Paulo, acho que não é o caso de o estar forçando, é projeto ruim mesmo. Dê um olhada no Google a respeito de aspirador Electrolux desligando sozinho e você vai ver a QUANTIDADE de reclamações de donas de casa que não conseguem usar para a limpeza doméstica justamente por esse motivo! É que o bicho é uma m*rda mesmo.
A respeito do exaustor centrífugo que você mencionou (e que você usar no seu projeto que por sinal é muito bom) eu andei olhando e não é fácil encontrar para comprar, e quando se encontra custa um absurdo. O mais barato que eu encontrei (e mesmo assim não sei se presta) foi um de fundo de quintal no ML por R$ 300,00. Sei lá, acho meio complicado pagar R$ 300 pratas num troço que eu nem sei qual é a qualidade da fabricação. E isso sem contar o motor. Ao mesmo tempo acho que a minha oficina não chega a pedir uma solução profissional já que não sou profissional. Nem mesmo amador eu sou direito, porque passo pouco tempo mexendo nas coisas. Rs...
Estou mais mesmo para adquirir um aspirador Einhel, pois pelo que eu pude compreender ele não esquenta e portanto não vai desarmar... pelo menos não depois de meros 15 minutos...
Mas deixo meu muito obrigado pelas suas considerações!