Marcos escreveu:O que é um parafuso panela, digo cabeça de panela, PC?
Marcos,
Como você pode observar nas fotos que o Lauro postou, o parafuso "cabeça de panela" possui a base inferior plana. No caso da minha guia, que foi feita de alumínio, eu fiz um furo no alumínio para passar o parafuso e depois dei uma escareada para a cabeça ficar embutida no perfil (não tenho fotos, mas se você quiser eu posso tirar e postar para você).
Eu estava usando parafusos para madeira, aqueles que são cônicos na parte inferior da cabeça. Na hora que eu dei o aperto final, como a cabeça é cônica ela tende a centralizar-se no furo, trazendo o
runner para o lado. Esse deslocamento, embora muito pequeno (cerca de décimos de milímetro), é suficiente para que o
runner fique raspando no trilho da mesa da serra, pois ele foi feito exatamente da largura do trilho (a dimensão final foi feita na lixa).
Fazendo alguns ajustes eu notei que quando o parafuso estava mais frouxo o
runner corria normalmente. Ao dar o aperto era possível ver que ele saia do lugar. Era o parafuso que estava puxando o
runner para o lado, pois a cabeça cônica tendia a trazer o furo (também cônico por conta da ponta da broca) para um alinhamento perfeito. Como a marcação e o furo não apresentam essa mesma precisão, isso fazia com que o
runner ficasse desalinhado em relação à guia da mesa. Então eu substituí os parafusos por "cabeça de panela", pois a base plana não provocaria o desalinhamento. Funcionou!