Discos de serra de bancada: Custo benefício

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Querido
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos Querido
Data de Nascimento: 21 Dez 1962
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Tecnico
Localidade: Cosmopolis
Estado: SP
País: BR

Discos de serra de bancada: Custo benefício

Mensagem por Querido »

Olá pessoal. Como sempre, chega férias e o marceneiro adormecido acorda para consertar algumas coisas da patroa e inventar outras para aproveitar a sujeirada feita. Pois bem, faz um tempo que noto que quando preciso da serra de bancada, tenho um baita trabalho para deixar o que cortei mais utilizável. Explico, tenho9 uma serra de bancada Einhell com serra de 24 dentes e toda vez que resolvo fazer algum trabalho melhor acabado, tenho que retrabalhar o que cortei pois o espaçamento dos dentes e a velocidade baixa da serra (1500RPM) deixam o trabalho a desejar. Daí procurei aqui alguma coisa sobre custo beneficio de disco de serras e não encontrei, pois na busca aparecem mil títulos e confesso, procurar um a um sem encontrar o que precisa desanima (problema do motor da busca e não do fórum deixe claro). Retornando, gostaria que se possível fosse criado no espaço Máquinas e Equipamentos algo do tipo Discos de Serra, como e onde usar ou algo similar. Meu problema: Normalmente corto peças esporadicamente e deveria ser o corte final ou seja, meço-risco-corto. Mas o que tenho que fazer hoje é medir, calcular o retrabalho, cortar e retrabalhar, não sei se fui claro. Isso porque acho que a serra (250x30x2,4mm) 24 dentes é muito bruta. Sendo assim, pensei em ter uma serra intermediária que não seja "descartável" mas que não custe um rim. Se puderem me ajudar na escolha de uma marca com bom custo beneficio nestas medidas, eu agradeço, pois não entendo nada de discos de serra. Obrigado a todos!

Redelease https://www.redelease.com.br/
PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Re: Discos de serra de bancada: Custo benefício

Mensagem por PC64 »

Luiz, A qualidade de acabamento de um corte depende de vários fatores que vão desde ao tipo de madeira, tipo do disco, número de demtes, angulação dos demtes, velocidade de alimentação etc... Há discos específicos para cada tipo de corte: discos para ripar (cortar ao longo das fibras da mdeira), discos para cross cut (corte perpendicular às fibras), discos para cortar madeira revestida (painéis de MDF ou compensado já com revestimento), discos para corte de alumínio e até discos para cortar madeiras que eventualmente possam ter pregos no seu interior (muito comum para madeiras caçambadas). Não dá para fazer tudo com um único disco. Eu possuo diversos discos, mas como é um saco ficar trocando de disco toda hora eu tenho um disco Freud de 60 (LP40M) dentes que deixo montado na serra. Ele corta bem quase tudo. Quando tenho algum serviço especial eu coloco o disco correto. Você disse usar um disco de 24 dentes (suponho ser de 10"). Esse disco só corta madeira bruta. É para ser usado em carpintaria. Ele é péssimo para cross cut, pois possui poucos dentes para cortar as fibras. O avanço tem que ser muito lento e acaba queimando a madeira. Esse disco seria mais indicado para desdobrar madeira bruta. Procure adquirir um disco de 60 dentes de marca boa. Eu, assim como muita gente aqui no fórum, gosto dos discos da Freud.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Querido
Ativo

Mensagem por Querido »

[quote="PC64"]Luiz, A qualidade de acabamento de um corte depende de vários fatores que vão desde ao tipo de madeira, tipo do disco, número de demtes, angulação dos demtes, velocidade de alimentação etc... Há discos específicos para cada tipo de corte: discos para ripar (cortar ao longo das fibras da mdeira), discos para cross cut (corte perpendicular às fibras), discos para cortar madeira revestida (painéis de MDF ou compensado já com revestimento), discos para corte de alumínio e até discos para cortar madeiras que eventualmente possam ter pregos no seu interior (muito comum para madeiras caçambadas). Não dá para fazer tudo com um único disco. Eu possuo diversos discos, mas como é um saco ficar trocando de disco toda hora eu tenho um disco Freud de 60 (LP40M) dentes que deixo montado na serra. Ele corta bem quase tudo. Quando tenho algum serviço especial eu coloco o disco correto. Você disse usar um disco de 24 dentes (suponho ser de 10"). Esse disco só corta madeira bruta. É para ser usado em carpintaria. Ele é péssimo para cross cut, pois possui poucos dentes para cortar as fibras. O avanço tem que ser muito lento e acaba queimando a madeira. Esse disco seria mais indicado para desdobrar madeira bruta. Procure adquirir um disco de 60 dentes de marca boa. Eu, assim como muita gente aqui no fórum, gosto dos discos da Freud.[/quote] Opa! Valeu colega. Estou vendo isso mesmo. Já pedi a benção pra patroa e ela concordou pois ela viu quanto sofro com as ferramentas de baixo custo que adquiri e depois como ficam o trabalaho com uma melhorzinha. Quanto a sua sugestão de disco, bem, para mim é meio puxado pois a faixa de preços que vi desse é de 175 conto e eu estava pensando em uns 80 no máximo. ERRATA: A vel da serra é 5400RPM vazio e pot de 1500W (há há há).

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Luiz, Eu só conheço os discos da Freud. São caros mas valem cada cemtavo! Qual o tipo de madeira que você trabalha?
Abs,
Paulo Celso

Querido
Ativo

Mensagem por Querido »

[quote="PC64"]Luiz, Eu só conheço os discos da Freud. São caros mas valem cada cemtavo! Qual o tipo de madeira que você trabalha?[/quote] Eu uso, já que não trabalho com isso, alguma madeira de preço em conta quando quero fazer algo, ou compensado ou pinus. Se eu trabalhasse com isso justificaria um investimento em algo mais sério como a Freud. Meu trabalho é de férias e feriados...rs

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

[quote="Querido"]Eu uso, já que não trabalho com isso, alguma madeira de preço em conta quando quero fazer algo, ou compensado ou pinus. Se eu trabalhasse com isso justificaria um investimento em algo mais sério como a Freud. Meu trabalho é de férias e feriados...rs[/quote] Luiz, Aqui no fórum a grande maioria também trabalha com madeira apenas como hobby nos finais de semana. Todos nós somos loucos por ferramentas. Por isso, mesmo com uso esporádico, costumamos comprar produtos de qualidade. Lembre-se: existe dois tipos de ferramentas; as boas e as baratas! Todos nós fomos comprando o nosso arsenal aos poucos, aproveitando oportunidades e ofertas.
Abs,
Paulo Celso

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Luiz, Esqueci de dizer: no meu Pinterest eu tenho uma pasta exclusiva para [link2]Discos de serra,https://pin.it/g7c7hgvetqx2v4[/link2]. Dê uma olhada.
Abs,
Paulo Celso

Querido
Ativo

Mensagem por Querido »

[quote="PC64"][quote="Querido"]Eu uso, já que não trabalho com isso, alguma madeira de preço em conta quando quero fazer algo, ou compensado ou pinus. Se eu trabalhasse com isso justificaria um investimento em algo mais sério como a Freud. Meu trabalho é de férias e feriados...rs[/quote] Luiz, Aqui no fórum a grande maioria também trabalha com madeira apenas como hobby nos finais de semana. Todos nós somos loucos por ferramentas. Por isso, mesmo com uso esporádico, costumamos comprar produtos de qualidade. Lembre-se: existe dois tipos de ferramentas; as boas e as baratas! Todos nós fomos comprando o nosso arsenal aos poucos, aproveitando oportunidades e ofertas.[/quote] Então, com este negócio de Freud isso, Freud aquilo, e neste caso só Freud explica, vi um disco de 10" 80D Freud na Nakaº por uma pechincha (209 entregue em casa) e acabei comprando (chegará entre amanhã e quarta). MAS.... não me atentei ANTES da compra que era para MDF (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-804418825-disco-de-serra-250mm-10-80d-p-mdf-rev-lp67m-002-freud-_JM) Pergunta (e pelas respostas acho que vou me arrepender (ou não). Posso usá-lo para cortar compensado e outras madeiras que não compensado (para desdobra tenho a serra original da máquina)? Quais os problemas que poderei encontrar? (durará menos? Não será eficiente? Tá de boa? Se ferrou?) Abraços!

Querido
Ativo

Mensagem por Querido »

Oops!!!! Acabei de ler no site do fabricante que o de 60 dentes serve para a maioria das madeiras que utilizamos ALÉM do MDX, entretanto pelo que vi, não fabricam mais o modelo que comprei (LP67M-002 de 80 dentes) nem na página do fabricante Itália - https://www.freud.it nem em outro http://www.freudtools.com/products/product/LU88R010 Daí eu pergunto: Estamos comprando mesmo a serra produzida na Itália?

Querido
Ativo

Mensagem por Querido »

Aeeee!!! Já recebi a resposta que segue! "Boa tarde Luiz Carlos, Muito obrigado pelo seu e-mail. Pode ficar tranquilo que o disco que voce comprou LP67M-002P é um disco original e fabricado pela freud aqui na Italia, uma empresa do grupo Bosch. Além disso é o item de maior reconhecimento para corte de materiais bilaminados como MDF. Somente pedimos que sempre compre com nota fiscal para que voce tenha sempre uma maior segurança na sua compra. Em relacao ao site, pedimos desculpas pela confusao, estamos em processo de atualizacao e logo logo voce deve poder encontrar este e outros produtos mais todos em portugues no nosso site. Novamente obrigado pelo contato. Um abraço e seu italiano esta perfeito. Cordiali Saluti / Best regards, William Wischral PT-AC/MKT23-LA Mobile +39 0432 551-411"

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”