, vai pensar na cremalheira. Caso o uso seja esporádico, não fará tanta falta. A vantagem da Schulz azul é que tem luz embutida, e acho que é a única que tem esse acessório. Assim como o Adenilson, eu também prefiro fazer as furas na furadeira de bancada e depois acertar com o formão. Assim, a mesa fica na mesma altura para várias peças e a cremalheira acaba não fazendo tanta falta. Além do que a diferença de preço é grande. Enquanto uma Schulz FSB13 está em torno de R$250,00, a FSB16 está na faixa de R$550,00. Abraços!
Lauro.
- Adenilson
- Ativo
YanKleber, a questão acredito eu não é nem quantas vezes vai usar, mas qual o uso a que se pretende.YanKleber escreveu:Nilson, eu tenho uma Schulz FB13 vermelha e gosto muito dela. Assim como a do Marco, ela NÃO tem o tal mecanismo com cremalheira para ajuste da mesa mas isso não me incomoda em nada. Não acho que seja difícil ajustar a altura, é só pegar o jeito. Faço isso rapidamente.
Se vc for usar para trabalhar com MDF de 9mm até 15mm seguramente vai fazer o trabalho com uma furadeira de 13mm e motor de 1/3 sem maiores dificuldades. Mas se o seu hobby for com madeira bruta, e necessitar furar com brocas acima de 1/2 polegada, mesmo que o sue uso seja extremamente esporádico a maquina de 13mm muito provavelmente vai te fazer passar mais raiva do que resolver o problema.
então acredito que a pergunta deveria ser qual o tipo de uso em que aplicarei a maquina. para o meu uso por exemplo uma de 13mm jamais satisfaria.
Se o uso for metal/mecânico então ai sim que nem pensar na de 13mm.
Adenilson Salmo da Silva
- microscheme
- In Memoriam
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
- Data de Nascimento: 01 Jan 1963
- Hobby: Marcenaria e Tornearia
- Profissão ou ocupação: aeroportuario
- Localidade: Guarulhos
. . .
cara
essa é show de bola e o preço é o melhor que se pode achar
FB16 da somar é a mesma máquina que por exemplo a da shulz com o diferencial de preço da marca
as duas são exatamente a mesma máquina com diferencial de preço
http://www.dutramaquinas.com.br/produto ... p-18001017
. . .
cara
essa é show de bola e o preço é o melhor que se pode achar
FB16 da somar é a mesma máquina que por exemplo a da shulz com o diferencial de preço da marca
as duas são exatamente a mesma máquina com diferencial de preço
http://www.dutramaquinas.com.br/produto ... p-18001017
. . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow
- wadjo
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Wanderson Wadjô
- Data de Nascimento: 09 Set 1979
- Hobby: Mecânica - Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Engenheiro Mecânico
- Localidade: Belo Horizonte
- Estado: MG
Eu tenho uma Ferrari 1/2".
Acho que ela é muito boa e me atende plenamente para serviços esporádicos, apesar da marca não ter uma boa fama e desse modelo não ter a cremalheira.

Acho que ela é muito boa e me atende plenamente para serviços esporádicos, apesar da marca não ter uma boa fama e desse modelo não ter a cremalheira.

Wanderson Wadjô
- mellado
- Moderador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
- Data de Nascimento: 29 Ago 1968
- Hobby: marcenaria , informatica
- Profissão ou ocupação: programador de computador
- Localidade: São Bernardo do campo
Veja esta da shulz pelo mesmo preço. http://....../?1.6.0.0,2150, ... chulz.html, 599, 00 e eles fazem em 10 vezes no Amex
Um abraço.
Alexandre Mellado.
Alexandre Mellado.
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Nilson
- Data de Nascimento: 14 Set 1974
- Profissão ou ocupação: Industriário
- Localidade: São Mateus
Pessoal
Não pude retornar antes...
Fábio: gostei da sua observação a respeito da cremalheira mas pelas minhas pesquisas, elas encarecem um pouco o produto e o meu uso é muito esporádico.
Adenilson: muito boa tua observação a respeito das fotos enganosas.
Marco, Sérgio, Yan, Pereira, Lauro, MicroS, Wadjo e Mellado. Agradeço muito pela atenção. Já estou pesquisando os preços e com essas informações vai ficar mais fácil a escolha.
Logo que eu compre, informo aqui.
Agora, surgiu-me algo:
Eu não poderia usar a tupia para fazer furos perpendiculares?
Existem brocas para tupia em que o encaixe é do tamanho da pinça mas as brocas de vários tamanhos?
Abraços a todos.
Nilson Hirt
Fábio: gostei da sua observação a respeito da cremalheira mas pelas minhas pesquisas, elas encarecem um pouco o produto e o meu uso é muito esporádico.
Adenilson: muito boa tua observação a respeito das fotos enganosas.
Marco, Sérgio, Yan, Pereira, Lauro, MicroS, Wadjo e Mellado. Agradeço muito pela atenção. Já estou pesquisando os preços e com essas informações vai ficar mais fácil a escolha.
Logo que eu compre, informo aqui.
Agora, surgiu-me algo:
Existem brocas para tupia em que o encaixe é do tamanho da pinça mas as brocas de vários tamanhos?
Abraços a todos.
Nilson Hirt
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marlon
- Data de Nascimento: 15 Set 1965
- Profissão ou ocupação: professor
- Localidade: Guarapuava
Nilson, você até pode usar a tupia para fazer furos perpendiculares sendo que, em algumas situações, a tupia será mais eficiente (por exemplo, em furos feitos longe da borda, onde a furadeira de bancada não alcança). Mas, em geral, não terá a mesma eficiência da furadeira de bancada, principalmente pela escassez/custo das fresas específicas e pelo fato que, mesmo em tupias com regulagem da velocidade, a velocidade da tupia é muito maior do que a velocidade da furadeira de bancada.
Voltando ao assunto furadeira de bancada, como queres uma de baixo custo, meu conselho é: vá a uma loja física e, naquelas marcas/modelos cujas especificações lhe agradam, teste manualmente até descobrir aquela que tem a menor folga no eixo do mandril (o ideal seria sem folga alguma, mas isso é difícil nas marcas/modelos de baixo custo). Não aceite outra que não aquela testada, pois o padrão de qualidade destas de baixo custo é indecente e, pegando outra, mesmo que da marca testada, pode haver uma diferença enorme na folga do eixo do mandril.
Voltando ao assunto furadeira de bancada, como queres uma de baixo custo, meu conselho é: vá a uma loja física e, naquelas marcas/modelos cujas especificações lhe agradam, teste manualmente até descobrir aquela que tem a menor folga no eixo do mandril (o ideal seria sem folga alguma, mas isso é difícil nas marcas/modelos de baixo custo). Não aceite outra que não aquela testada, pois o padrão de qualidade destas de baixo custo é indecente e, pegando outra, mesmo que da marca testada, pode haver uma diferença enorme na folga do eixo do mandril.
- Adenilson
- Ativo
A limitação da tupia para este fim é enormeeee... além de que a rotação minima da tupia ainda é muito alta para furo com broca, queimando assim a broca facilmente...NilsonHirt escreveu:Pessoal
Agora, surgiu-me algo:
Abraços a todos.
Nilson Hirt
Acho que nao deveria levar em consideração este uso para a tupia...
Adenilson Salmo da Silva
- marcoaandrade
- Ativo
Nilson
Ia recomendar exatamente esta "limitação" da tupia, lembrada pelo amigo Adenilson! Bemlembrado, a rotação mínima (caso tenha duas velocidades) ainda é muito alta para se utilizar como furadeira. A minha de bancada tem uma rotação máxima de 5000 rpm, se não me falha a memória...
Descartaria de imediato esta opção! Trabalhe bem a ideia da Furadeira de bancada!
Abraços
Ia recomendar exatamente esta "limitação" da tupia, lembrada pelo amigo Adenilson! Bemlembrado, a rotação mínima (caso tenha duas velocidades) ainda é muito alta para se utilizar como furadeira. A minha de bancada tem uma rotação máxima de 5000 rpm, se não me falha a memória...
Descartaria de imediato esta opção! Trabalhe bem a ideia da Furadeira de bancada!
Abraços
Marco
- ale2012
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre
- Data de Nascimento: 12 Jul 1973
- Hobby: Bricolagem
- Profissão ou ocupação: Analista de Suporte
- Localidade: São Paulo
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Rodrigo
- Data de Nascimento: 24 Nov 1979
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: Sorveteiro
- Localidade: João Pessoa
- Estado: PB
Tenho uma furadeira de bancada da Chiaperini CH FB 16. ela é uma maquina boa, tem a cremalheira, trabalha durante todo o dia, mandril de 16mm, ha um ano atras custou o mesmo que os valores postados anteriormente, para uso esporádico, pode ser uma boa opção, a mesa dela em em ferro fundido tem várias opções de velocidade.
É uma boa máquina.
É uma boa máquina.
- lucianogf
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luciano Gaspar Faria
- Data de Nascimento: 28 Set 1980
- Hobby: Fotografia, marcenaria, ajudar
- Profissão ou ocupação: Desocupado
- Localidade: Naviraí
- Estado: MS
- Contato:
Tenho uma furadeira da Motomil de 1/2HP mandril 16mm.
Não gostei dessa máquina, assim como tive problemas com um compressor motomil a furadeira me decepcionou também.
Tem uma folga na parte que desce com o mandril que quando precisa-se fazer um furo com precisão a tarefa torna-se mais difícil pois a broca tende não furar no ponto exato que deseja. Acredito que na ponta da broca a oscilação passa de 2mm.
É aquela coisa, se não se importa com a qualidade da ferramenta a mais barata é melhor, mas se a qualidade for ponto forte então terá que tirar a mão do bolso.
Não gostei dessa máquina, assim como tive problemas com um compressor motomil a furadeira me decepcionou também.
Tem uma folga na parte que desce com o mandril que quando precisa-se fazer um furo com precisão a tarefa torna-se mais difícil pois a broca tende não furar no ponto exato que deseja. Acredito que na ponta da broca a oscilação passa de 2mm.
É aquela coisa, se não se importa com a qualidade da ferramenta a mais barata é melhor, mas se a qualidade for ponto forte então terá que tirar a mão do bolso.
010011000111010101100011011010010110000101101110011011110010000001000111011000010111001101110000011000010111001000100000010001100110000101110010011010010110000101110011
- alenquer
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alenquer
- Data de Nascimento: 06 Fev 1965
- Profissão ou ocupação: Programador
- Localidade: Juazeiro do Norte
- Estado: CE
Posso dizer que NUNCA compra um com motor 1/3. Pelo menos 1/2 ou logo 1 cavalo. De 1/3 (que comprei pelo preço) não tem força para nada, engancha em um serra copos com a maior facilidade. Tou louco pra trocar a minha. Abraços.
Alenquer trabalha com análise e desenvolvimento de sistemas a 25 anos e é o Coordenador de TI do município de Juazeiro do Norte-CE, terra do "Padim Ciço"
- lucianogf
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luciano Gaspar Faria
- Data de Nascimento: 28 Set 1980
- Hobby: Fotografia, marcenaria, ajudar
- Profissão ou ocupação: Desocupado
- Localidade: Naviraí
- Estado: MS
- Contato:
Realmente não compensa. O bom é 1/2 pra cima, ideal seria 3/4 pra cima.. ehhehe
Sempre que vou comprar uma ferramenta penso no que vou fazer e no que eu poderia fazer, assim sempre procuro comprar uma ferramenta superior ao trabalho que vou executar.
Sempre que vou comprar uma ferramenta penso no que vou fazer e no que eu poderia fazer, assim sempre procuro comprar uma ferramenta superior ao trabalho que vou executar.
alenquer escreveu:Posso dizer que NUNCA compra um com motor 1/3. Pelo menos 1/2 ou logo 1 cavalo. De 1/3 (que comprei pelo preço) não tem força para nada, engancha em um serra copos com a maior facilidade. Tou louco pra trocar a minha. Abraços.
- marcoaandrade
- Ativo
Concordo...
Em geral, ainda, as que tem motor de 1/2 cv, tem mandril para 16 mm, pois são mais, digamos assim, "espartanas"
Ou seja...mandam muito bem...
Em geral, ainda, as que tem motor de 1/2 cv, tem mandril para 16 mm, pois são mais, digamos assim, "espartanas"

Ou seja...mandam muito bem...
Marco
- Adenilson
- Ativo
é o que eu disse... rs
Adenilson Salmo da Silva
- marcoaandrade
- Ativo
Adenilson escreveu:é o que eu disse... rs

Abraço
Marco