Jigs para serra de fita
Regras do fórum
"Gabaritos" definição:
Modelo que serve para traçar, verificar ou controlar o perfil ou as dimensões que devem ter os objetos, pode ser Industrializado ou Diy.
Também é medida padrão que regula a confecção de peças, a distância entre os trilhos de máquinas, Instrumento destinado a verificar medidas padrão.
"Gabaritos" definição:
Modelo que serve para traçar, verificar ou controlar o perfil ou as dimensões que devem ter os objetos, pode ser Industrializado ou Diy.
Também é medida padrão que regula a confecção de peças, a distância entre os trilhos de máquinas, Instrumento destinado a verificar medidas padrão.
- rafa0173
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Rafael
- Data de Nascimento: 02 Set 1976
- Hobby: Natação
- Profissão ou ocupação: Administrador
- Localidade: Niteroi
- Estado: RJ
- País: BR
Jigs para serra de fita
Boa tarde pessoal!
Encontrei esse video em outro forum, achei ele tão bom que resolvi compartilhar como vocês! Ele é em alemão, mas dá pra entender a mecânica da coisa mesmo sem entender a língua. Fui dar uma olhada no canal de quem publicou o video, salvo engano, é de um programa sobre marcenaria na Alemanha. Não tive tempo de ver outros videos, mas parece que tem muita coisa interessante por lá. Aproveitem!
Encontrei esse video em outro forum, achei ele tão bom que resolvi compartilhar como vocês! Ele é em alemão, mas dá pra entender a mecânica da coisa mesmo sem entender a língua. Fui dar uma olhada no canal de quem publicou o video, salvo engano, é de um programa sobre marcenaria na Alemanha. Não tive tempo de ver outros videos, mas parece que tem muita coisa interessante por lá. Aproveitem!
Abraços,
Rafael.
Rafael.
Redelease https://www.redelease.com.br/
- Fabio
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio
- Data de Nascimento: 07 Jul 1968
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
- Localidade: Sao Paulo
- Estado: SP
Re: Jigs para serra de fita
Rafael, belo achado, realmente dá para tirar várias ideias dos jigs.
fiquei impressionado com a serra de fita dele, que maravilha.
Abraços
fiquei impressionado com a serra de fita dele, que maravilha.
Abraços
Abraços,
Fábio Rogerio de Freitas
Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.
Pitagoras
- rafa0173
- Ativo
Pois é Fabio, esse canal é muito bom! A engenharia alemã é a melhor do mundo, na minha opinião, então acredito que eles devem ter coisas bem interessantes a mostrar na área da marcenaria também. Você reparou na serra de fita em sí? E nos sargentos? Parecia que o cara poderia usar o dedo mindinho para apertá-los!
Fui dar uma olhada nos outros videos do canal, la tem bastante coisa sobre tornearia. O pessoal que é chegado deve achar bem interessante também. Pena que tem essa questão da língua, alemão é grego para mim! rs

Fui dar uma olhada nos outros videos do canal, la tem bastante coisa sobre tornearia. O pessoal que é chegado deve achar bem interessante também. Pena que tem essa questão da língua, alemão é grego para mim! rs
Abraços,
Rafael.
Rafael.
- XISLAIR
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
- Data de Nascimento: 24 Jul 1978
- Profissão ou ocupação: Militar
- Localidade: Brasília
- Estado: DF
- Contato:
Legal Rafael, excelente video, a serra de fita dele corta que nem faca quente na manteiga, vai deslizando suavemente pela madeira, esta sim é uma maquina de precisão milimetrica, os jigs são simples e inteligentes.
Valeu,
Xislair!
Valeu,
Xislair!
"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca

Brasília - Distrito Federal
- Marcos
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
- Data de Nascimento: 15 Nov 1949
- Profissão ou ocupação: Nenhuma
- Localidade: Brasilia
- País: Br
Gostei demais do jigs. Ótima cavada e bacana ter compatilhado
- rafa0173
- Ativo
Valeu Xislair e Marcos!
Pior que esse video andou me inspirando. A minha serra de fita tem uma mesa "crua" sem fence ou um t-track, conforme pode ser visto nessa foto:

Eu comprei esse Kreg Precision Band Saw Fence e instalei na serra:

Só que depois de ter comprado esse acessório, eu descobri esse video abaixo:
Pior que esse video andou me inspirando. A minha serra de fita tem uma mesa "crua" sem fence ou um t-track, conforme pode ser visto nessa foto:

Eu comprei esse Kreg Precision Band Saw Fence e instalei na serra:

Só que depois de ter comprado esse acessório, eu descobri esse video abaixo:
Abraços,
Rafael.
Rafael.
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Rafael,
Fiquei impressionado com os equipamentos do "aftas ardem". Eu nunca tinha visto uma serra de fita daquelas. E aqueles grampos? No país tuoiniquim não tem nada nem parecido. Já vi alguns lá fora!
Achei muito criativos os jigs do cara. Servem de inspiração para construirmos os nossos. O maior problema que enfrentamos é que não possuímos t-tracks aqui em Pindorama. Eu comprei na Leo aquela cremalheira de fixar prateleiras, mas ela é grotesca. É muito alta, o que nos obriga a engrossar a mesa e a parte superior é arredondada, o que não propopicia uma acabamento perfeito. Além disso ela tem um dente na parte inferior que aumenta mais ainda a sua altura desnecessariamente. Ele pode ser removido no esmeril, mas dá um trabalho.
Eu já andei procurando em catálogos de perfis de alumínio para ver se acho algo melhor, mas não existe. Encontro os perfis mais esdrúxulos que você possa imaginar, mas nada parecido com um simples t-track.
Acho que teremos que formar um grupo e importar isso meio que no atacado. O pior que esse trilho lá fora também não é barato. Somando-se o frete e os impostos da tia Dilma sai em torno de R$ 70 o metro. E um metro desse trilhom não dá pra nada. Como as barras são curtas (a maior que ví é de 1 m) as perdas são enormes.
Obrigado por compartilhar seus garimpos noturnos...
Fiquei impressionado com os equipamentos do "aftas ardem". Eu nunca tinha visto uma serra de fita daquelas. E aqueles grampos? No país tuoiniquim não tem nada nem parecido. Já vi alguns lá fora!
Achei muito criativos os jigs do cara. Servem de inspiração para construirmos os nossos. O maior problema que enfrentamos é que não possuímos t-tracks aqui em Pindorama. Eu comprei na Leo aquela cremalheira de fixar prateleiras, mas ela é grotesca. É muito alta, o que nos obriga a engrossar a mesa e a parte superior é arredondada, o que não propopicia uma acabamento perfeito. Além disso ela tem um dente na parte inferior que aumenta mais ainda a sua altura desnecessariamente. Ele pode ser removido no esmeril, mas dá um trabalho.
Eu já andei procurando em catálogos de perfis de alumínio para ver se acho algo melhor, mas não existe. Encontro os perfis mais esdrúxulos que você possa imaginar, mas nada parecido com um simples t-track.
Acho que teremos que formar um grupo e importar isso meio que no atacado. O pior que esse trilho lá fora também não é barato. Somando-se o frete e os impostos da tia Dilma sai em torno de R$ 70 o metro. E um metro desse trilhom não dá pra nada. Como as barras são curtas (a maior que ví é de 1 m) as perdas são enormes.
Obrigado por compartilhar seus garimpos noturnos...
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- rafa0173
- Ativo
Bom dia Paulo!
Insônia é soda!
Eu sei bem o que você está falando, também comprei a tal cremalheira para usar em um projeto. Um pouco depois me arrependi, como você bem disse, ela é grotesca. Até hoje ela está encostada esperando meu humor mudar! rs
Eu estou querendo fazer uma mesa bonitinha para a minha serra de fita, da maneira como expliquei no meu último post. Vou pesquisar direito essa história dos t-tracks e ver qual seria o melhor custo-benefício. Conforme for, vou postando o desenvolvimento da idéia por aqui.
Insônia é soda!

Eu sei bem o que você está falando, também comprei a tal cremalheira para usar em um projeto. Um pouco depois me arrependi, como você bem disse, ela é grotesca. Até hoje ela está encostada esperando meu humor mudar! rs
Eu estou querendo fazer uma mesa bonitinha para a minha serra de fita, da maneira como expliquei no meu último post. Vou pesquisar direito essa história dos t-tracks e ver qual seria o melhor custo-benefício. Conforme for, vou postando o desenvolvimento da idéia por aqui.
Abraços,
Rafael.
Rafael.
- Fabioreis
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
- Data de Nascimento: 22 Jun 1966
- Profissão ou ocupação: Aposentado
- Localidade: Cotia, SP
Concordo com vocês. Os trilhos da Fico são grossos, arredondados e muito altos. O problema é eles são para prateleiras, não para T-Track.
Mas quando descobri que o parafuso de 3/8 se encaixava no trilho, a gambiarra estava pedindo para ser construída !
Para fazer as adaptações que eu fiz, tive que laminar duas chapas de MDF de 15mm para conseguir alojar os trilhos da Fico. Quando foi no tampo da mesa da minha tupia estacionária ou nos fences, tudo bem, pois não perdi nada.
Mas na mesinha que construí para minha furadeira de bancada, perdi 15mm de "área útil" na distância entre a broca e a mesa. Uma pena.
Como o Paulo, procurei algo para adaptar como T-Track em vários sites de empresas que fabricam perfis de alumínio, fui a varias lojas... nada !
Fiquei sem alternativa e acabei optando pelos trilhos da Fico. Era o que tinha para o momento.
Apesar da cara de gambiarra, estou me virando com esses trilhos da Fico por enquanto.
Se um dia eu descobrir algo melhor, certamente farei vários upgrades em meus equipamentos.
Abraços,
Fábio Reis.
Mas quando descobri que o parafuso de 3/8 se encaixava no trilho, a gambiarra estava pedindo para ser construída !

Para fazer as adaptações que eu fiz, tive que laminar duas chapas de MDF de 15mm para conseguir alojar os trilhos da Fico. Quando foi no tampo da mesa da minha tupia estacionária ou nos fences, tudo bem, pois não perdi nada.
Mas na mesinha que construí para minha furadeira de bancada, perdi 15mm de "área útil" na distância entre a broca e a mesa. Uma pena.
Como o Paulo, procurei algo para adaptar como T-Track em vários sites de empresas que fabricam perfis de alumínio, fui a varias lojas... nada !
Fiquei sem alternativa e acabei optando pelos trilhos da Fico. Era o que tinha para o momento.
Apesar da cara de gambiarra, estou me virando com esses trilhos da Fico por enquanto.
Se um dia eu descobrir algo melhor, certamente farei vários upgrades em meus equipamentos.

Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
- rafa0173
- Ativo
- Marcos
- Ativo
Rafa, acho que podemos pegar o gancho e formar um grupo de interesse em Serra Fita para trocar informação sobre nossas serras e nos ajudar mutuamente. Vejo que você tem grande interesse no assunto e gosta de acessórios de precisão, assim como eu também.
Andei comprando em Miami na semana passada umas coisas e acho que vale a pena conversar sobre.
Tenho uma Makita... e somente as fitas que vieram com ela, mais os acessórios para corte circular (redondo) e lixadeira... tenho muitas dúvidas se vai funcionar como....
Andei comprando em Miami na semana passada umas coisas e acho que vale a pena conversar sobre.
Tenho uma Makita... e somente as fitas que vieram com ela, mais os acessórios para corte circular (redondo) e lixadeira... tenho muitas dúvidas se vai funcionar como....
- rafa0173
- Ativo
Oi Marcos!
Gostei da usa idéia, talvez pudesse ser criada uma área espécifica dentro da seção "Máquinas e ferramentas" para cada uma das ferramentas mais usadas:tupia, serra circular de bancada, serra circular manual, furadeira de coluna, serra de fita e tico-tico. Acho que seria uma forma de melhor organizar o conteúdo do site. Será que o Edu aprovaria?
A minha serra de fita é uma ETT SL-35, que pega lâminas de 9 a 19 mm. Como eu mostrei no início do tópico, ela veio sem fence e sem t-track. Então adquiri o tal Kreg Precision Band Saw Fence e ontem recebi dois acessórios para esse acessório:

micro ajustador

e essa guia.
Realmente, eu tenho muito interesse nessa máquina, aliás, nela e na tupia. Acho que são ferramentas muito versáteis!
Gostei da usa idéia, talvez pudesse ser criada uma área espécifica dentro da seção "Máquinas e ferramentas" para cada uma das ferramentas mais usadas:tupia, serra circular de bancada, serra circular manual, furadeira de coluna, serra de fita e tico-tico. Acho que seria uma forma de melhor organizar o conteúdo do site. Será que o Edu aprovaria?
A minha serra de fita é uma ETT SL-35, que pega lâminas de 9 a 19 mm. Como eu mostrei no início do tópico, ela veio sem fence e sem t-track. Então adquiri o tal Kreg Precision Band Saw Fence e ontem recebi dois acessórios para esse acessório:

micro ajustador

e essa guia.
Realmente, eu tenho muito interesse nessa máquina, aliás, nela e na tupia. Acho que são ferramentas muito versáteis!
Abraços,
Rafael.
Rafael.
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Rafael e Marcos,rafa0173 escreveu:Oi Marcos!
Aprovo a ideia de criar essas áreas, dividindo o conteúdo. Fica mais fácil de fazer pesquisa. À medida que o conteúdo vai aumentando é necessário fazer uma reorganização nos tópicos para facilitar a consulta.

Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- Fabioreis
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
- Data de Nascimento: 22 Jun 1966
- Profissão ou ocupação: Aposentado
- Localidade: Cotia, SP
É o jeito, Rafa !rafa0173 escreveu:Quem não tem cão caça com gato né Fábio?

Cara, como são legais esses acessórios da Kreg que você comprou ! Parabéns !

Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.
Chico Xavier
Fábio Reis.
Chico Xavier
- rafa0173
- Ativo
Obrigado Fábio! Nem preciso falar nada né? Os acessórios da Kreg deixam qualquer um de nós babando! Eu faço uma pequena compra na Rockler uma vez por mês, e numa das últimas adquiri o Kreg Jig. Pô, você não tem idéia de como eu estava ancioso para receber esse jig, mas quando chegou... Sacanagem, ele vem com 50 parafusos, mas são de 5 tipos diferentes, então no final das contas são 10 de cada tipo e 10 parafusos não dão nem pro cheiro pra fazer um projeto. O resultado é que tive que pedir 1.000 parafusos específicos para serem usado em madeiras macias de 16 mm, inclui-se aí o MDF de 15 mm. Eu tô com uma encomenda de armário para rouparia, que pretendo entregar na próxima semana, e achei que fosse estrear o kreg jig com ele, mas vou acabar tendo que usar um dispositivo de montagem da Häfele, o Rafix.
Voltando a falar da Kreg, eles têm um acessório específico para montar decks de madeira e eu estou de olho nele. É complicado, vendo os sites estrangeiros eu me sinto como uma criança na frente de uma loja de doces! Eu tô esperando algum conhecido viajar para a Europa porque quero encomendar aquele Line Master Sistem, que me pareceu ser pra lá de útil. Só que não vale a pena comprá-lo pela internet, o frete e os impostos acabam inviabilizando a compra.
Voltando a falar da Kreg, eles têm um acessório específico para montar decks de madeira e eu estou de olho nele. É complicado, vendo os sites estrangeiros eu me sinto como uma criança na frente de uma loja de doces! Eu tô esperando algum conhecido viajar para a Europa porque quero encomendar aquele Line Master Sistem, que me pareceu ser pra lá de útil. Só que não vale a pena comprá-lo pela internet, o frete e os impostos acabam inviabilizando a compra.
Abraços,
Rafael.
Rafael.
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sebastiao Adao Soare
- Data de Nascimento: 14 Jul 1957
- Hobby: Marcenaria e carpintaria
- Profissão ou ocupação: aposentado
- Localidade: Itapemirim
- Estado: ES
gostei muito, obrigado por compartilhar
- Marcos
- Ativo
Eita Rafa, mandei perguntar quanto é o valor da remessa de um igual... vamos ver se tenho espoleta ....rafa0173 escreveu: É complicado, vendo os sites estrangeiros eu me sinto como uma criança na frente de uma loja de doces! .
- rafa0173
- Ativo
Igual a qual Marcos? Se for de algum equipamento que eu já tenha mandado vir lá de fora eu posso te passar os valores, sempre anoto tudo.
Abraços,
Rafael.
Rafael.
- Marcos
- Ativo
Rafa, não fui claro, mas me referia a Kreg Precision Band Saw Fence. Pedi um orçamento do envio mais o "micro ajustador".
Se uma hora você tiver um tempo, você poderia colocar aqui ou enviar para mim se preferir alguma foto do uso destes Kreg, por favor
Ia me esquecendo e aqui vai uma edição: Hoje recebi um Rockler 1298 Piece 1/4" - 20 JIG Hardware Kit
Se uma hora você tiver um tempo, você poderia colocar aqui ou enviar para mim se preferir alguma foto do uso destes Kreg, por favor
Ia me esquecendo e aqui vai uma edição: Hoje recebi um Rockler 1298 Piece 1/4" - 20 JIG Hardware Kit
- rafa0173
- Ativo
O custo do Kreg Precision Band Saw Fence foi o seguinte: o preço normal dele era US$ 107,00 mas eu peguei alguma promoção na Rockler e acabei pagando US$ 85,60. O frete ficou em US$ 64,35, totalizando US$ 149,95 ou R$ 307,59. Paguei ainda R$ 19,62 de IOF mais R$ 102,10 pra RF. O Valor final ficou em R$ 429,31.
Pelo Micro-Adjuster for Kreg Band Saw Fence eu paguei o preço cheio de US$ 14,99, mais US$ 6,04 de frete, totalizando US$ 21,03 ou R$ 43,33. Sobre esse valor paguei ainda R$ 2,76 de IOF mais R$ 26,64 para a RF. O preço final ficou em R$ 72,73.
Com relação a foto, vou fazer melhor, segue um vídeo de um usuário nos EUA falando sobre esses dois equipamentos:
Pelo Micro-Adjuster for Kreg Band Saw Fence eu paguei o preço cheio de US$ 14,99, mais US$ 6,04 de frete, totalizando US$ 21,03 ou R$ 43,33. Sobre esse valor paguei ainda R$ 2,76 de IOF mais R$ 26,64 para a RF. O preço final ficou em R$ 72,73.
Com relação a foto, vou fazer melhor, segue um vídeo de um usuário nos EUA falando sobre esses dois equipamentos:
Abraços,
Rafael.
Rafael.