Tenho uma furadeira de bancada Somar FB16 (vendida pela Schulz) com motor de 1/2 cv e mandril de 5/8". Obviamente, não é uma máquina de potência elevada, mas usei sem problema com brocas de até 10 mm em madeiras maciças e aço e até uma forstner de 60 mm em madeira com alguma paciência.
Porém, recentemente as brocas têm agarrado no material imediatamente, sendo impossível furar uma tábua de pinus com uma broca chata de 1/2" e até tendo dificuldade em furar a mesma madeira com brocas de 5 mm. A máquina está praticamente inutilizável.
Pensei serem as correias, mas elas estão firmes. Também não é falta de aperto no mandril. Na verdade, as correias continuam girando normalmente enquanto o mandril para. Dá pra segurar o mandril com a mão mesmo com a regulagem para torque máximo e até mesmo girar a polia manualmente enquanto trava o mandril com a máquina desligada.
Antes de procurar assistência técnica, pensei em pesquisar se alguém já viu esse tipo de problema e saberia oferecer um diagnóstico.
Agradeço por qualquer sugestão, menos que seja comprar uma máquina melhor!
