Serra para tico-tico manual - como cortar MDF?

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Marcos
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br

Serra para tico-tico manual - como cortar MDF?

Mensagem por Marcos »

Moçada, preciso de informação novamente. Desta vez é para uma encomenda. Quem diria que eu iria ter encomendas tão cedo.

Preciso cortar uns moldes - bailarinas - em MDF de 6 mm e gostaria de saber qual o tipo de serra mais indicado para o corte usando uma Tico-Tico manual. Gostaria que o corte fosse o mais limpo - certinho e sem rebarbas - possível
Não posso usar a de bancada porque as peças são de 1,15 cm de altura por 68 cm de largura. Então a minha tico-tico de bancada ou serra fita estão fora do projeto em razão do tamanho das bailarinas.

Depois vem a pintura: Prime - nivelar o fundo - e esmalte sintético branco e brilhante ou similar.

Qualquer informação será muito válida e seu comentário é muito importante. Mesmo que seja só para apoio moral é muito bem vindo.

Redelease https://www.redelease.com.br/
microscheme
In Memoriam
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
Data de Nascimento: 01 Jan 1963
Hobby: Marcenaria e Tornearia
Profissão ou ocupação: aeroportuario
Localidade: Guarulhos
Estado: SP
País: BR

Re: Serra para tico-tico manual - como cortar MDF?

Mensagem por microscheme »

. . .

mano

tico-tico manual; mdf 6 mm; acredito que serrinhas pra corte de aço vai bem

elas tem os dentes minúsculos e acredito que o acabamento, mesmo que for preciso
lixar, não será trabalhoso não

quanto maior o número de dentes da serrinha será melhor trabalhar e dar o acabamento

e não se esqueça que a tico-tico manual tem que trabalhar praticamente sozinha; não
force a serra que com certeza não se estressará

com menor número de dentes o corte será mais rápido mas em se falando
de acabamento, será mais trabalhoso

blz . . .

abraços

. . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow

Yudi
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Romualdo
Data de Nascimento: 02 Dez 1965
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Farmacêutico
Localidade: Londrina
Estado: Pr

Mensagem por Yudi »

a Starret tem uma lâmina chamada dual cut que parece que fica um melhor acabamento, também não deve ser usado o avanço pendular.

chicodo15
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Francisco
Data de Nascimento: 08 Fev 1980
Profissão ou ocupação: comerciante
Localidade: Belford Roxo
Estado: RJ

Mensagem por chicodo15 »

Existem umas serrinhas própria para MDF para pequenos cortes, a serra tem mais dentes e são menores, ou seja, vc tem um controle maior nas curvas. Vi na Amoedo e se não me engano é da Bosh.
E Vamo Fazendo ;)

janc
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Juarez
Data de Nascimento: 12 Abr 1954
Profissão ou ocupação: Médico
Localidade: Rio de Janeiro

Mensagem por janc »

Marcos, já usei a serra dual cut mencionada pelo YUDI para MDF. Corte limpo. Não precisei lixar.

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

Idem. Eu uso a serrinha Dual Cut da Starret na minha tico-tico e fica ótimo. E como disse o Yudi, o avanço pendular tem que estar desligado.

Apenas atente quanto ao tamanho delas. Tem uma mais longa e uma mais curta. Se você comprar a errada, o Dual Cut não funciona. No meu caso, tem que ser a mais curta.

Obviamente que eu comprei errado da primeira vez e depois tive que comprar de novo :doh: . Sorte que é baratinho (Por volta de R$ 10,00 pelo pacotinho com 3 peças).

Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Yudi escreveu:a Starret tem uma lâmina chamada dual cut que parece que fica um melhor acabamento, também não deve ser usado o avanço pendular.
Fabioreis escreveu:Idem. Eu uso a serrinha Dual Cut da Starret na minha tico-tico e fica ótimo. E como disse o Yudi, o avanço pendular tem que estar desligado.
Apenas atente quanto ao tamanho delas. Tem uma mais longa e uma mais curta. Se você comprar a errada, o Dual Cut não funciona.
Obviamente que eu comprei errado da primeira vez e depois tive que comprar de novo :doh:
Yudi e Fábio muito obrigado pela dica. Amanhã vou correr atrás destas serras que devem ser as mesmas que o Mano Micro citou.
Só tem uma coisa: O que é avanço pendular? Minha serrinha é uma Bosch Hobby dos anos 80 e nunca soube se teria avanço e nem pendular
Talvez seja uma característica de equipamentos deste Século e a minha é do passado... :loll:

Como fico sabendo do tamanho certo a comprar?

Verde
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiss
Data de Nascimento: 30 Abr 1956
Profissão ou ocupação: Contabilista
Localidade: ALCOBAÇA
Estado: AL
País: PT

Mensagem por Verde »

Não encontrei vídeo com isto, mas:
Movimento pendular é o que você faz (inconscientemente), quando usa uma serra manual quando não interessa a qualidade do corte.
Quando puxa (ou empurra) a serra, em vez de fazer movimentos paralelos, inclina a mesma (levanta a ponta se serrar ao empurrar, e inversamente se serrar ao puxar).
Agora transporte isso para a tico tico.
As serras com movimento pendular costumar ter várias posições de mais ou menos inclinação, para dar mais velocidade no corte, com prejuízo do acabamento.
Ajudei ou compliquei? :idea: :?:

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Verde escreveu: As serras com movimento pendular costumar ter várias posições de mais ou menos inclinação, para dar mais velocidade no corte, com prejuízo do acabamento.
Ajudei ou compliquei? :idea: :?:
Verde, esclareceu o suficiente para mim. Em razão do meu desconhecimento, fui ao Youtube pesquisar e o resultado foi nada, mas existem alguns poucos comentários do que seria o tal movimento pendular, mas nenhum falou o que é o ponto, como você disse: Apressa o corte e acabamento de menor qualidade.

Bom tenho duas tico-tico manual. Uma bosch hobby e uma Skill nova de 380 watts. Se juntar as duas é capaz de resultar em UMA com movimento? :[-X: pendular, nem pensar....

Hoje vou comprar o material e ver se dou conta de cortar as tais Bailarinas. O complicado é que não acho o desenho paras ampliar para 1,15 x 60 cm. Mas cliente mulher é assim: Se tem cor X pergunta pela Y. Se bailarina com braço levantado perguntado se não não na horizontal, se tem na horizontal, diz que queria um para cimna e outro para baixo e por aí vai.... pior é que não posso cobrar pelo serviço... :Brv:

EDIÇÃO: Serra tico-tico com movimento pendular - Obrigado amigo Odair

Fabioreis
Ativo

Mensagem por Fabioreis »

Marcos escreveu:O que é avanço pendular? Minha serrinha é uma Bosch Hobby dos anos 80 e nunca soube se teria avanço e nem pendular

(...)

Como fico sabendo do tamanho certo a comprar?
Quanto a ação pendular, acho que você já esclareceu, né ? Ela aumenta a velocidade do corte em detrimento do acabamento. Como você que ótimo acabamento, tem que desligar a ação pendular.

Quanto ao tamanho correto, só olhando "com as mãos" ! A dica é a seguinte: Tenha a serra Dual Cut em mãos e observe que a inclinação dos dentes dela se encontram no centro. Esse centro tem que estar mais ou menos no centro da espessura da peça a ser cortada. Se ficar muito acima ou abaixo, ela vai funcionar como uma serrinha normal, e não como uma Dual Cut. Como você vai cortar MDF, eu chutaria que você deveria comprar a serra mais curta. Mas é difícil acertar esse meu chute sem ver a tico-tico, a serrinha e a peça a ser cortada. Talvez você possa levar tudo até a loja (tico-tico + um pedaço do material a ser cortado) e medir lá.

E se tudo der errado, você só perdeu uns R$ 10,00. Não chega a ser algo muito preocupante, pois você vai acabar usando a serrinha para cortar outros materiais. :up:

Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Entendi o que você falou mas ainda não peguei o espírito do negócio. Hoje comprei um pacotinho de dual cut com um par de serrinhas. Vamos ver o que acontece. Não estou com muito tempo agora para fazer teste. Tenho que cortar do jeito que der e depois ver se "pego esta manha".
Na loja só tinha serrinha de um tamanho, então não deu para escolher. Tomara que seja boa. Depois conto aqui no que deu

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Hoje usei a tal serrinha para cortar as peças de MDF e parecia que eu pilotava um cabrito. A tico-tico só parava de pular quando eu fazia muita pressão na parte dianteira da serra. Se folgar a mão um tiquinho virava um britador.

A boa notícia é que o corte saiu bem limpo, pouquíssimas rebarbas e praticamente não precisou de lixa. Apesar de saltitante a serra obedecia bem às mudanças de direção e curvas. Resumindo, afora uma dorzinha no braço e a sensação de tremedeira foi tudo bem.

Será que uma tico tico de marca como uma Makita por exemplo - aquela de 700 watts - também corta pulando? Usei uma Skill e sinceramente: Preciso descobrir se é a serra, a lâmina o operador. Não é possível que serra tico tico só corte MDF deste jeito.... muito esquisito. Até cheguei a dar uma verificada na lâmina para ver se não tinha dente virado para cima ou algo errado. Resumindo: Achei uma m... a tal tico tico manual - pelo menos a minha Skillbrito.

Fabioreis
Ativo

Mensagem por Fabioreis »

Marcos,

Eu uso um modelo Makita muito simples . Não acredito que ela seja muito melhor que a Skil que você está utilizando, portanto não acho que o problema seja a tico-tico (e muito menos a serrinha).

Meu palpite é que você não prendeu bem a peça que está sendo cortada ou ela está com um vão-livre muito grande.

Prenda a peça a ser cortada em sua mesa de trabalho com sargentos e deixe para fora (o tal vão-livre) somente o mínimo necessário para você não cortar a mesa.

Se a peça vibra, a tico-tico pula mesmo. :up:

Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.

Chico Xavier

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Fabioreis escreveu:... portanto não acho que o problema seja a tico-tico (e muito menos a serrinha).

Meu palpite é que você não prendeu bem a peça ... :up:
Vixe. Preciso mandar o operador fazer uma reciclagem :loll: e você errou bem na mosca Fábio. As peças não estão presas e acho muito complicado fazer isto, porque a tal Bailarina mede 1,15 m por 60 cm de largura e cheia de curvas - detalhes. Então prender a peças seria muito demorado, mas concordo plenamente com você que o ideal seria trabalhar com a peça muito bem apoiada e presa.

Como não sou muito esperto no negócio e a puladeira me incomodava demais, resolvi fazer uma experiência que deu muito certo. Aqui em Brasília é 220 v e minhas ferramentas também. Peguei um transformador com saída 110 v e liguei a Skillcabrita nele. Foi como milagre. Passou a rodar macio e nada de pulinhos. Daí minha conclusão é de que uma tico tico com velocidade variável deve ser uma excelente opção. Quando liguei em 110 a velocidade dos golpes ficaram um pouquinho mais lentos mas não perdi nada com relação ao corte. Fácil e limpo. Não precisei empurrar para cortar. O próprio equipamento vai determinando a velocidade do corte.

Conclusão: Prender a peça: OK Deixar o MDF bem apoiado, de preferência dos dois lados se possível: OK Tico tico com velocidade variável: esta seria a Cereja do bolo :up:

Uma lembrança de solução já apresentada aqui: Tico tico invertida. Para o que estou fazendo seria bom demais.

Fábio meu velho amigo. Valeu muito o seu comentário

Yudi
Ativo

Mensagem por Yudi »

para controlar a velocidade da tico tico, você pode usar um dimmer de lâmpada.

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Yudi, bem lembrado ... não tinha me ocorrido isto, mas ontem tomei uma atitude radical. Comprei uma Makita, com controle de velocidade e iluminação. O que mais gostei foi da troca da lâmina. Gira a alavanca e encaixa sem precisar de chave alguma, A vibração da máquina na velocidade máxima é quase nenhuma, diferente das minhas outras que parecem um britador.
Para não perder a Skill ou vender a preço de banana - o modelo 4003, custa R$ 99,00 na Leroy em Brasília - acho que vou tentar instalar em ma mesa, invertida. Para alguns tipos de recorte deve ficar bom.

Fábio - ontem na Leroy achei outro modelo de dual cut. Uma que tem dentes para baixo e para cima 50% x 50%. Vou fazer uma experiência e ver como vai ser.

Yudi
Ativo

Mensagem por Yudi »

acho que com essa lâmina dual cut ,a peça vai precisar de melhor apoio, pois ele corta nos dois sentido, então ele vai empurrando e puxando.

cezarloureiro
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): CEZAR
Data de Nascimento: 20 Fev 1980
Hobby: MARCENARIA
Profissão ou ocupação: ENGENHEIRO
Localidade: RIO DE JANEIRO

Mensagem por cezarloureiro »

Marcos, qual a marca é modo da tico tico que vc comprou?

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Cezar eu já tinha uma duas, uma Bosch antiga e uma Skill. Muito parecidas no funcionamento e para mim toda tico-tico tinha a vibração e os outros problemas. Quando comprei , percebi que eu nunca tinha usado uma tico-tico de qualidade. Ainda uso as velhas, mas quando o assunto é acabamento e precisão melhores, pego a Makita.

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”