**************************************************************************************************
Meus caros amigos, boa tarde. Depois de muito estudo muita pesquisa muita conta e muita madeira estragada, enfim consegui fazer a "Bola de Futebol" do jeito que eu queria; isto porque a uns dois anos atras, eu montei uma bola de futebol no tópico-ttp://marceneiros-e-bricoleiros.forums-free.com/viewtopic.php?f=15&t=5051&start=0, porém não ficou muito boa devido a uns erros de ângulos e cálculos.
Vou tentar explicar a execução e alguns detalhes para que os amigos que se interessar possa fazer também, para isto espero que me desculpem se o tópico se estender um pouco.
Em nossa bola de futebol existem 12 faces pentagonais e 20 hexagonais, formando um Icosaedro truncado, para aqueles que tiverem interesse em verificar segue o link da fonte de pesquisa:
http://www.dm.ufscar.br/hp/hp153/hp153001/hp153001.html
Bem depois que consegui decifrar a formula e a planta de execução do projeto, conforme o link acima, me deparei com o seguinte problema:
Eu tinha as medidas, tinha o desenho, a formula só faltava um pequeno detalhe, que era o angulo de corte para fazer o projeto em madeira segmentada e depois tornear.
Para isso eu recorri a alguns amigos, inclusive nosso amigo Yan que me mandou uma possível angulação de corte, retirada do Scketchup, porém na pratica a coisa é um pouco diferente, eu cortava colava mas na hora de fechar; não batia e não dava certo. Tentei na net vi alguns projetos executados, mas nenhum dos torneiros ensina o macete do angulo de corte e nem de que maneira eram cortados os segmentos. Depois de muito tentar, achei o angulo ideal (20º), que só funciona na pratica porque na teoria o angulo correto seria 18º, então se alguém tiver interesse em fazer, pode mandar 20º que não tem erro.
As peças foram cortadas na BT com auxilio de um jig de corte, com madeiras Marfim e Angico na bola e Cedro rosa no suporte, segue as fotos e o roteiro utilizado:
Esta foto mostra as madeiras utilizadas e o corte no jig peças hexagonais e pentagonais:

Aqui a planta do projeto em plano antes de colar

Foram coladas em uma base de papel mais firme, e para quem quiser fazer, sugiro utilizar desta formar, pois a colagem uma a uma não da certo de maneira nenhuma

Depois de colado na base de papel, começa a colagem das peças nas arestas uma a uma e virando devagar que vai tomando a forma.
Foi colado também uma fita adesiva de PVC que é bem firme, permitindo um ajuste melhor

Após tudo colado tem que passar fita adesiva bem apertado e ir acertando os angulos antes da cola secar, reparem que na primeira montagem não estão as peças pentagonais, e outra dica; não cole os pentagonos senão não vai fechar. Tem que secar tudo e ficar bem firme, só então coloca-se os pentagonos e vai ajustando um a um com lixa ou uma grosa bem fina até a peça encaixar perfeitamente, este é o detalhe mais importante, pois caso contrário o trabalho será perdido.
Fica assim tudo montado e pronto para colocar os segmentos pentagonais.

Agora depois de colado os segmentos pentagonais a bola tem este aspecto, fica bem feia mas no fim vai ficar legal

Depois tem que se colar dois suportes para poder prender na placa e no contra ponto para poder girar

Só então começa o torneamento da bola, esta parte é a melhor..

Uma dica importante é utilizar um pequeno anel, pode ser até uma tampa de pote de maionese, para ir acertando a curvatura da bola, isto porque o torneamento foi feito sem o jig para se fazer esferas.

Foi feito também dois outros elementos que servirão para apoio e suporte da bola, acho que vai ficar legal!!

Depois de torneada, os toquinhos são retirados e é dado o acabamento, já parece uma bola de verdade. Preciso tomar cuidado senão meu neto vai sair chutando pela casa..hiihihihihihihihihi
Detalhe do pedestal e do suporte já torneados.

Fiz também uns desenhos para dar um toque diferente no pirógrafo

E ficou assim, realmente foi um grande desafio, e foi um projeto bastante demorado pois não encontrei nenhuma literatura a respeito de como fazer pois o pessoal que já fez não mostra o passo a passo, mas foi um desafio bem legal. A peça tem um diâmetro de 23 cm, 105 peças, com 40 cm de altura, acabamento de seladora e verniz acrílico aplicado com spray.

Espero que os amigos gostem
Um grande abraço
Silvio