Como todos sabem assistir DVD enquanto dirige é PROIBIDO. Os aparelhos automotivos têm um dispositivo que bloqueia a imagem do DVD quando o carro está em movimento, deixando apenas o áudio. A imagem só é disponibilizada nas telas instaladas para os passageiros do banco de trás.
As lojas especializadas fazem o serviço de desbloqueio da tela do DVD, cobrando uma pequena fortuna. Também há a venda no ML diversos aparelhos que quando instalados fazem o desbloqueio da tela.
O aparelho do meu carro tem apenas 3 botões: liga/desliga, vol+ e vol-. Todo os demais controles são acionados pela tela touch. Quando o carro está em movimento e a tela é bloqueada não se consegue fazer nada! Nem ejetar o DVD para colocar um CD é possível. Se você estiver viajando precisará parar o carro no acostamento. É por essas e por outras que as pessoas recorrem ao desbloqueio do aparelho. E veja bem: comandar o aparelho não é uma coisa que precisa ser feita exclusivamente pelo motorista. O bloqueio da tela impede até que o passageiro opere o aparelho.
O funcionamento do bloqueio de tela é simples: o DVD reconhece quando o carro está em movimento por causa do sistema que acende a luz no painel quando o freio de mão é puxado. Então, se o freio de mão estiver solto o DVD assume que o carro está em movimento e então a tela é bloqueada. A estratégia para "enganar" o DVD é "sabotar" o sinal que o carro envia quando o freio de mão é acionado.
Quando o puxamos o freio de mão um fio aterrado (energizado com o negativo da bateria) é enviado ao painel (ou ao módulo de controle), fazendo com que a luz do freio de mão acenda. Os DVDs automotivos possuem um fio que deve ser ligado à esse fio do freio de mão para identificar esse sinal e bloquear a tela.
Aí você pensa: então é só aterrar esse fio do DVD (ligar no negativo direto) que ele sempre vai pensar que o carro está parado!!! Isso funciona em alguns modelos, mas há alguns aparelhos que são mais "inteligentes" e percebem que o fio está aterrado direto e efetua o bloqueio mesmo assim, sendo necessário ressetar o aparelho para que a tela volte ao normal.
Para resolver esse problema há alguns aparelhos de desbloqueio que são instalados nas lojas especializadas e/ou vendidos no ML por cerca de R$ 180!
Vou mostrar uma solução para resolver esse problema gastando R$ 2.
ATENÇÃO: A decisão de fazer esse aparelho é por sua conta e risco. Verifique antes se esse método de desbloqueio é compatível com o seu aparelho (o meu é um Clarion VX401)
A ideia é fazer o aterramento usando um relé que é acionado somente quando o aparelho é ligado. Dese modo, quando o aparelho está desligado o aterramento é cortado "enganando" o "circuito inteligente".
Eu fiz o aparelho usando um micro-relé de 12V comprado na Santa Ifigênia por R$ 2! O resto do material foi alguns pedaços de fio retirados de uma fonte de computador queimada, cola quente, solda, fita isolante, espaguete termo-retrátil e fita de espuma, material que eu tinha na oficina.
Segue o passo a passo.
1 - Material Básico: Relé e fio
O relé pode ser de 4 ou 5 pinos. Foi usado um daqueles relés que são feitos para serem soldados em placa de circuito impresso. Optei por esse modelo por ser pequeno, consumir pouco e não esquentar (a corrente que vai passar por ele é muito pequena e não será problema).
2 - Relé visto de perto
A foto não ficou muito boa (quando percebi já era tarde). O relé usado foi o de 5 contatos, mas se for o de 4 não há problema. O funcionamento do relé é o seguinte: o terminal C (comum) é normalmente ligado ao terminal NF (normalmente fechado). Quando é aplicada uma tensão de 12V entre os contatos A1 e A2 a bobina é energizada e o relé muda de estado, ou seja, o terminal C deixa de ser conectado ao terminal NF e é ligado ao terminal NA (normalmente aberto). No relé de 4 terminais não existe o terminal NF.
A ligação será a seguinte: nos terminais A1 e A2 será ligada a energia para acionar o relé quando o rádio for ligado. Para isso temos que ligar 12V nesses terminais quando o rádio for ligado. Um dos terminais (eu liguei no A2) é ligado o negativo, É muito fácil achar no interior do veículo (na pior das hipóteses é só ligar a algum parafuso que se prenda a alguma parte metálica da carroceria). O outro terminal, o A1, deve ser ligado a um positivo que se energize quando o aparelho é ligado. Os aparelhos de som costumam ter um fio que é energizado positivamente quando o rádio é ligado, usado para ligar amplificadores externos ou acionar antenas. Usaremos esse fio no terminal A1. Se você for utilizar o fio de comando da antena elétrica, verifique se esse fio continua energizado quando o aparelho muda para a função DVD. No meu caso o fio de controle da antena é cortado quando a função do aparelho é mudada de Tuner para CD/DVD.
Até aqui ligamos o controle do relé. Quando o aparelho for ligado o relé é comutado, ligando C com NA. Agora basta ligar o fio do rádio que seria ligado ao fio do freio de mão no relé e aterrar ele. Isso é feito ligando-se A2 com NA e conectando o fio do aparelho em C.
3 - Preparando o aterramento
Como os terminais A2 e NA serão ligados ao negativo foi feito um jump entre eles para simplificar a fiação.
4 - Soldando os fios nos terminais
Para facilitar a identificação dos terminais foram usados fios de cores diferentes: fio vermelho no terminal A1, já que esse deverá ser ligado a um POSITIVO, um fio preto no terminal A2, já que ele deverá ser ligado a um NEGATIVO e um fio verde no terminal C.
5 - Dando acabamento
Depois de soldados os fios nos terminais, foi dado acabamento com espaguete termo-retrátil (facilmente encontrado nas lojas da Santa Ifigênia).
Para fazer um isolamento perfeito, o relé foi envolvido com fita isolante deixando 0,5 cm da fita para fora do relé...
... e o buraco foi preenchido com cola quente:
O relé está pronto para ser instalado no carro.
6 - Desmontando o painel
Em primeiro lugar o painel do carro foi desmontado para se ter acesso ao multimídia. No meu caso foi retirada a moldura do painel que dá acabamento no aparelho, deixando os parafusos de fixação à mostra.
7 - Instalando o relé
Uma vez desmontado o painel e puxado o aparelho para frente foram identificados na fiação que sai dos conectores traseiros do multimídia os fios a serem utilizados. Deve-se consultar o manual do aparelho para identificar os seguintes fios (tive que baixar o manual diretamente do site do fabricante porque o manual que acompanha o carro não traz o esquema de ligação):
- Parking brake cord (freio de mão)
- Amplifier turn-on cord (amplificador liga)
(essa nomenclatura é a utilizada pelo meu equipamento; outros fabricantes podem usar outros nomes, mas esses fios existem no chicote).
No meu caso a ligação ficou assim:
- o Parking Brake é um fio amarelo que sai do chicote estava ligado no multimídia. Esse fio foi interrompido e no lado da entrada do multimídia foi ligado o rabicho verde do relé.
- o Amplifier Turn-on é um fio branco e preto. Esse fio estava ligado a alguma coisa (não sei o que era, pois não tenho amplificador externo) e não foi interrompido. Foi descascado e ligado nele o fio vermelho do relé.
O fio preto do relé foi ligado a um fio qualquer que possuisse sinal negativo. Tudo foi bem isolado com fita isolante.
8 - Dando acabamento
Depois de tudo ligado e testado foi dado acabamento nos chicotes com espuma para evitar barulho.
9 - Ligando o aparelho
Tudo montado, é hora de ligar e testar o aparelho.
Agora é só curtir....
Volto a insistir que o Código Brasileiro de Trânsito proíbe essa prática.