Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Olá pessoal. Tenho uma lixadeira de cinta da Makita que me atende muito bem em serviços mais pesados. Agora, a patroa andou comprando alguns móveis antigos para eu recuperar e vou precisar de lixadeiras mais light. Pesquisei e vi: lixadeiras orbitais, roto orbitais e sinceramente não consigo fazer a escolha.
Quem tem experiência com as ditas se puder me ajudar, agradeço
Abraços
Roberto
Abraços
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
João do Caminhão
--------------------------------------------------------------------
"Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez"
Chico Xavier
Olá João, obrigado por contribuir. Voce comprou uma lixadeira orbital, quais serão suas necessidades?
A roto orbital traz alguma vantagem?
abraço
Roberto
Abraços
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
Achei um video que explica muito superficialmente as diferenças entre as várias lixadeiras, mas acho que preciso de mais informações para tomar a decisão.
Editado pela última vez por Lauro em Dom Jul 28, 2013 11:31 pm, em um total de 1 vez.
Razão:Exibição do vídeo diretamente no tópico.
Abraços
Roberto
uma roto orbital acho que é a melhor opção, mas parece-me que as lixas sao meio caras, se isso for problema uma orbital ajuda muito...
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------ Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho
A orbital é uma excelente lixadeira. Eu tenho uma B&D com controle de velocidade que já uso há mais de três anos e faz um trabalho ótimo. A grande vantagem da roto-orbital é que você consegue resultado com menos tempo. Ela é mais ágil e dá um acabamento melhor. Usando a roto-orbital a madeira arrepia bem menos. Abraços!
O meu objetivo e para acabamento médio, uma vez que não sou profissional, só hobby mesmo.
abraço e boa sorte na escolha.
JDC
João do Caminhão
Chico Xavier
Lauro,Adenilson e João, obrigado pelas dicas. Hoje fui às lojas de lixas da cidade e senti as dificuldades em adquirir a roto orbital(tanto no bolso, quanto na falta frequente das tais lixas com velcro. Optei então por comprar uma orbital da Makita e já usei bastante a danada hoje. Estou muito satisfeito com os resultados , trabalha muito bem e lixa rápido.
Acho que com a ajuda de vcs todos fiz a escolha certa(custo x benefício).
abraços
Roberto
Abraços
Roberto
Qual modelo vc comprou roberto? qual madeira vc ta lixando, vc ta usando o metodo do marcos, em baixar sempre em 50% o numero do grao para o proxima lixa?
muito obrigado
João do Caminhão
João do Caminhão
Chico Xavier
O modelo da Makita é BO 4557
estou lixando um criado mudo antigo de embuia e estou sim utilizando a metodologia do mestre Marcos. Agora o que deixa a madeira lisinha que nem bumbum de nenem é a lixada depois da seladora. Aí da gosto. Vou só encerar depois da seladora. A madeira merece.
abraços
Roberto
Abraços
Roberto
Uma outra dica é umedecer a madeira antes da última lixa. Isso faz as farpas da madeira arrepiarem e a última lixada tira todos os cabelinhos. Depois, seladora e cera. Abraços!
Puxa vida. Fiquei até emocionado ao ser chamado de Mestre amigo Roberto, mas você exagerou na dose. Me falta muito para chegar lá. O importante é que você está com uma lixadeira que te atende bem e imagino que a esposa também esteja muito orgulhosa. Nota DEZ pela parceria com ela e parabéns pela compra.
eu tenho uma cadeira velha para lixar.... gostei da ideia de deixar ela úmida para lixar... vou fazer o teste
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------ Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho
Funciona muito bem Adenilson. Antes da última lixada, passe um pano bem úmido na madeira, o suficiente para fazê-la escurecer. Espere secar e verá os cabelinhos todos arrepiados . Se for uma madeira muito fibrosa, tipo um angelim, pode usar esse processo duas vezes. Abraços!
Marcos, vc merece, pelas dicas que dá. Lauro, aprendi mais uma. essa de umedecer a madeira para arrepiar foi boa.
Eu tinha uma tia que arrepiava... bom, deixa prá lá. rsrsrsrsrsrsr.
abraços
Roberto
Abraços
Roberto