Serra de Bancada Einhel BT-TS 1500 U: Primeiras Impressões
- Querido
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos Querido
- Data de Nascimento: 21 Dez 1962
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Tecnico
- Localidade: Cosmopolis
- Estado: SP
- País: BR
Serra de Bancada Einhel BT-TS 1500 U: Primeiras Impressões
Olá pessoal, depois de muito tempo sem postar (deu problema no meu PC e tive que trocar placa mãe, processador, fonte, memória, etc....tudo na unha...), finalmente tive a oportunidade de retirar da caixa a serra de bancada que comprei em novembro/dezembro.
Como vi que tem muito zum zum zum "por fora", então fica aqui o que eu verifiquei.
A serra vem bem embalada em uma caixa resistente e com todos os acessórios* (comentarei depois sobre eles) e também com uma chave de montagem tidpo universal (bicicleta, mas com apenas duas medidas e são as que se usa...)
O material (chapas) é de boa qualidade, pintura eletrostática também bem feita.
A montagem é simples, mas como de praxe, os manuais da Einhel não são lá aquelas coisas ou seja, se a pessoa não for insistente, pode ter dúvidas na montagem.
As mesas de extensão são de chapa dobrada, mas são muito resistentes. Fiquei impressionado quando montei todo o conjunto e segurei pelas "abas" e a mesma se portou firme sem torsão.
Fazendo serragem: O motor roda suave, não é barulhento e a serra é de boa qualidade e com bom corte. Cortei uma ripa de eucalipto duro sem esforço.
Achei os dispositivos de elevação, angulação e guias tão "boas" quanto às B&D e Skill, com ponto pela Einhell não apresentar o problema de paralelismo que o pessoal que adquiriu Skill recentemente tem reclamado.
Acessórios: A serra vem com um protetor em chapa de aço carbono acoplado à serra, onde também vai acoplado uma coifa onde se encaixa um aspirador de pó que serve para aspirar a serragem da parte superior da serra.. Internamente a serra também tem uma outra coifa que serve para aspirar ao material da parte inferior da serra. Achei estes acessórios totalmente inúteis e dispensáveis pois creio eu que enos de 30% de material seja aspirado pelo sistema, e olha que meu aspirador é um destes que aspira água.
A proteção da serra é útil, mas se precisar fazer rasgos na madeira, é necessário retirá-la, pois seu ajuste é muito limitado.
Tampa inferior: A serra possui uma tampa inferior, que cobre a parte inferior do maquinário e que teoricamente serviria para proteger (???) o sistema eletro-mecânico (de ratos?). So que, como o sistema de aspiração é muito deficiente, a maior parte do material (serragem, cavacos, etc) fica depositada nesta tampa (que possui rasgos, mas retém material) e nas bodas da chaparia que forma a estrutura da máquina (caixa). Para se ter uma idéia, eu retirei a tampa inferior por completo e deixei sem pois se a caa vez que for usar a seerra tiver que desaparafusar a tampa, limpar a mesma e a máquina e depois parafusar novamente, é uma perda de energia considerável.
Susto: Ao iniciar um corte realmente (corte de um caibro de 45x75x3000 mm) liguei a mesma e vi que fez um barulho de motor travado e começou a sair fumaça. Foi então que percebi que o caibro estava travando a serra na partida, e como estes motores não são de torque na partida e sim de velocidade, desliguei rapidamente., ligando logo em seguida já com o caibro afastado e tudo ficou normal.
A serra é mito estável, precisa, sua mesa é bem firme. Só achei que os adesivos de medida usam uma cola não muito boa. As guias são de boa qualidade, mas acho que se aplicarmos um material deslisante, ajudaria bastante, mas como sou marinheiro de primeira viagem, posso estar dando uma de dondoco...rs
Do caibro que usei, cortei ripas de 5, 4 e 3 mm sem problemas. Só achei um problema, mas isso é porque nunca usei uma serra dessas antes ainda mais com um caibro de mais de 2 metros, senti falta de duas mesas de apoio, uma antes e outra depois, mas meus dois cavaletinhos ajudaram bastante.
Bem, é isso. Espero que sirva de base para futuros usuários. Antes de comprá-la, havia visto a Skill e a BD e confesso que não gostei do jeito da abobrinha.... Mas tem certas categorias de máquinas em que gosto é gosto.
Abraços à todos.
Como vi que tem muito zum zum zum "por fora", então fica aqui o que eu verifiquei.
A serra vem bem embalada em uma caixa resistente e com todos os acessórios* (comentarei depois sobre eles) e também com uma chave de montagem tidpo universal (bicicleta, mas com apenas duas medidas e são as que se usa...)
O material (chapas) é de boa qualidade, pintura eletrostática também bem feita.
A montagem é simples, mas como de praxe, os manuais da Einhel não são lá aquelas coisas ou seja, se a pessoa não for insistente, pode ter dúvidas na montagem.
As mesas de extensão são de chapa dobrada, mas são muito resistentes. Fiquei impressionado quando montei todo o conjunto e segurei pelas "abas" e a mesma se portou firme sem torsão.
Fazendo serragem: O motor roda suave, não é barulhento e a serra é de boa qualidade e com bom corte. Cortei uma ripa de eucalipto duro sem esforço.
Achei os dispositivos de elevação, angulação e guias tão "boas" quanto às B&D e Skill, com ponto pela Einhell não apresentar o problema de paralelismo que o pessoal que adquiriu Skill recentemente tem reclamado.
Acessórios: A serra vem com um protetor em chapa de aço carbono acoplado à serra, onde também vai acoplado uma coifa onde se encaixa um aspirador de pó que serve para aspirar a serragem da parte superior da serra.. Internamente a serra também tem uma outra coifa que serve para aspirar ao material da parte inferior da serra. Achei estes acessórios totalmente inúteis e dispensáveis pois creio eu que enos de 30% de material seja aspirado pelo sistema, e olha que meu aspirador é um destes que aspira água.
A proteção da serra é útil, mas se precisar fazer rasgos na madeira, é necessário retirá-la, pois seu ajuste é muito limitado.
Tampa inferior: A serra possui uma tampa inferior, que cobre a parte inferior do maquinário e que teoricamente serviria para proteger (???) o sistema eletro-mecânico (de ratos?). So que, como o sistema de aspiração é muito deficiente, a maior parte do material (serragem, cavacos, etc) fica depositada nesta tampa (que possui rasgos, mas retém material) e nas bodas da chaparia que forma a estrutura da máquina (caixa). Para se ter uma idéia, eu retirei a tampa inferior por completo e deixei sem pois se a caa vez que for usar a seerra tiver que desaparafusar a tampa, limpar a mesma e a máquina e depois parafusar novamente, é uma perda de energia considerável.
Susto: Ao iniciar um corte realmente (corte de um caibro de 45x75x3000 mm) liguei a mesma e vi que fez um barulho de motor travado e começou a sair fumaça. Foi então que percebi que o caibro estava travando a serra na partida, e como estes motores não são de torque na partida e sim de velocidade, desliguei rapidamente., ligando logo em seguida já com o caibro afastado e tudo ficou normal.
A serra é mito estável, precisa, sua mesa é bem firme. Só achei que os adesivos de medida usam uma cola não muito boa. As guias são de boa qualidade, mas acho que se aplicarmos um material deslisante, ajudaria bastante, mas como sou marinheiro de primeira viagem, posso estar dando uma de dondoco...rs
Do caibro que usei, cortei ripas de 5, 4 e 3 mm sem problemas. Só achei um problema, mas isso é porque nunca usei uma serra dessas antes ainda mais com um caibro de mais de 2 metros, senti falta de duas mesas de apoio, uma antes e outra depois, mas meus dois cavaletinhos ajudaram bastante.
Bem, é isso. Espero que sirva de base para futuros usuários. Antes de comprá-la, havia visto a Skill e a BD e confesso que não gostei do jeito da abobrinha.... Mas tem certas categorias de máquinas em que gosto é gosto.
Abraços à todos.
Redelease https://www.redelease.com.br/
- Adenilson
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
- Data de Nascimento: 25 Mai 1968
- Profissão ou ocupação: Vendas
- Localidade: Tanabi
- País: Br
Re: Serra de Bancada Einhel BT-TS 1500 U: Primeiras Impressõ
Muito obrigado pelas dicas parceiro, é mais uma para se ter em consideração em custo beneficio
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------
Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho
-
- ||||||||||||||||
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
- Data de Nascimento: 19 Abr 1966
- Hobby: Música
- Profissão ou ocupação: Informatica
- Localidade: Sao Paulo
Legal, muito bom seu review, completo e nada tendencioso.

Não quero apavorar, mas se saiu fumaça pode ter certeza que ALGUMA coisa dançou. Pode ser até que aparentemente tudo esteja normal, mas lá dentro algo aconteceu. Muito provavelmente foi o verniz da fiação do induzido do motor que derreteu um pouco.
O que mais me espantou foi que uma rápida travada dessas não deveria ser suficiente para aquecer o induzido dessa maneira a ponto de sair fumaça. Normalmente isso aconteceria apenas se ficasse mais tempo. O problema é que se cada vez que essa travada acontecer -- e acredite-me, não é tão raro assim isso ocorrer -- e sair fumaça, é provável que em pouco tempo você esteja com um motor queimado nas mãos. Mas realmente espero estar enganado!

Fiquei um pouco bolado com essa sua observação. Já aconteceu várias vezes da minha Skil não dar partida por estar com a serra travada pela madeira (até mesmo com forro de pinus) e fazer o tal "barulho de motor travado". Já aconteceu algumas vezes com minha circular também. Mas vou ser sincero: NUNCA saiu fumaça!Querido escreveu:Susto: Ao iniciar um corte realmente (corte de um caibro de 45x75x3000 mm) liguei a mesma e vi que fez um barulho de motor travado e começou a sair fumaça.

Não quero apavorar, mas se saiu fumaça pode ter certeza que ALGUMA coisa dançou. Pode ser até que aparentemente tudo esteja normal, mas lá dentro algo aconteceu. Muito provavelmente foi o verniz da fiação do induzido do motor que derreteu um pouco.
O que mais me espantou foi que uma rápida travada dessas não deveria ser suficiente para aquecer o induzido dessa maneira a ponto de sair fumaça. Normalmente isso aconteceria apenas se ficasse mais tempo. O problema é que se cada vez que essa travada acontecer -- e acredite-me, não é tão raro assim isso ocorrer -- e sair fumaça, é provável que em pouco tempo você esteja com um motor queimado nas mãos. Mas realmente espero estar enganado!

Pata de elefante nele!!!
- Vespasiano
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
- Data de Nascimento: 13 Ago 1963
- Profissão ou ocupação: Telecomunicações
- Localidade: Agora em Peruíbe
Concordo plenamente!YanKleber escreveu:Legal, muito bom seu review, completo e nada tendencioso.
Agora temos mais uma referência, e bem detalhada.
Valeu Querido!

Abraço,
Vespa
- Adenilson
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
- Data de Nascimento: 25 Mai 1968
- Profissão ou ocupação: Vendas
- Localidade: Tanabi
- País: Br
pode ser excesso de verniz Yan..
e não sabemos quanto tempo ficou assim, ou se o motor ja estava sendo usado e quente....
mas se foi pouco tmepo REALMENTE nao era para sair fumaça não.
e não sabemos quanto tempo ficou assim, ou se o motor ja estava sendo usado e quente....
mas se foi pouco tmepo REALMENTE nao era para sair fumaça não.
Adenilson Salmo da Silva
- SergioN
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sergio Nakasone
- Data de Nascimento: 27 Jan 1965
- Profissão ou ocupação: Servidor Publico
- Localidade: Mogi das Cruzes
Que bom que alguém comprou e postou as primeiras impressões sobre a Serra de Bancada da Einhell. Até agora só havíamos discutido baseados em fotos e principalmente sobre a tal mesa de chapa. Agora vamos aguardar para o nosso amigo Querido falar sobre as possíveis folgas, a precisão do corte e o vão da serra, que na BT é muito grande. Assim, fica mais uma opção para quem quer adquirir sua serra.
Abraços
Abraços
- Querido
- Ativo
BEm, eu já tinha usado a mesma para cortar uns retalhos e quando liguei, estava lendo o manual e devo ter deixado ela ligada travada uns 15 segundos, Mas não vi de onde a fumacinha saiu, se foi da botoeira ou do motor, mas sim, excesso de verniz pode mesmo sair um certo vapor. No mais, ela está ótima.
-
- ||||||||||||||||
Querido escreveu:devo ter deixado ela ligada travada uns 15 segundos

Cara, você demorou 15 segundos para perceber que tinha alguma coisa errada, mesmo ouvindo aquele zumbido alto do motor travado????
Agora, eu posso dizer exatamente o CONTRÁRIO do que eu disse antes: esse motor da sua máquina é muito bom, e estou admirado que ele não tenha pegado fogo!!!

Pata de elefante nele!!!
- Querido
- Ativo
O problema foi que eu estava com o meu aspirador ligado junto e o bicho grita alto. Como estava ligando os dois juntos, então o da seerra passou desabercebido mesmo. Mas agoa não vou mais uusar o aspirador acoplado pois não adiantou nada. Estou pensando nem montar um tipo de coifa na parte inferior para resolver o problema do material.YanKleber escreveu:Querido escreveu:devo ter deixado ela ligada travada uns 15 segundos![]()
Cara, você demorou 15 segundos para perceber que tinha alguma coisa errada, mesmo ouvindo aquele zumbido alto do motor travado????
Agora, eu posso dizer exatamente o CONTRÁRIO do que eu disse antes: esse motor da sua máquina é muito bom, e estou admirado que ele não tenha pegado fogo!!!
-
- ||||||||||||||||
Ah, agora entendi! Puxa, mas você deu sorte mesmo, podia ter "lambido" o motor!

Pata de elefante nele!!!
- Brazjuca
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Braz de Souza Junior
- Data de Nascimento: 03 Out 1969
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: portuario
- Localidade: Guarapari ES
- Estado: ES
- Contato:
Querido, obrigado amigo pelas explicações, tenho minhas duvidas ainda em relação a esta marca, mais foi ótimo.

BRAZJUCA
http://brazutilidades.blogspot.com/
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. (Fernando Pessoa)
- Lauro
- Membro Mebista
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
- Data de Nascimento: 08 Fev 1970
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: cartorário
- Localidade: São Paulo
Muito bom seu review
. Bom saber que as mesas laterais são de boa qualidade. Esse foi um detalhe que me deixou meio com o pé atrás com essa máquina. Se possível, poste umas fotos mais detalhadas da máquina e do trabalho que ela realiza. Obrigado e abraços!

Lauro.
- Querido
- Ativo
Na verdade acho que ouve um equívoco quando disseram chapa dobrada. seriam amis para chapa estampada, o que dá uma diferença quanto à resistência mecânica.Lauro escreveu:Muito bom seu review. Bom saber que as mesas laterais são de boa qualidade. Esse foi um detalhe que me deixou meio com o pé atrás com essa máquina. Se possível, poste umas fotos mais detalhadas da máquina e do trabalho que ela realiza. Obrigado e abraços!
-
- ||||||||||||||||
Tens toda razão!Querido escreveu:Na verdade acho que ouve um equívoco quando disseram chapa dobrada. seriam amis para chapa estampada, o que dá uma diferença quanto à resistência mecânica.Lauro escreveu:Muito bom seu review. Bom saber que as mesas laterais são de boa qualidade. Esse foi um detalhe que me deixou meio com o pé atrás com essa máquina. Se possível, poste umas fotos mais detalhadas da máquina e do trabalho que ela realiza. Obrigado e abraços!

Pata de elefante nele!!!