Serra Circular Invertida

Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
Responder
gabrelfilho
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Gabriel
Data de Nascimento: 18 Set 1987
Hobby: Games
Profissão ou ocupação: Funcionário Público
Localidade: Corumbaíba
Estado: Go
País: Br

Serra Circular Invertida

Mensagem por gabrelfilho »

Olá.

Hoje, pesquisando no Fórum sobre o assunto, verifiquei que a maioria esmagadora é contra a inversão da serra circular por falta de segurança.
Acontece que eu fiz isso e estava pesquisando justamente para tentar aprimorar minha bancada e agora não consigo parar de ficar com medo.
Até 03 meses atrás, eu nunca havia usado uma tico tico na vida e após comprar uma da marca Carrefour - que queimou no 3º uso -, me vi adquirindo uma serra circular B+D, modelo Cs1024 (a crise está feia).
Após ver diversos vídeos no Youtube, especialmente americanos, fiz a base da mesa de palete, comprei uma chapa de MDF de 15mm, furei a base da serra e a prendi com 04 parafusos sextavados na chapa (uma em cada extremidade da serra).
Aparentemente a serra circular ficou firme e embora a lamina não tenha ficado no esquadro, consegui fazer cortes aceitáveis para o que eu estava executado naquele momento.
Depois da empolgação inicial e após os primeiros trabalhos, comecei a me incomodar com o fato da lamina não estar alinhada e de não ter uma guia para me auxiliar nos cortes, o que me levou a procurar no Fórum sobre o assunto e me deparar com os diversos alertas dos usuários.
O problema é que, por ser extremamente leigo, sinceramente não consigo ver qual perigo que essa inversão possa me causar, tirando o fato de, por descuido, passar a mão/dedos na lamina.
Então, já com as desculpas de um usuário sem qualquer experiência, peço outros esclarecimentos de vocês.

Redelease https://www.redelease.com.br/
gabrelfilho
Ativo

Re: Serra Circular Invertida

Fotos da bancada:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Ilton em Qua Jun 21, 2017 9:22 pm, em um total de 1 vez.

gabrelfilho
Ativo

bruno007
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Bruno Macedo Silva
Data de Nascimento: 27 Jul 1995
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Marceneiro
Localidade: Picui
Estado: PB
País: BR

Mensagem por bruno007 »

Olá Gabriel, Como vc mesmo falou é muito perigoso e o pessoal já debateu bastante o assunto.
O conselho que te dou é: Como vc é muito novo na arte vá mais devagar, pesquise pelos mais diversos videos sobre marcenaria, os americanos são os melhores. (Table Saw, How to woodwork, Wooden Homemade machine entre outros) Depois que vc se aprofundar no assunto, vai começar a fazer sentido. Depois disso junte uma graninha e compre uma serra circular de bancada, pode ser uma BT1800 ou uma Skil 3610 até melhor Dewalt 745
Tudo isso vem com o tempo.
Curta essa faze inicial explore as ferramentas manuais (Serrote, Plaina, Formão etc.)

Quanto ao risco que vc perguntou, vai acabar vendo nos videos mas vou adiantar. Passar a mão na serra seria de menor grau (Porque vc já está ligado que não pode por a mão ali) comparado a um risco oculto que a maioria não sabe, que seria usar uma serra sem aquela pecinha atras parecendo uma barbatana de tubarão (Acredito que vc já tenha visto) pois bem se a madeira subir atras do disco e vc estiver usando a mão pra empurrar a madeira, ela vai acabar batendo bem em cima do disco (Geralmente o estrago é feio) e se estiver usando aqueles 'empurra pau' a madeira vai ser lançada contra vc (Pode pegar no rosto ou na parte do tórax)

Estude bastante, aqui no forum tem muita informação preciosa.
Eu assistia no minimo 10 videos por dia imagina quantos videos eu assistir em 3 anos.

Abraço e vamos fazer poeira!!!

Quem espera por tempo ruim é feijão no silo!

Abraço!!
Bruno Macedo

markus
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Markus
Data de Nascimento: 07 Nov 1986
Hobby: Luteria
Profissão ou ocupação: Programador
Localidade: Viçosa
Estado: MG

Mensagem por markus »

gabrelfilho Já inverti a minha uma vez, enfim não vou entrar em detalhes dos prós e contras. Desculpe ser tão direto,
a sua construção não está boa, o tampo está empenado justamente por você ter usado pinus como estrutura. Eu tenho
uma mesa da mesma forma e o tampo não está mais plano. Faça um modelo caixote de tamanho menor, assim você
evita empenamentos e a estrutura fica mais estável.

Conselho que te dou, sua mesa deve ser pesada, fechada e estável, se não estiver assim mude seu projeto. Veja este
para te inspirar.
Imagem

Giulliano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ

Mensagem por Giulliano »

Pense no que vai gastar e no que já gastou e na sua segurança.

Uma serra planeja por engenheiros já e perigosa, uma feita em casa com materiais não adequados eleva a insegurança a níveis astronômicos!

Junte um pouquinho a cada mês e adquira uma serra de bancada, pois temo por sua segurança.

Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

ruyperes
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Ruy Peres
Data de Nascimento: 21 Jan 1979
Profissão ou ocupação: Empresario
Localidade: Santos
Estado: SP

Mensagem por ruyperes »

Procura esse vídeo no Youtube: "Table Saw Vs. Door! A Quick Demonstration on Kickback".
Kickback é um erro que se comete uma única vez...

gabrelfilho
Ativo

markus escreveu:Desculpe ser tão direto, a sua construção não está boa, o tampo está empenado justamente por você ter usado pinus como estrutura. Eu tenho uma mesa da mesma forma e o tampo não está mais plano. Faça um modelo caixote de tamanho menor, assim você evita empenamentos e a estrutura fica mais estável.
Sem problemas pela a avaliação Markus. Sou bem ciente que a mesa não ficou boa, mas foi meu primeiro trabalho. Fiz no dia que chegou a serra circular. Com o tempo vou melhorando. Gostei muito do modelo que enviou. Vou salvá-lo. Obrigado!
Giulliano escreveu: Junte um pouquinho a cada mês e adquira uma serra de bancada, pois temo por sua segurança. Abraço.
Estou impossibilitado mesmo Giulliano de comprar uma serra de bancada por enquanto. Tenho namorado mesmo a Dewalt 745, citada pelo Bruno, mas estou longe de poder gastar R$ 2.000,00 em uma neste momento, então decidi improvisar com o que eu podia pagar.
ruyperes escreveu:Procura esse vídeo no Youtube: "Table Saw Vs. Door! A Quick Demonstration on Kickback".
Kickback é um erro que se comete uma única vez...
Vi o vídeo Ruy e é mesmo assustador. Obrigado pela dica!
bruno007 escreveu:Depois disso junte uma graninha e compre uma serra circular de bancada, pode ser uma BT1800 ou uma Skil 3610 até melhor Dewalt 745
Tudo isso vem com o tempo. Curta essa faze inicial explore as ferramentas manuais (Serrote, Plaina, Formão etc.)
Abraço e vamos fazer poeira!!!
Como eu disse acima Bruno, não consigo comprar a Dewalt 745 agora e, por outro lado, gastar 800 reais +- em uma BT e Skill não me atraem muito, pois já é quase metade da 745.
De fato tenho aproveitado muito este prazer inicial. Como pode ver, me cadastrei no fórum há muito anos, pois sempre tive vontade de desenvolver esse hobby, mas só fui comprar minha primeiro tico tico à 03 meses - que acabou queimando. Não tenho equipamento nenhum, exceto a serra invertida e uma parafusadeira que minha esposa me deu e a cada pequeno projeto que faço é uma satisfação sem fim. Mesmo com a mesa, que tem todos os defeitos, fiquei muito feliz ao terminá-la.
Mas esse é pra mim é objetivo do fórum. Aprender e ser feliz com esse hobby que me conquista mais a cada dia.
Obrigado pelo incentivo!

markus
Ativo

Mensagem por markus »

Como já falei aqui antes ou num outro fórum, não lembro, uma serra manual invertida e uma serra de bancada com motor na base da mesa
tem a mesta estrutura e funcionamento, inclusive de inclinação e angulação são os mesmo e com a mesma
lógica. Claro que inverter ha riscos estruturais que como qualquer ferramenta pode ter mas numa boa construção
os riscos são quase os mesmos.
E kickback pode acontecer em qualquer serra de bancada caseira ou industrial e vai ser ruim nos 2 casos.

bruno007
Ativo

Mensagem por bruno007 »

Makus vi um vídeo seu e notei que vc não usa o separador na serra.
Desculpe a intromissão mas por qual motivo?

Abraço!!
Bruno Macedo

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

Gabriel,

Um dos motivos pelos quais nós desaconselhamos a inversão de serras manuais é que pessoas inexperientes como você, sem o conhecimento de todos os riscos que envolvem a operação de uma serra circular, podem acabar por construir uma máquina assassina.

A serra circular é uma das máquinas mais perigosas com as quais trabalhamos. Ela possui um disco dentado girando em alta velocidade na direção do operador. Uma bobeada e lá se vai um dedo (ou a mão). Não é exagero não. Com o tranco de um kickback a mão do operador é jogada para cima do disco.

Você já viu os vídeos demonstrando o kickback. Uma serra desalinhada é um é um kickback em potencial.

A sua serra possui vários problemas:
- o tampo parece estar empenado;
- não há guia lateral para apoiar a madeira que está sendo serrada;
- não há goniômetro para fazer crosscut;
- não há cutelo divisor;
- não há protetor de disco;
- não há um lugar para coletar a serragem, que cai diretamente sobre o motor;
- aparentemente não há como desligá-la em caso de emergência.

Esses detalhes que inexistem na sua serra dificultam a operação, tornando-a muito perigosa.

A mesa empenada não,proporciona alinhamento perfeito entre a madeira que está sendo cortada e o disco. O apoio irregular faz a madeira balançar prejudicando a precisão do corte.

Ao passar a madeira pela serra ela deve estar apoiada, ou na guia lateral ou no goniômetro, para evitar que ela entorte e prense o disco provocando kickback. Além do mais, é impossível fazer um corte reto sem uma guia. Por melhor que seja o operador a madeira irá entortar.

O cutelo divisor é importante para evitar que a madeira se feche na saída da serra e "belisque" o disco, provocando kickback.

A falta de um protetor deixa o disco totalmente exposto.

Não há sistema de coleta de pó, que cai sobre o motor e pode ser sugado pela ventilação. Lembre-se que a serra foi projetada para trabalhar ao contrário. O pó não é jogado para cima do motor.

Serras manuais invertidas, mesmo as bem feitas, têm muitas limitações:
- disco pequeno;
- dificuldade de ajuste da altura do disco;
- dificuldade de ajuste da inclinação do disco.

As serras comerciais possuem mecanismos que previnem todos esses problemas, tornando a operação mais segura. Eu sei que a grana está curta, mas segurança não tem preço.

Pense nisso.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

markus
Ativo

Mensagem por markus »

Quanto tive minha primeira serra de bancada Razi eu não consegui alinhar a faca e acabei por ter que retirá-la. Hoje como tenho
outros apetrechos a faca sempre atrapalha e por isso não uso mais. Já ouvi algumas pessoas comentando que
a faca também atrapalha eu alguns tipos de cortes em mdf, mas como nunca usei a faca não sei opinar. Conheço
sua importância mas eu escolho não usar, é pessoal.

Como o PC disse para se fazer uma inversão o projeto deve ser muito bem feito, algumas pessoas retiram a proteção
do disco para que não haja acumulo de resíduos e é extremamente desconfortável ficar levantando tampo para
ajustar a altura ou inclinação. Se você não pode fazer um projeto melhor aconselho você a desmontar isso ai.

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

markus escreveu:Quanto tive minha primeira serra de bancada Razi eu não consegui alinhar a faca e acabei por ter que retirá-la. Hoje como tenho outros apetrechos a faca sempre atrapalha e por isso não uso mais. Já ouvi algumas pessoas comentando que a faca também atrapalha eu alguns tipos de cortes em mdf, mas como nunca usei a faca não sei opinar. Conheço sua importância mas eu escolho não usar, é pessoal.
...
Na verdade teríamos que ter um cutelo (faca) para cada espessura de disco. Não sei qual o problema da sua serra, mas nunca ouvi ninguém comentar que não conseguiu alinhamento do cutelo com o disco. Pode ser que o seu cutelo esteja empenado. Ele pode ter levado uma pancada lateral, muito comum quando estamos usando a mesa da serra como bancada de trabalho. Ele pode ter ficado saliente com o disco baixado e ao empurrar alguma coisa sobre a mesa ele pode ter sido atingido. Verifique o cutelo sobre uma superfície plana (vidro ou mesmo a mesa da serra).
markus escreveu:...
algumas pessoas retiram a proteção do disco para que não haja acumulo de resíduos e é extremamente desconfortável ficar levantando tampo para ajustar a altura ou inclinação. Se você não pode fazer um projeto melhor aconselho você a desmontar isso ai.
O protetor de disco é um dispositivo de segurança que realmente atrapalha muito quando se trabalha com peças pequenas ou se usa alguns jigs. Nessas ocasiões ele necessita ser retirado. Só dá para usá-lo quando estamos trabalhando com peças grandes. Mas com peças grandes a mão da gente fica longe do disco, tornando-o menos indispensável. Como esse protetor é de difícil colocação (tem que retirar o inserto e fixá-lo em um suporte localizado sob a mesa e depois alinhá-lo) as pessoas acabam por optar em não utilizá-lo. Na maioria dos vídeos as serras estão sem o protetor, mas quase nunca sem o cutelo divisor ou um splitter.

Segurança é uma questão cultural. O brasileiro não dá muita atenção a isso, pois "cabra macho não precisa dessas frescuras". Foi preciso obrigar o uso do cinto de segurança nos veículos, impondo multas (enquanto não pegar no bolso ninguém usa), para conscientizar as pessoas da sua importância em caso de acidente. Não é raro ver pedreiros trabalhando de chinelo, soldadores sem pelo menos máscara, gente trabalhando nas alturas sem cinto de segurança, outros trabalhadores sem protetor auricular, e por aí vai. Quando usam, não é por consciência própria da necessidade, mas porque a empresa obriga e dão "justa causa" caso sejam flagrados sem o EPI (meu avô era diretor de uma concessionária da GM e a regra era clara: se ele entrasse na oficina e pegasse alguém debaixo de um carro suspenso apenas no macaco, sem cavalete, era advertência, suspensão e rua).

Eu tenho EPIs para todos as máquinas que disponho. Cheguei até a escrever um artigo sobre isso no meu blog.

Temos que estar cientes dos riscos aos quais nos expomos ao escolher pelo uso ou não dos dispositivos de segurança.
Abs,
Paulo Celso

gabrelfilho
Ativo

PC64 escreveu: A sua serra possui vários problemas:
- o tampo parece estar empenado;
- não há guia lateral para apoiar a madeira que está sendo serrada;
- não há goniômetro para fazer crosscut;
- não há cutelo divisor;
- não há protetor de disco;
- não há um lugar para coletar a serragem, que cai diretamente sobre o motor;
- aparentemente não há como desligá-la em caso de emergência.
Esses detalhes que inexistem na sua serra dificultam a operação, tornando-a muito perigosa.
A mesa empenada não,proporciona alinhamento perfeito entre a madeira que está sendo cortada e o disco. O apoio irregular faz a madeira balançar prejudicando a precisão do corte.
Ao passar a madeira pela serra ela deve estar apoiada, ou na guia lateral ou no goniômetro, para evitar que ela entorte e prense o disco provocando kickback. Além do mais, é impossível fazer um corte reto sem uma guia. Por melhor que seja o operador a madeira irá entortar.
O cutelo divisor é importante para evitar que a madeira se feche na saída da serra e "belisque" o disco, provocando kickback.
A falta de um protetor deixa o disco totalmente exposto.
Não há sistema de coleta de pó, que cai sobre o motor e pode ser sugado pela ventilação. Lembre-se que a serra foi projetada para trabalhar ao contrário. O pó não é jogado para cima do motor.
Serras manuais invertidas, mesmo as bem feitas, têm muitas limitações:
- disco pequeno;
- dificuldade de ajuste da altura do disco;
- dificuldade de ajuste da inclinação do disco.
Obrigado pelo comentário PC. Era justamente isso que eu procurava.

Pela falta de experiência e considerando os diversos vídeos que vi de mesas construídas como a minha, que era bem fáceis de fazer e me serviram de modelo, eu não podia imaginar esses detalhes.

Sinceramente, duvido que eu conseguiria fazer coisa melhor naquele momento, considerando que todos os cortes que fiz foram feitos sem bancada.

Penso que um Youtuber, que é formador de opinião, seja muito irresponsável em aconselhar demais pessoas, maioria inexperientes, a construírem mesas como a minha sabendo dos riscos envolvidos.

Obrigado pela sinceridade e educação.
markus escreveu: Se você não pode fazer um projeto melhor aconselho você a desmontar isso ai.
Esse comentário foi um balde de água fria.

Não tenho pretensão de ser profissional ou de fazer serviços para outros, apenas chegar em casa e ter um lugar para deixar as preocupações para traz. Acontece que sou pai recente e lutando pra comprar minha casa e talvez não seja o momento de desenvolver esse hobby.

Foi um prazer voltar ao fórum e melhor ainda aprender sobre a insegurança da forma como estava trabalhando.

Quem sabe no futuro, com outra situação, eu não volte.

Abraços e obrigado a todos!

Giulliano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ

Mensagem por Giulliano »

Gabriel, isso não é motivo de vc se afastar do fórum.

Os comentários são para sua segurança.

Estamos aqui para te ajudar, assim como todos precisam de ajuda e é essa a filosofia do fórum.

Vamos lhe orientar sempre (também peço orientação).

Vc não precisa ter máquinas e ferramentas de ponta, apenas estas tem que ser seguras.

Não desanime.

Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

markus
Ativo

Mensagem por markus »

Ô meu amigo, eu sei que fui direto mas justamente para alertá-lo sobre a intensidade do perigo. Sou pai de tri gêmeas
e penso sempre no bem delas e na minha falta muita coisa ruim pode acontecer. Então melhore seu projeto
arrume alguns pedaços de compensados ou mdf caçambado, diminua o tamanho da mesa para evitar empenamento.
Feche as laterais, fundo e frente. Assim você aumenta estabilidade e protege suas pernas caso a serra escape da base da mesa.

Eu, muito pelo contrário, não estou contra você, eu comecei assim. Quando fiz meu primeiro violão eu tinha um serrote,
uma tico-tico, um martelo, 3 formões muito ruins e pregadores de roupa e nada mais, nem lixadeira alguma eu tinha lixei tudo na mão. Quando
comprei a minha serra circular manual em pouco tempo decidi invertê-la e fiz como eu te mostrei na imagem acima e ficou muito boa.

Só quero que você esteja ciente do perigo que todos nós estamos apresentando a você. O acidente não avisa e não precisa acontecer duas vezes.

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

gabrelfilho escreveu:...
markus escreveu: Se você não pode fazer um projeto melhor aconselho você a desmontar isso ai.
...
Foi um prazer voltar ao fórum e melhor ainda aprender sobre a insegurança da forma como estava trabalhando.

Quem sabe no futuro, com outra situação, eu não volte.

Gabriel eu tenho acompanhado este tópico, e fico triste em ver que um comentário infeliz possa ter te desestimulado.

Minha primeira serra de bancada foi feita por mim, era perigosa? sim era!, tampo de madeira sem proteção nenhuma, e a segunda serra de bancada foi uma multi-funcional com tampo de ferro de 3mm espessura, também feita por mim, também perigosa, mas sempre respeitei todas.

Trabalhei durante muitos anos usando uma serra esquadrejadeira na serralheria e marcenaria do meu primo, é uma serra enorme cabia uma chapa em cima, bem perigosa, o disco da serra não descia era fixo, ficava mais de 15cm exposto, eu respeitava muito ela, tanto que nunca me acidentei, mas outros sim.

Depois com um rolo no meu torno Brutus peguei uma Skil 3610 em troca, sei que não é um supra-sumo em termo de serra de bancada, mas é tudo que um bom hobbysta precisa, eu não tenho sonho nem vontade de adquirir uma Harvey, Razi ou coisa que o vale, para meu Hobby a Skil está perfeita, a anos me serve, foi uma diversão ajustar ela, e deixa-la precisa, isso me fez conhece-la e valoriza-la.

Uma Skil, BT, ou similar não custa caro, compre uma dessas e Seja Feliz, e venha curtir seu Hobby conosco.

Aguardo as postagens de seus trabalhos :clap1:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

XISLAIR
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
Data de Nascimento: 24 Jul 1978
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Brasília
Estado: DF
Contato:

Mensagem por XISLAIR »

gabrelfilho escreveu:
Esse comentário foi um balde de água fria.

Não tenho pretensão de ser profissional ou de fazer serviços para outros, apenas chegar em casa e ter um lugar para deixar as preocupações para traz. Acontece que sou pai recente e lutando pra comprar minha casa e talvez não seja o momento de desenvolver esse hobby.

... Quem sabe no futuro, com outra situação, eu não volte.

Gabriel

Há anos que tenho esse hobby, sempre me interessei por este tipo de trabalho, cresci ajudando minha mãe a fazer trabalhos com madeira, minha mãe sempre está consertando alguma coisa, sempre com um martelo nas mãos e um ideia na cabeça para melhorar algo que venha a facilitar seu dia a dia, ela é uma pessoa simples e nunca usou uma ferramenta elétrica na vida, entretanto isto nunca foi obstáculo para ela deixar de fazer as coisas que sempre quis... Eu já estou aqui no M&B desde o antigo M&B, sou cadastrado em vários fóruns, mas somente aqui frequento com assiduidade, porque? simples aqui somos diferentes, nos tratamos unsaos outros como uma grande família onde os irmãos brigam e os mais velhos vem e puxam a orelha dos contendiosos e cedo ou tarde as coisas se ajeitam e a vida segue seu rumo...

Quando decidi que precisava de uma bancada de trabalho, eu tinha apenas três formões, um serrote, uma furadeira e um martelo... mas eu precisava de uma bancada, pois sabia que era imprescindivel, então parti para a construção, primeiro juntei madeira que ia achando na rua e trazendo para casa, é só para constar moro em apartamento então vc já consegue imaginar a minha dificuldade, depois que tinha ma boa quantidade de madeira caçambada parti para a construção dela, foi difícil, foi penoso... mas extremamente gratificante a sua construção, demorei muito tempo para fazer, foram meses na verdade, mas foi um aprendizado imenso... e só construí com as ferramentas que lhe apresentei no início, depois se vc quiser ver o tópico de uma olhada mostro todo o passo a passo, é claro que eu queria uma serra de bancada, sonhava com uma, mas não tinha como comprar, tinha outras prioridades, mas não era por isso que eu iriadeixar de práticar uma atividade para me desestressar da correria do dia a dia, nem por um momento pensei em deixar de lado e começar quando conseguisse comprar todas as minhas ferramentas, ao contrário, nunca parei de fazer o que queria, mas sempre dentro de minhas possibilidades e limitações, a odisseia da construção de minha bancada é algo que sempre vai me acompanhar e com boas memórias a gente vive em dobro!!!

Apesar de há muito tempo ter esse hobby, apenas a alguns meses é que adquiri a minha tão sonhada e planejada serra circular de bancada!! :happy;

Então o que fiz após adquirir fui logo botar ela para funcionar, queria usar, serrar algo... fiquei tão empolgado, e apesar de nunca ter usado uma serra circular antes, achava eu que sabia de tudo, logo nos meus primeiros cortes cometi uma serie de erros que poderim ter me causado um acidente sério, até fiz um video e publiquei e a família M&B veio logo em cima de mim puxando a minha orelha pelos erros que cometi, sou imensamente agradecido por cada comentário, eles me ajudaram muito a reforçar minha mentalidade de segurança e ajudam sempre, segurança é uma chama que devemos manter sempre acessa para que todos possam se aproveitar de sua luz.

Mas Gabriel porque estou lhe falando tudo isso, pelo simples motivo de que não existe um momento certo para começar algo... parar e voltar depois... isso não dá certo, não devemos ficar adiando algo que nos faz bem, que nos deixa feliz, que nos faz sentir útil e criativo!! Paciência se vc não pode ter uma ferramenta especifica, se vira com o que tem em mãos... Ferramentas custam caro e não tem um momento ideal que vc chega e compra tudo de uma vez, é algo que a maioria das pessoas vai adquirido aos poucos, com parcimônia e muito sacrifício, ademais, ferramenta é algo que quanto mais temos, mais precisamos, nunca são demais!!!

Então Gabriel vc tem que ser mais seletivo com os comentários que lhe serão dirigidos em qualquer ambiente que vc esteja, tem que saber filtrar o que lhe vai agregar é o que vc deve desconsiderar, a ultima decisão será sempre a sua!! Suas escolhas é que importam!!

O Bruno007 chegou aqui também cheio de planos e invenções e hoje é uma pessoa totalmente diferente de quando chegou aqui, ele aprendeu muito sobre segurança e o que é melhor ele põe em prática, apesar de ser um garoto muito novo é bem responsável e ademais a familia M&B esta sempre de olho em seus filhos!!

Para não me alongar mais... Quero lhe dizer que vc não precisa de uma serra de bancada para fazer pequenos trabalhos, vc pode usar sua serra circular de mão para fazer o trabalho para o qual ela foi projetada para fazer, e com a juda de jig's especificos e seguros vc consegue fazer quase tudo que precisar, e no mais quando chegar a hora vais conseguir sua ferramenta ideal, eu tinha somente um serrote e vc tem uma serra circular, está melhor do que eu estava quando fiz minha bancada!!

Pense em tudo que o PC lhe falou e vc vai ser muito feliz neste hobby e o que precisar quaisquer duvidas estamos aqui para esclarecer!!! :up:

Abraços,
Xislair!!!

"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca \_/ )

Brasília - Distrito Federal

markus
Ativo

Mensagem por markus »

Bom, parece que fui mal interpretado ou as pessoas andam muito sensíveis. Desde o inicio até agora
ainda estou a favor da inversão como um projeto bem feito, infelizmente parece que se precisa adocicar
as respostas por aqui. Então me retiro humildemente e peço desculpas se insultei seu trabalho, não tive
de longe a intensão.

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Gabriel,

O Xislair conseguiu sintetizar em poucas palavras (não tão poucas assim) o que é o M&B. :clap1: :clap1: :clap1:

Esse é o nosso diferencial.

Ficaríamos contentes em continuar a tê-lo conosco!
Abs,
Paulo Celso

bruno007
Ativo

Mensagem por bruno007 »

Não desanime Gabriel,
Como o Xislair falou Eu até agradeço o comentário dele. Cheguei aqui cheio de planos e ideias mas não tinha noção do perigo, perguntava ao pessoal sobre a maquina, e sempre falando dos perigos ainda me perguntava, será que tem esse perigo todo mesmo?? Depois de uma amadurecida hoje eu posso responder. Sim Tem!!
Mas e ai o que eu faço sem uma serra de bancada? Bem eu passei mais de um ano só com uma furadeira e um serrote, mas não impediu de fazer e refazer um Torno 4 vezes, uma furadeira de bancada com motor de tanquinho (Meus eternos motores de tanquinho rsrs..) Uma lixadeira de disco, uma tico-tico de bancada que refiz um trilhão de vezes e uma Tupia superior, essa deu bastante trabalho. Dessas coisas a que mais me abalou foi trabalhar no sol quente porque não tinha um local para cortar.
Imagina a felicidade quando subir uma paredinha de tijolos no quintal, virou um quartinho 1,5x2,0mt.
Depois disso conseguir comprar uma Skil 3610 fiz adaptações e está comigo até hoje, 4 anos cortando todo tipo de madeira.

Nunca esquecerei do Paulo Senna! Quando cheguei aqui com a ideia de fazer uma serra, o pessoal falou tudo o que falou aqui, me indicaram comprar uma Skil mas falei que não tinha condições financeiras, Paulo Senna mesmo sem me conhecer Gentilmente me doou uma Serra Delta, Mas infelizmente não tinha como ir buscar pois morava muito longe.

Então Gabriel, se vc quiser realmente ter a marcenaria como Hobby, não vai ser a falta de uma serra circular de bancada que vai te impedir, Né é verdade??

Quer desenvolver Gabaritos?? Pedir conselhos? Sanar duvidas??
Joga aqui Rapaz!!
Não se esqueça, Vc está em Casa!!!

Abraço!!
Bruno Macedo

amaschio
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Agostinho
Data de Nascimento: 20 Set 1965
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro Eletricista
Localidade: Campinas

Mensagem por amaschio »

Grande Gabriel,

Começarei pelo fim da argumentação: não abandone o fórum e nem o hobby. Todos os comentários foram feitos visando melhorar seu entendimento do assunto justamente para que se mantenha em atividade e sem colocar sua saúde/corpo em risco. Tenha em mente que nem sempre é fácil escrever, uma palavra errada, uma vírgula fora do lugar, um sinônimo mal empregado, e o que foi escrito com intenção de um conselho saudável pode soar com uma puxão de orelha desrespeitoso.
Acompanhando os posts deste fórum desde 2010, posso te assegurar que ninguém quer, explicitamente, ser desrespeitoso. Uns poucos que tinham este propósito foram abandonando o fórum ao longo do tempo, felizmente, bem poucos mesmos.
Neste sentido, ecoando o que o Markus citou (sobre a sensibilidade), não se sinta atacado.

Agora, quero complementar algo que o Xilair começou a escrever, mas creio que dá para falar um pouco mais: a serra circular manual é uma ferramenta excelente. Não se desfaça dela, não precisa voltar ao serrote. O que foi discutido é sobre usa inversão, não sobre o seu uso normal.

Mantendo o foco na máxima de que toda a serra é extremamente perigosa (até as serras "chiques" e "caras", o que muda nas adaptações é a probabilidade de acidente). não se esqueça também de que cortar é a atividade mais comum na marcenaria, e a serra é a ferramenta principal, disparada, em qualquer trabalho.

Mesmo tendo os companheiros já dito quase tudo, o que me motiva a fazer este comentário é que existem um grande conjunto de cortes onde a serra manual é superior à serra de bancada, como por exemplo, corte de chapas muito grandes. Com um conjunto de gabaritos adequados, você pode sobreviver no hobby por muito tempo sem precisar fazer o investimento numa serra de bancada. Baseado no que vi até aqui, o único tipo de corte que creio não ser possível fazer com segurança na serra manual (e nem na de bancada) é quando a peça a ser cortada é muito pequena, neste caso é bom usar um bom serrote. Fora isso, com o gabarito correto, sua imaginação é o limite, e tenha certeza de que estará tão seguro como qualquer outro usuário que conheça e respeita o seu equipamento.

Para ilustrar, segue um conjunto de gabaritos exclusivos para serra de bancada, que não a invertem, usam da forma como projetado:

Meta: Serrar, com serrote, em linha reta

gabrelfilho
Ativo

markus escreveu:Bom, parece que fui mal interpretado ou as pessoas andam muito sensíveis. Desde o inicio até agora
ainda estou a favor da inversão como um projeto bem feito, infelizmente parece que se precisa adocicar
as respostas por aqui. Então me retiro humildemente e peço desculpas se insultei seu trabalho, não tive
de longe a intensão.
Que isso companheiro. Não me senti insultado de forma alguma. Tenho plena ciência de minha inexperiência e que os trabalhos até agora por mim feitos, são muito falhos. Meu comentário anterior, de dar uma parada no hobby, foi em decorrência do veredicto dado por você e que foi muito claro: dê preferência à sua segurança e pare o uso da serra invertida até comprar outra. Claro que isso foi um balde de água fria em minhas pretensões, porque não se pode negar que a serra de bancada é um item essencial em qualquer trabalho com madeira e se com ela, eu já ia aos trancos e barrancos, sem ela me parecia virtualmente impossível.

Quero esclarecer que entendi bem a mensagem e que o objetivo do tópico não era uma avaliação sobre o trabalho de minha mesa, mas justamente conhecer os riscos que ela poderia me causar, o que me leva a dizer que o objetivo do tópico foi alcançado com exito. Se me permitem acrescentar, acredito que vivemos em um tempo onde tudo é proibitivo, que qualquer palavra é tida como ofensiva, a dita geração "mi mi mi". Graças a Deus não sou assim. Nunca escondi o fato de não saber o que estava fazendo e que o que queria/quero é aprender e fazer melhores trabalhos.

Não quero transformar essa resposta em algo que ela não deva ser, mas a vida não é fácil. Por mais que minha esposa me incentive e não reclame do hobby que aprendi a gostar, tenho obrigações familiares, com filho pequeno, ajuda aos meus pais, uma casa que estará pronta em dezembro se Deus quiser, um carro que termino de pagar em setembro do ano que vem, e um orçamento completamente engessado. É duro eu dizer pra minha esposa que não viajaremos esse ano com a família e de repente eu chegar em casa com uma serra que pagaria as passagens aéreas.

Assim que regularizar as coisas, vou montar minha oficina e, inclusive, já estou pensando em dividir a área de lazer para fazer uma.

Então, quero pedir desculpa a todos, especialmente a você Markus, se passei a impressão errada, de ter ficado ofendido com o comentário. Não foi isso.

Por outro lado, quero agradecer a todos, de coração, pelos incentivos e pelas palavras.

É muito comum em Fóruns na internet, sempre sermos recebidos com palavras com dizeres como "bem vindo a família" e coisas assim. No entanto, percebi que de fato há pessoas aqui que se importam e que querem transmitir seus ensinamentos e experiências para outros.

Li hoje dois e-mails do PC e depois vi as diversas mensagens dos demais colegas no tópico e preciso dizer, vocês são demais.

Eu li muito atentamente o tópico do PC quanto aos erros da minha bancada e os itens de segurança que faltam nela. Depois fui pesquisar cada item e o que de fato era o tal do kickback. Não restam dúvidas que de todos os modelos de inversão de serra circular peguei um dos piores.

Não vou negar que vi modelos muito bons, com todos os itens enumerados pelo PC (guia lateral para apoiar a madeira que está sendo serrada, goniômetro para fazer crosscut, cutelo divisor, protetor de disco, lugar para coletar a serragem e forma de desligá-la em caso de emergência) e fiquei tentado a fazer alguma delas.

Mas isso vai ficar pra outro tópico. Vou me dedicar na cadeira de alimentação do meu filho e tentar fazer os cortes mais certos possível na serra circular, desta vez, na posição normal.

Abraços a todos vocês e muito obrigado pela consideração com este novato.

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Gabriel,

Que bom que você não desistiu. Aliás, você disse que estará com uma casa nova em dezembro. Uma boa serra circular será um investimento se você pensar naquilo que poderá fazer.... Por mais pronta que a casa esteja, sempre há muita coisa a fazer: armários, gabinetes, portões para evitar que seu filho pequeno não caia na escada, abajures, lustres (o Mellado fez uns para a churrasqueira que ficaram lindos)....

Vá colocando as suas ideias que a gente está aqui para ajudá-lo.
Abs,
Paulo Celso

markus
Ativo

Mensagem por markus »

Agradeço o seu esclarecimento gabrelfilho, mas não fiquei ofendido com seu comentário ao contrário de outros. Mas pode ficar tranquilo.
E eu estou mais tranquilo ainda em saber que não o ofendi.

Abraços

farinha
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Manoel
Data de Nascimento: 30 Out 1961
Profissão ou ocupação: Comerciante
Localidade: Juara
Estado: MT

Mensagem por farinha »

ola familia .....muito bom essa questao ´´invertita``....amigo gabriel no começo tambem fiquei e fico ate hoje atentado a uma
invertida dessas...kkkk...mas sempre escuto os mais experiente e hoje com uma serra de bancada AWT 1800 ..que durou um
bom tempo ..tempo mesmo..kkk...para adquirir e em suaves prestaçoes.......mas e um assunto polemico essas transformaçoes,
e o tal kikback.......que e de dar medo....DUVIDA aos mestres:
tem serras de bancadas que vem com a tal ´´BARBATANA DE TUBARAO´´...no nosso portugues...e outras nao vem...no caso da
minha AWT nao vem e nao tem lugar para tal acessorios.....e de tanto ver esses comentario do tal ´´KICBACK´´ sempre que vou
usar me levanta um receio ....podem me ajudar nessa duvida!!!!!

marcioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Márcio de Oliveira
Data de Nascimento: 22 Fev 1985
Hobby: Decoração
Profissão ou ocupação: Estudante
Localidade: Brasilia
Estado: DF

Mensagem por marcioreis »

[quote="farinha"]ola familia .....muito bom essa questao ´´invertita``....amigo gabriel no começo tambem fiquei e fico ate hoje atentado a uma invertida dessas...kkkk...mas sempre escuto os mais experiente e hoje com uma serra de bancada AWT 1800 ..que durou um bom tempo ..tempo mesmo..kkk...para adquirir e em suaves prestaçoes.......mas e um assunto polemico essas transformaçoes, e o tal kikback.......que e de dar medo....DUVIDA aos mestres: tem serras de bancadas que vem com a tal ´´BARBATANA DE TUBARAO´´...no nosso portugues...e outras nao vem...no caso da minha AWT nao vem e nao tem lugar para tal acessorios.....e de tanto ver esses comentario do tal ´´KICBACK´´ sempre que vou usar me levanta um receio ....podem me ajudar nessa duvida!!!!![/quote] Eu acho que o principal é criar medidas para evitar o kickback, o acessório que vem na máquina é importante, mas a atenção e os devidos cuidados são primordiais, veja esse vídeo: [youtube]-Z2dmepxRvo[/youtube]

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Manoel, As serras de bancada, e a sua não deve ser diferente, normalmente não trazem o cutelo divisor ("barbatana de tubarão") como uma peça separada. Eles são integrados ao protetor de disco. Você terá que fazer um se quiser usar a serra sem o protetor de disco (as vezes é necessário tirar o protetor de disco para trabalhar com jigs). Várias pessoas aqui no fórum fizeram (inclusive eu quando tinha uma MLT100).
Abs,
Paulo Celso

farinha
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Manoel
Data de Nascimento: 30 Out 1961
Profissão ou ocupação: Comerciante
Localidade: Juara
Estado: MT

Mensagem por farinha »

puxa!!!!kkkkk.... bem lembrado amigo PC...realmente ela vem com o acessorio que fica em cima da mesa...faz tanto tempo que retirei , e ela esta novissima [guardada] na dispensa..que nem lembrava mais....realmente eu uso muito jig`s e ela so atrapalha...eu gostaria que fosse junta a serra na parte interna da maquina que vc decia a serra ela iria junto e vice versa....mas acho que um jig igual ao do fernando belchior seria interessante....sera que daria um pouco mais de segurança!!!!o que voces acham!!!! um grande abraço e fiquem com deus!!!

Responder

Voltar para “Máquinas e Ferramentas Homemade”