Consertando a máquina de lavar roupa

Tornos dos Membros do Fórum - Tornos Mecânico e Tornos para Madeira - Homemade ou Comerciais. Acessórios para Tornos de Madeira ou Metal.

Responder
Vespasiano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 13 Ago 1963
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Telecomunicações
Localidade: Agora em Peruíbe
Estado: SP
País: BR

Consertando a máquina de lavar roupa

Mensagem por Vespasiano »

Caros,
este final de semana nossa máquina de lavar roupa pifou (uma Eletrolux LF90). A máquina tem um sistema de segurança que ao abrir a tampa ela para de rodar causando um “estalo” forte (isso é normal), é o sistema de freio. Entretanto ao abrir ou desligar, esse “estalo” mudou de sintoma gerando vários estalos, como se fosse uma catraca. Eu como adepto do DIY resolvi dar uma olhada, achei que era o acionador do freio, testei e constatei que não era, foi ai que vi o que chamam de “Cinta do freio” que é um aro onde se tem uma lingueta que serve de trava no acionamento do sistema, e estava quebrada.
Resolvi comprar a peça (R$40,00) e trocar, mas ao desmontar a máquina, percebi que teria que ter uma ferramenta própria, então resolvi chamar e agendar um técnico para evitar danificar o restante, o que foi confirmado que teria que ter uma “ferramenta especial”. Só que a maioria só atendia executando o serviço com a peça inclusa, preço +/- R$150,00. Achei um que trocaria cobrando R$80,00 com a minha peça.
Mesmo assim resolvi pesquisar e encontrei a tal “ferramenta especial” a um valor de R$55,00.
Resumindo, eu mesmo acabei fazendo a ferramenta e trocando a peça, não vou nem postar o link, mas caso tenham interesse procurem por “Saca cinta eletrolux”, voces verão que a minha ficou até parecida. :loll:

O intuito maior desde é com relação ao uso dessa ferramenta que achei EXTREMAMENTE PERIGOSO, visto que essa cinta é de aço e tem o efeito mola pois abraça o eixo do tanque, é necessário abrir a cinta com essa ferramenta e encaixa-la no eixo. Até mesmo um profissional experiente pode correr o risco, pois uma vez ela aberta está tensionada, e se a ferramenta escapa, ou a cinta ou a ferramenta se trasformará em um “míssil” sem direção. Haja visto que ao retilá-la usei duas chaves de fenda grandes, forçado a peça, e quando estava pra sair usei uma barra de ferro grande como alavanca e bem longe da boca da máquina, foi como um tiro pois a peça rebateu internamente fazendo um barulho enorme (nessa hora minha esposa de dentro de casa pensou, “Putz, saiu mais caro que a encomenda”). Obviamente que ao trocar mandei sair todos do local e procurei me proteger, principalmente a face, pois percebi a gravidade da operação, sem contar a tensão.

É isso amigos, abaixo as fotos que podem aclarar melhor a situação.

Só um detalhe, falei pra minha esposa que havíamos economizado R$80,00 e eu queria uma ferramenta nova, não sei porquê ela nem respondeu... :roll:

Abraço a todos,
Vespa
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Redelease https://www.redelease.com.br/
PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Re: Consertando a máquina de lavar roupa

Mensagem por PC64 »

Parabéns Vespa... :10:

Eu costumo adquirir o manual de serviço das minha máquinas. Tenho o da Brastemp Clean. É interessante porque eles ensinam a fazer o diagnóstico da parte eletrônica da máquina. Eu também tinha o da Lavadora Enxuta.
Preciso agora arrumar o da Lavadora LG.

A gente economiza uma nota, pois os técnicos costumam cobrar uma fortuna, até para fazer o orçamento.
O bom é que aqui em São Paulo há uma rua onde tem um monte de lojas que vendem peças para fogões, lavadoras e refrigeração. A gente vai lá e enquanto espera ser atendido troca uma ideia com algum técnico que está comprando peça. Já peguei várias dicas assim, de macetes para desmontar alguma coisa.

Valeu pela dica do cuidado que devemos ter ao desmontar esse tipo de peça. Eu também fico esperto com coisas que podem espirrar, pois todas elas tem a mesma direção: o nosso rosto. :up:
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Lauro
Membro Mebista
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo

Mensagem por Lauro »

Legal a ferramenta Vespa! E, o mais importante, funcionou :D . Agora, fala sério, sua esposa já sabe que a ferramenta nova vai custar bem mais que as 80 Reais economizadas, por isso fechou a cara :loll: . Parabéns pela criatividade :up: . Abraços!
Lauro.

Vespasiano
Ativo

PC64 escreveu:A gente economiza uma nota, pois os técnicos costumam cobrar uma fortuna, até para fazer o orçamento.
Então PC, mas você viu a "ferramenta"? É algo simples de fazer. O problema mesmo foi o risco, mas tudo acabou dando certo.

Lauro escreveu: Agora, fala sério, sua esposa já sabe que a ferramenta nova vai custar bem mais que as 80 Reais economizadas, por isso fechou a cara.
Lauro, infelizmente nesse quesito ela me conhece, e sabe que sou "mal intencionado". :loll: :loll:
Já basta O Cinzento, que faço questão de frisar que se tivesse comprado um industrializado teria gasto 5 vezes mais. :saint:

Mas esse conserto valeu pela.

Abraço,
Vespa

XISLAIR
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
Data de Nascimento: 24 Jul 1978
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Brasília
Estado: DF
Contato:

Mensagem por XISLAIR »

Caramba Vespa!!!, fiquei tenso só em ler seu texto, realmente perigoso!!! mas o mais importante é que vc economizou com segurança e ainda abriu frente para aquisição de uma nova ferramenta!!!!

Abraços,
Xislair!

"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca \_/ )

Brasília - Distrito Federal

Fabio
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio
Data de Nascimento: 07 Jul 1968
Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
Localidade: Sao Paulo

Mensagem por Fabio »

Vespa, que aventura, fiquei imaginado voce tirando a peça quebrada, bom pelo menos acho que voce conquistou mais alguns pontos com a patroa, talvez ainda não sejam suficiente para ela liberar a verba, mas o importante é acumular creditos....rs

Eu sou do tempo do "Japonez que arrumava TV", quando alguma coisa quebrava o tecnico arrumava o que havia quebrado, hoje em dia com a "evolução tecnologica", nada é recuperado tudo é trocado e o que quebrou vai para o lixo, isso quando não ouvimos: "não vale a pena arrumar, sai mais barato comprar um novo". Nesse caso nos "malucos" já ficamos imaginando o que fazer com as peças, principalmente o motor....rs

Valeu por compartilhar tua experiencia, se um dia a maquina aqui de casa começar a apresentar os sintomas que voce relatou, vou lembrar.

Abraços.

Abraços,
Fábio Rogerio de Freitas

Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.
Pitagoras

chatara
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
Data de Nascimento: 26 Abr 1948
Profissão ou ocupação: comerciante
Localidade: São Paulo-Capital

Mensagem por chatara »

e aí Vespa,tenho uma lavadora igual a sua, também estalava e fazia um barulho parecido com um Scania sem silencioso,

a dona encrenca chamou o técnico,ele olhou,olhou,coçou a cabeça, veredito; o chassi estava rachado, e com as peças

soltas foi desgastando o eixo,semi eixo rolamento,retentor e teria que trocar tudo isso,mais o cesto de plastico tambor).Que

na desmontagem estragaria.Custo 340,00, isso a uns 5 anos.

A dona encrenca não aceitou. E já se aprontando pra ir comprar outra, na época custava uns 600,00.

Ai eu chiei,pedi pra ela esperar,que eu ia tentar consertar.

Desmontei,vi a situação,realmente o chassi tava quebrado e onde ele é parafusado no cesto de plastico estava espanado.

Solução ; soldei uma barra chata por dentro do chassi ,presa com parafusos,refiz as roscas ,e troquei só o retentor e o

rolamento.

Quanto custou 35,00 e duas tardes de serviço,

Quanto ao freio,não lembro se tirei ou não,vai uma foto da gambiarra

Imagem

Eu penso treis vezes antes de aceitar um orçamento.

abss

chatara
Chatara

São paulo-Capital

o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.

Vespasiano
Ativo

É por aí mesmo Chatara!!!
Parabéns pelo conserto também!
:clap1: :clap1: :clap1:

Mas acredito que você não tirou essa cinta, pois ela faz parte do conjunto do eixo, se desmontar ela estará junto, só vai ser retirada se quebrar, como no meu caso.

Eu penso assim, não querendo desmerecer o trabalho dos outros, mas pô, também não vai me tirar de otário. Se eu posso fazer vou fazer sim, e com qualidade e segurança. Posso não saber, mas pesquiso, e até pergunto a técnicos. Agora quando eles chegam e coçam a cabeça, se prepara que vem chumbo.

Me lembro, a muito tempo, novo de casado e tinha uma Brastemp antiga, na época era nova. Ela sempre dava problema, aí descobri que ela tinha um solenóide onde o fio que alimentava rompia, eu arrumava e ele rompia, depois fui perceber que com o movimento o fio enroscava em uma parte do motor, simplesmente mudei ele de lugar e ela nunca mais deu problema. A visinha tinha uma igual e o mesmo problema, o técnico na época cobrou uma fábula pelo conserto, só depois que me contaram.

Enfim, é isso.

Abraço,
Vespa

Redbaron
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
Data de Nascimento: 27 Nov 1957
Hobby: tornearia
Profissão ou ocupação: Técnico mecânico
Localidade: São Paulo

Mensagem por Redbaron »

Vespa
Parabéns, quando a minha quebrar eu já sei quem chamar e o telefone de quem sabe rss. Eui sempre consigo arrumar o impossível dos outros, mas quando é meu parece que tudo dá errado. Mas com certeza você fazendo além do serviço sair melhor, sempre se acaba aprendendo. Eu só mando para a assistência quando esgoto as possibilidades, pois com certeza você sempre será enganado. Eu tive uma lavadora da Fagor, que segundo o técnico havia queimado o motor, me pediu uma fortuna, eu retirei o motor e fui ver o preço, também não era barato, acabei por comprar outra. Essa foi parar no lixo, mas o motor ficou, depois de alguns anos vi na internet o esquema de como ligar esse motor, descobri que ele estava perfeito o que havia queimado era o capacitor de partida. Conclusão se na época tivesse essa informação não teria perdido a lavadora que estava semi nova.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"

silvio56
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): silvio
Data de Nascimento: 29 Set 1956
Hobby: Tornearia
Profissão ou ocupação: aposentado
Localidade: Sao Paulo
Contato:

Mensagem por silvio56 »

Como eu não arrumo nem a lampada queimada!!!!!!! /think /think /think :saint: :saint: :saint: E também porque odeio as autorizadas e os seus técnicos!!!!!! :Brv: :Brv: :Brv: :Brv: :Brv: :Brv:
Já sei quem chamar e a quem pedir ajuda!!!! Os amigos Vespa e Chatara... Voces são os caras. Meus sinceros parabéns
Um grande abraço
Silvio
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino

Web site

Vespasiano
Ativo

Amigos Pedro e Silvio.
Putz, já faz tempo esse tópico, depois disso já troquei até a bomba d'água dessa máquina (não esgotava a água e consequentemente não enxaguava nem centrifugava).
Mas se necessitar de algo é só chamar, se eu puder ajudar estamos aqui, e tem o amigo Chatara também, é só saber o telefone dele. :loll: :loll:

Grande abraço a todos.
Vespa

mellado
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
Data de Nascimento: 29 Ago 1968
Hobby: marcenaria , informatica
Profissão ou ocupação: programador de computador
Localidade: São Bernardo do campo

Mensagem por mellado »

Aqui em casa, eu sempre dou uma olhada nas coisas que quebram e estão sem garantia,e já fiz vários concertos, porém quando é algo mais complicado, por sorte tenho um vizinho que tem uma pequena Oficina de concerto de máquinas de lavar e geladeiras, que é muito honesto,
Um abraço.
Alexandre Mellado.

Brazjuca
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Braz de Souza Junior
Data de Nascimento: 03 Out 1969
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: portuario
Localidade: Guarapari ES
Estado: ES
Contato:

Mensagem por Brazjuca »

amigo eu ganhei uma Brastemp, quando casei, depois de usar por 3 anos ela pifou, liguei para uns técnicos e todos cobravam pela visita, bom ai decidi fusar, olha manual daqui pega uma dicas de la, era a placa valor 80 conto recondicionada, de la para cá, ela so conhecia o Tec, de maquina BRAZJUCA "Improviseition" :Hk: :Hk: depois de 12 anos com ela funcionando com mais gambiarras do que maquina minha esposa falou,QUERO UMA NOVA :harg: :harg: , ai nao teve jeito comprei uma nova. :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
BRAZJUCA
http://brazutilidades.blogspot.com/
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. (Fernando Pessoa)

Responder

Voltar para “Meu Torno Para Metal ou Madeira, Tornearia Mecânica e Metalurgia”