Desempenadeira e Desengrosso

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
ViniNess
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Vinícius
Data de Nascimento: 20 Jul 1991
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Professor
Localidade: Cambuí
Estado: MG
País: BR

Desempenadeira e Desengrosso

Mensagem por ViniNess »

Fala pessoal, tudo bem? Gostaria de pedir uma opinião/ajuda de vocês, [link2]nesse tópico aqui,http://www.marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=82&t=11733#p145285[/link2], eu inventei de tentar desempenar madeira, depois de muita luta e muita dor, percebi que é um processo demorado e complexo, então gostaria de uma ajuda de vocês, pois estou com os projetos parados por causa do chaos com as madeiras empenadas Tenho duas duvidas na verdade, tava vendo nas interwebs da vida ai e encontrei o desengrosso da Gamma, mais especificadamente [link2]esse,http://www.lojadomecanico.com.br/produto/88200/21/229/plaina-desengrossadeira-de-bancada-1212-pol-1500w----gamma-g683br-gamma-g683br?gclid=EAIaIQobChMIyaTLrLvD1wIVD4KRCh0txwW0EAAYASAAEgIKJvD_BwE[/link2], gostaria de saber se é bom e compensa essa marca, pois gostei bastante do preço, no ML chega a achar por volta de 1300 A minha outra duvida é que achei [link2]esse também da gamma,https://www.americanas.com.br/produto/9535152/plaina-desengrossadeira-8-pol-60hz-g684br-gamma-110v?WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_fj_todas_geral_gmv&epar=bp_pl_00_go_fj_todas_geral_gmv&gclid=EAIaIQobChMI2qTN9bvD1wIVlv5kCh1dxQJMEAkYAyABEgIVzPD_BwE&opn=YSMESP&sellerId=10368118000201&voltagem=110V[/link2] não tem muita diferença de preço e vem duas ferramentas em um só que ela é menor 8" e a outra é 12", minha duvida é: Eu consigo desempenar os caibros e afins com o desengrosso, sei la usando alguma técnica ou esquema? ou vocês me recomendam fortemente a pegar essa que vem o desengrosso e a plaina, porque com ela eu consigo fazer o trabalho mais fácil e preciso Em resumo queria saber se tem diferença entre o resultado com elas a nivel de desempenamento e se são maquinas boas Um forte abraço a todos

Redelease https://www.redelease.com.br/
XISLAIR
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
Data de Nascimento: 24 Jul 1978
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Brasília
Estado: DF
Contato:

Re: Desempenadeira e Desengrosso

Mensagem por XISLAIR »

Meu amigo em se tratando de desengrosso, tem sido unanimidade entre 10/10 o DW 733, dê uma olhada nesse tópico: [link2]DW733,http://www.marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=19&t=11659&p=146451#p146451[/link2] estou me coçando para comprar um desses, está com um ótimo preço!!! Tem esse tópico do PC também, ele comprou um e esta bastante feliz com o brinquedo novo: [link2]DW 733 do PC,http://www.marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=19&t=11594#p143882[/link2] Abraços, Xislair!!!

"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca \_/ )

Brasília - Distrito Federal

ViniNess
Ativo

Mensagem por ViniNess »

[quote="XISLAIR"]Meu amigo em se tratando de desengrosso, tem sido unanimidade entre 10/10 o DW 733, dê uma olhada nesse tópico: [link2]DW733,http://www.marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=19&t=11659&p=146451#p146451[/link2] estou me coçando para comprar um desses, está com um ótimo preço!!! Tem esse tópico do PC também, ele comprou um e esta bastante feliz com o brinquedo novo: [link2]DW 733 do PC,http://www.marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=19&t=11594#p143882[/link2] Abraços, Xislair!!![/quote] Entendi, mas quais seriam as vantagens dela? vou dar uma olhada na postagem, mas o preço vi que é bem próximo mesmo, só que vi que ela é mais potente, não sei se isso me ajudaria, pois as madeiras que vou mexer são recicladas, logo não são de alta densidade

chicodo15
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Francisco
Data de Nascimento: 08 Fev 1980
Profissão ou ocupação: comerciante
Localidade: Belford Roxo
Estado: RJ

Mensagem por chicodo15 »

Assim, nunca tive nem uma nem outra, mas a priori essas desengrossadeiras tipo makita, dewalt... vc ganha na largura da madeira e acredito que com o apoio em cima e embaixo da madeira, faz com que a aplainagem seja mais uniforme. Já o modelo de plaina desse promeiro modelo da Gamma, vc ganha na altura da madeira, porém a largura é menor. Posso estar falando besteira mas acredito que uma seja melhor para aplainar sarrafos e tábuas, e o outro possa ser mais voltado pra caibros grossos e pontaletes.
E Vamo Fazendo ;)

gabrelfilho
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Gabriel
Data de Nascimento: 18 Set 1987
Hobby: Games
Profissão ou ocupação: Funcionário Público
Localidade: Corumbaíba
Estado: Go
País: Br

Mensagem por gabrelfilho »

Sinceramente tenho essa mesma dúvida ViniNess... Eu tenho me divertido com alguns materiais reciclados e é praticamente impossível achar peças aparelhadas... com o tempo, o resultado que antes era bom já não é mais satisfatório... Para pessoas como eu, que nunca manuseou uma máquina desengrossadeira ou desempenadeira e não conhece ninguém que tenha alguma para fazer um teste drive, é difícil demais escolher, por exatamente não saber na prática se o desengrosso vai ajudar nos nossos trabalhos ou se é melhor uma desempenadeira... Evidente que o melhor seria ter as duas, mas nem sempre é possível adquiri-las simultaneamente... Como tenho lido muito o fórum, já tomei pra mim a máxima do Marcos de que "pagou baratinho? levou porcaria para casa"... dai o interesse em saber se esta ou aquela máquina é boa para a função... Tenho certeza que a DW733 (que aliás tá com um preço bom como indicado pelo XISLAIR neste tópico [url]http://marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=19&t=11659&sid=1255dcf07fda37fa7594512024e20c85[/url]) deve ser maravilhosa, máquina pra vida toda, mas serve para aplainar madeiras recicladas ou uma outra máquina seria mais eficiente? Na dúvida, a G684 da Gamma acaba parecendo viável, porque promete fazer os dois trabalhos por um preço incrível... Ainda, vejo pessoas gabaritadas dizendo que é uma boa máquina, como por exemplo o Edu ([url]http://marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=118&t=8577&hilit=G684&sid=1255dcf07fda37fa7594512024e20c85&sid=1255dcf07fda37fa7594512024e20c85#p108848[/url])... No entanto, tenho a impressão de que não é uma ferramenta que serviria para toda ocasião, especialmente pelo fato de ser de 8', 50% a menos do que DW733... Hoje, utilizo principalmente paletes e MDF para me divertir, mas pretendo continuar no hobby e no futuro com certeza utilizarei outros materiais... Será que a G684 servirá ou as 4' de diferença me farão arrepender? E daí continua a dúvida... Uma máquina desengrossadeira como DW733 faria o serviço de uma desempenadeira como a G684, especialmente para uso em madeiras recicladas de baixa densidade, até que no futuro eu possa comprar também uma desempenadeira?

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
Contato:

Mensagem por PC64 »

Pessoal, Para deixar uma madeira perfeitamente aparelhada são necessárias 2 máquinas: a desempenadeira e o desengrosso. [b]PASSO 1:[/b] Começa-se o trabalho com a desempenadeira, colocando a face côncava da peça virada para a mesa. A desempenadeira vai comendo a madeira até deixar essa face plana; [b]PASSO 2[/b] O segundo passo é virar a peça 90º e repetir o processo para uma lateral, apoiando a face já desempenada na guia da desempenadeira, que deverá estar posicionada perpendicularmente à mesa; [b]PASSO 3[/b] Uma vez tendo duas faces desempenadas leva-se a peça ao desengrosso, colocando a face já desempenada voltada para a mesa e ir comendo a outra face até que ela esteja perfeitamente plana. O desengrosso é uma máquina que aplaina a madeira paralelamente à face já processada na plaina, deixando as duas faces perfeitamente paralelas. Nessa ocasião pode-se ajustar precisamente a espessura da madeira. [b]PASSO 4[/b] Caso a peça trabalhada seja uma tábua, a última lateral pode ser facilmente ajustada na serra, posicionando a fence para deixar a peça na dimensão desejada. Se a peça se tratar de um pontalete, por exemplo, ele pode ser passado no desengrosso, repetindo-se o processo para a última face. Há máquinas conjugadas, que aplainam em cima e desengrossam em baixo. Essa da Gama eu acho meio pequena. Não dá para passar uma tábua, por exemplo. Como eu sei que a grana é curta para todo mundo, se eu tivesse que escolher entre uma desempenadeira e um desengrosso eu escolheria o desengrosso. Com um jig adequado é possível aplainar no desengrosso, dispensando a desempenadeira. Já o inverso é impossível: não dá (pelo menos eu não saberia como fazer) para passar os dois lados de uma madeira na desempenadeira e garantir que elas vão ficar perfeitamente paralelas. Quanto à questão de QUAL MÁQUINA COMPRAR, vale a máxima do Marcão!
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

ViniNess
Ativo

Mensagem por ViniNess »

[quote="gabrelfilho"]Sinceramente tenho essa mesma dúvida ViniNess... Eu tenho me divertido com alguns materiais reciclados e é praticamente impossível achar peças aparelhadas... com o tempo, o resultado que antes era bom já não é mais satisfatório... Para pessoas como eu, que nunca manuseou uma máquina desengrossadeira ou desempenadeira e não conhece ninguém que tenha alguma para fazer um teste drive, é difícil demais escolher, por exatamente não saber na prática se o desengrosso vai ajudar nos nossos trabalhos ou se é melhor uma desempenadeira... Evidente que o melhor seria ter as duas, mas nem sempre é possível adquiri-las simultaneamente... Como tenho lido muito o fórum, já tomei pra mim a máxima do Marcos de que "pagou baratinho? levou porcaria para casa"... dai o interesse em saber se esta ou aquela máquina é boa para a função... Tenho certeza que a DW733 (que aliás tá com um preço bom como indicado pelo XISLAIR neste tópico [url]http://marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=19&t=11659&sid=1255dcf07fda37fa7594512024e20c85[/url]) deve ser maravilhosa, máquina pra vida toda, mas serve para aplainar madeiras recicladas ou uma outra máquina seria mais eficiente? Na dúvida, a G684 da Gamma acaba parecendo viável, porque promete fazer os dois trabalhos por um preço incrível... Ainda, vejo pessoas gabaritadas dizendo que é uma boa máquina, como por exemplo o Edu ([url]http://marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=118&t=8577&hilit=G684&sid=1255dcf07fda37fa7594512024e20c85&sid=1255dcf07fda37fa7594512024e20c85#p108848[/url])... No entanto, tenho a impressão de que não é uma ferramenta que serviria para toda ocasião, especialmente pelo fato de ser de 8', 50% a menos do que DW733... Hoje, utilizo principalmente paletes e MDF para me divertir, mas pretendo continuar no hobby e no futuro com certeza utilizarei outros materiais... Será que a G684 servirá ou as 4' de diferença me farão arrepender? E daí continua a dúvida... Uma máquina desengrossadeira como DW733 faria o serviço de uma desempenadeira como a G684, especialmente para uso em madeiras recicladas de baixa densidade, até que no futuro eu possa comprar também uma desempenadeira?[/quote] Então Gabrel, esse é a historia, a gente fica meio perdido e não tem como testar, tipo eu penso mesmo em reciclar varias madeiras, porque como ja mencionei em posts anteriores eu recentemente terminei uma construção em casa e sobrou muita madeira e minha mãe jogou um guarda roupa em excelente estado fora, ai comecei a comprar as ferramentas pra reaproveitar Fora que moro em cidade pequena, as coisas aqui são caras, e completa que moro um pouco mais afastado e aqui esta começando a ser urbanizado, tem muita construção passei agora pouco perto de um prédio aqui perto de casa os caras depositaram muita madeira no terreno da frente da pra encher um quarto de 3x4, ai o pedreiro esses dias falou que eles vão tentar vender baratinho ou jogar fora, ai eu penso, se tivesse como pegar essas madeiras e já ir fazendo uns projetos Mas sempre vem aquela da marcenaria hobby, que pelo menos eu penso, as vezes compensa gastar um pouco a mais pra ter o serviço mais rápido e vc curtir mais o projeto, um exemplo é de uma janela que fiz, passei raiva por cada madeira estar torta de um lado, que no final fui passando raiva no projeto e o resultado final ficou bonito, mas como vc mencionou o resultado já não vai mais sendo o suficiente

ViniNess
Ativo

Mensagem por ViniNess »

[quote="PC64"]Pessoal, Para deixar uma madeira perfeitamente aparelhada são necessárias 2 máquinas: a desempenadeira e o desengrosso. [b]PASSO 1:[/b] Começa-se o trabalho com a desempenadeira, colocando a face côncava da peça virada para a mesa. A desempenadeira vai comendo a madeira até deixar essa face plana; [b]PASSO 2[/b] O segundo passo é virar a peça 90º e repetir o processo para uma lateral, apoiando a face já desempenada na guia da desempenadeira, que deverá estar posicionada perpendicularmente à mesa; [b]PASSO 3[/b] Uma vez tendo duas faces desempenadas leva-se a peça ao desengrosso, colocando a face já desempenada voltada para a mesa e ir comendo a outra face até que ela esteja perfeitamente plana. O desengrosso é uma máquina que aplaina a madeira paralelamente à face já processada na plaina, deixando as duas faces perfeitamente paralelas. Nessa ocasião pode-se ajustar precisamente a espessura da madeira. [b]PASSO 4[/b] Caso a peça trabalhada seja uma tábua, a última lateral pode ser facilmente ajustada na serra, posicionando a fence para deixar a peça na dimensão desejada. Se a peça se tratar de um pontalete, por exemplo, ele pode ser passado no desengrosso, repetindo-se o processo para a última face. Há máquinas conjugadas, que aplainam em cima e desengrossam em baixo. Essa da Gama eu acho meio pequena. Não dá para passar uma tábua, por exemplo. Como eu sei que a grana é curta para todo mundo, se eu tivesse que escolher entre uma desempenadeira e um desengrosso eu escolheria o desengrosso. Com um jig adequado é possível aplainar no desengrosso, dispensando a desempenadeira. Já o inverso é impossível: não dá (pelo menos eu não saberia como fazer) para passar os dois lados de uma madeira na desempenadeira e garantir que elas vão ficar perfeitamente paralelas. Quanto à questão de QUAL MÁQUINA COMPRAR, vale a máxima do Marcão![/quote] Então PC como você mencionou as duas maquinas são excelentes, por isso até pensei em pegar combinada ali da Gamma, mas só fiquei assim pelo fato de ela ter 4" a menos, o maior problema é que não sei quanto isso influencia no desempenho, se no caso vou me arrepender no final, apesar que a grande maioria das madeiras que uso são entre 200mm e 40mm, mas tem as exceções, claro que pra fazer uma mesa simples, eu poderia cortar varias fatias de 200mm e montar, mas fico muito perdido nessas decisões Uma coisa que queria saber, quanto aos Jigs, vi alguns na internet, onde se aperta um lado e coloca um escoro do outro, mas penso que isso limita o tamanho da madeira ao tamanho da meda de trabalho, não sei se existe outros jigs Tambem não entendi o que vc quis dizer com "Vale a máxima do Marcão" kkkkk

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

[quote="ViniNess"].... mas fico muito perdido nessas decisões Uma coisa que queria saber, quanto aos Jigs, vi alguns na internet, onde se aperta um lado e coloca um escoro do outro, mas penso que isso limita o tamanho da madeira ao tamanho da meda de trabalho, não sei se existe outros jigs ....[/quote] Eu não gosto de comprar uma máquina que serve apenas para aquilo que estou fazendo no momento. Investe-se uma grana e fica-se com uma máquina limitada. Marcenaria é cheia de possibilidades e quando menos esperamos aparece uma coisa nova e aí ficamos na mão. A grande maioria das minhas máquinas são profissionais/industriais. Poucas são da linha hobby. Eu prefiro me programar e ir comprando aos poucos, mas coisas de qualidade. Essa plaina/desengrosso combinada que você postou é bem pequena e limitada. Só para dar um exemplo, não faz uma tábua de carne ou uma bandeja como [link2]essa,http://www.marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=26&t=11900#p146433[/link2] que o Júlio fez. Quanto aos jigs eu já ví diversos. A ideia é fazer uma base plana onde a madeira a ser aplainada é colocada. A base plana do jig simula o lado que foi passado na desempenadeira. Então o desengrosso faz o outro lado. Uma vez pronta a face superior, vira-se a madeira com o lado pronto voltado para a mesa e faz-se o outro lado. Esses jigs diferem basicamente na maneira de prender a peça, pois ela não pode se movimentar de maneira alguma.
Abs,
Paulo Celso

XISLAIR
Ativo
Contato:

Mensagem por XISLAIR »

[quote="ViniNess"] Tambem não entendi o que vc quis dizer com "Vale a máxima do Marcão" kkkkk[/quote] A Máxima do Marcão é: "Pagou baratinho, levou porcaria para casa" Att, Xislair!!!

ViniNess
Ativo

Mensagem por ViniNess »

[quote="PC64"][quote="ViniNess"].... mas fico muito perdido nessas decisões Uma coisa que queria saber, quanto aos Jigs, vi alguns na internet, onde se aperta um lado e coloca um escoro do outro, mas penso que isso limita o tamanho da madeira ao tamanho da meda de trabalho, não sei se existe outros jigs ....[/quote] Eu não gosto de comprar uma máquina que serve apenas para aquilo que estou fazendo no momento. Investe-se uma grana e fica-se com uma máquina limitada. Marcenaria é cheia de possibilidades e quando menos esperamos aparece uma coisa nova e aí ficamos na mão. A grande maioria das minhas máquinas são profissionais/industriais. Poucas são da linha hobby. Eu prefiro me programar e ir comprando aos poucos, mas coisas de qualidade. Essa plaina/desengrosso combinada que você postou é bem pequena e limitada. Só para dar um exemplo, não faz uma tábua de carne ou uma bandeja como [link2]essa,http://www.marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=26&t=11900#p146433[/link2] que o Júlio fez. Quanto aos jigs eu já ví diversos. A ideia é fazer uma base plana onde a madeira a ser aplainada é colocada. A base plana do jig simula o lado que foi passado na desempenadeira. Então o desengrosso faz o outro lado. Uma vez pronta a face superior, vira-se a madeira com o lado pronto voltado para a mesa e faz-se o outro lado. Esses jigs diferem basicamente na maneira de prender a peça, pois ela não pode se movimentar de maneira alguma.[/quote] Entendi seu ponto de vista, eu também concordo com o lance de investir e não passar raiva (por isso encho o saco de vcs aqui!!!), eu gostei dessa da DeWalt, ela mostra o quanto vai ser comido da madeira, isso ajuda nas medições, fora que ela parece ser bem robusta Pelo que eu entendi, seria basicamente prender um dos lados da madeira em outra madeira previamente aplainada e passando a parte mais alta no desengrosso e ir abaixando ele até alcançar a par mais baixa que esta presa

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

Excelente esplanação PC! Cada caso! É um caso /think Eu tenho a G684 da Gamma, não passo madeiras maiores que 20 cm, então ela supre todas as minhas necessidades. Se eu precisa-se de um desengrosso maior optaria por uma GAMMA-G683BR, nosso amigo Ilton tem uma e é pau para toda obra. Devemos sempre analisar nossa necessidade, sempre coloco na balança a relação custo benefício :up:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

ViniNess
Ativo

Mensagem por ViniNess »

[quote="Edu"]Excelente esplanação PC! Cada caso! É um caso /think Eu tenho a G684 da Gamma, não passo madeiras maiores que 20 cm, então ela supre todas as minhas necessidades. Se eu precisa-se de um desengrosso maior optaria por uma GAMMA-G683BR, nosso amigo Ilton tem uma e é pau para toda obra. Devemos sempre analisar nossa necessidade, sempre coloco na balança a relação custo benefício :up:[/quote] Então Edu o que vc tem a me dizer da G684, ela é bem alinhada (mesmo que eu tenha que fazer o ajuste fino), pois estou pensando nela também, pensando como vc falou, é analizar aa nescecidade, e pelo que vejo aqui em casa a grande maioria são ripas de 200mm e cabros de 70mm, ai penso em pegar ela pra dar andamento nos projetos, caso começar a entupir de projetos maiores que 200mm ai penso em vender e adiquirir outra maior e uma plaina dee bancada também

XISLAIR
Ativo
Contato:

Mensagem por XISLAIR »

[quote="PC64"]...Eu não gosto de comprar uma máquina que serve apenas para aquilo que estou fazendo no momento. Investe-se uma grana e fica-se com uma máquina limitada. Marcenaria é cheia de possibilidades e quando menos esperamos aparece uma coisa nova e aí ficamos na mão. A grande maioria das minhas máquinas são profissionais/industriais. Poucas são da linha hobby. Eu prefiro me programar e ir comprando aos poucos, mas coisas de qualidade...[/quote] Concordo 100% com o PC e sigo a mesma linha de raciocínio, o bom de hoje pode não ser suficiente amanhã, estamos sempre evoluindo e ficando cada vez mais exigentes, então demoro a comprar uma máquina e quando compro procuro comprar algo que seja bem durável, geralmente escolho no mínimo a linha profissional e quando dá a linha industrial!!! Máquina de qualidade faz muita diferença, já passei muita raiva com máquinas "descartáveis" já tive alguns finais de semana, detalhadamente planejados, mas que foram a perder por causa de um equipamento que me deixou na mão!!! Esse história de comprar algo de forma provisória e quando a necessidade chegar comprar algo melhor, geralmente não funciona, pois a tendência é que tudo que foi feito para ser "provisório" acaba sendo definitivo, quem é que nunca passou por isso... é melhor apertar, esperar um pouco, mas comprar algo que seja além do que vc necessita, pois a sensação de confiança no equipamento não tem preço!!! Abraços, Xislair!!!

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

[quote="XISLAIR"]... Esse história de comprar algo de forma provisória e quando a necessidade chegar comprar algo melhor, geralmente não funciona, pois a tendência é que tudo que foi feito para ser "provisório" acaba sendo definitivo, quem é que nunca passou por isso... é melhor apertar, esperar um pouco, mas comprar algo que seja além do que vc necessita, pois a sensação de confiança no equipamento não tem preço!!! ...[/quote] Pois é ! Eu não gosto disso porque a gente gasta dinheiro e depois tem que vender aquilo que comprou (nem sempre é fácil, e sempre perdemos algum $$$) para comprar o "definitivo".
Abs,
Paulo Celso

ViniNess
Ativo

Mensagem por ViniNess »

[quote="XISLAIR"][quote="PC64"]...Eu não gosto de comprar uma máquina que serve apenas para aquilo que estou fazendo no momento. Investe-se uma grana e fica-se com uma máquina limitada. Marcenaria é cheia de possibilidades e quando menos esperamos aparece uma coisa nova e aí ficamos na mão. A grande maioria das minhas máquinas são profissionais/industriais. Poucas são da linha hobby. Eu prefiro me programar e ir comprando aos poucos, mas coisas de qualidade...[/quote] Concordo 100% com o PC e sigo a mesma linha de raciocínio, o bom de hoje pode não ser suficiente amanhã, estamos sempre evoluindo e ficando cada vez mais exigentes, então demoro a comprar uma máquina e quando compro procuro comprar algo que seja bem durável, geralmente escolho no mínimo a linha profissional e quando dá a linha industrial!!! Máquina de qualidade faz muita diferença, já passei muita raiva com máquinas "descartáveis" já tive alguns finais de semana, detalhadamente planejados, mas que foram a perder por causa de um equipamento que me deixou na mão!!! Esse história de comprar algo de forma provisória e quando a necessidade chegar comprar algo melhor, geralmente não funciona, pois a tendência é que tudo que foi feito para ser "provisório" acaba sendo definitivo, quem é que nunca passou por isso... é melhor apertar, esperar um pouco, mas comprar algo que seja além do que vc necessita, pois a sensação de confiança no equipamento não tem preço!!! Abraços, Xislair!!![/quote] [quote="PC64"][quote="XISLAIR"]... Esse história de comprar algo de forma provisória e quando a necessidade chegar comprar algo melhor, geralmente não funciona, pois a tendência é que tudo que foi feito para ser "provisório" acaba sendo definitivo, quem é que nunca passou por isso... é melhor apertar, esperar um pouco, mas comprar algo que seja além do que vc necessita, pois a sensação de confiança no equipamento não tem preço!!! ...[/quote] Pois é ! Eu não gosto disso porque a gente gasta dinheiro e depois tem que vender aquilo que comprou (nem sempre é fácil, e sempre perdemos algum $$$) para comprar o "definitivo".[/quote] Eu entendo o ponto de vista de vocês, mas o problema que travei foi esse, no caso entre a GAMMA-G683BR e a DeWalt, sem sombra de duvidas prefiro a DeWalt, li a postagem do PC e achei muito interessante, o que mais ajuda a decisão é que a GAMMA-G683BR custa 1650 e a DeWalt 1900, diferença minima não acho que vale economizar quando se trata de um DeWalt, mas quando coloca a G684 na Balança chega a encontrar 1000 de diferença entre ela e a DeWalt, fora que vem com uma desempenadeira Isso que aperta na decisão, concordo que se for pra comprar que seja algo definitivo, comprei um serrote de costa com uma caixa meia esquadria, usei uma vez e ja comprei a meia esquadria, ou seja dinheiro ta ali parado, talvez por ser cidade pequena e estar nova eu consiga o mesmo preço que eu paguei, ja que aqui é muito mais caro, mas esse é um exemplo de erro Mas meu outro pensamento é remetente ao tópico da esquadria, o PC recomendou fortemente a da Skil, A dele é a Skil 3311 e a que comprei é a 3310, comprei pois a diferença era de mais de 500 reais, a diferença que tinha era que essa minha tem a área de corte menor, já que a dele dispõe de um braço telescópico, regulei e até hoje tenho um excelente desempenho com ela o maior problema que tenho é quando as madeira são mais largas, mas ai eu corto e viro e corto do outro lado, mas foram raros os casos Entre outras maquinas, como a tico tico que comprei ela da Makita cmo foi recomendado e a diferença de novo era minima, parafusadeira da skil com bateria de que não vicia, entre outras Em resumo, eu acho que é interessante comprar algo bom que não va te deixar na mão, mas é complicado no meu caso comprar uma dinamite pra matar um rato, claro que a diferença sendo pouco e\ou dispondo de dinheiro é melhor comprar uma top de linha, isso não tem nem que ser discutido Pretendo ainda comprar uma circular de mesa da DeWalt, pois vi que a da skil é levemente fora de angulo, ai tenho que organizar o financeiro pra ter um melhor desempenho com o dinheiro mais racionalizado possivel

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

[quote="ViniNess"]Então Edu o que vc tem a me dizer da G684, ela é bem alinhada (mesmo que eu tenha que fazer o ajuste fino), pois estou pensando nela também, pensando como vc falou, é analizar aa nescecidade, e pelo que vejo aqui em casa a grande maioria são ripas de 200mm e cabros de 70mm, ai penso em pegar ela pra dar andamento nos projetos, caso começar a entupir de projetos maiores que 200mm ai penso em vender e adiquirir outra maior e uma plaina dee bancada também[/quote] A minha veio ajustada, vem um gabarito junto, para ajuste caso necessite, as facas ainda são originais, eu já pensei em comprar um par novo de facas para guardar de reserva, custa +/- R$ 110,00. Eu uso ela na maciota sem forçar a máquina, com isso a máquina dura muito. Vou citar um exemplo: quando fiz meu 1º curso no Senai o ano passado o desengrosso era novo, neste outro curso que fiz agora, deu para ver que a máquina na mão de alunos, diminui o tempo de vida, o pessoal não respeita o limite da máquina, e o desengrosso estava com folgas em demasia, deixando a madeira marcada, deu dó de ver usar. As peças que passo na minha máquina tem uma largura máxima de 20mm, então este desengrosso dá de folga para meu uso, não passo madeira verde, pois impregna com resina natural os cilindros, e teria de fazer uma limpeza periódica, para não comprometer os roletes. Estou totalmente satisfeito com o desengrosso G684 da Gamma, :up:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

zzeff
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Jose Nilton
Data de Nascimento: 12 Nov 1949
Localidade: Sao Jose dos Campos

Mensagem por zzeff »

Estimados amigos, Eu tenho essa dengrossadeira combinada de 8' da Gamma e o que eu tenho sentido é que a maquina é muito boa para serviços hobby, como é o meu caso. É uma maquina potente, com 1500W e não sofre para desempenar/desengrossar madeiras. Mas é um pouco frágil, com muitas peças de plástico e um guia feito com chapa muito fina. Com certeza nas minhas mãos ela vai durar muito tempo mas se for submetida a uso constante realmente acredito que não vai dar conta. Como todo produto Gamma ela tem um acabamento ruim mas com alguns ajustes ela trabalha perfeitamente. Se eu fosse comprar novamente eu iria comprar maquinas separadas (desempenadeira e desengrossadeira) e com capacidade de pelo menos 30cm (a minha tem pouco mais de 20cm). abraços zzeff

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”