Hoje resolvi terminar a tubulação da minha marcenaria, e tive de bagunçar mais do que já era

Para os que não viram meu Ciclone segue
Eu estudei muito sobre como controlar as máquinas, se fazia de madeira os blast gates ou importava do AliExpress.
Mas pensando sobre a tubulação, se faria de 4" ou de 3", como minha marcenaria é pequena, e produzo apenas serragem, zero de cavacos, meu ciclone tem uma força incrível, não ocasionando entupimento por atolamento, optei por 2"

Achei os registros no Mercado Livre por R$ 9,00, comprei 8 peças e o vendedor me dei trabalho para entregar, tiver de abrir uma disputa, hoje estes registros custam na faixa de R$ 25,00.
Poderia ter os blast gates de madeira, mas eles teriam um tamanho grande meu espaço está bem apertado, então os registros são mais práticos e resistentes.
Tive de fazer uma tubulação aérea, e flexível pois a desengrossadeira e serra de fita estão no meio do salão, e já tinha um cabo de aço cruzando para segurar o cabo PP que alimenta as 2 máquinas, aproveitei este cabo de aço que é de 6mm para segurar a tubulação.
Usei mangueira de 2" para tornar este ponto flexível, pois se usa-se os canos de pvc eles tornariam rígida a estrutura e poderiam trincar com os movimentos, estas mangueiras são de piscina e custam R$ 6,00 o mts, usei 7 mts, a entrada do ciclone também usa esta mangueira, o canos de 50mm de PVC branco usei 1.1/2 barra, optei pelo branco por ser mais barato que o cano marrom.
Fixei tudo com braçadeiras para tubulação elétrica externa.
Bom vamos as fotos:
Aqui a tubulação aérea para desengrossadeira e serra de fita:
Aqui aproveitei e deixei um ponto de expansão na parede oposta:
Agora os pontos com os registros para as máquinas (serra de bancada Skill 3610, serra de esquadria Einhell, serra de fita Skil 3385, lixadeira de cinta e disco da Ferrari, e lixadeira horizontal, está estou terminando a montagem), na saída do Ciclone tem um T que é o outro ramal que vai na tupia de bancada Made Home:
A fiz o teste no desengrosso e fiquei satisfeito com o resultado, a aspiração foi perfeita, e ao tampar a ponta da mangueira e se retraio quase entortando os fios de metal amarelo em aspiral de que ela é composta

[/b]