OK, tudo bem, ele não é estiloso e versátil como o da Wolfcraft, mas cumpre a função perfeitamente e deu certo logo no primeiro teste. E não me custou absolutamente nada, pois eu tinha o material todo em casa. O jig em questão é para ser usado em MDF (ou madeira) de 15mm para cavilhas de 6mm que é a minha necessidade. Ei-lo:

Agora, as instruções de como construir um igual. Material que você vai precisar:
1 pedaço de MDF 15mm com 8 x 3 cm
1 pedaço de MDF 15mm com 8 x 5 cm
2 parafusos para madeira de 2,5 cm
2 buchas de aço com medida interna de 6mm
Antes de começar você já deve estar se perguntando onde diabos você vai arrumar as buchas de aço com medida interna de 6mm, e esse foi exatamente o ponto em que eu parei antes de começar a fazer o jig, pois não sabia como faria isso. A princípio a minha opção lógica foi utilizar duas porca-garras de 1/4" contrapostas uma à outra, mas não estava muito contente em usá-las por causa das roscas internas. Olha daqui, pensa dali, me lembrei que recentemente eu troquei as tarraxas xing-ling de uma das minhas guitarras por originais da Kluson. Mas o que isso tem a ver? Bem, tem a ver que o eixo das tarraxas onde a corda é presa, corre dentro de uma bucha de aço que é instalada no braço da guitarra. Peguei as tais tarraxas xing-ling e removi as buchas (elas são apenas rosqueadas) e tirei a medida interna com o paquímetro: 6.1mm. Nem acreditei! Só para ter certeza, peguei uma cavilha de 6mm e passei por dentro dela, e entrou justinho. Pois bem, seis tarraxas, seis buchas!
Tá, aí você diz: bonito, mas não tem a menor graça comprar um jogo de tarraxas de guitarra para usar as buchas. Concordo. Acontece que isso é vendido separado no eBay e um joguinho com 6 custa USD 5.99 e o frete é grátis:
http://www.ebay.com/itm/Original-Kluson ... 3a5a0862c6
Aqui a foto da peça:

Agora que todo mundo está mais calmo, vamos ver o passo a passo de como construir:
1) Usando uma broca de 8mm na furadeira de bancada, faça um furo centralizado na espessura do pedaço de MDF com 8 x 3 cm. O furo deve atravessar o MDF completamente de um lado a outro. Com uma broca de 12mm, faça um rebaixo de cada lado para encaixar a "cabeça" das buchas.

2) Insira uma bucha de cada lado (uma em cima e outra em baixo). Elas devem entrar apertando com a mão mas se for preciso use um martelo de borracha ou um martelo de aço com um pedaço de madeira.

3) Aparafuse o pedaço de MDF com 8 x 5cm alinhado para servir de batente.

Veja abaixo como usar o jig:

No final das contas usei apenas duas buchas. Ainda sobraram quatro para fazer um "pocket hole" e um jig para furação perpendicular com furadeira de mão. Em breve, os projetos!