Seguinte:
Outro dia o amigo Marcos pediu informações a respeito de uma ferramenta que eu tinha
feito com inserto de vídea; aquelas que torneiros mecânicos utilizam pra torneamento de
aço; segue então as fotos e algumas considerações a respeito, blz . . .
pra ver em tamanho original é só clicar nas fotos
então; eu por acaso tenho só 5,5 kg dessas, consegui da seguinte forma; a muito tempo atrás eu trabalhava
numa fundição onde essas pastilhas eram recebidas da linha de montagem pra serem soldadas no interior dos
misturadores de areia, pra preservar os misturadores contra a abrasão da areia que simplesmente consumiam
as máquinas; cada remessa que chegava era em torno de aproximadamente 400-500 kg por semana, pois os
torneiros não afiavam esses insertos; perdia o fio, descartavam, e pra minha surpresa quando pedi ao diretor
algumas pra eu fazer algumas ferramentas, o camarada me deu só um pouquinho, 5,5 kg
Agora, comprar pode ser meio inviável pelo preço pois, só são vendidas em cartelas com, acho que 20 peças
e a afiação sómente com pedra de esmeril pra afiação de vídeas; uma pedra também extremamente cara;
quem quizer se arriscar, fique a vontade
Esta ferramenta foi feita com um parafuso allen 7/16" x 6" descartada a cabeça do parafuso
Tem uma chapa de aço inox pra travar a pastilha na ferramenta e dois parafusos allen:
um com cabeça pra travar a pastilha e um sem cabeça pra regular a altura, pois cada tipo
de pastilha tem uma espessura diferente; regulado e apertado fica show de bola, mesmo porque
na mesma ferramenta posso utilizar qualquer das pastilhas; é só trocar
Acho que é isso, blz . . .
abraços
. . .