Venho compartilhar com vocês, esse projetinho no qual estou trabalhando ultimamente. A tempos eu venho pensando em fazer uma dolly slider, de forma a fazer algumas filmagens, especialmente "time lapse" com deslocamento do motivo (Hyper time lapse). Catando aqui e ali encontrei diversos modelos, alguns bem complexos outros tão simples e ao mesmo tempo eficiente ao propósito.
Resolvi fazer o meu, buscando simplicidade e praticidade. Talvez o mais complicado desse projeto, sejam as engrenagens de redução, mas nada que uma boa "caçada" não resolva.
A ideia é fazer uma base (dolly) deslizar (slider) em um trilho. No meBlzu caso, pois era o que tinha na oficina, eu fiz com dois tubos de alumínio medindo 1m x 16mm de diâmetro. Ambos apoiados em duas peças de madeira de forma a mante-los no local. A distância (lateral) entre eles não existe regra muito menos o comprimento. Portanto, as medidas eu deixo a cargo de cada um.
A motorização é feita com motor de prato de microondas. Tem rpm bem baixo (3 a 5rpm) dependendo do modelo. Você pode até conseguir um em alguma oficina ou então comprar pois é muito barato. Paguei R$15 nesse. O movimento do carro é feito por uma cabo de pesca, trançado.
O tempo de deslocamento neste projeto, ficou em torno de 85cm x 9min
No futuro, será implementado um controle por arduino e assim, ter mais controle no deslocamento do carro.
Acho que a Ivania e o Farina irão gostar

Vamos aos projeto...
Vistas...

Detalhes. A mola do motor, faz a tensão da engrenagem menor na maior. A outra mola, mantém
a tensão no cabo tracionador.

Sugestão para montagem. Os rolamentos utilizados, são os usados em patins.

Recorte das peças. Corte da parte superior do carro

Furação para fixação dos rolamentos

Separação das peças (Suporte dos rolamentos)

Peças cortadas...

Soldando os suportes dos rolamentos na parte superior do carro. Existem outras formas de fixação, optei por essa de soldar, devido à quantidade de peças disponíveis.

Peças soldadas e prontas

Peças pintadas

Preparação dos rolamentos Oito rolamentos de patins. Como não achava parafuso que encaixasse de forma justa no furo do rolamento, resolvi fazer bucha com pedaços de mangueira.

Placa base da dolly (duas peças de eucatex, coladas)

Marcações para fixação da placa base

Mesa (dolly) pronta. Vista inferior

Vista superior

Ums coisa que não achei na medida necessária, foi essa mola para tensionar o motor... vai de "liga" mesmo

Aqui, o pulo gato... quando preciso de uma velocidade um pouco maior, coloco uma roda maior no lugar da engrenagem. Por isso usei uma "liga". Fica mais facil ajustar a distância do motor.
A polia dessa engrenagem maior, foi feita com durepoxi e depois, torneada para dar o formato.