Apesar de estar um tempo ausente por aqui devido a inúmeras particularidades, sempre que posso dou uma passada, mas sigo na ativa.
Mas vamos ao que interessa...
Em função de um outro projeto que estarei postando em breve, e a necessidade de fazer peças precisas, na mesma medida, dentre outras aplicações, resolvi então fazer esse graminho para tornearia.
Poderia até utilizar um paquímetro para o trabalho, mas acredito que com o passar do tempo, apesar de ser de aço, as "orelhas" e pontas do paquímetro poderiam desgastar.
As pontas desse graminho foram feitas de lâminas de serra, portanto de aço, podendo ser afiadas de acordo com a necessidade.
As primeiras fotos são do protótipo, depois resolvi dar uma caprichada

Abaixo, mais "caprichado"

Para os perfeccionistas por medidas, me incluindo no time, essa fita de régua impressa em papel fotográfico, está devidamente aferida

Como qualquer máquina, um torno requer ajustes, uma coisa que Mestre Silvio me disse quando estava construindo o meu, "com o tempo você vai aprendendo a lidar com ele, as vezes vai até conversar com ele". Ou seja, com o tempo, qualquer anormalidade, um simples ruído diferente, já é o suficiente para saber que algo não está bem, é nessa hora que paramos, e damos aquela revisada geral, ajustando aqui e acolá, para que ele volte a "ronronar como um gatinho"

É isso amigos, fiz esse graminho de acordo com minhas necessidades, pode não ter o formato ideal, mas atendeu bem às minhas necessidades.
Espero que apreciem.
Abraço a todos.
Vespa.