ola pessoal eu sentido a necessidade de uma área de corte maior na minha serra de bancada e de uma tupia invertida então fiz uma adaptação para serra e acho que ficou bom, dos míseros 27cm que a maquina permitia para 1,06mt de área de corte também fiz uma nova guia com perfil A034 e uma nova fence com tubo de alumínio de 2 por 4 polegadas também aproveitei e copiei o sistema de rodízios do marcos amaral a unica coisa foi que fiz de madeira, coloquei um gavetão para a serragem que evita de cair no chão agora pretendo fazer um ciclone penso em comprar os motores de aspirador pelo menos 2 para fazer o ciclone, também pretendo bolar um jeito de criar um sistema de aspiração por cima do disco para pegar a poeira que sai por cima tambem fiz um video tentando explicar melhor mais é muito dificil falar segurar o celular e manusear a maquina
tupia invertida e aumento na area de corte serra skill
- leosilva
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): leonardo
- Data de Nascimento: 01 Jun 1982
- Hobby: luthieria
- Profissão ou ocupação: serralheiro
- Localidade: praia grande
- Estado: sp
- País: br
tupia invertida e aumento na area de corte serra skill
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
para o homem só é impossível aquilo que ele não quer fazer
Redelease https://www.redelease.com.br/
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Estado: SP
- País: BR
- Contato:
Re: tupia invertida e aumento na area de corte serra skill
Leo,
Sua bancada ficou muito boa. Realmente essas serras de bancada têm uma mesa muito pequena e todo mundo acaba fazendo uma adaptação. Outro ponto forte foi a nova guia paralela. A guia original é pequena e frágil. Você fez uma guia muito melhor. O novo inserto também ficou
A instalação da tupia invertida na mesma bancada também foi uma boa ideia. Isso economiza espaço e otimiza o uso da guia paralela, que serve para a serra de um lado e para a tupia do outro. Troque logo aquele interruptor. Coloque uma chave para motores. Pode ser meio exagerado, mas essa tupia tem 1.200 W de potência e esse interruptor não é adequado para motores grandes.
Minha única dúvida é quanto ao sistema de elevação. Do jeito que ele foi projetado me deu a impressão que sai da vertical quando é acionado. Você já conferiu isso?
Sua bancada ficou muito boa. Realmente essas serras de bancada têm uma mesa muito pequena e todo mundo acaba fazendo uma adaptação. Outro ponto forte foi a nova guia paralela. A guia original é pequena e frágil. Você fez uma guia muito melhor. O novo inserto também ficou

A instalação da tupia invertida na mesma bancada também foi uma boa ideia. Isso economiza espaço e otimiza o uso da guia paralela, que serve para a serra de um lado e para a tupia do outro. Troque logo aquele interruptor. Coloque uma chave para motores. Pode ser meio exagerado, mas essa tupia tem 1.200 W de potência e esse interruptor não é adequado para motores grandes.
Minha única dúvida é quanto ao sistema de elevação. Do jeito que ele foi projetado me deu a impressão que sai da vertical quando é acionado. Você já conferiu isso?
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- leosilva
- Ativo
PC muito obrigado realmente a chave já tenho a intenção de trocar principalmente pelo fator de acionamento acidental e o sistema de elevação pode se dizer que eu copiei esse do video abaixo a diferença é que fiz todo em alumínio e parafusei direto na tupia no lugar dos manípulos da mesmaPC64 escreveu:Leo,
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Estado: SP
- Contato:
Leo,leosilva escreveu: PC muito obrigado realmente a chave já tenho a intenção de trocar principalmente pelo fator de acionamento acidental e o sistema de elevação pode se dizer que eu copiei esse do video abaixo a diferença é que fiz todo em alumínio e parafusei direto na tupia no lugar dos manípulos da mesma
Foi justamente a alteração que você introduziu no projeto original que me faz pensar que a fresa sai do prumo. É uma questão de geometria: a barra que suspende a tupia gira em torno de uma das pontas (a ponta fixa). Todos os demais pontos da barra descrevem um arco em torno desse ponto fixo. Portanto o ponto onde você parafusou a tupia não sobe e desce na vertical. Ele também descreve um arco em torno do ponto fixo. Como o raio (distância entre o ponto fixo e o ponto de fixação da tupia) é relativamente grande em comparação ao deslocamento vertical da tupia, o movimento do ponto de fixação é bem próximo da vertical, mas não é totalmente vertical: há um pequeno deslocamento lateral que deve estar sendo absorvido por alguma folga.
Você pode observar que no projeto original a tupia não é presa na madeira. Ela é apoiada e pode deslizar, evitando o desalinhamento.
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- leosilva
- Ativo
realmente PC voce esta certo quando fiz o suporte realmente aconteceu isso quando acionava a tupia o eixo forçava a tupia para frente mudando ela de prumo so que corrigi isso fazendo um rasgo ao invés de um furo na cantoneira que fica atrás do suporte então quando elevo a tupia o parafuso de fixação na cantoneira desliza para traz evitando esse transtornoPC64 escreveu:Leo,leosilva escreveu: PC muito obrigado realmente a chave já tenho a intenção de trocar principalmente pelo fator de acionamento acidental e o sistema de elevação pode se dizer que eu copiei esse do video abaixo a diferença é que fiz todo em alumínio e parafusei direto na tupia no lugar dos manípulos da mesma
Foi justamente a alteração que você introduziu no projeto original que me faz pensar que a fresa sai do prumo. É uma questão de geometria: a barra que suspende a tupia gira em torno de uma das pontas (a ponta fixa). Todos os demais pontos da barra descrevem um arco em torno desse ponto fixo. Portanto o ponto onde você parafusou a tupia não sobe e desce na vertical. Ele também descreve um arco em torno do ponto fixo. Como o raio (distância entre o ponto fixo e o ponto de fixação da tupia) é relativamente grande em comparação ao deslocamento vertical da tupia, o movimento do ponto de fixação é bem próximo da vertical, mas não é totalmente vertical: há um pequeno deslocamento lateral que deve estar sendo absorvido por alguma folga.
Você pode observar que no projeto original a tupia não é presa na madeira. Ela é apoiada e pode deslizar, evitando o desalinhamento.
- Giulliano
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
- Data de Nascimento: 18 Jan 1972
- Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
- Localidade: Volta Redonda
- Estado: RJ
Gostei muito Léo!
Minha única preocupação é a ventilação do motor, já que esse tipo, esquenta muito devido o atrito.
No mais, meus parabéns.
Abraço.
Minha única preocupação é a ventilação do motor, já que esse tipo, esquenta muito devido o atrito.
No mais, meus parabéns.
Abraço.
Att;
Giulliano.
"A vida é muito simples, nós que a complicamos"
"O que somos é consequência do que pensamos"
Alguns
Giulliano.
"A vida é muito simples, nós que a complicamos"
"O que somos é consequência do que pensamos"
Alguns