Meus brinquedos novos e meus critérios para compra-los

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
sandrozc
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sandro
Data de Nascimento: 07 Mai 1970
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Servidor Publico
Localidade: Cachoeiro
Estado: ES
País: BR

Meus brinquedos novos e meus critérios para compra-los

Mensagem por sandrozc »

Consegui me desfazer de um produto eletro-eletrônico que estava parado aqui a já alguns anos.

Como era um item que não envelhece pela tecnologia sempre nova, consegui um muito bom preço nele. Valor este que se tornaram alguma ferramentas que vou adquirir nos próximos dias.

A princípio ponho minha opnião sobre ferramentas em geral, que nortearão a compra destas futuras e próximas ferramentas:

127 x 220v

Aqui tenho 127 e 220v (este puxando um pequeno chicote da caixa de distribuição de luz perto da hoje oficina, e que com um bom cabo de extensão (30 metros) que, acho, me permite levar o 220 para qualquer local da casa. Mas tal chicote só foi pensado agora a pouco tempo, quando adquiri a serra fita.

ER, infelizmente, por isso minhas ferramentas iniciais, ditas de bancada, foram todas 127v, inclusive a serra circular Bosch, a FB 13 Makita e a tupia Makita 900, que inverti.

Hoje já penso o inverso.

Para minhas ferramentas de bancada (estacionárias) vou preferir 220v. É o que ocorre com a serra fita Makita LBF2000. E o que fatalmente ocorrerá na futura e sonhada Serra esquadria, e posteriormente nas ferramentas de solda e corte de metal estacionárias.

Já as ferramentas transportáveis e leves, dou preferência de ser 127v, para que se um dia necessitar usa-las fora da oficina, estaram prontas para tal.

Assim, como as próximas ferramentas, todas serão de aspecto transportável, todas serão 127v.

Fio x Bateria

Ainda não fui convencido da conveniência superior de produtos movidos a bateria. Talvez pelo uso dos equipamentos eletrônicos que usamos no dia-a-dia: celulares, notebooks, palm-tops, handhelds (tive 03 destes antes do advento dos palmtops e web-books, e achava-os o máximo), equipamentos estes cujo "calo' é a autonomia da bateria.

Por isso, ainda estou na fetal ou pré-nasciturna condição de grudado à parede por um cordão umbilical elétrico.

Todas as minhas ferramentas atuais, e as que comprarei serão umbilicais.

Inclusive uma delas me fez prensar muito, pois é um tipo de ferramenta, que seu uso com bateria, para mim seria o supra-sumo da capacidade de trazer boas madeiras caçambadas para casa: Uma serra-sabre a bateria.

Mas, neste primeiro momento, vou me contentar com uma Serra-sabre com fio, para uso em meu ambiente doméstico.

Porém, andando hoje no comércio, parei em uma empresa comercial capixaba,(considerada "A loja de departamentos do ES", que anda mal das pernas (em recuperação judicial) e que anda fazendo uma melhor política de preços, para tentas vender algo nestes dias de crise. Sabedor disso, sempre a visito pelo menos 1 vez ao mês.

Hoje por curiosidade, e verificando o preço que parecia vantajoso (não fiz análise comparativa com outra loja/marca/modelo de ferramenta), acabei comprando uma Furadeira/Parafusadeira sem fio. Valor R$ 119,90 em 02 vezes.

Fiz, para testar esta tecnologia. E já reparei pelas características da dita ferramenta sem fio adquirida, que, ela é um padrão inferior ao "melhor que existe".

É uso totalmente hobby, e na mesma marca existem outros modelos melhores (mais voltagem/amperagem, e sendo Li-ION).

Porém mesmo assim testarei-a-a :loll: quem sabe me ajuda a desfazer o cordão umbilical que me prende à tomada instalada na parede.

Ei-la:

Imagem

Imagem

Imagem

Redelease https://www.redelease.com.br/
fabioBR
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio
Data de Nascimento: 31 Mar 1980
Profissão ou ocupação: Tecnico informatica
Localidade: Curitiba
Estado: PR

Re: Meus brinquedos novos e meus critériso para compra-los

Mensagem por fabioBR »

Parabéns pela skil :clap1:
Ela é bateria de NICD. Se você seguir o que manual diz sobre o carregamento da bateria, principalmente as primeiras 4 cargas você tem ferramenta pro resto da vida.
Tenho uma Goodyear com esse tipo de bateria.

danilofreitas
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Danilo Reis freitas
Data de Nascimento: 07 Jun 1977
Profissão ou ocupação: Motoboy
Localidade: Frutal/MG
Estado: MG

Mensagem por danilofreitas »

As ferramentas a bateria para corte tem que ser bateria de lithium e com 18 v, abaixo disso só parafusadeira.
Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional.

Giulliano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ

Mensagem por Giulliano »

Na minha humilde opinião, vc está correto na questão de suas estacionárias serem de 220V.

Assim como as de maiores Amperagem.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

sandrozc
Ativo

Mensagem por sandrozc »

Lixadeira de cinta Makita 100x610 (vou usa-la invertida na bancada)
Imagem

Grampos C de 4"
Imagem

Pedras Carborundum
Imagem

Kit de afiação com bandeja para emergir as pedras n`água, grão 320, 1000, 4000
Imagem

depois vou comprar as pedras japas KING, de grão 600 e o 6000 , e fazer uma gaveta por baixo da minha bancada de afiação (onde está o rebolo de afiação) onde esta bandeja vai ficar erncaixada e guardada.

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
Contato:

Mensagem por PC64 »

Sandro,

Beleza de Lixadeira. Tenho uma dessas e haja braço pra domar a bichinha! O motor dela é duas vezes mais potente que o da minha lixadeira de bancada Skil. Acho que usá-la na posição invertida ela fica mais "dócil".
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

sandrozc
Ativo

Mensagem por sandrozc »

PC64 escreveu:Sandro,

Beleza de Lixadeira. Tenho uma dessas e haja braço pra domar a bichinha! O motor dela é duas vezes mais potente que o da minha lixadeira de bancada Skil. Acho que usá-la na posição invertida ela fica mais "dócil".

Isso que vou fazer, ela já vem com um adaptador para inverte-la.

Ontem , apenas para testar o funcionamento, fui lixar uma viga na horizontal, e a lixadeira puxou meu corpo, com o arrasto da lixa na madeira. Grossa ela. :up:

Lauro
Membro Mebista
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo

Mensagem por Lauro »

Ótimas ferramentas Sandro! Onde conseguiu e quanto pagou nas pedras?
Lauro.

Marcos
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br

Mensagem por Marcos »

Fico muito feliz em ver que as coisas estão correndo bem com suas ferramentas Sandro. Algumas ferramentas realmente não funcionam a bateria com a mesma intensidade e/ou resistência com as elétricas, mas você pode estar certo de uma coisa: Existem dois mundos. Um antes e outro melhor depois das baterias. Só não compro maquinas à bateria quando não tem jeito. Ontem mesmo passei um sufoco com uma Politriz. A danado do cabo enrolou no eixo da boina e por pouco não deu uma m... federal. Como o sistema elétrico que instalei tem vários estágios de proteção, o sistema funcionou e desligou tudo. Refiz o cabo e pronto. Mas a primeira coisa que me veio à cabeça foi: Será que tem uma Politriz a bateria?

Hoje tomei uma atitude e instalei um "extensão" suspensa, presa no teto para minimizar a possibilidade de outro problema.

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Marcão,

Você falou em acidente e isso me lembrou o ocorrido durante a reforma da minha casa, que por pouco não se transformou em tragédia. Acho que já falei disso aqui no fórum, mas nunlca é demais lembrar para que não ocorra com outros.

Um ajudante do serraleiro estava cortando uma grade com uma esmerilhadeira de 7". Ao dar uma parada no serviço, desligar a máquina e colocá-la no chão a ponta da sua camisa, que estava solta para fora da calça, encostou no disco que ainda estava girando. A camisa foi se enrolando no disco e a máquina acabou subindo na direção do seu corpo. Por sorte, como a máquina já havia sido desligada e o disco já estava perdendo rotação, a máquina não teve força para provocar um ferimento muito grave, apenas um arranhão, pois a camisa enroscada no disco acabou por para-lo.

O acidente poederia ter sido evitado se o profissional estivesse usando vestimentas adequadas. É muito perigoso trabalhar com roupas folgadas, com partes soltas, principalmente quando operamos máquinas. Um calçado adequado também é recomendado. A queda de um objeto sobre os pés pode causar um ferimento que poderia ser evitado.

Fica uma recomendação: ao comprar uma nova máquina compre também os equipamentos de proteção individual necessários para sua operação. Escrevi alguns artigos sobre o tema no .

Sandro,

No caso da sua lixadeira eu recomendo o uso de máscara, pois o pó de alguns materiais pode ser tóxico como no caso do MDF. Protetores auriculares e vestimenta adequada também são recomendados. Lembre-se: SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!!!
Abs,
Paulo Celso

sandrozc
Ativo

Mensagem por sandrozc »

PC64 escreveu: Sandro,

No caso da sua lixadeira eu recomendo o uso de máscara, pois o pó de alguns materiais pode ser tóxico como no caso do MDF. Protetores auriculares e vestimenta adequada também são recomendados. Lembre-se: SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!!!
:up: :up:

Lauro escreveu:Ótimas ferramentas Sandro! Onde conseguiu e quanto pagou nas pedras?
Mercado Livre

sandrozc
Ativo

Re: Meus brinquedos novos e meus critérios para compra-los

Mensagem por sandrozc »

Desdobrei um dormente de estrada de ferro. Virou matéria prima para algum trabalho artesanal, com madeira envelhecida:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma ótima oportunidade para testar a ferramenta nova aí de cima.
Com ela cortei o dormente em peças menores, e dessas retirei as faces carcomidas pelo tempo com a serra de bancada.

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

Rapaz está máquina é ótima, eu tenho uma a bateria de 18V, uso muito inclusive para cortar ferro, aço e alumínio :up:

Quantos aos dormentes alguns conselhos:

Não use para fabricação de utensílios de cozinha, nem produtos onde possa ficar manuseando com as mãos, se usar para queima, não respire sua fumaça, ela é muito tóxica, também se usar no torno, use mascara, não respire a serragem sobre hipótese alguma.

Os postes e dormente recebiam um tratamentos a base de produtos químicos fortíssimos, por isso resistem anos ao relento sem apodrecerem ou ataque de cupins, fungos ou líquens, normalmente era usado para tratamento da madeira o cobre, cobalto, arsênico, etc.

A queima dessas madeiras, solta gases nocivos a saúde, podendo matar, ou o contato com alimento pode contamina-los, também trazendo grande risco.

Diz a lenda:
Três amigos faziam um churrasco e na falta de lenha ou Carvão, utilizaram madeira de um poste usado e descartado, de transmissão elétrica, para dar continuidade ao fogo, desconhecendo que os mesmos são tratados em autoclave, utilizando-se o cobre, o cobalto e o arsênico no processo.

A volatização do arsênico contaminou a carne e os três acabaram morrendo envenenados.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

sandrozc
Ativo

Mensagem por sandrozc »

:up:
só vou usar para fazer cachepots e porta vasos de plantas, que ficarão no jardim

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

sandrozc escreveu::up:
só vou usar para fazer cachepots e porta vasos de plantas, que ficarão no jardim
Neste caso pode ter certeza que serão eternos :oba:

Desviando um pouco do assunto "Meus brinquedos novos e meus critériso para compra-los".

As plantas quando submetidas a produtos químicos tem uma poder de mutação muito grande, basta ver documentários sobre a região onde fica a usina de Chernobyl, a floresta nativa, já cobriu a cidade de Pripyat, está região que hoje pertence a Ucrânia tem uma reserva(¹) chamada de "Área de Exclusão" de 50km em torno da usina desativada, inclusive hoje os rios do local tem peixes que sofreram mutações, aves e animais.

Vejam neste vídeo como as arvores crescem, ficando mais altos que os prédios de apartamentos

(¹) É um área de risco, com alto poder de radioatividade, onde não existe proprietários ou escrituras, pertence ao governo da Ucrânia, que controla a visitação pública, esta área é mantida com a ajuda da União Europeia.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

sandrozc
Ativo

Mensagem por sandrozc »

Imagem
testei agora, cortando uma bengala de moto que peguei para fazer goiva (formão) de torno de madeira (aço duro e cromado), e foi faca quente na manteiga.

Giulliano
Ativo

Mensagem por Giulliano »

Esta máquina é muito boa.

Parabéns pela aquisição.
Att;
Giulliano.

Alguns

sandrozc
Ativo

Mensagem por sandrozc »

Fui na feira na hora da xepa... ...aqui no ES tem uma loja de departamentos (Dadalto) que tá mal das pernas já a algum tempo, inclusive em recuperação judicial. Mês passado ela fechou as portas das lojas em todos os shoppings centers da Grande Vitória, eu acho que a próxima loja a fechar será a daqui de Cachoeiro, onde ano passado ela já tinha fechado um home center (D&D) de mat. de construção/decoração/ferramentas. Tristeza de alguns, alegrias de outros, tudo com preço de desconto (para o preço deles) em 12 x no cartãozis. Martelete Rotativo Gamma 900W - 2,8J [img]http://i.imgur.com/ifBxSrW.jpg?1[/img] [img]http://i.imgur.com/rmkzqJm.jpg?2[/img] [img]http://i.imgur.com/2XXltb0.jpg?1[/img] [img]http://i.imgur.com/jhGHWpp.jpg?1[/img] Caixa para guardar miudezas e parafusos [img]http://i.imgur.com/SpOmTUZ.jpg?1[/img] [img]http://i.imgur.com/McQl4VD.jpg?1[/img] [img]http://i.imgur.com/w1Mi43a.jpg?2[/img] [img]http://i.imgur.com/upwi31v.jpg?2[/img] badulaques [img]http://i.imgur.com/5RtwvWP.jpg?1[/img] [img]http://i.imgur.com/md4pjjc.jpg?2[/img] Tirando estas lâminas de tico-tico da Bosch (Suiça), o resto é tupo RPC de olhinhos puxadinhos.

Giulliano
Ativo

Mensagem por Giulliano »

Bela feira, Sandro. Abraço.
Att;
Giulliano.

Alguns

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Boa Sandro, Eu me lembro quando o Mappin estava quebrando também houve uma mega liquidação. Eu trabalho perto da loja do Itaim, onde hoje funciona o Extra Itaim. Aproveitava a hora do almoço para ver se tinha alguma coisa interessante. Como a loja já estava muito mal das pernas eu só comprava coisas que eu podia colocar debaixo do braço e levar, pois muita gente está esperando fogão e geladeira até hoje. Numa dessas visitas eu comprei um teclado ergonômico (Natural Keyboard) e um track-ball da Microssoft. Na época eles custavam uma fortuna, mas paguei uma bagatela, algo em torno de R$100 hoje em dia.
Abs,
Paulo Celso

microscheme
In Memoriam
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
Data de Nascimento: 01 Jan 1963
Hobby: Marcenaria e Tornearia
Profissão ou ocupação: aeroportuario
Localidade: Guarulhos

Mensagem por microscheme »

. . . Parabéns pela aquisição do arsenal Essa lixadeira da Makita é um trator Toma cuidado pois a cinco dias numa escapada comeu meu dedo Foi assim, piscou já era, dedo ralado com lixa 80, e dói pra karamba . . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”