Eu que nunca tinha tido a oportunidade de ter vivência com tablets achava que o iPad era um troço assim como um "celularzão". O fato é que fiquei maravilhado com os recursos e facilidades do bicho e já estou pensando em comprar um para mim mais para a frente. O que EU MAIS GOSTEI nele é que não existe tempo de espera entre ligar o gadget e usá-lo. Você aperta o botão de ligar e o desktop já aparece IMEDIATAMENTE com os ícones dos aplicativos. Então é só arrastar o dedo na tela para desbloquear e usar. O processo todo leva coisa de 1 ou 2 segundos. Eu juro!

Por não vivermos num mundo perfeito, nada é só maravilhas. Como já seria esperado de tudo que é comercializado da Apple, odiei a hermeticidade do sistema que tem como efeito colateral mais grave a impossibilidade de intercambiar arquivos entre o tablet e o computador a não ser pelo iTunes (quem tem um sabe do que eu estou falando). Após alguma pesquisa na net, aprendi que para o meu perfil o ideal são tablets com Android embarcado, pois o mesmo utiliza sistema de arquivos que permite gerenciar informação com total liberdade. Acabei me interessando pelo Galaxy Tab 2 da Samsung, o Xoom 2 da Motorola e um outro da Sony que não lembro o modelo. Dos três o Galaxy me pareceu ser o mais interessante.
Até aí tudo bem.
Hoje cedo minha irmã ligou toda feliz para contar que o meu cunhado comprou um tablet de uma marca chamada Genesis. Ela não soube dizer o modelo, só que tem tela de 8" e que custou menos de R$ 400. Preferi não mencionar que tínhamos comprado um iPad pois poderia dar a impressão que eu estava querendo chover na parada dela. E minha esposa não gosta que a gente fique dizendo pra família o que comprou, o que fez, etc. Enfim... depois dela me falar o que o tablet faz e deixa de fazer, eu tive que perguntar: "Daniela, e quando você liga ele já dá pra sair usando direto ou demora um pouco?". Longa pausa. Daí a resposta: "Bom, tipo assim..." (quando a pessoa fala "tipo assim" eu já fico esperando o pior) "Ele demora um pouquinho, sabe, fica aparecendo um robozinho na tela enquanto inicia o sistema... não demora TANTO como o computador mas tem que esperar um pouco até poder usar..."

Quando ela disse "não demora tanto como o computador mas tem que esperar um pouco" eu fiquei imaginando o seguinte: um computador com Windows que carregue MUITO RÁPIDO leva na melhor das hipóteses uns 30 segundos para dar o boot. Eu SEI que o computador dela demora quase 1 minuto para iniciar. Daí eu imaginei o tablet levando no barato uns 10-15 segundos no processo, que, para mim, é uma eternidade dadas as características do mesmo. Eu já acho que é um absurdo quando liga-se um celular e tem que ficar olhando uns 5 segundos para aquela telinha de inicialização. Dá vontade de dar um socão em cima. O pior para mim é que essas telinhas em geral ficam lá paradonas e durante o boot você fica olhando fixamente o display com aquela cara de zé mané, quase babando, e se perguntando se o troço ainda está carregando ou se travou.

O bacana que eu acho é você se sentir à vontade o suficiente para ligar, usar e desligar trocentas vezes por dia sempre que estiver afim. Afinal eu sou da geração em que quando você apertava um botão "liga" e a coisa não ligava na hora é porque ou estava quebrada ou desligada da tomada. Imagina se quando você apertasse o interruptor na parede, ao invés de acender a luz, uma voz falasse assim "Por favor aguarde... inicializando sistema da lâmpada...". Aí se algo desse errado, a lâmpada acendia azul, daí você tinha desligar o interruptor, pegar um banquinho, subir, desatarrachar e atarrachar novamente no bocal, esperar 1 minuto e então tentar de novo. Hahahaha!
Eu realmente confesso que fiquei espantado com a agilidade do iPad, pois ele resgata esse imediatismo prazeroso da disponibilidade. Eu me conheço bem e sei que se eu comprar um tablet que eu vou ter que ficar esperando o bicho "acordar" a cada vez que for usar, tenho certeza que a médio e longo prazo isso vai encher tanto o meu saco que vou acabar deixando de usar.

Pois bem, a minha dúvida está justamente em saber se isso é uma deficiência inerente a todos os tablets com Android ou se é porque o tablet da minha irmã é desses baratinhos. Tipo, se eu comprar um Galaxy Tab 2 (estava querendo aquele com tela de 10.1") ele também demora para carregar ou é rápido como o iPad? Pergunto isso pois a rapidez para mim é fundamental, e caso os dispositivos com o Android embarcado sejam todos lentos no boot, mesmo com a limitação de intercâmbio de arquivos, provavelmente vou preferir um iPad mesmo...
Agradeço a quem puder me tirar essa dúvida!!!!