Como vocês sabem a Makita MLT100 apresenta alguns probleminhas de fábrica que necessitam ser resolvidos. Um deles é a folga que existe no goniômetro. A máquina não faz cortes precisos por causa do jogo entre runner do goniômetro e o t-track existente na mesa.
Em um video postado no Youtube , o cara resolveu o problema colando fita de papel alumínio no runner.
Como eu não tinha fita de papel alumínio (aliás já procurei essa fita e não encontro em lugar nenhum), resolvi fazer um novo runner que corresse mais justo no t-track. Eu aproveitei um pedaço de alumínio que sobrou do crosscut sled que eu fiz. A barra mede 1/2" x 1/4".
Já experimentei e ele foi aprovado. O jogo acabou. O único problema é que ele não funciona direito na mesa lateral deslizante porque a barra de alumínio que eu utilizei é lisa e não se encaixa no t-track. Ele apenas desliza. Desse modo, quando apertamos o goniômetro contra a mesa ele sobe e não prende na mesa. Pretendo fazer uma com um rebaixo para ela se encaixar direito no trilho e não deixar folga. Para isso eu preciso comprar uma barra mais larga (acho que 5/8" x 1/4") e fresar o encaixe (alguém sabe como fresar alumínio? Não deve ser difícil).
Eu documentei algumas etapas do processo.
1 - Goniômetro original da MLT100. 2 - Goniômetro original desmontado e barra de alumínio 1/2" x 1/4" que será usada. 3 - Runner. 4 - Runner desmontado. 5 - Novo runner feito de alumínio 6 - Novo runner montado. 7 - Goniômetro montado. É isso aí. Sintam-se a vontade para melhorar e copiar.