Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Vou começar a fazer o meu primeiro trabalho e preciso cortar MDF revestido nas 2 faces, estou com um disco da Nicholson Predator de 80 dentes, ele é bom para este fim?
Lendo a respeito, muitos falem muito bem dos discos Freud, a diferença entre eles é tanta assim?
O disco Nicholson Predator faz um bom corte, com leves descascados no revestimento.
O disco Freud é excelente e faz um corte limpo, sem lascar.
Mas lembre-se que o disco sozinho não faz milagres. Você precisa também de uma boa máquina, sem vibrações exageradas.
Para escolher entre os dois será a velha questão do custo x benefício. Se for possível esconder as linhas de corte com arremates, molduras, fita de bordo ou o móvel vai ficar em um local escondidinho atrás da porta, sei lá.... vá de Nicholson.
Se os cortes ficarem visíveis, vá de Freud (mas prepare o bolso pois custa 3x mais).
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Vou aproveitar que tirarei umas férias e irei fazer vários ajustes na BT, inclusive terminar um extensão que estou fazendo pra ela, depois vou testar o disco Nicholson e de repente investir em um Freud... Realmente estive olhando o preço deles e são carinhos mesmo...
Caro PRMonteiro,
Eu também uso disco da Freud (linha Diablo) e recomendo com certeza, o corte é perfeito ! O problema, como já comentado, é o preço. O meu eu comprei no USA e lá é bem mais em conta, por volta dos U$ 50,00. O ideal é conseguir alguém que possa trazer para você lá de fora.
Abaixo tem alguns links de vídeo sobre os discos da Freud Diablo:
Trabalho em uma pequena marcenaria e pelo que tenho visto, 90% das marcenarias usam a serra da "freud". Se você tiver cartão de credito internacional, entra no site da ROCKLER (http://www.rockler.com), mesmo você pagando o imposto você vai pagar mais barato lá.
Comprei a serra LU96R, pelo que esta escrito na serra ela é perfeita para laminados, só cuidado para verificar o tamanho da serra e o diâmetro interno, esta que eu comprei é 10" e diâmetro interno de 5/8.
Abraços
Eu tenho dois discos: o original da Makita e um Freud de 80 dentes para cortar MDF.
O acabamento é perfeito. O problema é o preço: ele custa metade do preço de uma BT (que já vem com 1 disco). Mas vale a pena: se usado com cuidado tam-se disco para muito tempo!
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."